Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | sábado, 30 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
É inaugurada no primeiro dia de Julho, às 10h00, a nova Piscina Descoberta de Campelo, na sede de concelho de Baião. A piscina estará em pleno funcionamento nesse dia, a partir das 14h00.

Esta obra situa-se na zona desportiva do complexo escolar, localizada a poente, na área posterior da EB 2,3/Secundária de Baião. Ocupa uma plataforma intermédia entre a cota do campo de jogos e a cota inferior do Centro Escolar e a entrada processa-se pela rua Eng. Adelino Amaro da Costa.

Ao todo foram investidos 400 mil euros na construção de uma piscina (21 metros de comprimento por 10 metros de largura, profundidade mínima de 1 metro e máxima de 2 metros), de uma piscina para crianças, de balneários de apoio, da casa das máquinas, de arranjos exteriores e pavimentações.

Os utentes terão ao dispor os balneários do Pavilhão Desportivo. Quando terminarem as obras de requalificação da Escola Secundária de Baião, os utentes da Piscina terão ao dispor os balneários daquela infraestrutura.

Destaca-se o elevado potencial do sistema de filtragem e tratamento da água e a inclusão deste sistema também na piscina infantil, equipamento inexistente na anterior estrutura.

A integração da Piscina Municipal Descoberta no complexo escolar vai também permitir que a natação seja incluída nas aulas de educação física da EB 2,3/S de Baião, no último período do ano letivo, logo que o tempo o permita.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 23 de Junho, Nuno Sampaio, arquiteto, lançou, na FNAC do Norte Shopping, um livro onde fala de intervenções urbanísticas. Uma delas é o Centro Histórico de S. Martinho de Mouros.

Nuno Sampaio, arquiteto pela ULP, lançou um livro editado pela Uzinabooks, numa lógica de 1+1. Na publicação, o arquiteto fala de duas intervenções urbanísticas: a de um antigo armazém de conservas reabilitado, em Matosinhos; e a requalificação do espaço público em S. Martinho de Mouros, Resende. De acordo com o autor, estes alvos de requalificação são exemplos de grande valorização e atualização de valores patrimoniais.

Relativamente ao que é referido no livro sobre o Centro Histórico de S. Martinho, o destaque vai sobretudo para o arruamento que liga a Igreja Matriz e a Igreja do Calvário, na Feira Nova.

No livro, assiste-se a uma análise do urbanismo da freguesia, das características físicas do espaço público existente, tendo em conta as necessidades da população e a morfologia, historicidade e sociologia da mesma.

Artigo: José António Pereira (josepereira@noticiasderesende.com
Fotografia:  Facebook

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Indignados contra a reestruturação do mapa judiciário, que prevê o encerramento do Tribunal da Comarca de Resende, os eleitos locais dirigiram-se a Lisboa esta quinta-feira para participar na manifestação nacional que exige o não encerramento de tribunais em todo o país.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) convocou os autarcas dos 54 municípios onde está previsto encerrar tribunais para uma manifestação contra as alterações propostas pelo Governo, junto ao Ministério da Justiça, no Terreiro do Paço.

Durante a concentração uma delegação da ANMP entregou um documento no Ministério da Justiça contestando o novo mapa que consideram "alimentar assimetrias e prejudicar as economias locais".

A entrada de mais de 250 processos por ano, o facto do edifício do tribunal pertencer ao Instituto de Gestão Financeira e Infraestruturas da Justiça e as fracas acessibilidades de Resende quer para os concelhos vizinhos, quer para a sede do Distrito de Viseu, são algumas das razões apontadas pelo Presidente da Câmara, António Borges, para a permanência do tribunal no concelho.

O Executivo Municipal e a Assembleia Municipal, bem como a delegação da Ordem dos Advogados já manifestaram a sua total discordância pela extinção do Tribunal Judicial de Resende, aprovaram moções em defesa da comarca e transmitiram as suas posições ao Primeiro-Ministro, Ministra da Justiça e Presidente da República.

António Borges considera que “a extinção do Tribunal é uma decisão lamentável e prejudica de uma forma tremenda as populações, já que torna o acesso à justiça mais difícil e vai aumentar os seus custos”, acrescenta ainda que “nem a autarquia, nem os resendenses se conformam e vamos até às últimas instâncias até que a decisão seja totalmente revertida”.

Recorde-se que o documento divulgado pelo Ministério da Justiça propõe a extinção de 54 tribunais em todo o país e a redistribuição dos recursos humanos pelas novas comarcas com reduções e reforços que implicarão um excedente de 190 lugares entre aqueles que estão atualmente em funções e os necessários para a reforma.

Os distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda são os que mais tribunais perdem com a reforma proposta pelo Ministério da Justiça e os que sofrem simultaneamente uma redução em todas as categorias de pessoal, desde juízes a procuradores e oficiais de justiça.

in Câmara Municipal de Resende
Por Unknown | sexta-feira, 29 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
O Partido Comunista voltou a levar à cena a sua peça de teatro de estimação: moção de censura ao governo.

Não encontramos nenhuma legislatura nem nenhum tempo em que o PCP não brinde os portugueses com esta sua peça com o mesmo guião de sempre, seja quem for que esteja no governo: há governo, somos contra!

Mas esta moção não deixa de ter a sua originalidade. Vem agora o Partido Comunista criticar as medidas deste governo, dizer que o país está muito pior, o que é verdade: há mais desemprego, os impostos aumentaram, foram capturados os subsídios e está-se a fazer um forte ataque às políticas públicas de saúde, educação e segurança social. Porém esquece-se o PCP que foi precisamente ele que há um ano atrás abriu as portas à direita e a esta maioria ao chumbar, no Parlamento, o PEC IV e assim derrubar o governo do Partido Socialista.

Mas mais, aceitaram os comunistas nessa altura, em Março de 2011, prestar um serviço à direita no momento e no tempo que a direita escolheu para derrubar o PS.

Este PCP, sim este Partido Comunista, inequivocamente, aliou-se à direita, derrubou o governo socialista e agora, como pilatos, lava as mãos, dizendo que o país está pior, como se nada tivesse a ver com isso.

Teve a ver com tudo isso e é um dos principais responsáveis, conjuntamente com o BE, pela situação em que nos encontramos hoje e com todo este programa de políticas de austeridade, para além da troika, que esta maioria de direita está a implementar em Portugal. Deveria ter o PCP, portanto, apresentado, era, uma moção de autocensura.

Como disse Pedro Silva Pereira no Parlamento durante o debate sobre a moção de censura, o PCP “colaborou na abertura de uma crise política, no momento mais conveniente para os interesses da direita e mais inconveniente para os interesses de Portugal e dos trabalhadores portugueses”.

Foi, pois, de uma forma clara e inequívoca, de quem tem vindo a criticar o governo e a mostrar um outro caminho para além da austeridade e sobretudo desta austeridade além da troika, que o PS se absteve nesta votação, pois este tempo só pode ser de responsabilidade.

Mas a responsabilidade parece que não abunda para os lados do governo pois não explica aos portugueses como é que foi possível chegar a esta situação, em que a economia está muito pior do que há um ano atrás, em que o desemprego atingiu a maior taxa de que há memória e em que o objetivo da execução orçamental, em resultado das suas políticas, está em risco de não ver cumpridas as suas metas.
Por Unknown | quinta-feira, 28 de junho de 2012 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Agrupamento de Escolas de Mesão Frio inaugura amanhã, 29 de Junho, pelas 10h30, um núcleo museológico, na antiga Escola EB1 Prof. Maria Angélica Passos Coelho, em Mesão Frio. O núcleo faz parte de um projecto deste Agrupamento de Escolas, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, intitulado “Aprendizagem pela Partilha”, e surge no âmbito da luta contra o insucesso escolar e absentismo.

Este núcleo, fortemente direccionado para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, está dividido em duas vertentes: o núcleo museológico propriamente dito, onde quem o visita poderá perceber a evolução da educação em Portugal e em Mesão Frio, desde os primórdios do sistema de ensino no nosso país até aos dias de hoje, e onde poderão ser observados variados objectos que fizeram parte do processo evolutivo do sistema de ensino em Portugal e, concretamente, em Mesão Frio; a segunda vertente deste espaço, a inaugurar amanhã, sexta-feira, é um Experimentário, onde as crianças poderão realizar experiências simples, no qual o objectivo é colocar as crianças a questionarem e pensar no meio que as envolve.

Será ainda lançado um livro “O Experimentário na Sala de Aula”, que se pretende que seja uma ferramenta de trabalho para os professores do ensino pré-primário, e dos 1º e 2º Ciclos, tendo em vista fomentar o ensino das Ciências nas pequenas gerações.

No núcleo museológico amanhã inaugurado, poderão ainda ser relembrados objectos que permanecem nas memórias das gerações do passado: o quadro de lousa, sólidos geométricos, os livros escolares que eram usados antes do 25 de Abril de 1974, os mapas das províncias ultramarinas, as célebres palmatórias, entre outros.

Marcarão presença na inauguração deste espaço, o Director do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, o Director do Museu do Douro, o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, e demais individualidades ligadas ao sector político e da educação da Região.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
A saída de bens do país aumentou 8,4%, enquanto a entrada de bens diminuiu 7,7%. São estes os elementos registados até Abril de 2012. De acordo com dados do Banco de Portugal, no primeiro quadrimestre de 2012 as exportações portuguesas de bens e serviços ascenderam a 20,4 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 7,1% face a igual período de 2011, e constitui o melhor registo no período dos últimos cinco anos. Ou seja, no primeiro quadrimestre deste ano exportámos mais 1,34 Mil Milhões de Euros do que em relação ao período homólogo do ano passado. De salientar a redução do défice comercial de 76,2%.

Quer isto dizer que as coisas têm corrido bem no desagravamento do défice da balança comercial. O acréscimo registado nas saídas de bens com destino para a China contribuiu significativamente para a evolução positiva das saídas de bens para os mercados externos, que se deveu essencialmente ao crescimento verificado nas exportações de veículos e outro material de transporte. Neste período, a China foi o 4º maior mercado de destino para os veículos e outro material de transporte produzidos em Portugal. Os números oficiais revelam a vitalidade de uma base económica saudável, e salientam o espírito empreendedor dos empresários portugueses, das empresas nacionais e das associações empresariais que, sectorialmente, as representam.

Este é o primeiro sinal de que a retoma do crescimento económico é possível, e que todos os sacrifícios que nos são pedidos não serão inúteis. Mas para que este bom resultado não seja em vão, vamos ter que poupar um pouco mais, principalmente o Estado. Bem sei que o esforço de contenção da despesa tem sido evidente, mas está longe de ser satisfatório: existem ainda muitos interesses corporativos, muito desperdício que importa erradicar. De seguida, teremos que olhar muito a sério para a nossa capacidade produtiva, para o nosso mercado interno e para os nossos produtos. Nessas categorias de produtos, destacam-se os produtos agrícolas, dos quais Portugal importou em Janeiro mais 234 milhões de euros do que exportou, e também os produtos alimentares, com um défice de 12 milhões de euros.

Olhando mais para dentro das categorias e vendo o tipo de produtos, de acordo com os dados que temos disponíveis, Portugal apresentou défices comerciais nomeadamente no que respeita a animais vivos, peixe e crustáceos, produtos hortícolas, leite e lacticínios, frutas, cascas de citrinos e de melões, cereais, produtos alimentares em geral, seda, lã, algodão e vestuário sem ser de malha. Isto significa que não só Portugal deve exportar cada vez mais, como também os portugueses devem optar por consumir, sempre que possível, produtos de origem nacional.

Os consumidores que o fazem estão a ajudar o nosso país, uma vez que contribuem para a redução das importações. Para além disso, estão também a estimular a produção nacional, o que, por conseguinte, cria nas empresas a necessidade de contratação de mais mão-de-obra, e inevitavelmente faz com que se criem mais postos de trabalho e se reduza o número de desempregados. Estão por isso de parabéns os trabalhadores e empresários que têm sabido encontrar soluções. Saibamos todos nós fazer o que está perfeitamente ao nosso alcance: recuperar o nosso mercado interno.
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
A Câmara Municipal abre este sábado as Piscinas Municipais da Granja, iniciando assim a época nos complexos balneares existentes no concelho. No mesmo dia vão abrir ao público as piscinas do Parque Fluvial de Porto de Rei e do Cais Turístico-Fluvial de Caldas de Aregos.

Estes três espaços balneares vão praticar um horário contínuo das 10h00 às 20h00.

Já as Piscinas Municipais Cobertas encerram a partir do dia 30 do corrente mês de junho, prevendo-se a sua reabertura no dia 1 de setembro.

in Câmara Municipal de Resende
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Encontra-se patente no Centro Cultural de S. Cipriano a exposição de pintura intitulada “Uma Tela, uma História”, da artista Maria Vilaça. Inaugurada no dia 16 de junho, a pintura desta artista autodidata, natural do concelho de Valongo, transmite “frescura, cor e leveza. Ela interpreta o mundo de uma forma diferente, sem dor, sem tenebrismos, sem problemas existenciais”.

Maria Vilaça, dedicou-se na sua juventude a trabalhos de escrita (conto, ensaio, reportagem, etc.), tendo ganho diversos prémios. Presentemente dedica-se à pintura, sendo que desde 1996 participou em cerca de 40 exposições coletivas. A sua obra encontra-se exposta pelo mundo.

A exposição pode ser visitada até ao dia 10 de agosto, às terças, quintas e sábados, das 9h00 às 12h30 ou com marcação prévia através do contacto do Museu Municipal: 254 877 200.

in Câmara Municipal de Resende
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Comissão de Festas do Sr. Do Calvário está a organizar um torneio de futsal "24 horas Futsal". Decorre nos dias 11 e 12 de Agosto no Pavilhão Gimnodesportivo de S. Martinho de Mouros. A inscrição custa 100 euros e pode inscrever a sua equipa até 4 de Agosto.


Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Os meninos e meninas inscritos nas “Férias de Aventura”, promovidas pela Câmara Municipal de Baião, tiveram o privilégio de serem os primeiros a experimentarem a nova piscina de ar-livre de Campelo. Foi na manhã de 27 de Junho, que este grupo com várias dezenas de crianças entre os 6 e os 15 anos se refrescou naquela piscina, fugindo ao forte calor que se fazia sentir.

O vereador do Desporto e da Educação da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira visitou a piscina de ar-livre, que está neste momento a sofrer os “últimos retoques”, para a abertura ao público. A inauguração decorre no próximo dia 1 de Julho, às 10h00. A piscina estará em pleno funcionamento nesse dia, a partir das 14h00.

Pela reação entusiástica dos meninos das Férias de Aventura, a nova piscina está aprovada. “Esta piscina é fixe”, dizia o pequeno Rui, antes de dar mais um mergulho. Na parte mais baixa da piscina, sob o olhar atento dos monitores das “Férias de Aventura”, chapinhavam, animados, os restantes meninos.

Esta obra situa-se na zona desportiva do complexo escolar, localizada a poente, na área posterior da EB 2,3/Secundária de Baião. Ocupa uma plataforma intermédia entre a cota do campo de jogos e a cota inferior do Centro Escolar e a entrada processa-se pela rua Eng. Adelino Amaro da Costa.

Ao todo a Câmara Municipal de Baião investiu cerca de 152 mil euros, para a construção de uma piscina com 21 metros de comprimento por 10 metros de largura, profundidade mínima de 1 metro e máxima de 2 metros, piscina para crianças, casa das máquinas, arranjos exteriores e pavimentações. Os utentes terão ao dispor, numa 1ª fase, os balneários do Pavilhão Desportivo. Os balneários próprios da piscina serão concluídos quando terminarem as obras de requalificação da Escola Secundária de Baião.

Destaca-se o elevado potencial do sistema de filtragem e tratamento da água e a inclusão deste sistema também na piscina infantil, equipamento inexistente na anterior estrutura.

A integração da Piscina Municipal de Ar Livre no complexo escolar vai também permitir que a natação seja incluída nas aulas de edução física da EB 2,3/S de Baião, no último período do ano letivo, logo que o tempo o permita.

Os utentes menores de 18 anos devem-se fazer acompanhar de um adulto ou, na ausência deste, de uma declaração de responsabilidade que poderá encontrar nos serviços da Piscina Municipal de Ar Livre, na Câmara Municipal de Baião ou na página da web do município (www.cm-baiao.pt).
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
É assinado no próximo dia 29 de Junho, às 18h00, no lugar de Urgueira, freguesia de Valadares, o auto de consignação da obra de alargamento e pavimentação do acesso aquele lugar.

A sessão irá realizar-se no centro do lugar, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro e da presidente da Junta de Freguesia de Valadares, Ilda Borges e dará início a uma obra com um investimento na ordem dos 93 mil euros.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Com a chegada do período das “férias grandes”, foi com uma tarde de diversão e aprendizagem que os alunos do primeiro ciclo disseram adeus ao ano letivo. A Festa das Atividades de Enriquecimento Curricular realizou-se a 22 de Junho, em sete locais do concelho, dispersos pelos três Agrupamentos de Escolas. As Atividades de Enriquecimento Curricular são a Expressão Musical, o Inglês e a Atividade Física e Desportiva e abrangem todos os alunos do primeiro ciclo em Baião, num investimento anual para complemento da formação dos jovens de cerca de 350 mil euros.

Naquele evento organizado pelo Pelouro da Educação da CM Baião, os jogos lúdicos e educativos, as atividades desportivas, de expressão plástica e musical fizeram a “delícia” de cerca de 260 meninos e meninas, que puseram em prática a sua destreza física e experimentaram muitos dos conhecimentos que foram adquirindo ao longo de mais um ano de trabalho. Neste convívio estiveram juntos os professores, as assistentes das escolas e os pais que se quiseram associar e este momento de alegria, para mais tarde recordar.

A tarde terminou com a confraternização entre todos ao lanche. Para o ano há mais!
Por Unknown | terça-feira, 26 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 2 comentários
Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva esteve em Castro Daire na Cerimónia de inauguração do Parque Urbano do Município.

Esta cerimónia decorreu no passado dia 24 de junho e foi a primeira visita oficial de um Chefe de Estado ao Concelho de Castro Daire.

Perante milhares de pessoas, Sua Excelência o Senhor Presidente da República juntou-se ao anfitrião, o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, para descerrar a placa de inauguração do novo Parque Urbano.

Os Bombeiros Voluntários prestaram a Guarda de Honra tendo sido o Hino Nacional tocado pela Banda Filarmónica de Mões e pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire e entoado pelas milhares de pessoas presentes no recinto.

Na sessão solene deste ato de inauguração, o Senhor Presidente da Câmara, Fernando Carneiro, salientou que era um enorme orgulho para a comunidade castrense receber Sua Excelência o Presidente da República e começou por enaltecer a recetividade do Chefe de Estado para vir até Castro Daire e assinalar a inauguração de uma obra estruturante e de grande importância para o desenvolvimento do Município.

O Senhor Presidente da Câmara de Castro Daire destacou ainda o investimento que este Executivo Municipal tem canalizado para o Concelho, nestes últimos 2 anos e meio, com obras e projetos que ascendem a mais de 10 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos comunitários que é superior a 8,5 milhões de euros.

Numa altura de crise, em que se fala em reformas que implicam o fecho de serviços públicos em diversos Municípios, Fernando Carneiro não quis deixar de reiterar a defesa intransigente dos serviços fundamentais no Município de Castro Daire, vincando o facto de que a comunidade castrense continua unida nesta luta pela defesa do serviço do Tribunal Judicial e do Serviço de Finanças.

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire finalizou a sua intervenção com a entrega das chaves do Município ao Senhor Presidente da República, num ato simbólico de reconhecimento pela sua visita ao Concelho.

Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, afirmou que se lembrava bem das suas passagens pelo Concelho e que admirava muito as gentes trabalhadoras desta região.

O Chefe de Estado destacou ainda as múltiplas potencialidades do Concelho, com magníficas paisagens e espaços de referência caracterizados pela Serra de Montemuro e pelo Rio Paiva, referido como o menos poluído da Europa.

A Sua Excelência não esqueceu de deixar uma palavra de incentivo e de estimulo aos castrenses no combate a esta situação difícil que o pais atravessa, deixando a mensagem para que o Concelho aposte no seu potencial e naquilo que mais o caracteriza, como forma de marcar a diferença e a mais valia que estes fatores podem trazer.

A Sua Excelência elogiou ainda, o papel de todos os autarcas portugueses na defesa do bem-estar das populações e no auxílio que estes prestam nestes tempos de crise, sendo elogioso com o Executivo Municipal de Castro Daire e particularmente com o seu Presidente, Fernando Carneiro.

No final, Sua Excelência o Presidente da República respondeu ainda ás diversas solicitações dos populares presentes, distribuindo cumprimentos e mostrando-se sempre acessível e disponível às muitas pessoas que quiseram com ele confraternizar.

Encerrou em clima de grande festa esta cerimónia, tendo a comunidade castrense ficado com excelentes recordações de um dia que vai ficar marcado na memória dos presentes.
Por Unknown | domingo, 24 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu continuam a caminhada contra o encerramento dos tribunais. Esta semana reuniram em Sátão com as autoridades autárquicas locais e judiciárias locais o que farão também, brevemente, em Vouzela e S.J.Pesqueira, uma vez que todos os anteriores tribunais propostos para encerramento já haviam sido visitados.

O motivo para estas iniciativas dos deputados do PS é a proposta de reorganização do mapa judiciário que a Ministra da Justiça e o Governo apresentaram aos portugueses e agora colocaram em discussão pública e que tem merecido uma forte contestação por parte do PS e dos seus deputados, mas também tem sido alvo de uma contundente crítica por parte dos autarcas de todos os partidos, das populações envolvidas e das estruturas judiciárias, pela irracionalidade da proposta, pela irrazoabilidade dos seus critérios e porque se trata do maior ataque alguma vez desferido contra o distrito de Viseu e contra todo o interior do país.

Ficou claro mais uma vez, à semelhança das anteriores inciativas, que os pressupostos aritméticos que sustentam a proposta do Governo não traduzem a realidade do tribunal de Sátão, que é de uma ordem de grandeza processual muito superior, que os meios de transporte para os concelhos limítrofes são praticamente inexistentes e os que existem são completamente incompatíveis com os tempos processuais e com a acessibilidade e proximidade à justiça que os preceitos constitucionais consagram.

Quer o Presidente da Câmara Municipal, quer a representante da Ordem dos Advogados deixaram bem expressa a sua oposição a esta proposta e aos fundamentos que a sustentam, mantendo um forte empenhamento na defesa do Tribunal de Sátão, que também serve o concelho de Vila Nova de Paiva. O recuo do Governo será a única decisão admissível e seria até da mais elementar justiça para com as populações servidas.

Mais e melhor justiça não se conseguem com menos tribunais e sobretudo com um rombo nos tribunais do interior, vendo o distrito de Viseu, no seu conjunto, perder mais de 50% dos seus tribunais, ou seja reduzindo de dezassete para oito o número de tribunais em todo o distrito.

Os deputados do PS já questionaram a Ministra da Justiça sobre esta proposta de encerramento do Tribunal de Sátão, mas ainda não obtiveram resposta. Aliás, o mesmo a Ministra tem feito com os autarcas e representantes da Ordem dos Advogados com quem se tem recusado, sistematicamente, a dialogar.

Os deputados do PS deixaram, aos presentes e deixam a todos, a expressão da sua determinação no combate à extinção dos tribunais e a esta proposta do Governo e utilizarão todos os expedientes constitucionais e regimentais ao seu dispor para travarem este combate contra a extinção dos tribunais.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 1 comentários
Será apresentado no próximo dia 30 de Junho, pelas 15 horas, na sede social do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, concelho de Resende, o livro "DOURO... UM RIO QUE CANTA, UMA TERRA QUE REZA", da autoria de Albino H. A. Brito de Matos.


Por Unknown | quinta-feira, 21 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Casa do Futebol Clube do Porto em Resende, voltou no passado Sábado, dia 16 de Junho a realizar mais uma atividade, desta vez na sua sede. A atividade contou com mais de cem pessoas inscritas. Os Dragões de Resende já têm como tradição de no mês de Junho realizarem a comemoração de um dos Santos Populares mais festejados em todo o país, o S. João.

Este ano não foi exceção, e entre sardinhas, a tão tradicional broa, o vinho e o caldo verde, a noite prosseguiu noite fora contando ainda com a atuação do tão famoso “Zezé” que animou a noite e o baile.

A noite ficou ainda marcada pela entrega dos prémios do XXII Torneio de Sueca dos Dragões de Resende. Esta foi também mais uma atividade integrada nas comemorações do 13º aniversário dos Dragões de Resende.
Por Unknown | quarta-feira, 20 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Mesão Frio está a promover um Programa Municipal de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) Jovem, dirigido a jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade. O Programa Municipal pretende promover a ocupação saudável dos tempos livres e das férias escolares, desta faixa etária, orientando-a para o desempenho de atividades, que contribuam para a sua formação e sejam úteis à comunidade, estimulando o espírito de cidadania.

A atividade destina-se preferencialmente a estudantes que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico, Secundário, ou o Ensino Superior.

No programa municipal, os jovens têm a oportunidade de desenvolver atividades nas áreas da cultura e património, ambiente / Proteção Civil, apoio a atividades municipais, apoio a equipamentos municipais e atividades de reconhecido interesse social.

O programa, em 2012, decorre nos meses de julho e agosto.

Os jovens terão direito a seguro de acidentes pessoais e a uma bolsa diária. Os jovens interessados em participar no Programa Municipal, devem candidatar-se através do preenchimento de um formulário próprio, com a autorização dos pais ou encarregados de Educação, que deverá ser entregue na Secretaria da Câmara Municipal.

O número de admissões é limitado. No final, os jovens recebem um certificado de participação no “Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres“

As inscrições podem ser efetuadas entre o dia 18 e o dia 26 de Junho, na Secretaria da Câmara Municipal ou no Posto de Turismo de Mesão Frio.

Para mais informações consultar: www.cm-mesaofrio.pt
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Mesão Frio vai proporcionar um Programa Municipal de Atividades de Férias, a partir do próximo dia 2 de julho, dirigido a crianças dos 6 aos 13 anos de idade. O programa inclui atividades ocupacionais, a desenvolver nos equipamentos deste município, com visitas externas e ações a desenvolver em atividades de grupo, de segunda a sexta-feira. O programa decorre em 3 períodos: de 2 a 13 de Julho, de 16 a 27 de Julho e de 30 de Julho a 10 de Agosto. Cada criança pode frequentar duas das três quinzenas.

O programa visa assegurar as atribuições municipais, em matéria de juventude e promover atividades de âmbito ocupacional e social, para crianças em período de férias escolares. Os programas têm por objetivo, estimular o contacto das crianças com atividades de reconhecido interesse, com vista a melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente nas suas vertentes históricas, cultural e social.

O valor a pagar por cada criança, pelos pais ou encarregados de educação, é de 40 euros, por quinzena frequentada, com direito a seguro de acidentes pessoais, alimentação diária e pagamento de despesas nas deslocações e visitas a efetuar.

Todas as crianças recebem no final um certificado de participação no “Programa Municipal de Atividades de Férias.”

As inscrições e respetivo pagamento devem ser efetuadas pelos pais ou encarregados de educação de 18 a 28 de Junho, na Secretaria da Câmara Municipal.

Para mais informações, os interessados deverão aceder ao site da Câmara: www.cm-mesaofrio.pt, onde podem ter acesso à ficha de inscrição.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Entre os próximos dias 17 e 25 de junho, o concelho de Mesão Frio é representado em São Paulo e Montevideo, no Brasil e Uruguai respetivamente. A iniciativa é promovida pela Associação do Douro Histórico e trata-se de uma visita técnica, conseguida, através de uma candidatura ao Plano de Cooperação Nacional, aprovado no âmbito da abordagem Leader do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER). O município de Mesão Frio vai ser representado pelo executivo camarário, Alberto Pereira.

Juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, seguirá o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, com várias intenções de protocolo para assinar com entidades, quer em São Paulo, quer em Montevideo, no sentido de conseguir encaminhar visitantes até ao Douro. Todos os custos são suportados pela Associação do Douro Histórico.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 30 de junho, a Câmara Municipal de Mesão Frio, dando continuidade ao que tem acontecido em anos anteriores, leva a efeito, a realização da festa de abertura, da Piscina Municipal. A iniciativa pretende celebrar igualmente o início do Verão e decorrerá na piscina municipal, pelas 22 horas. Este ano, o tema é a água e o momento alto da festa, é um espetáculo aquático, com pirotecnia, denominado “Águas Dançantes”.

A entrada tem o custo de dois euros, sendo gratuita para crianças até 12 anos. Pelas 22 horas, a música ao vivo dá início ao evento com a atuação de “Nightwalkers”. O espetáculo aquático e pirotécnico decorrerá pelas 00h00. Pela 00h30, a animação fica a cargo dos DJ’s, que irão animar a festa, pela noite dentro.


Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O secretário-geral da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Artur Trindade afirmou, no passado dia 5 de junho, em declarações à Agência Lusa que, das cinquenta e três autarquias em rutura, apenas quarenta e cinco, vão candidatar-se à linha de crédito do Estado, para pagar dívidas. De acordo com os dados recolhidos pelo Governo, apenas Mesão Frio, não tem dívidas a fornecedores acima dos noventa dias, de entre as cinquenta e três autarquias em situação de rutura financeira. A autarquia não vai recorrer ao apoio financeiro recentemente acordado entre o Governo e a ANMP.

Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, abordado sobre esta matéria e sabendo que, “na última semana, Mesão Frio foi falado em toda a imprensa nacional pelos melhores motivos”, referiu que, tal facto deve-se “a uma gestão rigorosa que está a começar a dar frutos. No dia 31 de março, não tínhamos qualquer dívida, a mais de noventa dias, o que nos permite continuar o nosso trajeto de forma autónoma, sem termos que recorrer à linha de crédito”, afirma.

O autarca do município de Mesão Frio alerta, para os obstáculos que a autarquia ainda tem que ultrapassar: “Em todo o caso, não estamos ainda a salvo, temos que continuar a lutar, a fazer uma gestão cada vez mais rigorosa, uma vez que estamos com grandes investimentos neste momento, o que exige que tenhamos o máximo de atenção e de controlo nas contas públicas, até porque, no final do ano, em 31 de dezembro, a nossa dívida a fornecedores, não pode ultrapassar a dívida que tínhamos em 31 de dezembro de 2011 e a dívida a fornecedores, com mais de noventa dias tem que ser zero, uma vez que a 31 de março também não existia qualquer dívida.”

Para poder compensar os investimentos que o município está a fazer neste momento, Alberto Pereira refere: “vamos ter que fazer algumas vendas, para podermos compensar os investimentos que estamos a fazer neste momento, como o acesso ao Centro Escolar e a Biblioteca Municipal, que está já numa fase bastante adiantada, a regeneração urbana de espaços públicos, no Largo do Cruzeiro, no Bairro Sá Carneiro, no Largo da Cerca e no Mercado Municipal. Todas estas obras envolvem um grande esforço por parte da nossa autarquia e iremos continuar com uma certeza clara de que não podemos sair deste trajeto que começamos há mais de dois anos”, afirma com convicção.

O financiamento do Estado para as quarenta e cinco autarquias em rutura, ultrapassa os 479 milhões de euros. O Governo reservou metade das verbas para que, as quarenta e cinco autarquias em desequilíbrio financeiro regularizem as suas dívidas. A autarquia que recebe a maior parte é Portimão, para onde deverão ser encaminhados 100 milhões de euros. Logo de seguida, surge o Fundão, para onde seguirão 37 milhões de euros, e Évora, com 32 milhões de euros.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado sábado, dia 16 de Junho, o agrupamento de escuteiros de S. Martinho de Mouros esteve em Felgueiras para apresentar quatro peças de teatro.

O convite surgiu pela Associação de Amigos de S. Cristóvão e já não foi a primeira vez que o grupo atuou em Felgueiras. O espetáculo aconteceu na sede da instituição às 21h e a sala encheu a horas. O espetáculo foi composto por quatro peças de teatro, todas de autoria de Francisco Magalhães, chefe de agrupamento, e todas de carácter cómico. As peças intitulavam-se ‘’Soldados na enfermaria’’, ‘’Os pés’’, “A miséria chegou à tropa” e “O Padre casamenteiro”. Muitas foram as gargalhadas que os presentes deram.

O espetáculo permitiu uma interação forte com o público, tendo alguns dos presentes sido levados ao palco para serem também personagens. Essa interação proporcionou grandes aplausos.

Isabel Coelho, dirigente no agrupamento, e participante no espetáculo achou o dia muito bom. “Achei muito bom. Não são as melhores condições para o fazer mas temos um grupo espetacular que se complementa com um público magnífico. é sempre bom ir a uma terra que nos acarinham e nos brindam com as gargalhadas, é isto que nos faz continuar e gostar de fazer teatro”, diz.

O agrupamento tem já agendadas novas atividades para o Verão.

Artigo / Fotos : José António Pereira (josepereira@noticiasderesende.com)
Artigo Notícias de Resende/ Jornal Ventos da Mogueira
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 16 de Junho, a Câmara Municipal de Resende levou a efeito, no Auditório Municipal de Resende a II Gala do Desporto que pretendeu distinguir os atletas que mais se destacaram ao longo desta época desportiva.

Com uma plateia repleta de atletas, treinadores, dirigentes, familiares, amigos e várias personalidades do nosso concelho, o dia 16 de Junho ficou marcado pela II Gala do Desporto em que atletas dos vários clubes que levam o nome de Resende a “bom porto” foram distinguidos pela sua performance desportiva ao longo da época.

Entre estes clubes estavam o C.D.R.C.S. Martinho de Mouros na modalidade de Futsal, o C.D.R Juventude de Anreade em Andebol e Voleibol, o C.F. Florestal de Resende na modalidade desportiva de Pesca, o Clube de Natação de Resende em Natação, o C. Náutico de Caldas de Aregos nas vertentes desportivas de Vela, Canoagem e Remo, o C. Pesca de Competição de Resende também na Pesca, o G. D. Cárquere em Futebol, G.D. Resende na modalidade de Futebol e o Resende Andebol também em Andebol.
 
Entre 408 atletas que envergam estes emblemas ao peito, representando o seu clube e a sua terra pelo país e pelo estrangeiro fora, 45 deles mereceram a distinção da Câmara Municipal de Resende nos escalões de Escolinhas; Bambis; Traquinas; Benjamins; Infantis; Iniciados; Juvenis; Juniores e Seniores.

Entre os distinguidos, aqueles que quiseram usar da palavra, fizeram-no, com palavras de agradecimento para com colegas atletas, treinadores, dirigentes e familiares. A cerimónia contou ainda com três momentos musicais ao longo da noite.

Em declarações ao Notícias de Resende, o Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. Fernando Teixeira referiu que “O principal objectivo desta gala é homenagear todos os atletas que mais se distinguiram ao longo da época e portanto, isso é motivante para quem recebe o prémio e pode servir de motivação para os outros atletas que vêem os seus colegas receber esta distinção.” Também nas palavras do Presidente da Câmara Muncipal de Resende, Eng. António Borges, “Os dois objetivos principais desta Gala são sinalizar aquilo que os clubes e o município fazem do ponto de vista desportivo e o outro é, de facto, dar uma motivação extra para que Resende possa sempre crescer no desporto. Nós temos um conjunto de infraestruturas muito importantes e temos no desporto um veículo que transporta valores, afirma valores e impulsiona para aquilo que é muito importante: para a competividade, para o mérito e para um desempenho mais conseguido. Nós ao sinalizarmos para os clubes esses valores estamos a projetar o concelho para patamares que são absolutamente importantes, de exigência e de superação”. António Borges disse ainda que a “Gala do Desporto” é um projeto a manter e “na medida em que Resende crescer na prática desportiva e no desempenho associativo, crescerá também na gala”.

João Pereira
Por Unknown | terça-feira, 19 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
Começam hoje (18 de Junho de 2012) mais umas “Férias de Aventura - 2012” em Baião! Durante três quinzenas, até ao final de Julho, os meninos e meninas entre os 6 e os 15 anos (inclusivamente), vão poder ocupar as suas férias com divertidas atividades: desde a culinária, à fotografia, passando pelo desporto, pelo cinema, por visitas culturais ou música.

No caso das famílias numerosas, a inscrição de um segundo irmão beneficia de desconto de 20 por cento; a partir da inscrição do terceiro menino, o desconto é de 25 por cento para cada inscrição.

O custo por cada inscrição quinzenal é de 60 euros. Este valor contempla refeições, transporte e seguro para todos os participantes.

A organização das “Férias de Aventura” cabe aos Pelouros do Desporto, Juventude e Educação da Câmara Municipal de Baião.

As atividades dividem-se pelos períodos de 18 a 29 de Junho; 2 a 13 de Julho; e 16 a 27 de Julho.


Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Comissão Política Concelhia do PSD de Baião, vem por este meio informar da sua decisão de retirar a confiança política ao vereador José Carlos Póvoas, eleito nas listas do PSD.

Após diversas reuniões, (para as quais foi sempre convidado), onde se assumiram e concertaram posições, o eleito e referido vereador, optou por não participar das mesmas e posteriormente nas reuniões do executivo adotou e persistiu em assumir posições meramente pessoais que foram contrárias às orientações do partido. Fê-lo mesmo depois da Comissão Política do PSD de Baião, lhe ter enviado sempre as orientações de voto emanadas da reunião preparatória. De salientar que as orientações de voto surgiram sempre depois de profunda reflexão e debate interno.

Pelo fato do vereador não aceitar aquilo que são as decisões do PSD, pela sua atitude permanente de afrontamento ao PSD Baião, pela necessidade de uma clarificação do posicionamento político do PSD Baião, assumimos, de forma irreversível, a quebra de confiança política no Vereador José Carlos Póvoas, eleito nas listas do PSD.

O PSD, rege-se por regras claras de verdade, transparência e capacidade de tomada de decisão, mantendo os seus representantes a sua liberdade de opinião desde que, ao exercer esse direito na qualidade de representantes do Partido, se conformem com o programa e com as diretrizes dos respetivos órgãos democraticamente eleitos.

Consideramos neste contexto que houve um claro desrespeito pelos eleitores, pelos órgãos concelhios do PSD e pelos estatutos do Partido, nomeadamente no dever de respeitar as diretrizes dos órgãos do PSD e principalmente quando se apela à unidade e quando se tenta promover a proximidade com os Baionenses que continuam a confiar no PSD.

Assim, a partir deste momento o Sr. Vereador José Carlos Póvoas, passará de acordo com o que determina esta deliberação, à situação de Vereador Independente e por essa via, de ora em diante o que o Vereador José Carlos Póvoas fizer ou disser não vincula nem compromete, no âmbito do exercício das suas funções de Vereador o PSD, perdendo por isso o direito de representar Politicamente o PSD.

P’A Comissão Política PSD Baião
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
O Governo apresentou o Programa Impulso Jovem, um conjunto alargado de medidas de combate a um dos principais desafios com que Portugal se confronta atualmente: os elevados níveis de desemprego jovem. O atual Governo, ao invés do anterior executivo, não ignora o problema do desemprego, não escamoteia o número de desempregados, nem utiliza as estatísticas e as publicações oficiais como lhe convém, ignorando umas em virtude das outras, consoante são mais ou menos favoráveis. Todos nos lembramos das promessas nunca cumpridas de 150 mil postos de trabalho, ou de outras medidas como o PEPAC (Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central) - pois para o PS, o Estado é tudo. Convém excecionar o programa INOV Contacto, Estágios Internacionais para Jovens Quadros, o primeiro incentivo à emigração dos jovens, que tanto indignou a esquerda e alguns comentadores “do contra”, mas que, segundo os jovens e as empresas envolvidas, foi dos melhores do governo anterior.

Não há resposta única ao problema do desemprego. Quando o PS chegou ao Governo, em 2005, a taxa de desemprego situava-se nos 8,3%; quando abandonou o poder, o desemprego situava-se em 12,6%; nos jovens, em 2005 estava em 19,3%, e deixaram-no em 29,3%. Por isso, uma das vantagens do atual programa é que se concentra mais nas empresas, nas universidades, e menos no Estado. As soluções para a crise, e logo para a criação de emprego, devem estar na economia real. Este programa desenvolve medidas efetivas tanto do lado dos empregadores, como dos desempregados: pretende criar condições para que as empresas criem postos de trabalho qualificado e duradouros. Se outros antes o tivessem feito, provavelmente não teríamos chegado à situação a que chegámos.

De saudar o facto de o Governo ter percebido que o problema do desemprego é mais do que sectorial, é mais do que apenas da tutela de um Ministério, mas, antes pelo contrário, é um problema que merece uma resposta global e conjunta de todas as áreas governamentais que interferem, ou podem interferir, na questão do desemprego. As medidas abrangem vários sectores da economia, nas áreas da internacionalização, inovação, industrialização, associações juvenis e desportivas, na economia social, na agricultura e no empreendedorismo. A resposta a este desafio apresentada por este programa assenta em três pilares de medidas: (i) Estágios Profissionais (com prémio de integração); (ii) Apoios à Contratação, Formação Profissional e Empreendedorismo; e (iii) Apoios ao Investimento. Devemos somar a isto as profundas reformas que estão a ser implementadas na economia portuguesa que têm como objetivo primordial a transformação da sua estrutura, no sentido de maiores níveis de produtividade e competitividade, com vista a retomar um desenvolvimento económico sustentável, com mais e melhores oportunidades para todos. Para este desafio, é fundamental convocar todos, apoiar e criar medidas que facilitem e apoiem a criação de novas empresas e de novos postos de trabalho, que promovam soluções de auto emprego. Este programa de Impulso Jovem é direcionado para os jovens, a população mais afetada com este flagelo, mas pode e deve ser um impulso para abarcar outras faixas etárias. O desemprego não tem idade.

O desafio é enorme, e o esforço financeiro relevante. Este programa possui um fundo de mais de 344 milhões de euros oriundos da reprogramação e maximização do Fundo Social Europeu e do FEDER, e cobre um universo de previsivelmente cerca de 90 mil destinatários. Não pode deixar de se destacar que, numa altura em que, por desgoverno de outros, e por compromissos internacionais assumidos, nos vemos obrigados a gerir as contas do Estado até ao mínimo pormenor, se tenha conseguido ir até estes valores.

Mas este tipo de medidas, hoje como no passado, não se definem pela pompa da sua apresentação, ou pelos valores envolvidos, mas pela eficácia da sua aplicação. A margem de erro é zero. Por isso, espero que a Comissão Interministerial, que reunirá mensalmente com os parceiros sociais para garantir a monitorização externa da execução do Programa, cumpra bem o seu papel. Não prevejo que seja a solução de todo o problema, mas vamos ter que ser exigentes e esperar resultados. É fundamental dar sentido aos sacrifícios que todos estamos a fazer.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Começa a tornar-se muito claro que Passos Coelho está a ser o mais obediente dos primeiros ministros de toda a União Europeia e o longa manus de Merkell em Portugal. Não há uma medida política, económica, uma ideia, qualquer que seja, da chanceler que Passos Coelho não defenda e aplique, de uma forma rigorosa e absoluta, no nosso país. E está a fazê-lo com grande determinação, não só para agradar à chanceler, mas porque toda esta linha política corresponde ao seu pensamento ideológico e ao pensamento da direção deste PSD.

E, portanto, é um papel que operacionaliza com a máxima das tranquilidades conjuntamente com o seu partner, Vítor Gaspar.

Ainda agora, depois de confrontado com este apoio, de cem mil milhões, que discrimina positivamente o Reino de Espanha, por oposição a Portugal, à Grécia e à Irlanda, ele justifica-se, em vez de exigir igual tratamento para o seu país, como já outros seus homólogos fizeram.

Mas esta sua deriva já vem de longe, como se sabe.

António José Seguro, secretário geral do PS, já por mais de uma vez manifestou, em vão, a sua oposição à estratégia que Passos tem vindo a trilhar: Pedindo o alargamento de um ano do prazo do programa de entendimento com a troika; propondo um pacto adicional ao tratado europeu; exigindo programas de crescimento e de emprego para a europa e um tratamento igual ao que agora foi prestado a Espanha.

Mas a insensibilidade de Passos é absoluta, apesar de hoje já não restarem grandes dúvidas mesmo a muitos daqueles que ontem propugnaram por estas medidas e por esta linha de profunda ortodoxia da austeridade.

E se há desígnio pelo qual hoje devemos lutar é o do aprofundamento da Europa, do federalismo e da moeda única. E isso não se consegue com a cegueira destes deterministas dos novos tempos que mais não veem do que o lado da consolidação orçamental, o lado das dívidas soberanas, mesmo que depois não sobrem empresas, nem sobre economia na União Europeia.

Os sinais que vêm de França são animadores e os sinais que vêm das eleições regionais da Alemanha não deixam dúvidas de que há um outro caminho que passa por uma europa, com certeza responsável e rigorosa, mas mais solidária, em que os europeus estejam primeiro e sejam eles próprios, também, os legitimadores de uma verdadeira governação europeia.
Por Unknown | quinta-feira, 14 de junho de 2012 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Av. Dr. Alfredo de Sousa, situada aos pés do Santuário dos Remédios, vai acolher a quarta edição da Feira da Bôla, uma oportunidade única para lamecenses e forasteiros saborearem uma das iguarias mais típicas da culinária duriense. A convite da Câmara Municipal de Lamego e da A.E HTDOURO - Associação de Empresários, catorze produtores locais vão promover, de 28 de junho a 1 de julho, esta maravilha da gastronomia portuguesa. Este ano, haverá uma promoção especial: quem comprar uma bôla pode adquirir uma garrafa de espumante Raposeira por apenas 3€.

O certame promete tornar-se mais uma vez um ponto de encontro para os profissionais do setor e para milhares de visitantes que gostam desta especialidade emblemática do concelho. Recorde-se que, em anteriores edições, a elevada procura conseguiu esgotar o respetivo stock em todos os stands de venda, constituindo um êxito organizativo.

Fiel a uma receita muito antiga e recheada ao gosto de cada um, as bôlas de presunto, bacalhau, frango, sardinha, salpicão, vinha-de-alhos ou de outros ingredientes, prometem deliciar o paladar dos consumidores. Tendo em conta a oferta da culinária duriense, a Bôla de Lamego assume-se como um dos exemplares mais genuínos e distintos do Portugal gastronómico.

A organização da IV Feira da Bôla tem o apoio institucional de diversas entidades: Escola de Hotelaria do Douro-Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Confraria Nacional do Espumante, Caves da Raposeira, Turismo do Douro, Turismo de Portugal, Programa Leader, Beira Douro, União Europeia-Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, PRODER e Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Mas antes, já no próximo domingo, 17 de junho, o novo Centro Multiusos de Lamego é, pela primeira vez, o palco escolhido para a Exposição Canina Nacional de Lamego, uma mostra na qual os animais de quatro patas serão submetidos a uma rigorosa avaliação por parte dos juízes do concurso.

Após o sucesso competitivo alcançado nas edições anteriores, a Câmara Municipal de Lamego, entidade organizadora, pretende continuar a consolidar este evento, tendo como objetivo acolher, num futuro próximo, uma exposição internacional.

O regulamento da 4ª Exposição Canina Nacional de Lamego permite a admissão de todas as raças e respetivas variedades oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais. A garantir a direção técnica da prova estará mais uma vez o Clube Português de Canicultura (CPC).

A eleição do Campeão Nacional de Beleza vai ser o ponto alto deste evento que visa distinguir o exemplar que, cumulativamente, obtenha quatro certificados de aptidão e diversas qualificações de “excelente”. A organização considera obrigatória a apresentação do boletim sanitário ou de prova de vacinação antirrábica dentro do prazo de validade, conforme determinado anualmente pela DGV, sendo também necessário comprovar a posse das vacinações contra as principais doenças infetocontagiosas da espécie efetuadas há mais de oito dias. Também é obrigatória a identificação de todos os cães por método eletrónico, através da aplicação subcutânea de um microchip no pescoço.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 1 comentários
No dia 16 de Junho, a partir das 21:30 horas, irá realizar-se, no Auditório Municipal de Resende, a II Gala do Desporto.

Uma iniciativa onde serão distinguidos os atletas que mais se destacaram na presente época desportiva.


in Câmara Municipal de Resende
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Mesão Frio vai integrar o circuito da Beira e Serra da Estrella, um evento revivalista, que conta com a participação de cerca de 200 amantes de viaturas clássicas, e que no próximo dia 16 de junho, sábado, entre as 17h30 e 19h30, efetuará paragem em Mesão Frio. A iniciativa é um complemento às festividades de Santo António e decorre na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim.

O circuito tem arranque marcado para as 6 horas em Braga, passando por Mesão Frio, numa primeira etapa, durante a manhã, em direção à Cidade da Guarda. Ao fim da tarde, no regresso, está agendada uma paragem técnica no Município de Mesão Frio.

O centenário da Prova Sportiva Circuito da Beira e Serra da Estrella é um evento lúdico e turístico. O Circuito, pelas suas características, pode-se considerar como a primeira iniciativa deste género, no que concerne a provas desportivas automobilísticas.



Pelo Município de Mesão Frio vão passar cerca de 100 viaturas e cada participante efetuará uma paragem de 30 minutos na qual será entregue uma lembrança e um convite para integrar o encontro de clássicos, a realizar no dia 22 de julho, último dia do fim-de-semana gastronómico da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Município de Mesão Frio organiza, no próximo dia 26 de junho, um passeio sénior ao Santuário de Fátima, evento que todos os anos conta com uma forte participação. As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal de Mesão Frio, ou nas juntas de freguesia do concelho, até ao dia 15 deste mês.

O transporte é assegurado pela autarquia, que levará os munícipes rumo à cidade de Fátima. Os séniores terão a oportunidade de visitar a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a nova Igreja da Santíssima Trindade, onde vão poder assistir à cerimónia religiosa concelebrada pelo Padre Luís Saavedra, pelo Padre Luís Marçal e pelo Padre Zeferino Barros, ambos párocos pertencentes ao concelho de Mesão Frio. Depois da eucaristia e de um passeio pelo santuário, terá lugar um almoço de convívio, num restaurante da cidade da Batalha e por fim, uma visita ao Mosteiro da Batalha.



A Câmara Municipal de Mesão Frio continua a desenvolver desta forma, iniciativas que promovem melhor qualidade de vida, com mais atividade, com momentos de convívio, animação e lazer a todos os seus munícipes.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Decorreu entre os dias 7 e 12 deste mês, a Semana Federativa da Juventude Socialista da Federação de Viseu, que contou com a presença do Secretário-Geral da Juventude Socialista, Pedro Delgado Alves, e durante a qual se visitaram os 24 concelhos do distrito. A Semana Federativa enquadra-se numa política de proximidade, de contacto com os militantes e pretende identificar boas práticas autárquicas que possam ser replicadas.

Ao longo da Semana Federativa várias foram as preocupações transversais aos 24 concelhos: reforma da administração local autárquica, desemprego e reforma do mapa judiciário. A unanimidade em relação a estes pontos demonstra a urgência de repensar as políticas seguidas. Esta visita fica mesmo marcada pelo desemprego. Em maior parte dos concelhos a Câmara Municipal é muitas vezes o primeiro ou o segundo empregador, e apesar dos esforços das mesmas para não despedir e de tentarem, através de contratos de vínculo precário, diminuir o desemprego local, é necessário uma mudança por parte do Governo. Por outro lado, a fusão de freguesias e extinção dos tribunais só contribuirá para um afastamento do Estado da população e para uma justiça mais desigual. A extinção dos tribunais é especialmente preocupante na zona norte do distrito, pois leva a que milhares de pessoas fiquem sem acesso à justiça, pois esta reforma não tem em conta acessibilidades e transportes.

Embora não afectando todos os concelhos, a hipótese de alguns municípios do distrito recorrerem à linha de mil milhões de euros disponibilizada pelo Governo, e consequente aumento das taxas municipais e impostos, mereceu a apreensão e reprovação de diversos autarcas.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 2 comentários
No passado dia 08 de junho de 2012, no salão Nobre da Câmara Municipal de Resende, realizaram-se as eleições para os Orgãos Sociais da AER – Associação Empresarial de Resende, para o Triénio 2012/2014.

Apenas uma lista foi a votos, a Lista A, liderada pela empresa Casa Marilan, representada por o Sr. Joaquim Sousa, tendo esta sido eleita.

Assim esta lista vencedora é composta da seguinte forma: A presidência da direção é assumida pela empresa Casa Marilan, representada pelo Sr. Joaquim Sousa, sendo a vice-presidência assumida pela empresa Agito – Formação & Serviços, Lda., representada pela Dr.ª Anabela Oliveira. A função de secretário é assegurada pela empresa Vidro Máquinas, Lda. representada por. José Grilo. A função de tesoureiro é assumida pela empresa Botique Bibelô, representada por Aurora Dias, sendo o vogal a empresa A. Santos, representada por Amadeu Santos. A presidência do Conselho Fiscal fica a cargo da empresa Coelho & Diogo, Lda, representada por Manuel Diogo, já a presidência da mesa da assembleia geral é assumida pela empresa Capital Viável, representada pelo Dr. Luís Guimarães.

A lista vencedora procurará, a curto/médio prazo revitalizar o tecido empresarial do concelho de Resende, através de iniciativas de natureza diversa, procurando reunir as condições de mudança organizacional nas empresas dos setores de atividade mais representativos do concelho e, desta forma, promover o seu desenvolvimento económico e social.

A tomada de posse da Lista vencedora efetuou-se no seguimento daquela assembleia.
Por Unknown | terça-feira, 12 de junho de 2012 | Publicado em , | Com 2 comentários
Na próxima sexta-feira, dia 15 de junho realiza-se no centro da cidade de Lisboa uma ação de promoção da cereja de Resende, com a distribuição à população de 10.000 cuvetes com cereja, onde não faltará a animação de rua.

Depois do Festival da Cereja que decorreu nos dias 2 e 3 de junho, onde milhares de visitantes provenientes de todo o país comprovaram a extraordinária qualidade da cereja e da presença na Feira do Mundo Rural, entre os dias 8 e 10 de junho, numa festa onde o tão apetecível fruto fez as delícias de todos os visitantes, é a vez da capital receber o precioso fruto, numa ação de promoção das potencialidades do concelho de Resende.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “a cereja é um produto de excelência de Resende e é a primeira a entrar no mercado. Por isso, este tipo de iniciativa é sempre benéfico porque é um investimento necessário para a promoção deste produto de qualidade”.

Recorde-se que Resende é responsável por 24% da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3500 toneladas por ano, e estas iniciativas procuram valorizar um produto diferenciador e que tem uma grande repercussão na economia local.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado sábado, dia 9, Manuel Cajuda, treinador do Leiria, esteve presente no treino da escola de futsal ‘Os Afonsinhos’. Os treinos acontecem todas os sábados das 10h às 12h.

Foi um treino normal que começou com os habituais aquecimentos e técnicas de passe. No entanto, a presença de Manuel Cajuda, que chegou por volta das 11h15, marcou a diferença.

O mister assistiu à parte técnica do treino e, posteriormente, por iniciativa própria, chamou os alunos para o balneário. Já no sítio a que chama “sala de experiências”, o treinador transmitiu uma mensagem sobre valores como o respeito, a confiança, a dedicação, a amizade e a responsabilidade. Além disso, alertou os alunos da escola para o facto de nem todos virem a ser jogadores de futebol/futsal, salientando o futuro que vão enfrentar, a crise que está a viver e a inteligência e perspicácia que terão de ter para vingarem.

Manuel Cajuda teve que se ausentar meia hora depois por motivos profissionais.

Para Marcos Antunes, a presença de Manuel Cajuda no treino dos Afonsinhos significa que «o futebol/futsal pode ser um meio de aprendizagem de vida e de significados! E os Afonsinhos são uma escola de futebol para a vida!».

Artigo: José António Pereira (josepereira@noticiasderesende.com
Fotos: José António Pereira / Marcos Antunes
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A educação e a sensibilização ambiental como instrumento de formação de novas consciências ecológicas, sobretudo junto dos mais pequenos, foi o mote para a realização este ano da Semana do Ambiente que a Câmara Municipal de Lamego promoveu no Centro de Educação e Formação Ambiental que funciona no Parque Biológico da Serra das Meadas.

Mais de 800 crianças de diversos estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1º ciclo percorreram os parques faunísticos deste santuário de espécies animais e vegetais e participaram em diversas oficinas temáticas e atividades lúdicas relacionadas com a proteção do Meio Ambiente.

A realização de ateliês de pintura e de reciclagem, a participação em jogos didáticos e a exibição de um filme sobre a temática da conservação da biodiversidade foram algumas das principais iniciativas que, entre 30 de maio e 8 de junho, trouxeram muita animação ao Parque Biológico e lançaram o alerta para a proteção do Ambiente como um dos maiores desafios que se colocam à sociedade. O ponto alto destas celebrações ocorreu a 8 de junho com a organização de um mega piquenique no parque de merendas que também sentou à mesa Francisco Lopes, Presidente da autarquia, que manteve um diálogo vivo com os mais pequenos.

A Educação Ambiental é eleita pelo Município de Lamego como um vetor estratégico de intervenção para o desenvolvimento ambiental do concelho. No âmbito deste plano, é prioritário educar as novas gerações na perspetiva de um futuro sustentável, em respeito pelo Ambiente.