Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Joaquim Machado participou na conferência "Saber e Arquivos de S. Tomé e Príncipe" que decorreu no Arquivo Histórico Ultramarino
quinta-feira, 21 de julho de 2011 Publicado por Unknown

Joaquim Machado, natural de Resende, foi convidado a participar na conferência "Saber e Arquivos de S. Tomé e Príncipe", que decorreu no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa. A sua participação deve-se por estar envolvido desde o início na criação do Arquivo Histórico da Região do Príncipe.

Este projecto de criação do Arquivo Histórico da Região do Príncipe decorre de um acordo de cooperação internacional assinado entre os governos de Portugal e São Tomé e Príncipe em 2005.

Sendo de referir que a 1.ª e 2.ª missões técnicas decorreram em Novembro e Dezembro de 2006, tendo como parceiro: O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT) e o Governo Regional do Príncipe, ao abrigo do programa anual de cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal.

A Equipa técnica portuguesa foi constituída por Arménio Tojal, Mário Santana, Olinda Pereira e Joaquim Machado. Joaquim Machado participou, juntamente com esta última colega, nas duas missões enunciadas.

Os objectivos específicos definidos para estas duas primeiras missões técnicas duas missões foram podem-se resumir: à higienização, avaliação e inventariação da documentação existente na cidade de Santo António, levantamento e transferência da documentação das roças.

Os resultados, perante a realidade encontrada, quer dos documentos, quer das adversidades e dificuldades inerentes a um pais com tantas dificuldades como São Tomé e Príncipe, foram amplamente superados, contando sempre com um inexcedível apoio do Governo Regional e do IPAD e, naturalmente, com o espírito de missão da equipa técnica da qual Joaquim Machado fez parte.

Nestas duas primeiras missões foram identificadas duas Roças (Porto Real e Sundy) com acervos documentais que necessitavam de uma intervenção urgente, tendo a equipa técnica sugerido uma terceira missão e se possível programada para o ano de 2007. Por razões que Joaquim Machado desconhece mas que só podem estar ligadas à organização e logística, esta missão só foi possível no ano de 2010 (de 1 de Outubro a 27 de Novembro).

Esta terceira Missão contou exclusivamente com a parceria do IPAD e do Governo Regional do Príncipe e teve como objectivo específico definido: Proceder à recolha e tratamento da documentação da Roças (Porto Real e Sundy) e concluir o trabalho das missões anteriores; verificação do estado da documentação tratada pelas anteriores missões; análise de edifícios e condições necessárias para a instalação do futuro Arquivo Histórico.

Neste sentido, na conferência foram abordados: os objectivos específicos definidos para o conjunto das três missões técnicas, sem esquecer as dificuldades relatadas nos relatórios técnicos das missões; os resultados obtidos e, naturalmente, o contributo para a salvaguarda do património arquivístico comum.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Joaquim Machado participou na conferência "Saber e Arquivos de S. Tomé e Príncipe" que decorreu no Arquivo Histórico Ultramarino"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html