De acordo com o portal da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o concelho de Resende está hoje em risco máximo de incêndio.![]() |
| Hélder Amaral Deputado do CDS-PP |
Abordando os mais variados temas e áreas da sociedade e situação actual do país, Lamego acolheu nos passados dias 23 e 24 de Julho o XVIII Congresso Nacional da Juventude Popular. Este realizou-se no pavilhão Álvaro Magalhães, tendo comparecido cerca de 550 congressistas e alguns convidados de norte a sul do país não esquecendo as ilhas, marcando a actividade juvenil e politica da cidade. Foi um grande passo para que os jovens locais possam participar sem receios nos destinos da sociedade onde vivem em comunidade, manifestando as suas ideias e mostrarem que são capazes de observar e agir perante as dificuldades. Este congresso contou para o inicio dos trabalhos com a presença da Dra. Marina Valle, presidente da concelhia do CDS-PP Lamego e Luís Carrapatoso presidente da concelhia da Juventude Popular de Lamego, dando a todos os presentes as boas vindas e apelando á elevação para o decurso dos trabalhos.
O passado dia 24 de Julho foi dia de festa para a comunidade de Resende. Foi benzida a 1ª pedra da nova igreja já em início de construção na vila e celebrámos as Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins.
As celebrações começaram pelas 16h com a bênção da 1ª pedra da nova igreja no local onde as obras decorrem. Presidiu à cerimónia o senhor Vigário Geral da nossa Diocese e tomaram parte o senhor Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidentes de Junta, Párocos, pessoal dos serviços técnicos da autarquia, membros do Conselho de Pastoral da Paróquia, arquitectos que conceberam o projecto, empreiteiro e demais membros da comunidade. As autoridades civis e religiosas, bem como o construtor, assinaram um pergaminho que foi colocado debaixo da primeira pedra assinalando a data do início da construção do templo. Depois decorreu a bênção, à qual se seguiram as palavras do Pe. Martins que lembrou rapidamente o historial deste projecto e agradeceu o empenho pessoal e institucional do senhor Presidente da Câmara para que este sonho antigo se tornasse realidade. Ao encerrar a cerimónia o senhor Presidente da Câmara lembrou a importância deste novo espaço de culto no contexto geográfico de Resende, mas sobretudo no contexto social e religioso das suas gentes.
Pelas 17h teve início a eucaristia de acção de graças pelos 60 anos de vida sacerdotal do senhor Pe. Martins. A igreja paroquial encheu-se com a presença amiga de todos quantos quiseram demonstrar a sua amizade e reconhecimento por aquele que tem sido o timoneiro espiritual desta comunidade há 44 anos. A introdução deu o mote do espírito da celebração pelo seu significado, pelo seu simbolismo, pela sua oportunidade e justiça. Foi traçado um breve historial do senhor Pe. Martins acentuando o reconhecimento pelo muito que ele tem dado a esta terra que adoptou como sua. A eucaristia foi presidida pelo senhor Vigário Geral e concelebrada por quase todos os sacerdotes do arciprestado. Tomaram parte muitas autoridades civis, muitos familiares do senhor padre Martins e paroquianos de Resende e Felgueiras, sobretudo, participaram muitos amigos que quiseram manifestar o seu reconhecimento e sentido de gratidão àquele que tem servido Resende como poucos. Na sua homilia o senhor Vigário Geral fez referência ao reconhecimento pessoal e do senhor Bispo pela pessoa e pelo sacerdote e agradeceu ao senhor Presidente da Câmara pelo empenho e apoio na construção da nova igreja. Pediu ainda a todos que se empenhassem na construção da igreja material, mas principalmente na Igreja de pedras viva que somos.![]() |
| Acácio Pinto Deputado do PS |
Joaquim Machado, natural de Resende, foi convidado a participar na conferência "Saber e Arquivos de S. Tomé e Príncipe", que decorreu no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa. A sua participação deve-se por estar envolvido desde o início na criação do Arquivo Histórico da Região do Príncipe.![]() |
| Hélder Amaral Deputado do CDS-PP |
A Unidade de Cuidados para a Comunidade (UCC) de Mesão Frio reuniu, no passado dia 12 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Mesão Frio com a Câmara Municipal, com a Santa Casa da Misericórdia e com a Delegação de Mesão Frio da Cruz Vermelha Portuguesa de forma a apresentar o seu plano de actividades para 2011/2012, tendo como objectivo um trabalho em conjunto com estas entidades do Concelho, com o objectivo de proporcionar e potenciar uma maior abrangência das suas acções junto da comunidade.
Estão neste momento cerca de 71 bombeiros, 16 veículos e um helicóptero bombardeiro pesado (KAMOV) a lutar contra as chamas que deflagram em Vila Verde, freguesia de S. Martinho de Mouros, Resende.
A RMCV, a patrocinadora oficial da Escola de Futebol "Afonsinhos" em São Martinho de Mouros (concelho de Resende), entregou no dia 10 de Junho os equipamentos oficiais dos "afonsinhos". Paralelamente ofereceu a todos os pais cheques de desconto de 15% na compra de qualquer tipo de material informático. É de salientar o espirito de apoio e de coragem do jovem empresário da RMCV, que acreditou no projecto, e nas pessoas que o complementam.
Mesão Frio promove nos dias 15, 16 e 17 de Julho, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, uma feira dedicada ao Petisco, Vinho e Produtos Regionais. A iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mesão Frio e promete animar a Vila, Porta do Douro, no próximo fim-de-semana.News Today Theme - Projectado por Dalih.net - Convertido por Uong Jowo - Adaptado por Rafael Barbosa



