Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Dia do Autismo - Balões levaram pelos céus uma mensagem de igualdade
sexta-feira, 11 de abril de 2014 Publicado por Unknown

Centenas de balões azuis foram libertados no céu, a 02 de abril, como forma de alertas as consciências da comunidade escolar de Baião, e de toda a sede de concelho, para o Dia Mundial do Autismo. A iniciativa realizou-se na Escola Básica e Secundária de Baião e foi organizada pelas duas Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com Espectro do Autismo existentes no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.

Alunos, técnicos e funcionários daquelas duas unidades criaram coreografias e dançaram ao som de músicas de todos conhecidas, como a “Canção do Mar”, popularizada por Dulce Pontes.

Os aplausos chegaram dos muitos estudantes, professores e funcionários da escola que assistiram à dança no pátio da Secundária de Baião e nas janelas dos corredores e das salas de aula.

O porta-voz dos agradecimentos foi um dos alunos das unidades de autismo, que se mostrou satisfeito pela adesão dos presentes à cor azul, que simboliza o espectro do autismo.

TRABALHO EM EQUIPA PARA A INTEGRAÇÃO

A organização do evento coube à equipa que trabalha nas Unidades de Autismo (uma vocacionada para os alunos do 1º ciclo do ensino básico e outra que acompanha os alunos do 2º e do 3º ciclos). “O mérito desta iniciativa cabe às terapeutas, aos funcionários e aos meninos e meninas da unidade de autismo, que estiveram todos muito bem”, referiu a coordenadora de uma das unidades de autismo, Alice Costa. Esta responsável notou, ainda, que “a sociedade deve mentalizar-se que os autistas não são dementes nem coitadinhos, são, simplesmente, pessoas especiais e que merecem o nosso respeito e atenção”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto Carvalho, elogiou o trabalho “cada vez mais qualificado” que as duas unidades têm desenvolvido. “Podermos dar resposta às necessidades de cada um dos nossos alunos é uma grande satisfação”, congratulou-se.

Também o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro usou da palavra para referir que “a Escola Secundária de Baião se torna, cada vez mais, uma referência no acompanhamento de alunos com o espectro do autismo. “Não somos capazes de ver o espírito, apenas o lado material. Mas no interior de cada um de nós está um espírito livre e irreverente e que deve poder crescer de forma harmoniosa”, referiu o autarca, que garantiu todo o apoio, por parte da Câmara Municipal de Baião, para que o agrupamento de escolas possa continuar a trabalhar no sentido de promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Dia do Autismo - Balões levaram pelos céus uma mensagem de igualdade"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html