Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 30 de abril de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a rede de centros Europe Direct vão promover uma sessão de informação em Lamego, no próximo dia 9 de maio, para divulgar oportunidades de emprego e formação. A Volta a Portugal de Apoio ao Emprego chega a esta cidade, pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de divulgar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos neste momento: o desemprego.

Durante o encontro, a realizar no Teatro Ribeiro Conceição, a partir das 9 horas, vão ser apresentadas diversas soluções para a melhoria da empregabilidade, através de formação profissional, estágios e programas de mobilidade europeia. Em simultâneo, também vão ser divulgadas sugestões sobre a melhor forma de aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu.

A Volta do Apoio ao Emprego está a percorrer diversas cidades de norte a sul do país para sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas em www.vae.pt ou então no Centro Europe Direct de Lamego, localizado no Largo da Feira, com os seguintes contactos: 254 611 342 e europe.direct@cm-lamego.pt. Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e do Centro de Emprego de Lamego.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, participou na reunião da Assembleia Municipal de Resende que decorreu no dia 28 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde fez uma intervenção em torno da polémica reorganização do mapa judiciário.

A participação de Elina Fraga na Assembleia Municipal de Resende resulta do novo regimento de funcionamento deste órgão autárquico que prevê a participação de personalidades de âmbito nacional que farão uma intervenção em torno de um tema de importância para o concelho e de relevância na agenda política nacional. Com este novo regimento, aquele órgão autárquico pretende desempenhar um papel mais ativo e dinamizador, privilegiando o debate de temas da atualidade e, consequentemente, motivar a participação dos cidadãos.

Na conferência de imprensa que antecedeu a sessão da Assembleia Municipal, a Bastonária da Ordem dos Advogados referiu que “O Governo de Portugal está a promover uma reorganização do mapa do judiciário que vai penalizar a justiça em Portugal e vai representar um retrocesso inaceitável naquilo que são as garantias e direitos constitucionais dos cidadãos. O concelho de Resende é um dos mais fustigados com esta reorganização judiciária, porque não tem acessibilidades, é um concelho do interior que sofre os constrangimentos próprios de um território desertificado”. Acrescentou, ainda, que “no final desta semana haverá uma reapreciação parlamentar da regulamentação da lei e estou convencida que os deputados da nação e, sobretudo os deputados do distrito de Viseu, independentemente da sua filiação partidária, se voltarão a recordar dos compromissos que têm com os seus eleitores e, num exercício de humildade democrática, irão ouvir as populações e dizer não ao novo mapa judiciário tal como está configurado”.

Para o Presidente da Assembleia Municipal de Resende, António Borges, “esta reforma do novo mapa judiciário é uma enorme injustiça em relação a Resende, sobretudo porque é baseada em inverdades, pois os argumentos que levaram ao encerramento do Tribunal não são verdadeiros. Sempre defendemos que o acesso à justiça é a primeira prioridade, contra uma sociedade onde a lei do mais forte sempre impera, penalizando os cidadãos com menos recursos e prejudicando territórios como aquele em que nos encontramos”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, informou que o Município vai estar presente no debate da Assembleia da República na próxima sexta-feira, salientou que “sabemos que é a última oportunidade de se abordar o assunto que é um atentado à democracia, pois o que está a ser decretado não vem dar a mesma oportunidade e igualdade a todos os portugueses” e mantém a esperança que “os senhores deputados consigam demonstrar que esta medida prevista na reforma judiciária lesa, assim, a população de Resende”.

De referir que foi publicado no dia 27 de Março de 2014 o Decreto-Lei n.º 49/2014 que procede à regulamentação da Lei da Organização do Sistema Judiciário e estabelece o regime aplicável à organização e funcionamento dos tribunais judiciais, sendo que o que ressalta é o encerramento de 20 Tribunais. Entre estes está o Tribunal Judicial de Resende e, consequentemente, a concentração da competência nos Tribunais de Lamego e de Viseu.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Universidade Sénior do Rotary Clube de Resende, está a organizar um “Passeio ao Tua”, de comboio. Será no próximo dia 3 de Maio, e estão todos convidados e “embarcar” na estação da Ermida, pelas 10.47h, com destino a um almoço tipicamente português, a realizar no Tua. Durante a viagem terão oportunidade de vislumbrar as lindíssimas paisagens do nosso Douro Património Mundial e de partilhar a agradável companhia dos formandos da Universidade Sénior.

A Dra Anabela Oliveira, diretora da Universidade Sénior, refere que “Será mais um momento de valorização da amizade, do espírito de partilha e de convívio..  e que são estes os pilares que suportam as Universidades Séniores de Rotary..” deixou ainda uma palavra de apreço a Dra Márcia Pinto e a Dra Susana Leitão, porque mais uma vêz contribuíram para a realização de um evento da Universidade Sénior, seguindo o lema rotário de “dar de si, antes de pensar em si.

Universidade Sénior de Resende, surgiu em Outubro de 2010 e apresenta um curriculum baseado num projeto educativo, cultural, social e desportivo, que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupuntura, sem nunca esquecer as vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lecionadas ao longo destes anos letivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 29 de abril de 2014 | Publicado em | Com 0 comentários
Um homem,  com cerca de 35 anos, suicidou-se com uma arma de caça, ontem ao fim da tarde, junto à capela da Senhora do Viso. De acordo com vários relatos, este homem foi visto algumas horas antes na vila de Resende e tudo indicava que iria, como habitualmente, para Forjães, onde actualmente residia com os pais.

Já anteriormente, há cerca de oito meses,  após um período como emigrante em França, tentou o suicídio por envenenamento, tendo recuperado num hospital do Porto. Após este episódio, emigrou novamente, tendo regressado ao nosso concelho há pouco tempo.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Depois de contactos com a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, nomeadamente com o seu Presidente, Dr. Melchior Moreira, o Dr. Jaime Alves exige que a Loja Interativa de Turismo de Resende avance rapidamente. Nas suas palavras "basta de atrasos, os responsáveis da Câmara Municipal não podem continuar a marcar passo. No país, o setor do turismo cresce a olhos vistos, no entanto, em Resende, apesar do potencial turístico ser enorme e do Estado (Turismo do Porto e Norte de Portugal) cumprir com a sua parte, a Câmara Municipal apenas responde com atrasos, dúvidas, incapaz de resolver os problemas do concelho."

No norte do país realizaram-se dezenas de candidaturas a Lojas Interativas de Turismo. Esclarece que "a candidatura da Câmara de Resende foi das primeiras a ser aprovadas, contudo, não avança, apesar dos responsáveis da Câmara afirmarem que o turismo é uma prioridade. Pior, outras candidaturas, aprovadas mais tarde, são já uma realidade, como por exemplo em Cinfães, cumprindo a sua função."

Rematou, dizendo que "é hora de estimularmos o que de melhor temos e fazemos, criando riqueza e emprego. É urgente potenciar os produtos de excelência que nos distinguem; dinamizar a atividade económica; cooperar com os privados; promover o concelho".

"A Câmara Municipal não se pode demitir de cumprir a sua obrigação."
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 28 de abril de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Resende, 28 abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, admitiu hoje estar esperançado de que o debate de sexta feira na Assembleia da República possa devolver ao município o tribunal que a reforma judiciária decidiu encerrar.

"Mantenho a esperança que os senhores deputados consigam demonstrar, no debate da próxima sexta-feira na Assembleia da República, que esta medida prevista na reforma judiciária lesa a população de Resende", sustentou.

No final da reunião da Assembleia Municipal de Resende, que contou com a participação especial da Bastonária da Ordem dos Advogados, o autarca de Resende informou que o município a que preside vai estar presente no debate da AR.

"Sabemos que é a última oportunidade de se abordar o assunto, que é um atentado à democracia, pois o que está a ser decretado não vem dar a mesma oportunidade e igualdade a todos os portugueses", destacou.

O diploma regulamentar da Reorganização Judiciária prevê o encerramento de 20 tribunais e a conversão de 27 tribunais em secções de proximidade, nove das quais com um regime especial que permite realizar julgamento.

No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.

No entender de Garcez Trindade, os portugueses não estão todos a ser tratados pela mesma medida, já que o acesso à justiça não vai ser igual para todos.

"Se isto não se resolver na sexta-feira, pela coragem dos deputados na AR, espero que haja outros portugueses a seguirem outras ideologias e a reporem o acesso à justiça para todos", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Ao que o Notícias de Resende apurou ao início desta noite, o homem desaparecido na madrugada da passada Sexta-feira na freguesia de Anreade após um acidente de viação já terá aparecido e estará neste momento a prestar declarações no Posto da GNR de Resende.

Ao que tudo indica, o homem despistou-se e chegou até a capotar o carro, ferindo-se ligeiramente por volta das 00h00m da Sexta-feira transata, dia 25 de Abril. Depois de ter sido ajudado por populares, testemunhas afirmam terem-no visto a entrar num carro de cor branca conduzido por uma mulher, sem motivo ainda conhecido.

Tiago Dias, de idade entre os 25 e os 30 anos, mobilizou uma campanha de sensibilização na rede social facebook, onde familiares e amigos partilharam ao máximo a situação para que, no caso de alguém o ter visto ou se tivesse informações sobre o seu paradeiro, contactasse por telemóvel a família. O Notícias de Resende apurou ainda que Tiago Dias estará à espera de um filho da namorada que estará grávida de 8 meses.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 14 de abril de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 12 de abril, a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio levou a cabo a apresentação pública do projeto “Levar um Sorriso”, um ginásio itinerante que vai percorrer todas as freguesias do concelho. O projeto, pioneiro em Portugal, resultou de uma candidatura apresentada ao programa PRODER, que subsidiou duas viaturas dotadas de material de fisioterapia, enfermagem e equipamento audiovisual. A apresentação compreendeu uma aula de ginástica ao ar livre, rastreios de glicemia capilar, tensão arterial e índice de massa corporal, na presença de uma equipa de fisioterapia e de enfermagem.

Pela manhã de sábado, a Avenida Conselheiro José Maria Alpoim recebeu dezenas de mesãofrienses, para conhecer o novo projeto que vai possibilitar o acesso a sessões de fisioterapia e aulas de ginástica. O projeto tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida à comunidade e representa um investimento de cerca de 90 mil euros comparticipados em 75% por fundos comunitários. As duas novas viaturas são destinadas a transporte de utentes, assistência ao nível da enfermagem e fisioterapia ao domicílio e ginásio itinerante. A equipa que faz parte do projeto está preparada para realizar sessões de fisioterapia, dar aulas de dança ou ginástica ou realizar rastreios ao nível da enfermagem, assim como acesso às novas tecnologias.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os alunos das turmas do 5º e 6º ano da Escola Básica D. António José de Castro, em Resende, assistiram à explicação do tema “Evolução da Escrita”, a 2 de abril último. Apresentada pela arquivista da Biblioteca Municipal de Lamego, Maria João Moutela, a iniciativa recordou a comemoração dos 800 anos de conhecimento dos documentos mais antigos escritos em português.

Atentos, curiosos e participativos, os alunos tiveram também a oportunidade de adquirir mais informações sobre a enciclopédia de 1766, bem como sobre as diferentes formas de comunicar, desde o manuscrito ao impresso.

Com esta iniciativa, comemorativa do Dia do Livro Infantil, pretendeu-se chamar a atenção para a importância da escrita como bem fundamental para o armazenamento e a propagação de informações entre gerações.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
No âmbito da iniciativa “Pedalar pelas Termas”, o ciclista João Matias esteve nas Termas de Caldas de Aregos, em Resende, no dia 9 de abril, numa campanha que pretende enaltecer o Património Termal Português.

Nas instalações do complexo termal, o ciclista recebeu um Sabonete Aregos, feito a partir das águas termais e excelente para o tratamento dermatológico, bem como um livro com a história da localidade. Ainda teve tempo para visitar as instalações desde a piscina ao ginásio, bem como todo o meio envolvente.

As Termas das Caldas de Aregos, situadas junto ao rio Douro, no concelho de Resende, são referenciadas desde o século XII pelo valor das suas águas, sendo consideradas em meados do século XX uma das melhores termas do país. Procuradas pelo seu poder curativo, levaram a rainha Dona Mafalda a construir no local uma albergaria, em 1102, que seria a percursora dos diversos balneários que se sucederam. As principais indicações terapêuticas situam-se na área da prevenção e tratamento de patologias do foro reumático, otorrinolaringológico e dermatológico (reumatismo, rinossinusite e doenças da pele).

Recentemente adquiridas pela Câmara Municipal de Resende, o actual Balneário dispõe de equipamento moderno que permite a aplicação das mais recentes técnicas para a prevenção e tratamento termal, em diversos programas de saúde e bem-estar, acompanhados por técnicos e profissionais de saúde especializados em hidrologia.

“Pedalar pelas Termas” é uma iniciativa da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) e da União Ciclista de Sobrado/OFM Quinta da Lixa, que visa percorrer o património termal português durante 10 dias, com o patrocínio do Banco BIC. A ação, que se realiza de 8 a 17 de abril, prende-se com a chamada de atenção de todos os portugueses relativamente a este importante património histórico, cultural e económico, o qual contribui para melhorar a saúde de nacionais e estrangeiros.

A iniciativa insere-se na Expo Saúde e Termalismo – Portugal e Galiza, um evento que se realiza no Parque de Exposições de Paços de Ferreira de 15 a 18 de maio, onde as Termas de Caldas de Aregos vão marcar presença.
Por Notícias de Resende | sábado, 12 de abril de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 2 de março realizou-se uma colheita de sangue em Resende, que teve lugar no salão polivalente dos Bombeiros Voluntários. Além da habitual presença do agrupamento de escuteiros de Resende, este ano contou também com a presença dos Jovens promotores de Saúde (JPS) do Externato D. Afonso Henriques que se associaram á ADaR (Associação de Dadores de Sangue de Resende) na ajuda à sensibilização para a dádiva de sangue junto de toda a comunidade escolar, criando um cenário no salão polivalente do Externato, com posters da campanha “Dar está-lhe no sangue”, de forma a ajudar à consciencialização da população para a necessidade da contribuição às recolhas de sangue. Esta atividade culminou numa aderência bastante positiva por parte dos resendenses no dia da recolha (2 de Março). Os resultados da atividade levada a cabo na escola foram também visíveis pois, para além dos dadores habituais, foram também jovens que se fizeram acompanhar pelos seus pais.

Os dadores de sangue fazem primeiro uma consulta de triagem onde verificam se preenchem os requisitos para poderem doar sangue registando-se assim 121 presenças. Após a colheita, recebem o pequeno-almoço gratuito. “Foi uma experiência muito gratificante, poder ajudar os outros! ” comentava um JPS no dia da recolha.

Assim todo o sangue que foi recolhido que no total representou 95 colheitas efetivas da parte da manha serão certamente muito úteis e irão ajudar muitas pessoas. Este gesto altruísta, que tantas pessoas salva, é um “gesto simples e para repetir!” diziam alguns dadores estreantes. E você já deu sangue?

As próximas datas de recolha já divulgadas pela ADaR são:
 - S.Cipriano, no dia 9 de Março e a 27 de Julho de 2014;
- São Martinho de Mouro, a 6 de Abril e no dia 7 de Setembro 2014;
- Anreade, no dia 13 de Abril e a 24 de Agosto 2014;
- Barrô, no dia 27 de Abril de 2014 e a 23 de Novembro de 2014.

José Macedo (JPS)
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Os números não enganam. A taxa de pobreza em Portugal, segundo os dados recentemente publicados pelo INE, passou de 17,9 para 18,7%, o valor mais elevado desde 2005. Ou seja, aumentou o número de pessoas e de famílias que vivem abaixo do limiar de pobreza.

Este é um retrocesso social de enorme dimensão, que tem que nos convocar a todos. Estão em causa concidadãos nossos, principalmente os desempregados e as famílias com filhos a cargo.

Mas estes dados revelam uma outra realidade ainda mais dura, sob o ponto de vista social. É que se agravaram as desigualdades no nosso país: o rendimento dos 20% mais ricos passou a ser seis vezes superior ao dos 20% mais pobres, que era de 5,8.

Estamos, portanto, a trilhar um caminho ideologicamente impiedoso para com aqueles que mais precisam, tendo-se aprofundado as assimetrias que se vinham esbatendo de forma consistente.

E como corolário desta governação de direita também a pobreza mais severa se agravou ao atingir, em 2013, 10,9% da população, mais 2,3% do que no ano anterior.

Ora estes indicadores, se dúvidas existissem, são a confirmação de que o caminho desta “austeridade reforçada” e dos cortes nas políticas sociais está errado.

Aquela ideia peregrina que o governo e a maioria propalavam, dizendo que estavam a poupar os mais frágeis e que a distribuição dos sacrifícios era socialmente justa, como se vê, não colhe.

Estamos, portanto, não só num país com um maior número de pobres, mas em que os pobres são cada vez mais pobres.

Só em 2013 foram feitos cortes elevados nas prestações sociais de combate à pobreza, menos 52 mil no RSI e menos 18 mil no CSI. É a direita no seu esplendor, que sempre estigmatizou estes apoios sociais às pessoas.

É pois, neste contexto, que o PS está a desenvolver um conjunto de iniciativas junto de instituições de apoio social com vista a avaliar o estado do país e das políticas sociais em curso.

Às instituições, já não lhes bastando o aumento da pobreza, ainda estão a ser confrontadas com uma diminuição dos recursos financeiros.

É tempo de parar, tempo de mudança! Parafraseando Almeida Garret, não podemos continuar a condenar portugueses à pobreza e à miséria para continuarmos a produzir cada vez mais ricos!
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Daire e a Câmara Municipal associaram-se à “Campanha do Laço Azul” (BlueRibbon), a decorrer no mês de abril, para a prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude.

Neste sentido, estão a decorrer um conjunto de iniciativas, de modo a consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; para a promoção do exercício de uma parentalidade positiva e para informar a criança/jovem sobre os seus direitos.

No Jardim Municipal já se encontra exposta uma faixa para alertar e sensibilizar os cidadãos para o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos”.

No dia 30 de abril irá decorrer um lançamento sincronizado de balões azuis, com mensagens elaboradas pelas crianças do ensino pré - escolar. Esta atividade pretende, principalmente valorizar atitudes positivas tais como amizade, entre – ajuda, respeito e partilha; bem como permitir a convivência entre crianças de vários locais, na sede do Concelho.



Cronograma das atividades - dia 30 de abril
Partida para o Jardim Municipal de Castro Daire
Concentração no jardim e colocação da mensagem pessoal no balão atribuído
Lançamento sincronizado de balões
Lanche da manhã
Deslocação a pé, até ao Centro Municipal de Cultura
Visita à exposição na Biblioteca Municipal /atividades lúdicas – “SER CRIANÇA”
Piquenique convívio nos jardins adjacentes ao Centro Municipal de Cultura
Assistência, no auditório, a pequena peça de teatro
Regresso ao Jardim de Infância.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Município de Castro Daire está a preparar a criação da Universidade Sénior de Castro Daire, um projeto que convida os Seniores do Concelho, a continuarem a aprender e alargar os seus conhecimentos, nas diversas disciplinas colocadas à disposição.

A Universidade Sénior apresenta-se como uma resposta social, dedicada aos maiores de 55 anos, num espaço de lazer e de aprendizagem ou reciclagem de matérias de interesse cultural e artístico, acessível a todos aqueles que desejam continuar ativos.

Nesta conformidade irá decorrer, entre 14 de abril e 30 de maio, o período de pré inscrições, para a frequência da Universidade Sénior e a divulgação da respetiva oferta formativa.

As pré inscrições poderão ser realizadas diretamente na Divisão de Educação de Desenvolvimento Económico e Social ou no site da Câmara Municipal de Castro Daire. (www.cm-castrodaire.pt)

Trata-se de uma aposta clara da autarquia em contribuir para a resolução de problemas que assumem proporções crescentes nos dias de hoje, tais como o isolamento e a solidão, que afetam a qualidade de vida, da população.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Unidade Móvel de Saúde está a realizar um rastreio novo e inédito. Este rastreio assenta numa parceria estabelecida entre o Município e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castro Daire, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida dos munícipes castrenses, através de um serviço maior proximidade e melhores cuidados de saúde.

A pertinência deste rastreio prende-se com o facto de em Portugal, o cancro do cólon e reto (CCR) representar a primeira causa de morte por cancro. A mortalidade tem vindo a aumentar consistentemente nas últimas décadas. Na Região Centro, a incidência do CCR tem vindo a aumentar de forma acentuada e persistente, constituindo um grave problema de saúde pública. O CCR é das neoplasias mais suscetíveis de ser prevenida. A grande maioria destes tumores têm origem em pólipos inicialmente benignos, após uma evolução neoplásica de 10 a 20 anos, o que dá uma boa margem para permitir a sua deteção precoce, em fase curável. O CCR dispõe de um tratamento curativo eficaz, sendo os resultados deste tratamento notoriamente melhores quando precocemente efetuado, contudo, é dos rastreios oncológicos, o mais difícil de implementar. Estudos provam a redução da mortalidade por cancro do cólon e reto através do rastreio.

Este rastreio é baseado no teste de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF), bienal, seguido de colonoscopia total nos casos positivos. A especificidade na deteção de cancro é alta, situando-se entre 90% e 98%.

Os destinatários alvo são os utentes da Unidade Móvel de Saúde, assintomáticos, com idade igual a 50 anos e igual ou inferior a 70 anos, inscrita no Centro de Saúde de Castro Daire. Assim, sendo, em 2014 estão abrangidos os nascidos entre 1944 e 1964, de forma bienal (1944, 1946, 1948, 1950, 1952, 1954, 1956, 1958, 1960, 1962 e 1964).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No âmbito do dia mundial da saúde, que se comemora a 7 de abril, a Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Douro (UCC) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Real (IEFP), assinalou a efeméride no dia 11 deste mês, com a ação «alimentação saudável», através de uma montra informativa e de uma prova gratuita de alimentos. O Pavilhão Multiusos do Mercado Municipal foi o espaço que acolheu o evento e que decorreu durante toda a manhã de sexta-feira.

Muitas foram as pessoas que se aliaram à iniciativa, demostrando que desejam adotar comportamentos para uma vida mais salubre, através da alimentação saudável. Informar e sensibilizar a população sobre questões relacionadas com a alimentação, foi o principal objetivo da atividade, que incentivou a comunidade ao consumo de fruta e legumes. A todo o público presente foi oferecida uma variedade de alimentos, indicados para uma boa alimentação e apresentadas propostas de empratamentos saudáveis, através de informação disponibilizada pelo Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE).

Todos os pratos foram confecionados pelos alunos do Curso de Cozinha do IEFP, que demonstraram ser possível elaborar refeições saborosas, tendo por base ingredientes naturais. O clima permitiu que os alunos fossem ao encontro das pessoas, na feira semanal de Mesão Frio, onde serviram alguns dos alimentos confecionados.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O evento "Recriação Histórica", promovido pela Câmara Municipal de Baião, é dedicado, este ano, às comemorações dos 500 anos do Foral da Teixeira. A iniciativa vai contar com o envolvimento das forças vivas do nosso concelho e proporcionar uma verdadeira viagem no tempo, pela cultura e pela histórica desta localidade.

O primeiro evento ocorre já no próximo domingo, dia 13 de abril, na Teixeira e vai abranger um desfile e mercados medievais a partir das 14h30.

Nos dias 31 de maio e 01 de junho a festa prossegue na vila de Baião.

Para mais informações consulte a página de Facebook da Recriação Histórica.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Será certamente um jogo espetacular e de grande qualidade técnica, aquele que vai opor as equipas do Ribeirense do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, na decisão sobre quem vence a Taça de Portugal de Voleibol, em seniores femininos. O jogo disputa-se no próximo domingo - 13 de abril - a partir das 16h00, em Baião, no Pavilhão Multiusos e tem entrada livre.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, defendeu hoje que os incentivos e fundos atribuídos pela União Europeia “para a inovação, investigação e desenvolvimento contemplem, de forma mais profunda, as dimensões sociais e culturais ligadas à identidade dos territórios”.

O autarca falava durante uma reunião da Comissão de Educação, Juventude, Cultura e Investigação do Comité das Regiões da União Europeia, em Bruxelas, no âmbito de uma audição sobre a “União da Inovação e a Década da Inovação”.

Nesse encontro José Luís Carneiro lembrou que “as sucessivas abordagens aos fundos destinados à coesão social e territorial têm esquecido muitos dos territórios de baixa densidade, normalmente de cariz rural e de montanha, o que conduz a um aumento das assimetrias territoriais e sociais”.

“Em regra a inovação está associada aos grandes centros urbanos e à própria cooperação que se pode estabelecer nestes locais. Contudo, esta lógica que é geradora de oportunidades nesses grandes centros populacionais, tem efeitos nocivos nos territórios de menor densidade que ocupam uma função primordial na valorização dos recursos locais, nomeadamente nos domínios cultural e ambiental. O exemplo está na redução dos fundos do FEADER destinados à valorização do mundo rural”, concluiu José Luís Carneiro.
Como forma de colmatar esta situação, e à luz da tendência de perda populacional generalizada no continente europeu, o edil baionense entende que a atribuição de mais recursos para a valorização de recursos e comunidade locais, de menor dimensão, seria importante para fixar pessoas nestas comunidades. “Isso sim seria uma abordagem verdadeiramente 'inteligente', porque ajustava a resposta e o apoio à inovação aos territórios e às suas necessidades concretas”, notou.

O debate realizado a propósito desta temática contou com a presença do diretor em exercício da União da Inovação e Espaço Europeu da Investigação, Peter Droell, do chefe da unidade do Centro de Competências para o Crescimento Inteligente e Sustentável, Mikel Landabaso e do diretor da Rede de Investigação e Inovação das Regiões Europeias, Richard Tuffs.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Depois de Avões e da União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca terem recebido a ação de sensibilização e fiscalização “Floresta Protegida. Sempre!”, a próxima povoação rural do concelho de Lamego a debater este tema é Penude. No dia 16 de abril, pelas 15 horas, os militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Viseu vão alertar a população local para a necessidade de efetuarem limpezas à volta das suas casas e informar sobre os cuidados que devem ter na realização de queimadas.

Uma semana depois, a 23 de abril, pelas 15 horas, é a vez de Lazarim receber esta equipa da GNR que visitará ainda alguns locais onde a ocorrência de situações de risco é considerada mais preocupante. Também a União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem, acolhe esta iniciativa, no dia 24, pelas 9 horas.

A campanha de sensibilização “Floresta Protegida. Sempre!” visa prevenir a população para o dever de se manter alerta, fiscalizando a gestão de combustível junto às habitações, na rede viária, nas linhas de transporte e junto à rede de distribuição de energia elétrica.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Mesão Frio está a implementar o programa ”Viver mais, Viver melhor”, um plano que contempla as atividades de hidroterapia e ginástica a realizar, respetivamente, na piscina municipal coberta e em todas as freguesias do concelho. Apenas a participação na modalidade de ginástica terá o valor anual de cinco euros, a liquidar no ato da inscrição. O transporte será assegurado gratuitamente para os utentes da hidroterapia e ambas as modalidades dispõem de um seguro incluído.

As aulas de hidroterapia destinam-se aos munícipes com mais de 65 anos e as aulas de ginástica, aos munícipes com mais de 55 anos. Todos os utentes têm de residir no concelho de Mesão Frio e, mesmo não tendo a idade indicada, podem frequentar ambas as modalidades, desde que para isso apresentem aconselhamento médico, documentado por um especialista para o efeito.

A hidroterapia irá decorrer às Segundas-feiras, das 9 h às 10 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Mesão Frio – Santo André e Sextas-feiras, das 9 h às 10 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Vila Marim. Para os munícipes residentes nas freguesias de Barqueiros, Cidadelhe e Oliveira a atividade terá lugar às Sextas-feiras das 10 h às 11 horas.

Nas aulas de ginástica, os beneficiários integrarão turmas de 25 elementos, distribuídos por cinco turmas. Esta atividade terá lugar nas respetivas freguesias do concelho, à Segunda-feira, das 11 h às 12 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Barqueiros, à Terça-feira, das 9 h às 10 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Oliveira, à Terça-feira, das 10 h às 11 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Vila Marim, à Quinta-feira, das 9 h às 10 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Cidadelhe e à Quinta-feira, das 10 h às 11 horas, para os munícipes residentes na freguesia de Mesão Frio – Santo André.

Para efetuar a inscrição, é necessário o preenchimento de uma ficha disponível no Gabinete de Ação Social ou no site da Câmara Municipal (www.cm-mesaofrio.pt), o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, o atestado passado pela Junta de Freguesia da área de residência do beneficiário a comprovar a morada, o atestado de robustez física e psíquica para a prática da atividade e, para os munícipes que não tenham a idade indicada, um atestado a justificar a necessidade de frequentar a atividade. O prazo da inscrição é de 10 a 30 de abril, no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Mesão Frio.

Ambas as atividades são práticas que pretendem proporcionar a atividade física de forma segura e controlada, contribuindo para melhorar a condição física e psíquica dos munícipes do concelho de Mesão Frio.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
“…É Judas esse traidor/ Que fez a maldita negociata/ Vendeu o seu próprio Mestre/ Por trinta moedas de prata”. A passagem bíblica, onde Judas traiu Cristo e o entregou à morte, vai inspirar mais uma edição da “Queima do Judas de Lalim” que todos os anos junta centenas de pessoas para assistirem à cremação de “figuras” que recordam aquele episódio religioso. O auto de fé popular, representativo da purificação dos pecados enunciando o bem e o mal das mentalidades, ocorre no domingo de Páscoa, pelas 16 horas, na Avenida da Igreja.

Com origem naquela passagem bíblica, a Queima do Judas constitui também uma sátira à abstinência quaresmal, em que a queima simboliza a vingança há tanto esperada. Organizada pela Junta de Freguesia de Lalim, esta representação tem o apoio da Câmara Municipal de Lamego.
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 11 de abril de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os nadadores lamecenses continuam a “dar cartas” na modalidade. A registarem um bom início de época, os alunos da Escola Municipal de Natação continuam a exibir excelentes prestações no Circuito Municipal de Escolas de Natação.

Realizada a 5 de abril último, em Armamar, a sétima etapa contou com a presença de uma equipa determinada em alcançar o máximo de pontos possíveis. Os atletas conquistaram quatro posições de pódio e amealharam 21 pontos no ranking coletivo. Carolina Ribeiro terminou em primeiro lugar em 100 metros Mariposa/ escalão C8 e Beatriz Jesus em 100m mariposa/ C7, duas atletas que também alcançaram a segunda posição, respetivamente, em 200m costas e 100m livres. De realçar ainda as prestações de Pedro Piruzzo (escalão C6) e de Tiago Pinto (C3) que obtiveram a quinta posição em 50m bruços.

Os interessados em integrar a Escola Municipal de Natação de Lamego e, deste modo, participar em competições desportivas, devem dirigir-se às Piscinas Municipais Cobertas a fim de efetuarem a respetiva inscrição.
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
Encontra-se em conclusão a obra de Regeneração Urbana da Envolvente da Ribeira de Cesta, em Caldas de Aregos - Resende, cujo valor do investimento ascende a 190.000,00 euros.

A empreitada, da responsabilidade da União de Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos, conta com uma comparticipação no valor de 91.213,00 euros, do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), através da medida “Melhoria da Qualidade de Vida”, sendo que o Município de Resende atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 80.000,00 euros, disponibilizando ainda todo o acompanhamento técnico da obra, incluindo o fornecimento do projeto.

O objetivo é requalificar o espaço público que ladeia o canal da Ribeira de Cesta, no seu percurso para além da avenida das Tílias, desde o cruzamento com a EN222 até ao Cais Fluvial de Aregos, incluindo neste último as áreas de circulação de pessoas e de automóveis, reorganizar o acesso e o estacionamento do Balneário da Termas de Aregos e reenquadrar a Capela de Santa Maria Madalena de Aregos, bem como delimitar o seu adro.

Com esta regeneração urbana pretende-se privilegiar o passeio a pé em toda esta área de lazer e fruição e, para o efeito, melhorar significativamente as condições em que o mesmo é realizado, através da introdução de pavimentos em cubo de granito serrado, na face aparente, e de micro cubo de granito.

De destacar o reforço do caráter lúdico dos percursos pedonais, introduzindo-se um “percurso de madeira” adjacente ao canal da Ribeira de Cesta, cujos elementos mais relevantes e apelativos são precisamente as pontes criadas através de estruturas tridimensionais em madeira. Desta forma reduz-se a expressão do canal, enquanto barreira intransponível, procedendo-se à demolição das suas guardas em granito maciço, e multiplicando-se os pontos de contacto entre as duas margens, aproximando-se física e visualmente ambos os lados.

Em reforço da ideia de unidade das duas margens do canal, de referir a criação de áreas verdes na margem nascente do canal, bem como a introdução de árvores de grande porte, de forma a estabelecer-se alguma ligação com a avenida da Tílias e ampliarem-se as zonas de sombra natural na área do cais fluvial. Em destaque, ainda, o reforço do caráter lúdico e de lazer, através da criação de um parque infantil, situado na área ajardinada do cais fluvial, junto à área das esplanadas.

Com esta intervenção pretende-se valorizar o espaço que ladeia as Termas de Caldas de Aregos e o Cais Fluvial, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e criar simultaneamente melhores condições de acolhimento para quem nos visita.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 29 de março de 2014, a Escola de futsal Os Afonsinhos realizou o evento Dia do Futsal, pelo 2º ano consecutivo.

Na parte da manhã houve o 1º Torneio MATHIAS CUP, onde Traquinas , Benjamins e Infantis dos clubes Academia João Manuel Pinto, Mesão Frio Futsal e os Afonsinhos, disputaram vários jogos entre si, contando com cerca de 70 atletas a competir.

De tarde,cerca de 110 pessoas marcaram presença no Salão Paroquial de São Martinho de Mouros, ouvindo atentamente os destacados convidados.

As Conversas sobre Futsal tiveram inicio, com o director para o Futsal da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Pedro Dias e o Selecionador Nacional de Futsal Prof. Jorge Braz, a responderem ás perguntas dos atletas dos Afonsinhos.

O Dr. Pedro Dias realçou o excelente trabalho elaborado pelos Afonsinhos e lançou o repto de que no novo Plano Estratégico para o Futsal da FPF, Os Afonsinhos sejam Escola de Referência da FPF, sendo que só existirão 2 no país com essa missão. Convidou ainda o Municipio de Resende a juntar se aos Afonsinhos e á FPF, na pessoa da Vereadora Drª Maria José Dias, presente no evento em representação do Sr. Presidente da Autarquia de Resende.

A FPF presenteou ainda todos os atletas dos Afonsinhos com cachecóis, Tshirts e galhardetes da Selecção Nacional.

Tiveram também a palavra Paulo Licos, do Plano Nacional de Ética no Desporto, O Dr. Bruno Travassos, sumidade académica do futsal e Docente da Universidade da Beira Interior, e o Prof. José Neto, que com a sua alegria contagiou toda a plateia.

Em representação da Associação de Futebol de Viseu, o seleccionador Distrital Dário Figueiredo.

O evento contou ainda com o apoio do Turismo do Norte, na pessoa do Dr. Melchior Moreira, que se juntou ao evento com a oferta de Chapéus, Fitas , Capas e folhetos para todos os participantes; da Cidade da Maia, Capital Europeia do Desporto com oferta de brindes; do Instituto Português do Desporto e Juventude na pessoa do Embaixador para a Ética no Desporto António Alves Tunes e por fim a grata colaboração do Municipio de Resende.

Foram entregues aos convidados cerca de 40 kg de cavacas.

Julgamos ser um enorme motivo de orgulho, para todos os Resendenses, que haja um projecto de referência da Federação Portuguesa de Futebol, para o Futsal , na freguesia de São Martinho de Mouros, sendo que só vai haver unicamente dois a nivél nacional.

"Nós sentimos-nos orgulhosos."

Os Afonsinhos
São Martinho de Mouros: Uma Vila com o Futsal no Coração
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A funcionar desde o início do ano, a nova sede da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) na cidade de Lamego foi oficialmente inaugurada pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, acompanhado pelo inspetor geral desta instituição, Pedro Braz. Cedida a título gratuito pela Câmara Municipal, a ala sul do terceiro piso do Mercado Municipal passou a ser o local responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho na região do Douro Sul. Francisco Lopes explica que a abertura destas novas instalações “garante a existência deste serviço público na nossa cidade, um sinal positivo que afasta a desertificação progressiva do Interior”.

Durante a deslocação que efetuou a Lamego, a 4 de abril último, Octávio Oliveira enalteceu a estreita colaboração mantida entre a ACT e o Município de Lamego que culminou com a formalização deste acordo, salientando que “a nova sede permite uma redução de custos e proporciona melhores condições a utentes e aos seus 10 funcionários”.

A ACT Douro Sul tem como área de jurisdição os municípios de Lamego, Cinfães, Resende, Armamar, Moimenta da Beira, Arouca, Tabuaço, S. João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Foz Côa.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 27 de Março de 2014, realizou-se no pavilhão de Anreade, o Campeonato de Boccia Sénior da Zona Douro. Este campeonato foi promovido pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Resende e contou com a organização da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).

Neste campeonato estiveram presentes 21 equipas com mais de 100 atletas, entre as quais 3 equipas da Santa Casa da Misericórdia de Resende, destacando-se a equipa do Lar Hotel Dr. José Dias Gabriel que obteu um honroso 7º lugar.

A Santa Casa Da Misericórdia de Resende, como entidade promotora deste campeonato, ofereceu a cada equipa uma lembrança (uma caixa de cavacas fabricada na própria instituição). Na entrega de prémios marcaram presença o senhor Provedor, Dr. José Dias Gabriel, o senhor Vice-Provedor, Sr. Horácio Semblano e o responsável pelo desporto da Câmara Municipal de Resende, Eng.º Fernando Teixeira.

A equipa vencedora pertencia à Universidade Sénior de Saborosa. Segundo a APPC, devido à qualidade na organização que este campeonato teve em Resende, esta parceria será para manter.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A presidente da Junta de Freguesia de Valadares, Ilda Borges, recebeu e guiou no dia 03 de abril o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro numa visita aos vários lugares da freguesia, integrada na Presidência Aberta que o autarca está a desenvolver neste início de mandato.

A visita envolveu também elementos da Assembleia de Freguesia e técnicos da Câmara Municipal e serviu para avaliar, no terreno, as intervenções e obras prioritárias para Valadares.

A deslocação serviu também para dialogar com habitantes da freguesia de modo a perceber as principais necessidades apontadas.

Após esta visita será feita uma orçamentação das principais necessidades de investimento - estas vão desde a construção de muros, ao alargamento de caminhos, passando pela pavimentação de vias e qualificação de fontenários -, de modo a poderem ser elencadas as prioridades a avançar em primeiro lugar.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do fim de semana (05 e 06 de abril), no âmbito de fiscalização rodoviária fiscalizou 267 condutores, tendo sido detidos 5 condutores, 3 por condução sob o efeito de álcool e 2 por condução sem habilitação legal, foram ainda elaborados 78 autos de contraordenação. Durante os dois dias foram controlados 472 veículos, dos quais 33 circulavam em excesso de velocidade.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Na passada sexta feira, dia 04 de abril, pelas 14 horas, último dia de aulas do 2º período, decorreu no Externato D. Afonso Henriques, a exibição de duas equipas de Salvamento de Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários de Seia.

Perto de 300 alunos desta escola tiveram a oportunidade de observar a atuação destas equipas num cenário de salvamento e imobilização de vítimas.

Para além desta demonstração os alunos tiveram a oportunidade de participar num exercício de Escalada, Slide e Rapel.

Os alunos conheceram os vários materiais expostos e necessários numa operação de socorro que a equipa de Salvamento de Grande Ângulo tenha que intervir nomeadamente em zonas montanhosas, falésias ou em fogos urbanos.

Esta equipa de salvamento, oriunda da serra da Estrela, não se esqueceram de trazer a moto de neve e respetiva maca, na qual os alunos puderam apreciar e tirar algumas fotos.

Nesta iniciativa, para além da atuação da equipa de salvamento dos Bombeiros Voluntários de Seia, teve a colaboração e participação dos Bombeiros Voluntários de Resende.

Aquilino Rocha Pinto
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, em coordenação com a estrutura da Investigação Criminal, realizou, nos dias 2 e 3 de abril, em todo o território nacional, ações de fiscalização com o objetivo de detetar situações ilegais relativas à posse de cães, com especial incidência nas raças consideradas potencialmente perigosas e cães perigosos.

Durante a Operação, no distrito de Viseu, foram empenhados 43 militares que fiscalizaram 89 animais, tendo sido registadas 45 infrações, das quais 8 relativas a animais de raças potencialmente perigosas.

Relativamente aos animais de raças potencialmente perigosas, as infrações mais recorrentes foram: falta de registo, licença ou licença caducada; falta de esterilização e falta de seguro de responsabilidade civil válido. No tocante às outras raças, maioritariamente, as infrações verificadas dizem respeito: falta de licença de detenção, posse e circulação; falta de registo; falta de vacinação antirrábica e falta de identificação eletrónica - chip.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Biblioteca Municipal e a Rede de Bibliotecas de Lamego desafiaram os jovens a utilizarem a sua criatividade e imaginação para participarem na iniciativa - “Agora o Poeta és tu” - que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Poesia. Foram submetidos a concurso 170 poemas, avaliados por um júri, constituído por Marina Valle, Manuela Vaquero, Fernando Marado, Víctor Rebelo e por diversas professoras bibliotecárias, que premiou a originalidade e os respetivos “elementos de linguística, ortografia e sentido estético”.

Após uma seleção criteriosa, foram distinguidos os poemas "A chuva" de Mariana Corveira (1º ciclo - Centro Escolar de Lamego/ 2º B), "A escola" de Carlos Calvão (1º ciclo - Centro Escolar de Lamego Sul/ 4º A), "Árvores de Livros" de Magda Santos (2º ciclo - Escola Básica e Secundária da Sé/ 5º B), "Viver" de Ângela Pereira (3º ciclo - Escola Básica e Secundária da Sé/ 9º B) e "Tu em mim..." de Vitor Cachopo (Ensino Secundário - Escola Básica e Secundária da Sé/ 11º B).

Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos jovens vencedores, Marina Valle, vereadora com os pelouros da Cultura, Educação e Desporto da Câmara Municipal, sublinhou que esta iniciativa, aberta à participação de todos os alunos do ensino básico e secundário, “pretendeu despertar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, além de promover o trabalho de parceria, através da rede de bibliotecas recentemente criada”.

 De carácter lúdico e divertido, “Agora o Poeta és tu” teve como patrona a escritora Emília de Sousa Costa, oportunidade para divulgar junto do público juvenil a sua obra, através da realização de várias palestras sob a responsabilidade de Fernando Marado e de uma exposição dedicada à sua vida e obra que percorreu as bibliotecas escolares.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Centenas de balões azuis foram libertados no céu, a 02 de abril, como forma de alertas as consciências da comunidade escolar de Baião, e de toda a sede de concelho, para o Dia Mundial do Autismo. A iniciativa realizou-se na Escola Básica e Secundária de Baião e foi organizada pelas duas Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com Espectro do Autismo existentes no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.

Alunos, técnicos e funcionários daquelas duas unidades criaram coreografias e dançaram ao som de músicas de todos conhecidas, como a “Canção do Mar”, popularizada por Dulce Pontes.

Os aplausos chegaram dos muitos estudantes, professores e funcionários da escola que assistiram à dança no pátio da Secundária de Baião e nas janelas dos corredores e das salas de aula.

O porta-voz dos agradecimentos foi um dos alunos das unidades de autismo, que se mostrou satisfeito pela adesão dos presentes à cor azul, que simboliza o espectro do autismo.

TRABALHO EM EQUIPA PARA A INTEGRAÇÃO

A organização do evento coube à equipa que trabalha nas Unidades de Autismo (uma vocacionada para os alunos do 1º ciclo do ensino básico e outra que acompanha os alunos do 2º e do 3º ciclos). “O mérito desta iniciativa cabe às terapeutas, aos funcionários e aos meninos e meninas da unidade de autismo, que estiveram todos muito bem”, referiu a coordenadora de uma das unidades de autismo, Alice Costa. Esta responsável notou, ainda, que “a sociedade deve mentalizar-se que os autistas não são dementes nem coitadinhos, são, simplesmente, pessoas especiais e que merecem o nosso respeito e atenção”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto Carvalho, elogiou o trabalho “cada vez mais qualificado” que as duas unidades têm desenvolvido. “Podermos dar resposta às necessidades de cada um dos nossos alunos é uma grande satisfação”, congratulou-se.

Também o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro usou da palavra para referir que “a Escola Secundária de Baião se torna, cada vez mais, uma referência no acompanhamento de alunos com o espectro do autismo. “Não somos capazes de ver o espírito, apenas o lado material. Mas no interior de cada um de nós está um espírito livre e irreverente e que deve poder crescer de forma harmoniosa”, referiu o autarca, que garantiu todo o apoio, por parte da Câmara Municipal de Baião, para que o agrupamento de escolas possa continuar a trabalhar no sentido de promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Foi assinado, no dia 1 de abril, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Baião, a Associação Aprender a Empreender "Junior Achievement", os Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, de Sudeste e de Eiriz e a APAVO (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil), que irá vigorar durante o presente ano letivo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro " a celebração deste acordo insere-se na política da autarquia de qualificação da escola pública, onde se inscrevem as respostas adequadas aos novos tempos, como é este caso de desenvolvimento de parcerias para o fomento do empreendedorismo".

O acordo tem por objeto regular a forma de envolvimento das partes no processo de promoção e realização de vários programas educativos no sector do empreendedorismo, nestes incluídos os programas "A comunidade" e "É o Meu Negócio" dirigido a alunos do ensino básico, para um total de 466 alunos.
Os Agrupamentos de Escolas de Eiriz e de Sudeste aderiram pela primeira vez aos programas da Júnior Achievement porque consideram importante o fomento cultural do empreendedorismo nas crianças e porque os resultados obtidos na participação do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil nos dois anos letivos anteriores foram positivos, argumentaram os diretores dos Agrupamentos, José de Matos e Manuela Miranda.

Carlos Alberto Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, referiu que "a participação pela 3ª vez consecutiva nesta iniciativa deve-se ao fato dos resultados efetivos nas duas edições terem sido positivos e em simultâneo, ser um complemento à aprendizagem na escola".

A presidente da APAVO, Joana Azeredo agradeceu à Câmara Municipal de Baião o seu envolvimento e salientou que a metodologia adotada pela Júnior Achievement proporciona aos jovens baionenses um aumento das suas competências na área do empreendedorismo. "Os jovens aprendem muito na Escola, mas a Júnior Achievement ensina-lhes o que a Escola não ensina".

Por sua vez a diretora Regional da Associação Aprender e Empreender, Marta Vieira, para além de ter agradecido o apoio da Câmara Municipal de Baião, salientou o alargamento dos programas da Associação a todos o Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião e a participação de 25 voluntários.

"O nosso objetivo é a facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho através do desenvolvimento da responsabilidade, cidadania, inovação e do espirito de equipa. Estas competências são ensinadas por nós desde os 6 anos de idade", acrescentou.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, deixou uma palavra de agradecimento aos jovens que participaram voluntariamente nos anteriores programas, pelo seu empenho e dedicação à causa.

O trabalho da "Junior Achievement" em Baião

Os programas da Associação Aprender a Empreender foram desenvolvidos em Baião nos dois últimos anos letivos, 2011-2012 e 2012-2013 respetivamente, onde estiveram envolvidas as seguintes entidades: APAVO, Santa Casa da Misericórdia de Baião, através do CLDS e o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.

No ano letivo 2011-2012 foi implementado o programa "A Empresa", nos 11ºs anos, envolvendo um total de 5 turmas (3 turmas do ensino regular e 2 turmas do ensino profissional) e 5 voluntários, tendo sido apoiado financeiramente pela Santa Casa da Misericórdia de Baião, enquadrado no CLDS.

No ano letivo 2012-2013 implementaram-se dois programas: "A Comunidade" nos 4ºs anos, envolvendo 3 turmas, um total de 67 alunos e 3 voluntários e "A Europa e Eu" nos 6ºs anos, envolvendo 4 turmas, um total de 84 alunos e 4 voluntários. Estes programas foram financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Projeto EMA - Escola com Melhores Aprendizagens.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Até parece que a tragédia, de tão evidente, obnubila os olhos e entorpece os neurónios dos governantes.
O interior está sob um ataque cerrado e não se encontra uma estratégia, nem se esboçam medidas que o defendam. Pelo contrário, todos os dias se conhecem decisões que o enfraquecem, que o matam.

Os factos são todos conhecidos e estão mais do que estudados. Os demográficos, os sociais, os económicos, os culturais, os políticos. De todos eles o governo tem em mãos estudos próprios e alheios, investigações dos mais reputados cientistas de todas as universidades e politécnicos.

Mas vejam-se os dados mais recentes da demografia, que reduzem em muito a população nacional, mas o interior, esse, ficará reduzido a zeros. Ou então veja-se o recente decreto-lei de encerramento dos tribunais, em que 47 são extintos ou desqualificados, todos, porém, do interior, sem que daí advenha qualquer ganho para as contas públicas como reconhece a ministra da justiça. Ou então vejam-se os concelhos com previsão de encerramento de repartições de finanças, quase exclusivamente nos concelhos do interior. Só no distrito de Viseu, o mais afetado, está previsto o encerramento de repartições em dezassete concelhos.
Ou seja, parafraseando Almada Negreiros, todas as palavras para salvar o interior estão inventadas, só falta, mesmo, salvá-lo.

E é isso que não acontece. É isso que este governo teima em escamotear enterrando a cabeça na areia.
É pois neste contexto, e para dar luta neste combate, que os deputados do PS irão efetuar uma reflexão nacional sobre a problemática da interioridade, uma ação em defesa do interior e do poder local.

O objetivo desta iniciativa é contactar com os agentes locais e aferir, in loco, os efeitos que o difícil contexto macroeconómico, agravado por políticas cegas deste governo, tem provocado sobre as regiões do interior, menos desenvolvidas e, naturalmente, sobre as suas populações.

As ações promovidas pelos parlamentares socialistas visam, também, identificar as inúmeras potencialidades dos territórios do interior em áreas como a energia, a fileira florestal e alimentar, a mobilidade, a logística, as tecnologias digitais, as indústrias criativas, o turismo e os serviços sénior ou a reabilitação e a regeneração urbanas.

Todos estes, e muitos outros, são exemplos que demonstram que é possível construir soluções com criatividade e inovação, combatendo, assim, a desertificação do interior e promovendo a coesão territorial.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo dia 13 de Abril, pelas 15h, no Auditório Municipal de Resende, os formandos da Universidade Sénior, do Rotary Clube de Resende, vão apresentar uma peça de Teatro de fantoches: " A história de um papagaio", esta peça destina-se a maiores de 6 anos, e terá entrada livre.

Participaram na construção desta peça os seguintes intervenientes: autoria e encenação Prof. Dulce Pereira, confeção de fantoches Prof. Lurdes Amaral e musica Prof. Carlos Francisco, e por último o grande contributo dos alunos da Universidade Sénior, que com muito entusiasmo aderiram a esta disciplina que foi pela primeira vez introduzida no plano curricular da Universidade Sénior.
A directora da Universidade Sénior, Dra Anabela Oliveira, enaltece o excelente trabalho realizado por todos os intervenientes, em especial os alunos, pois são eles que inspiram esta Universidade. Ainda sublinha que este projecto resulta de trabalho 100% voluntário, de todos os que colaboram na Universidade Sénior, aos quais agradece a prestimosa colaboração.

Sinopse:

António de Mascarenhas (senhor António para os amigos!) era um homem dado a grandezas. Mas a única riqueza que possuía era um papagaio que ele dizia ter trazido do Brasil. E agora via-se na necessidade de vender o animal se queria ter algum dinheiro. O que ele não esperava era a dificuldade que iria ter para o vender e o que iria acontecer ao papagaio.

O projeto da Universidade Sénior resultou de um lema que está implícito em todos os clubes Rotários “dar de si antes de pensar em si”. O Rotary Clube de Resende mobilizou-se nesse sentido, e em 9 de outubro de 2010 fez a abertura oficial da Universidade Sénior de Resende, com o apoio de diferentes entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Resende e Fábrica da Igreja da Paroquia de Resende. Com os mesmos propósitos, desde quando iniciou, a Universidade Sénior de Resende apresenta um curriculum baseado num projeto educativo e formativo, cultural, social e desportivo, que pretende dar importância ao meio envolvente e às vivências e desejos de cada um dos formandos, visando a melhoria da sua qualidade de vida, o combate ao isolamento e à exclusão social, através da educação. A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade. Todas as disciplinas lecionadas ao longo destes anos letivos têm vindo a ser dadas por professores voluntários, que partilham o seu tempo e os seus conhecimentos com esta população-alvo, sempre numa ótica de que a aprendizagem acontece e faz-se ao longo da vida. No ano letivo 2013/2014, de acordo com as necessidades e preferências dos alunos, aposta-se em disciplinas com uma componente mais prática; no voluntariado feito pelos próprios alunos; aposta-se também, numa variedade maior de atividades que complementam as disciplinas teórico-práticas, nomeadamente workshops, sessões de esclarecimentos e sensibilização, tertúlias, visitas de estudo, comemoração de dias, épocas festivas, danças salão, teatro, culinária, canto, reiki e acupuntura.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
De 4 de junho a 3 de julho, o Complexo Municipal de Piscinas de Lamego acolhe um Curso de Formação de Nadadores Salvadores, em horário pós-laboral, tendo como destinatários todos os interessados com mais de 18 anos e escolaridade obrigatória.

Os lamecenses que desejam ingressar neste curso devem apresentar um atestado médico comprovando a sua robustez física e psicológica, bem como cópia do cartão de cidadão. O valor da inscrição é de 128,81€.

As aulas que integram o Curso de Formação de Nadadores Salvadores de Lamego são ministradas por técnicos profissionais do Instituto de Socorros a Náufragos.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O projeto de regeneração urbana Viver Lamego que a Câmara Municipal de Lamego está a desenvolver desde 2008 para, entre outros objetivos, inverter a desertificação populacional do bairro do Castelo e aumentar a sua atratividade turística, caminha a passos largos para a sua conclusão. No âmbito desta intervenção, foi reposto junto à Porta dos Figos o antigo oratório, construído em madeira, agora completamente renovado. Este elemento arquitetónico funcionará como biblioteca do Centro de Acolhimento de Artistas que em breve começará a  receber técnicos que desenvolvem trabalhos de investigação nas áreas do património cultural, artístico e arquitetónico da região.

Orçado em 10 milhões de euros e comparticipado pelo QREN, o projeto Viver Lamego integra trabalhos já executados na rua da Olaria, Encostinha e Largo da Feira. Também estão em curso neste momento as obras de regeneração urbana no chamado Eixo Barroco que integra as avenidas Dr. Alfredo de Sousa, Visconde Guedes Teixeira e Infantaria 9, num investimento superior a 2,5 milhões de euros.

Recorde-se que no âmbito deste projeto implementado no bairro mais antigo da cidade já reabriu ao público o Castelo de Lamego como espaço museológico, enquanto que a antiga Padaria O Cantinho passou a acolher os Escoteiros do Grupo 49 e foi criado um Centro de Atividades Ocupacionais do Castelo que nasceu da reabilitação de uma casa próxima desta fortificação como espaço polivalente ao serviço da comunidade idosa.

Depois da valorização do espaço público, através da requalificação de todas as ruas e travessas, a antiga Cisterna de Lamego também reabriu como centro de exposições, para além de estarem em fase final de execução outras intervenções que vão potenciar a componente turística e comercial do bairro e alavancar o fator de modernidade no âmbito do Viver Lamego, nomeadamente a constituição do Centro Interpretativo da História da Cidade, composto por três polos: a Casa dos Bordalos, o Centro de Artesanato, das Artes e dos Ofícios Tradicionais, que integrará a Rede de Judiarias, e o Castelo de Lamego. Este monumento terá a missão de valorizar os achados arqueológicos descobertos recentemente e que ilustram a ocupação pré-romana do bairro. O projeto de musealização perpetuará a vivência antiga de uma cidade com cerca de 3000 anos de história. Na torre de menagem foi criado um miradouro virtual para a cidade e a muralha exterior vai dispor das condições adequadas à livre circulação de pessoas.