Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | quinta-feira, 30 de abril de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Associação Empresarial de Resende ao longo dos últimos meses do corrente ano tem vindo a transmitir aos empresários de Resende, pelas mais diversas vias, quer por e-mail, quer pelo facebook, e pela organização de sessões de esclarecimento, informações e notícias de especial relevo e que se mostram pertinentes e de grande utilidade para o tecido empresarial de Resende.

Para além das atividades que a AER tem vindo a desenvolver (sessões de esclarecimento em diversas matérias, eventos, convites a empresários para participarem ativamente em ações de promoção e incentivo, entre outras), esta associação não descura de dotar os seus associados/empresários de todos os incentivos, temáticas e apoios que se encontram ao seu dispor, mostrando-se sempre disponível para, in loco, nas suas instalações provisórias na Rua Doutor Francisco Sá Carneiro (junto às bombas da Galp), prestar toda a ajuda e esclarecimento nos diversos conteúdos que vai transmitindo.

De entre as informações divulgadas pela Associação Empresarial de Resende destacamos: a Medida Reativar, promovida pelo IEFP, que tem como objetivo primordial a reintegração profissional de desempregados de longa duração com mais de 30 anos; a divulgação de medidas e programas de financiamento no âmbito das candidaturas ao Portugal 2020; os incentivos à Qualificação/Internacionalização das PME’S do POCI com vista a apoiar os investimentos promovidos pelas empresas a título individual ou em cooperação; informações e candidaturas ao Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor através do qual se premeiam ideias inovadoras de negócios, os melhores projetos empresariais e o empreendedorismo no território do Tâmega e Sousa; as várias ações de formação para as PME’S do Tâmega e Sousa promovidas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras; e, esclarecimento da contribuição sobre os Plásticos Verdes no seu âmbito de aplicação.

Toda a comunidade empresarial do Concelho de Resende e todos aqueles que com ela atuam podem contar sempre com a Associação Empresarial de Resende na divulgação de conteúdos de especial interesse, assim como um total apoio e realização de ações e atividades que dinamizem a atividade empresarial de Resende.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Associação de Trabalhadores do Município de Resende com o apoio da Câmara Municipal de Resende vai levar a cabo uma Gala Solidária para angariar fundos a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende.

A Gala “Estrelas Solidárias” terá lugar no Parque Urbano de Resende pelas 21H do próximo dia 9 de Maio, Sábado, e vai contar com interpretações de vários artistas locais como: Adriana, Cláudia, Ana Maria, Manolo, Rosana, António Amadeu, Ana Teresa e Telma Barata. Os Professores da Academia de Música de Resende juntamente com Osvaldo Magalhães e António Vintém terão a seu cargo o acompanhamento musical dos vários cantores.

Como convidados especiais estarão presentes na Gala os artistas Tozé Santos, vocalista da banda Per7ume e Paulo Paradela.

A entrada no recinto da Gala é um donativo, conforme o que cada um puder e quiser dar, e vai reverter na sua totalidade para os Bombeiros Voluntários de Resende.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Cumprindo um calendário previamente definido, António Costa e o PS continuam a apresentar aos portugueses as suas propostas e os seus documentos estratégicos. Este processo, como se sabe, culminará no dia 6 de junho com a apresentação do programa eleitoral socialista.

O documento mais recente, o designado cenário macroeconómico, foi apresentado a semana passada e gerou uma grande instabilidade nos partidos do governo e nos comentadores “oficiais”. E o nervosismo foi tanto que levou até a reações partidárias em simultâneo com a apresentação do documento, portanto sem qualquer leitura e análise por parte desses dirigentes.

Mas com o passar dos dias e com o aprofundamento que os mais rigorosos analistas sempre gostam de fazer, as coisas começaram a inverter-se e as declarações de seriedade, honestidade e credibilidade, relativamente ao documento socialista, começaram a surgir e vieram dos mais variados quadrantes. Até da ex-líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, ou de Silva Peneda que elogiam muitas das medidas propostas.

É que, de repente todos perceberam que este trabalho foi desenvolvido por um conjunto de economistas, maioritariamente independentes, com profissionalismo e seriedade, e que o cenário que traçaram é verdadeiramente alternativo às políticas e aos planos que o governo apresentou recentemente, de que ficou célebre a tal proposta governamental de cortar mais 600 milhões de euros nas pensões. E, portanto, começou a perceber-se que não estamos fatalmente confrontados com uma via única para Portugal, conforme o governo tem vindo a espalhar aos quatro ventos.

Mas, afinal, que documento é este e para que serve este cenário macroeconómico “uma década para Portugal”, na sequência da “agenda para a década” aprovada no congresso do PS por unanimidade?
Este documento, em primeiro lugar, não é o programa eleitoral do PS, já com medidas concretas. Essas virão posteriormente. Este documento o que define são as balizas do futuro programa eleitoral. Porém, não se deixam já por traçar os caminhos do PS para muitas das políticas estruturantes, fiscais e de rendimentos, TSU e impostos, por exemplo, colocando-se a tónica nos rendimentos das pessoas como forma de alavancar a economia.

E o que se pode desde já constatar é que as diferenças entre PS e governo que daqui resultam são enormes. Aliás, Pedro Santos Guerreiro, em artigo no Expresso, faz uma síntese perfeita destas diferenças ao dizer: «Queriam uma política de esquerda, anti-troika e centrada nos trabalhadores? Ei-la, apresentada por um grupo de economistas no Largo do Rato. Nunca o PS foi tão diferente do PSD. Depois disto, António Costa e Passos Coelho nunca poderão estar no mesmo governo.»

Ou seja, começa a ficar demonstrado à saciedade que a austeridade, por si só, não é o alfa e o ómega para resolver os problemas dos países em dificuldades e que este exercício macroeconómico, desenvolvido por doze economistas, é um elemento positivo e diferenciador da qualidade das propostas políticas que o PS e António Costa levarão a debate nas próximas eleições legislativas, com tradução no programa eleitoral a apresentar a 6 de junho.

Acácio Pinto
Deputado do PS
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O número de candidaturas ao Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz “foi inesperado”, referiu a directora executiva da Fundação Eça de Queiroz, Anabela Cardoso.

O prazo das candidaturas decorreu entre 25 de novembro de 2014 e 1 de março de 2015, e foram submetidas 79 candidaturas de Portugal, Brasil, Alemanha e França. Destas, 23 foram excluídas por incumprimento do regulamento e apenas 15 passaram na pré-seleção, encontrando-se em apreciação final por parte do júri.

“A forte adesão ao prémio literário Fundação Eça de Queiroz é representativo do peso cultural de Eça de Queiroz – o maior nome da Literatura Portuguesa do Séc.XIX, o escritor que foi um, dos cem génios da Literatura Universal, traduzido para mais de vinte línguas, com uma divulgação a nível mundial”, frisou José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião.

“ A Fundação Eça de Queiroz é para nós um dos activos culturais mais estratégicos do concelho, daí termos apostado nos últimos anos de trabalho autárquico em três dimensões: na sua sustentabilidade económica; na sua promoção enquanto agente de desenvolvimento social e no apoio à valorização e divulgação do património literário de Eça de Queiroz”, acrescentou o edil.

O Prémio Literário “Fundação Eça de Queiroz”

O prémio literário da  “Fundação Eça de Queiroz”  foi apresentado pela primeira vez  no 169º  aniversário de Eça de Queiroz,  a 25 de novembro de 2014,  assinalado no Porto, na Casa de Baião.
O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz distinguirá em cada ano, sequencialmente, obras dos seguintes domínios: narrativa (romances ou conjunto de contos inéditos) e ensaios literários (trabalhos éditos ou inéditos, cuja temática se insira no universo literário de Eça de Queiroz e/ou da Geração de 70, nomeadamente nas áreas dos estudos literários, estudos históricos, estudos culturais, estudos eco-literários e outros). No primeiro ano de atribuição o prémio será destinado a uma obra narrativa.

Haverá apenas um premiado, sendo-lhe atribuído o valor de 5 mil euros - apoio do Município de Baião -  podendo, contudo, ser feitas menções honrosas a outras obras de valor artístico assinalável.

O vencedor do prémio será anunciado a 29 de Maio, no ano  em que a Fundação Eça de Queiroz completa 25 anos de existência, na sua sede - Casa de Tormes, em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião.

Homenagear o vulto literário de Eça de Queiroz e incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa são os dois principais objetivos da criação do Prémio Fundação Eça de Queiroz. Em particular pretende-se valorizar a criação literária em torno da figura do escritor.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Após as duas anteriores edições, focadas na época medieval, onde se comemoraram a entrega dos Forais de Baião e de Teixeira, a Câmara Municipal de Baião volta a apostar na Recriação Histórica Baião, que decorrerá nos dias 20 e 21 de junho de 2015, na Vila de Baião, e terá como tema central "A cidade e as Serras”

 Este conceito será transversal e aglutinador nas diferentes épocas que serão recriadas no evento: a romanização, o medieval e o século XIX.

O destaque será dado ao escritor Eça de Queiroz que nasceu em 1845 e foi o autor de “A Cidade e as Serras”, uma obra actual e intemporal. Eça, melhor do que ninguém soube inspirar-se na sociedade que o rodeava e no género humano, para descrever e escrever, sobre relações de conflito e desarmonia, que ao longo da história sempre existiram.

Dar a conhecer a identidade do território e a sua história, é a grande prioridade do município de Baião, através da realização deste evento, onde o público poderá contactar de perto com personagens históricas e literárias, adquirir o artesanato, saborear a melhor gastronomia local.

Para este confronto cultural, ao longo de diferentes épocas, continuamos a contar com o envolvimento das associações, cidadãos baionenses, escolas e juntas de freguesia, que muito têm contribuído para animação musical, teatral, tasquinhas, bailias e folias, pelos três espaços: o Romano, Medieval e o século XIX.

Estes espaços serão abertos à participação das entidades baionenses, da comunidade em geral, estando desde já abertas inscrições para o teatro e os mercados.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A distância de quase 1400 quilómetros que separa a cidade de Lamego e a municipalidade francesa de Bouchemaine parece cada vez mais curta. Tendo como pano de fundo a cooperação europeia, a sociedade civil dos dois municípios está a acelerar o desenvolvimento de projetos comuns nas áreas da cultura, juventude, educação e desporto com a missão de construir uma relação duradoira. Agora, a Associação de Geminação Lamego-Bouchemaine, em parceria com a sua congénere francesa, lança o primeiro concurso de fotografia que nasce para aproximar e fortalecer a ligação entre as regiões do Douro e de Maine et Loire. A iniciativa, dirigida a fotógrafos amadores e profissionais, pretende potenciar através da imagem fotográfica a divulgação e valorização dos dois municípios nas vertentes do património humano, arquitetónico, cultural, paisagístico, histórico e industrial.

Os critérios que presidem à avaliação dos trabalhos vencedores são a técnica, a criatividade e a qualidade e adequação do conjunto ao âmbito do concurso. De modo a dar visibilidade ao talento dos participantes e potenciar a sua aprendizagem, será organizada em Lamego uma exposição destes trabalhos, durante a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. Para mais tarde, no outono, será promovida uma iniciativa idêntica em Bouchemaine. As fotografias devem ser submetidas a concurso até 29 de maio e enviadas por carta para o Posto de Turismo de Lamego. O regulamento geral pode ser consultado em www.cm-lamego.pt

Recorde-se que o acordo de geminação que une os destinos de Lamego e Bouchemaine foi celebrado em abril de 2012. Esta aproximação é justificada pela existência de vários elementos em comum nos seus territórios: estão situados nas margens de um grande rio (Douro e Loire), inserem-se em regiões inscritas na lista do património mundial da UNESCO, possuem uma cultura e prática social e de comunidade forte e, não menos importante, a cultura do vinho domina a sua paisagem natural.
Por Unknown | quarta-feira, 29 de abril de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Munícipio de Resende já divulgou o Cartaz do XIV Festival da Cereja que decorrerá nos dias 30 e 31 de Maio de 2015, Sábado e Domingo respetivamente.

O início do Festival está marcado para as 10H00 do dia 30 de Maio com a abertura do Recinto da Feira para a venda de cereja. Durante todo o primeiro dia, a animação, sobretudo musical, toma conta do cartaz, durante a manhã e à tarde, sendo que à noite, pelas 21H30, a Orquestra Ligeira da Banda de S. Cipriano “A velha” atua nos Paços do Concelho.

No Domingo, dia 31 de Maio, a abertura da Feira para a venda de cereja volta a ser à mesma hora do primeiro dia com a animação quer de rua quer musical a preencher, mais uma vez, grande parte do dia. Às 14H15 o Grupo de Bombos de S. Martinho de Mouros desfila pelas ruas, como que a anunciar o ponto mais alto do Festival: o Cortejo Temático que envolve centenas de crianças das várias Escolas do Concelho. Este ano, “Palavras com Cor… de Cereja” é o tema do desfile que vai invadir as ruas da Vila de Resende.

Às 18H30 dá-se o encerramento do Festival com o fecho da Feira de venda de Cereja.

A Câmara Municipal de Resende anunciou ainda um protocolo com a CP (Comboios de Portugal) para um desconto de 30% nos preços dos bilhetes dos Comboios Regionais e Inter-Regionais para quem pretender deslocar-se ao Concelho com o objetivo de degustar as deliciosas Cerejas de Resende.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Clube Amigos da Vespa de Resende, com o apoio do Município e o patrocínio de diversas empresas e associações locais e regionais, vai realizar a III Concentração de Vespas em Resende, no próximo dia 16 de maio de 2015.  

A concentração está marcada para as 9h30, no Parque Urbano da Vila de Resende. O passeio pelas ruas da Vila arranca às 11h00, sendo que às 12h30 está prevista uma pausa para o almoço. O passeio continua da parte da tarde, a partir das 14h30, com um percurso pelas diversas freguesias do concelho. Às 17h00 há uma nova pausa para o lanche, e depois de mais uma hora de passeio, a concentração termina às 19h00 com um jantar convívio e entrega de lembranças pela participação.

As inscrições estão abertas, até ao dia 10 de maio, pelo valor de 20 vespas e podem ser realizadas através dos seguintes contactos: Nuno Barrosa – 914 193 924 ou Zé Manel - 934 897 737, sendo confirmadas depois do pagamento através de transferência bancária para o NIB 0018 0003 3688 3544 02090.

A organização refere que “estamos a organizar pelo terceiro ano consecutivo esta concentração de vespas em Resende, que tem sido um grande sucesso nos anos anteriores, trazendo ao concelho dezenas de visitantes que têm demonstrado interesse em voltar, não só para apreciar as belas paisagens que esta região do Douro oferece, mas também para degustar a nossa gastronomia, especialmente as nossas deliciosas cerejas que nesta altura do ano estão no seu auge”.

Esta será uma boa oportunidade para partir à descoberta desta região do Douro que possui um património natural e cultural único, com paisagens de uma beleza indescritível proporcionadas pelo rio e pela Serra do Montemuro, que integra a lista nacional de sítios da rede natura 2000.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a realizar trabalhos de conservação e reparação da Igreja de Santa Maria de Cárquere, compreendendo trabalhos de construção civil nas coberturas e paramentos exteriores e trabalhos de conservação e restauro no património móvel integrado.

A Igreja de Santa Maria de Cárquere situa-se na freguesia do mesmo nome, no concelho de Resende; é classificada como monumento nacional desde 1910, sendo propriedade do Estado. (dos mais remotos santuários marianos de Portugal, a esta igreja se associa o milagre de Cárquere, pelo qual o débil príncipe Afonso Henriques, aqui trazido pelo seu tutor Egas Moniz, se livrou das enfermidades que tolhiam o seu crescimento)

Com a adesão da CIM Tâmega (que o Município de Resende integra) ao projeto intermunicipal 'Rota do Românico', este monumento nacional passou a beneficiar dos meios e processos de divulgação e valorização próprios daquele projeto.

O investimento promovido pela DRCN - totalizando 61.365 EUR - tem financiamento garantido pelo Orçamento Geral do Estado e por fundos comunitários FEDER ao abrigo da candidatura 'Entre o Sagrado e o Profano', apresentada ao QREN / P.ON2, Aviso Património Cultural.

A conclusão dos trabalhos, em execução pela empresa LUSOCOL Lda., está prevista para o final de junho.

Entretanto, a Igreja de Santa Maria de Cárquere recebe, no próximo domingo, pelas 17h30, mais um concerto inserido no Ciclo Espaços da Polifonia, com a apresentação do grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, com direção de Luís Toscano.

O concerto será precedido de visita ao monumento, orientada por técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte.

O Ciclo de Concertos Espaços da Polifonia é uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, no âmbito do projeto Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, através da qual se pretende dar maior visibilidade a um conjunto diverso de monumentos classificados e intervencionados sob a tutela da DRCN, bem como à sua capacidade de acolhimento do visitante/público.
Por Unknown | terça-feira, 28 de abril de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em parceria com  a FisioFeel - Clínica de Fisioterapia e Estética e a Good Look – Casting e Produções, está a organizar o concurso “Miss Marco 2015”, que pretende eleger a jovem mais bela do Concelho do Marco de Canaveses.

O evento tem o seu ponto alto com a eleição da “Miss Marco 2015”, no dia 4 de Julho, como o desfile da grande final junto aos Paços do Concelho, pelas 22h00.

O concurso da “Miss Marco 2015” será dividido em três fases:
Captação das candidatas, até 29 de Maio;
Castings no dia 30 de Maio, no Espaço Municipal da Juventude (Marco Fórum XXI);
Final da “Miss Marco 2015”, dia 4 de Julho, junto aos Paços do Concelho, na qual será eleita a Miss Marco, Primeira-dama de Honor e a Segunda-dama de Honor.

As inscrições para a “Miss Marco 2014” devem ser efectuadas através do contacto: Good Look - 91 30 60 343, até ao próximo dia 29 de Maio. Para participar, as candidatas devem ser naturais ou residentes no Concelho do Marco de Canaveses e ter a idade mínima de 15 anos, ou completá-los até dia 5 de Julho de 2015. Será ainda necessária autorização do representante legal, quando a candidata for menor de 18 anos de idade.

As vencedoras do concurso “Miss Marco 2015” vão receber os seguintes prémios:
1º Prémio – Miss Marco:
Uma viagem a Paris, oferta do Jamaica Caffé;
Fotodepilação definitiva e solário H.P. open air, pela Fisiofeel;
Inscrição na agência Good Look, Workshop de passerelle, maquilhagem e editorial de moda, sessão fotográfica com oferta de Book e dvd;
Um ano de penteados gratuitos no Salão de Beleza 3 C'S.

Primeira-dama de Honor:
Uma viagem a Barcelona, oferta do Jamaica Caffé;
Remoção de gordura localizada e solário H.P. open air, pela Fisio Feel;
Inscrição na agência Good Look, Workshop de passerelle, maquilhagem e editorial de moda, sessão fotográfica com oferta de dvd.

Segunda-dama de Honor:
Uma viagem a Madrid, oferta do Jamaica Caffé;
Massagem de relaxamento e solário H.P. open air, pela Fisio Feel;
Inscrição na agência Good Look, Workshop de passerelle, maquilhagem e editorial de moda, sessão fotográfica com oferta de dvd;

Refira-se ainda que a Fisio Feel irá proporcionar uma semana de beleza e bem-estar para TODAS as concorrentes!
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
«A Porta do Douro» voltou a memorar os ideais de abril, no 41º aniversário da Revolução dos Cravos, na biblioteca municipal de Mesão Frio que, pelo segundo ano consecutivo, recebeu esta iniciativa dedicada ao importante marco da história contemporânea de Portugal. Há seis anos ininterruptos que a Câmara Municipal de Mesão Frio comemora esta data, consolidando, desta forma, a identidade do povo português. Inserida nas comemorações da revolução dos cravos, foi inaugurada na biblioteca municipal a exposição «Letras e imagens de abril», que consiste na exibição de um conjunto de imagens, posters e jornais sobre o dia de 1974 em que os militares saíram às ruas.

As comemorações tiveram início pelas 21h30 e os presentes foram recebidos pela diretora da biblioteca municipal, Sónia Pereira e pelo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio que, usou da palavra para agradecer a presença dos munícipes e destacar a importância dos valores do 25 de Abril de 1974, para uma sociedade portuguesa mais justa, mais solidária e mais próspera, valores que o edil tenta transportar para o quotidiano. As comemorações prosseguiram com a visualização de um documentário sobre abril e com um concerto muito animado, por João Teixeira e José Silva, que cantaram e tocaram temas musicais da resistência e de abril. Rui Vaz declamou poemas de vários autores, referentes a este período da história.

Este ano, optou-se por uma cerimónia menos formal, como forma de aproximar mais as pessoas a tudo aquilo que envolveu este acontecimento. A exposição «Letras e imagens de abril» está patente até ao dia 25 de maio e pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Mesão Frio.
Por Unknown | segunda-feira, 27 de abril de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
A última sessão ordinária da Assembleia Municipal, que decorreu no dia 24 de abril (sexta-feira), ficou marcada pela simbólica homenagem aos três homens que, desde a revolução do 25 de abril até ao presente, foram eleitos por sufrágio democrático e que estiveram à frente dos destinos do concelho: António da Natividade, presidente entre os anos de 1976 e 1989, Marco Silva, presidente entre os anos de 1989 e 2009 e Alberto Pereira, presidente desde 2009 até à atualidade. Os três quadros pintados a óleo sobre tela são da autoria do pintor José Luís Cortês, conterrâneo que há vários anos descobriu esta paixão pela pintura e que, por decisão do atual presidente da autarquia, executou estes magníficos exemplares que agora embelezam o Salão Nobre da Câmara Municipal.

Os três quadros foram descerrados pelo Vice-presidente Paulo Silva, pelo Vereador da oposição, Marco Silva e pelo atual Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira. No final, a assistência presente no Salão Nobre aplaudiu, reconhecendo o valor artístico dos quadros que espelham com rigor a imagem dos três autarcas. Com esta exposição, é intenção do atual executivo camarário retratar as figuras que fizeram parte da história do concelho de Mesão Frio, homenageando-se, assim, os presidentes de Câmara eleitos após o 25 de abril de 1974.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os lamecenses uniram-se, mais uma vez, para prestar um tributo de homenagem e gratidão aos “valorosos militares” que devolveram aos portugueses a Liberdade, na histórica madrugada de 25 de abril de 1974. O momento mais alto das comemorações do 41º Aniversário da Revolução dos Cravos, promovidas pelo Município de Lamego, foi a realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal que este ano exaltou o simbolismo da “Poesia de Abril”, através da participação de oito jovens e personalidades lamecenses. Uma sessão de declamação, cujo “brilhantismo” foi muito aplaudido pelo público e que recordou à assistência o significado histórico daquele “dia inicial inteiro e limpo/ onde emergimos da noite e do silêncio”.

Num momento em que muitos portugueses reclamam a necessidade de corrigir as assimetrias que se evidenciam, que cavam um fosso cada vez mais fundo entre o Interior e o Litoral, José Carrapatoso, Presidente da Assembleia Municipal, defendeu que todos devem ser tratados por igual, sem voltar a discriminar quem vive nesta região: “O desencanto que sentimos quando constatamos que o Interior do País, se encontra cada vez mais desertificado, fruto do esvaziamento progressivo de instituições e serviços, da desqualificação e encerramento de serviços básicos de apoio às populações do Interior e de vicissitudes várias, conduzem ao notável esvaziamento demográfico, agravado  pelo desemprego crescente, fruto da falta de investimento que a atual crise económica mundial tornam mais marcante”. E não faltam exemplos, na sua opinião, a nível local que ilustram a ausência de investimento e o avolumar das dificuldades: “O encerramento e desqualificação dos tribunais, a desqualificação do Hospital de Lamego, o encerramento de vários jardins de infância e a centralização das escolas do 1º ciclo nos agrupamentos escolares, o que deixa as aldeias e freguesias rurais cada vez mais vazias e envelhecidas”.

Mais uma vez, os autarcas, os representantes de diversas instituições locais e muitos cidadãos anónimos participaram no programa de comemorações deste aniversário da Revolução dos Cravos. Uma celebração composta pela realização de diversas iniciativas de índole social, cultural e desportiva que visou manter viva a memória dos ideais de Abril. Do programa destacou-se a realização da sétima Assembleia Municipal do Futuro subordinada ao tema “Promoção do património histórico/cultural da região e sua rentabilização”, um fórum de debate juvenil participado por alunos de diversas escolas do ensino secundário.

A proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia também passou, na noite de 24 de abril, pelo palco do belo Teatro Ribeiro Conceição com a realização de um espetáculo cultural dinamizado pelas freguesias do concelho.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no decorrer do fim de semana (25 e 26 de abril), as quais visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, nos seguintes Distritos/Comandos Territoriais: Aveiro; Beja; Braga; Bragança; Coimbra; Faro; Porto; Setúbal; e Viseu.

Deste conjunto de operações foram realizadas 134 detenções em flagrante delito, pela prática dos seguintes ilícitos criminais:
86 por condução sob o efeito de álcool;
13 por condução sem habilitação legal;
cinco por tráfico de estupefacientes;
quatro por violência doméstica;
três por roubo;
duas por posse de armas proibidas;
duas por furto;
19 por outros crimes.

Foram elaborados 130 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 2135 autos de contraordenação a legislação diversa.

Apreensões mais significativas: 253 doses de haxixe; 31,2 gramas de pólen de haxixe; e duas armas de fogo.

No âmbito do trânsito foram fiscalizados 4999 condutores e detetadas 2077 infrações, destacando-se: 184 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 1423 excessos de velocidade (em 50539 controlos); três relativas a excesso ou deficiente acondicionamento de carga; e 57 relacionadas com tacógrafos.

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do fim-de-semana (25 e 26 de abril), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 197 condutores, tendo sido detidos 3 condutores por condução sob o efeito de álcool e 1 por falta de habilitação legal. Foram ainda elaborados 90 autos de contraordenação, destacando-se 3 por não utilização do cinto de segurança, 3 por falta de inspecção periódica obrigatória, 2 por falta de seguro, 2 por iluminação e sinalização e 1 por não utilização de capacete. Foram ainda detetados 12 excessos de álcool e 71 excessos de velocidade.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Baião vai realizar o II Fórum Local Prevenir para Proteger subordinado ao tema "Segurança Rodoviária".

O evento terá lugar no salão nobre do corpo de bombeiros no próximo dia 9 de maio pelas 14:45 e contará com a presença de oradores da (PRP) Prevenção Rodoviária Portuguesa, (APSI) Associação para a Promoção da Segurança Infantil, (INEM) Instituto Nacional de Emergência Médica e (BVB) Bombeiros Voluntários de Baião.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, podendo realizar-se presencialmente no quartel dos BVB, através do telefone 255 541 231 ou enviando a ficha de inscrição disponível em https://www.facebook.com/bvbaiao para baiao1334@gmail.com.

Este evento é promovido pelo Corpo de Bombeiros e destina-se à Comunidade. Pretende-se assim colmatar o deficit de cultura de segurança da generalidade da população, procurando a sua sensibilização para a adoção de comportamentos seguros e conducentes à redução da sinistralidade rodoviária.
Por Unknown | sexta-feira, 24 de abril de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Filme Português "Os Gatos Não Têm Vertigens" consta da lista de pré nomeados para a segunda edição dos Prémios Platino do Cinema Ibero-americano nas categorias de Melhor Filme (MGN Filmes/Tino Navarro), Realizador (António Pedro Vasconcelos), Atriz Principal (Maria do Céu Guerra) e Guião (Tiago Santos).

"E Agora, Lembra-me" de Joaquim Pinto foi também escolhido para integrar a lista de pré-nomeados para Melhor Filme Documental.

Os cinco finalistas de cada categoria serão divulgados no final de maio pela organização dos Platino e a Cerimónia de entrega de Prémios decorre no dia 18 de Julho, em Marbella (Espanha).
O evento será conduzido pela atriz, cantora e compositora americana Alessandra Rosaldo e pelo jornalista colombiano Juan Carlos Arciniegas, atualmente apresentador do programa diário da CNN Showbiz.

“Os Gatos Não têm Vertigens” e o documentário “E agora, lembra-me?” já tinham sido laureados em abril com os prémios Sophia 2015 da Academia Portuguesa de Cinema.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Cumprir abril deve ser um objetivo que não nos deve nunca abandonar! Ainda me lembro bem dos desígnios de então, dos objetivos maiores que nortearam os militares nesse abril de 1974, para libertarem um povo amordaçado por 48 anos de ditadura.

E se tantos objetivos se cumpriram, se tantos fizeram e fazem parte, hoje, do nosso quotidiano, do nosso viver, há tantos outros que têm vindo a sofrer uma grande regressão, e mesmo ameaça, nestes últimos tempos.

É verdade que, 41 anos volvidos, muita coisa mudou em Portugal e muito mudou no mundo. Que conseguimos avanços significativos em tantos e tantos aspetos da nossa vida coletiva. Mas é igualmente uma evidência, que estamos confrontados com opções políticas que estão a dar resultados sociais e económicos desastrosos para os portugueses.

Ora, o que isto quer dizer é que hoje como ontem não nos podemos resignar.

Não nos podemos resignar à inevitabilidade de termos 35% de desemprego jovem e ao facto de termos milhares de jovens a quem mais não resta do que estágios, trabalhos não remunerados ou o estrangeiro como destino.

Não podemos aceitar que uma chanceler diga aos quatro ventos que temos licenciados a mais em Portugal, quando na realidade o que temos são licenciados a menos (17,6%). Muito menos do que a Alemanha (25,1%) e muito menos do que a média da União Europeia (25,3%).

Temos que dizer da nossa profunda preocupação quando 8.000 estudantes do ensino superior abandonaram os seus cursos ao fim do primeiro ano de matrícula por problemas monetários.

Não nos podemos render a ter 63% de população entre os 25 e os 64 anos que não concluíram o 12º ano, colocando-nos, nesta matéria, na cauda da Europa.

Não podemos estar de acordo quando 40% dos portugueses, dos nossos concidadãos, não consegue fazer face às despesas de saúde e quando um em cada cinco portugueses deixou de ir ao médico por dificuldades financeiras.

Temos que nos indignar quando 20% dos portugueses estão em risco de ser atingidos pela pobreza e quando esta pobreza ainda é mais agravada na faixa etária das crianças e jovens, onde atinge 25,6%.
Não podemos aceitar os atuais níveis de emigração, mais de 300.000 nos últimos anos, semelhantes aos números de emigrantes dos anos 60 do século passado com a sangria que isso significa nas faixas etárias mais ativas e empreendedoras da nossa população.

Quer isto dizer que nós nunca devemos “baixar a guarda”, que não nos podemos resignar face às dificuldades e perceber que abril, que a melhoria da qualidade de vida dos portugueses, que o combate ao fosso entre os mais ricos e os mais pobres, nunca pode deixar de ser e de estar no centro das nossas prioridades enquanto cidadãos.

E é aqui que entra a avaliação das políticas e as opções políticas a fazer para o futuro!

Acácio Pinto
Deputado do PS
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Biblioteca Municipal de Baião foi ao encontro das turmas do 5º ano da Escola EB2,3 de Eiriz - Ancede, no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, dia 23 de abril, a fim de realizar uma palestra sobre a história do livro.

Despertando a atenção para a importância do surgimento da escrita em prol do conhecimento e compreensão da nossa História, os alunos foram convidados a viajar ao passado ficando a conhecer todos os suportes de escrita usados até aqui: desde a pedra, à tábua de argila, passando pelo livro de cera, papiro e pergaminho, até ao papel, livro impresso e eletrónico, finalizando a palestra com um breve debate acerca das vantagens e desvantagens destes dois últimos suportes de leitura.

A fim de consolidar a informação transmitida, os jovens da comunidade escolar trabalharam uma ficha em que tiveram de organizar os diversos suportes cronologicamente, do mais antigo ao mais recente, associar cada suporte de leitura à imagem que lhe correspondia e completar um breve resumo da história do livro com as palavras em falta.

Tendo em conta o interesse demonstrado por algumas professoras, esta sessão irá repetir-se brevemente junto das turmas de 6º ano da mesma escola.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
José Maria Tallon está a desenvolver uma aplicação gratuita para telemóveis e outros dispositivos eletrónicos, destinada a adolescentes entre os 13 e os 18 anos, para combater a obesidade de forma segura e lúdica. “Um projeto de vida”, afirma o médico e nutricionista, com forte componente científica, que passará pela transmissão e promoção de hábitos saudáveis.

“Estamos numa fase preliminar. Fizemos um estudo inicial com 150 alunos e iniciámos um segundo estudo piloto com cerca de 1.500 jovens, para verificar os seus hábitos de alimentação e para testar os conhecimentos sobre alimentação saudável”, revela José Maria Tallon.

A aplicação faz parte do projeto de doutoramento do especialista no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e vai permitir aos adolescentes registarem os alimentos que comem diariamente, para cálculo das calorias e da percentagem de proteínas, gorduras e hidratos de carbono ingeridos.

“Assim ficarão a saber, de uma forma imediata, se o seu peso é o adequado e se as calorias ingeridas estão de acordo com as suas necessidades. Também vai permitir procurarem alternativas mais adequadas à dieta, de forma simples e cómoda”, explica o especialista.

Além disso, o programa vai possibilitar a aprendizagem de vários conceitos relacionados com nutrição e a avaliação desses conceitos, com a repetição do teste de conhecimentos.

“Este inquérito será aplicado também a alunos do primeiro ano da Licenciatura em Ciência Alimentar, de forma a perceber se estudantes com 17 ou 18 anos já têm os conhecimentos necessários para responder, validando assim o inquérito a ser aplicado nas escolas básicas e secundárias”, adianta Ana Barros, orientadora da dissertação e investigadora do CITAB.

A aplicação vai começar a ser utilizada nas escolas selecionadas dentro de duas semanas e, nesta primeira fase, será acompanhada por uma equipa multidisciplinar para recolha de dados, de forma a tornar os resultados o mais fiáveis possível.

O grande objetivo do estudo é, por um lado, “mudar hábitos alimentares em faixas etárias determinantes para a aquisição de conhecimentos” e, por outro lado, “relacionar a obesidade com polimorfismos [biomarcadores genéticos] que a ela possam estar associados”, afirma José Maria Tallon.

“Esperamos e desejamos que os alunos aumentem os seus conhecimentos sobre nutrição e que isso lhes permita, no futuro, mudarem os seus hábitos, o que nos possibilitará o uso deste programa a nível nacional”, prevê o médico e nutricionista.

Notas para o editor
José Maria Tallon nasceu em Granada (Espanha), em 1958, e é formado em Medicina, Cirurgia e Nutrição. Conta mais de 230 mil pacientes atendidos, com mais de 2 milhões e 600 mil quilos perdidos, e clínicas em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, São Miguel, Angra do Heroísmo e Funchal. É também consultor em França, Suíça e Luxemburgo.

Legenda da imagem
José Maria Tallon está a desenvolver a aplicação para combater a obesidade no âmbito do doutoramento na UTAD, sob orientação da docente e investigadora do CITAB Ana Barros.
Por Unknown | quinta-feira, 23 de abril de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Luís Braga da Cruz e João Nicolau de Almeida vão ser distinguidos com o grau doutor honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A cerimónia de atribuição realiza-se a 29 de maio, no âmbito de uma iniciativa dedicada à “Ciência, Vinho & Território”.

A cerimónia terá lugar na aula magna da Universidade, com a presença de várias personalidades ligadas ao mundo da vitinicultura e está integrada na iniciativa “Ciência, Vinho & Território”, uma organização conjunta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e Câmara Municipal de Vila Real.

A UTAD pretende com a atribuição deste importante grau honorífico homenagear estas duas personalidades pelo contributo que deram ao desenvolvimento da região do Douro, Luís Braga da Cruz enquanto Presidente da CCDRN e personalidade que acarinhou e estimulou iniciativas várias de promoção e defesa do Alto Douro Vinhateiro enquanto património de excelência, e João Nicolau de Almeida enquanto enólogo de referência na região e no país, criador de alguns dos melhores vinhos do Douro e pioneiro em múltiplos projetos.

Com estas duas atribuições, passam a ser 10 as personalidades distinguidas pela UTAD nos últimos 29 anos, a par de Rudolphus Lubbers (1989), António Lobo Antunes (2007), Wei Zhao (2011), Francisco Olazabal (2011), Manoel de Oliveira (2012), Luis Valente de Oliveira (2013) e Comité Olímpico de Portugal (2014).

Ciência, Vinho & Território

O dia 29 de Maio será dedicado ao setor da vitivinicultura, num programa realizado em duas partes. De manhã, na UTAD,  serão apresentados os resultados dos inquéritos realizados no Alto Douro Vinhateiro no âmbito do Projeto Estratégias de Valorização económica do Alto Douro Vinhateiro, inaugurada a Exposição “Territórios do Vinho”, que inclui obras de 20 pintores portugueses contemporâneos, e realizada a cerimónia de atribuição dos dois doutoramentos Honoris causa.
À tarde, o evento continua no Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia -  com a conferência “Ciência, Vinho & Território”, com intervenções de Emídio Gomes, Presidente da CCDR-N e do Presidente do Institut des Sciences de la Vigne et du Vin da Universidade de Bordeaux, entre outros participantes. Após a conferência,  os participantes terão a oportunidade de provar e degustar vinhos do Douro e alguns pratos elaborados durante o show cooking.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Grandiosa Feira de Santa Cruz, o maior evento de arte equestre realizado na região do Douro, regressa este ano para oferecer mais uma vez um programa de iniciativas de grande qualidade, no qual o cavalo é “rei e senhor”. A beleza ímpar do mundo equestre está assim de volta à cidade de Lamego, entre os próximos dias 1 e 3 de maio.

No conjunto de eventos, de carácter gratuito, que a edição 2015 apresenta destaca-se a realização das Corridas de Passo Travado – Concurso Único, Prémio “Rufino Rilhado” a atribuir ao conjunto cavaleiro/cavalo que melhor se apresenta na corrida e que demonstra de uma forma fidedigna o passo travado segundo as regras de que há memoria neste concelho e a Corrida de Galope Amador.
No entanto, os milhares de aficionados que por estes dias vêm à cidade de Lamego vão ter muito mais para admirar: a tradicional Feira Anual, uma noite de fados com artistas locais e regionais no belo Teatro Ribeiro Conceição e o desfile de passeios de charretes que promete fazer as delícias de todas as gerações e que percorrerá as principais ruas da cidade. Também será oferecido um espetáculo de equitação clássica pelo Centro Hípico do Vale do Sousa e aulas de equitação à população.

Conhecida popularmente por “3 de Maio”, a Feira de Santa Cruz, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com outras instituições, visa valorizar a arte equestre e promover o convívio e a boa disposição entre a população.

PROGRAMA FEIRA DE SANTA CRUZ (3 DE MAIO)
1 de maio – Sexta-feira
9h30      C           Passeio equestre – reunião de cavaleiros (rotunda Dr. Fernando Amaral)
10h30                 Passeio equestre pelas ruas da cidade de Lamego
16h00    B           Aldeia Equestre – prova de obstáculos
21h30    E           Noite de fados com artistas locais e regionais

2 de maio - Sábado
10h30    A             Aulas de equitação abertas à população
16h00   A              Demonstração de equitação de trabalho pela Coudelaria Soares Neves
21h45    A             Espetáculo Equestre de Equitação Clássica (Centro Hípico do Vale do Sousa)
23h00    A             Circulação de charretes

3 de maio - Domingo
7h00      -              Feira Anual (equídeos e pequenos ruminantes)
14h30    B             Corridas de Passo Travado – concurso único; Prémio “Rufino Rilhado”
15h30    A             Passeios de charretes (abertos à população)
17h30    B             Corrida de Galope Amador


A – Avenida Dr. Alfredo de Sousa / Largo da Feira
B – Picadeiro da Rotunda Dr. Fernando Amaral
C - Rotunda Dr. Fernando Amaral – Boxes
D – Centro Escolar de Lamego
E – Teatro Ribeiro Conceição
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Atualização (24/04/2015): A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Baião  informa de que a Manifestação alusiva à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, agendada para o dia 24 (hoje), para as 14h30m, vai ser adiada devido às condições climatéricas adversas. Esta iniciativa vai-se realizar para a próxima, assim que a data esteja definida será comunicada.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Baião está a levar a cabo, durante o mês de abril, uma Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A iniciativa arrancou no dia 1 de abril com a colocação de grandes Laços Azuis nos edifícios públicos, nas IPSS, nos Bombeiros, Escolas e outras entidades e com a distribuição do calendário de afetos. Este calendário possui uma mensagem para cada dia do mês de abril, de interação de afetos entre pais e filhos. As mensagens têm sido divulgadas diariamente no Facebook de diferentes instituições, na página e na aplicação phone press do Município de Baião, para além de ter sido divulgado na agenda cultural e no Ecrã Led situado junto à Caixa Geral de Depósitos.

Para a presidente da CPCJ de Baião, Odete Souto “a prevenção dos maus-tratos infantis começa desde cedo, em casa, e com pequenos gestos, por isso através das mensagens do calendário de afetos desafiamos os pais a realizarem, com os filhos, as atividades propostas”.

A campanha compreende ainda outros meios: a divulgação está a ser feita através de outdoors e sms semanais. O ponto alto ocorrerá no dia 24 de abril com uma manifestação pública que envolve todas as IPSS e Agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião, os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, bem como outras entidades e membros da comunidade que a ela se queiram juntar. A concentração será na Praça D. Manuel de Castro (14h30m), o desfile percorrerá a Rua de Camões e terminará na Praça Francisco Sá Carneiro.

A Câmara e a Assembleia Municipal de Baião associaram-se ao evento, de forma a apoiar no desenvolvimento da campanha e na cedência de um espaço de reflexão para o tema. No dia 24 realizar-se-á VIII Assembleia Municipal de Jovens, uma iniciativa da Assembleia Municipal de Baião, cujo tema vai ser “A Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.

“Este tema não era o que estava inicialmente previsto para a Assembleia Municipal de Jovens, mas o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, fez questão em alterar e marcar assim presença neste mês dedicado à Prevenção dos Maus Tratos”, frisou Odete Souto.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Baião  formalizou, a 21 de abril , um acordo de geminação com o município galego de Moraña, em cerimónia que se realizou no edifício dos Paços do Concelho do Município de Baião.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, tratou-se da primeira geminação assumida por este concelho do interior do distrito do Porto.

“Os dois concelhos têm características socioeconómicas muito semelhantes, com práticas etnográficas e culturais similares e com um grande potencial de cooperação", referiu o autarca de Baião na cerimónia de assinatura do protocolo de geminação.

A geminação conta com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza e Norte de Portugal, estando previstas "parcerias de comércio, turismo, gastronomia e cultura”, frisou Maria Geraldes, representante do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

 Está previsto o recurso em conjunto a fundos europeus que "permitam criar valor para as populações e empresas", salientou a presidente do município galego de Moraña, Maria Luísa Piñeiro, na sua alocução.

Para promoverem o turismo local e de natureza, José Luís Carneiro referiu que dois municípios vão criar produtos turísticos e gastronómicos conjuntos, "rentabilizando um evento comum à volta do Anho".

Baião e Moraña propõem-se ainda aproveitar as infraestruturas e os equipamentos locais para "divulgarem, além-fronteiras, as atrações dos dois territórios e colaborar em atividades culturais, como festivais de música, peças de teatro e feiras de artesanato, garantindo a participação das associações locais", ideia partilhada nos discurso dos presidentes dos dois municípios.
Além daquelas áreas, o protocolo de geminação prevê a troca de experiências e boas práticas de governação local, através da organização conjunta de reuniões, seminários, grupos de trabalho e formação de funcionários.

A visita a Baião da delegação espanhola, liderada pela presidente do município de Moraña, Maria Luisa Piñeiro, incluiu empresários e agentes políticos galegos.

Baião teve a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira; da vereadora da Educação, Ivone Abreu;  do presidente da Dólmen, Telmo Pinto; de um representante da Associação Empresarial de Baião, Carlos Miguel Azeredo; de autarcas de Freguesia e do comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, José Costa.

O momento foi aproveitado para pelos presentes para conhecerem mais as potencialidades do concelho de Baião, designadamente o património ambiental, histórico e cultural e o setor tradicional, e assim iniciarem a colaboração em várias áreas.
Por Unknown | quarta-feira, 22 de abril de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
Pelo oitavo ano consecutivo, os jovens estudantes dos três agrupamentos de escolas do concelho de Baião assumem-se como membros de uma Assembleia e reúnem, em plenário, para debater e trocar ideias.

 A VIII Assembleia de Jovens, promovida pela Assembleia Municipal de Baião com o apoio da Câmara Municipal, realiza-se no próximo dia 24 de abril, às 14 horas, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

Neste evento, os estudantes dos três agrupamentos apresentarão conferências subordinadas à temática “A violência e os maus tratos”.

No final das apresentações os jovens terão a oportunidade de interpelar e questionar os responsáveis políticos do município.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O executivo da Câmara Municipal de Mesão Frio mantém, pelo quinto ano consecutivo, o desígnio de baixar a dívida do município que, em 2009, aquando da sua tomada de posse, rondava os 10 milhões de euros. Na passada quinta-feira, o executivo aprovou por maioria a prestação de contas de 2014, com os votos favoráveis do Partido Socialista (PS) e a abstenção dos dois vereadores do Partido Social Democrata (PSD).

Num ano particularmente difícil, em que as receitas do município diminuíram em cerca de 300 mil euros, este executivo que acaba o seu primeiro ano completo de gestão, consegue diminuir a dívida do município em mais de meio milhão de euros durante o ano de 2014 (536 mil euros).

É bom lembrar todos os munícipes que, no início de 2010, a autarquia teve de avançar com um plano de saneamento financeiro para o pagamento de dívidas a fornecedores, que rondavam os 10 milhões de euros e que durante estes últimos cinco anos conseguiu-se que a mesma baixasse consecutivamente ao ponto de, em 31 de dezembro último, situar-se em 7 milhões 958 mil e 283 euros.

O executivo camarário congratula-se com os resultados alcançados, manifesta a sua satisfação e garante que tudo vai continuar a fazer para que nos próximos anos se prossiga no caminho da estabilização financeira do município e na melhoria das condições de vida dos seus munícipes.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os documentos de prestação de contas da Câmara Municipal de Baião referentes ao ano de 2014 foram aprovados, com 27 votos a favor e 6 abstenções, no dia 18 de abril, na sessão da Assembleia Municipal de Baião.

A prestação de contas foi apresentada aos deputados municipais pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, que anunciou um saldo orçamental positivo no valor 80.059,49 euros; uma execução da receita corrente na ordem dos 100,08% (11.758.195,63 euros) e uma execução da receita de capital de 49,4% (2.038.878,16 euros).

A execução da despesa corrente foi de 92,62% (10.076.866,37 euros) e a execução da despesa de capital foi de 77,87% (4.391.707,74 euros).

“Significa isto que, com a aplicação do novo Regime Financeiro para as Autarquias Locais, a poupança que conseguimos no diferencial entre receita corrente e a despesa corrente acrescida das amortizações médias dos empréstimos (436.682,02) possibilitou aumentar a despesa de investimento 1.244.647,24 euros”, observou José Luís Carneiro.

O plano de atividades alcançou uma taxa de execução elevada, na ordem dos 88,73%. No que se refere à despesa com pessoal, houve uma redução de 210.910,96 euros, relativamente ao ano de 2013.
O presidente da autarquia baionense, José Luís Carneiro, referiu que o prazo médio de pagamentos a fornecedores se situou nos 21 dias, e que atualmente o Município de Baião dispõe de 1.969.385,13 euros de capacidade de endividamento.

 Do relatório de gestão de 2014 destaca-se ainda o montante de 1 317 597,23 referente a fornecimentos de  empresas de bens e serviços do concelho de Baião. José Luís Carneiro, frisou que “entre 2006 e 2014 as empresas de Baião já venderam à Câmara mais de 15 milhões e 113 mil 320 euros e 65 cêntimos (15.113.320,65 euros). Deste valor, 7 milhões 12 mil 27 euros e 97 cêntimos permitiram pagar “fornecimentos e serviços” e 8 milhões 101 mil 292 euros e 68 cêntimos possibilitaram pagar “empreitadas”, ou seja, investimentos de capital”.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A melhoria das classificações individuais continua a motivar a prestação dos jovens atletas de Lamego que estão a participar no Circuito Municipal de Escolas de Natação. Quando faltam apenas duas jornadas para terminar a edição deste ano da competição, Carolina Ribeiro é a principal esperança da formação de Lamego para se sagrar Atleta do Ano, neste caso no escalão Cadetes. Na mais recente concentração, realizada no Complexo de Piscinas de Vila Nova de Paiva, a nadadora viu aumentar a distância para a sua mais direta adversária, na classificação por pontos.

Mas houve outros elementos da Escola Municipal de Natação que mais uma vez alcançaram boas prestações em diversos estilos da modalidade.

Destaque para a classificação obtida pelo nadador Pedro Santos que está na terceira posição do ranking (Cadetes C8 e C7) e para Beatriz Pinto que se encontra no terceiro lugar (infantis C6 e C5). Em Vila Nova de Paiva, Tiago Pinto alcançou a quinta posição em juniores C2.

Devido a problemas de saúde, Pedro Piruzzo não participou nesta jornada desportiva, mas continua cheio de ambição para regressar à prova e cumprir, deste modo, o objetivo de integrar o lote dos primeiros atletas na categoria Infantil C6 e C5.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Os XLI anos do 25 de Abril vão ser comemorados em Baião com a dignidade e a importância que a data merece.

O 41º aniversário da Revolução de 25 de Abril será assinalado no concelho de Baião através de uma sessão solene da Assembleia Municipal e de um espetáculo musical a ter lugar no salão dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.

A sessão solene tem início marcado para as 10h30m no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contempla intervenções dos presidentes da Assembleia e Câmara Municipal e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.  

 O espetáculo musical, ”Filhos de Abril”, é uma organização da Câmara Municipal de Baião e tem o apoio da Sala de Estudos do Professor Orlando de Carvalho, com início marcado para as 17 horas, em Santa Marinha do Zêzere.

Os dois momentos de evocação e celebração do 25 de Abril têm entrada livre.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Mesão Frio integrou a 7.ª Mostra de Teatro do Douro, ao receber o segundo espetáculo desta edição, no auditório municipal, com a representação da peça “Teatro às Três Pancadas”, encenada pelo grupo de Teatro Experimental Flaviense (TEF). A organização deste certame foi levada a cabo pela Associação Sócio-Cultural Vale d'Ouro que contou com apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio. Todas as iniciativas que envolvam esta forma de arte, alcançam sempre o sucesso na «Porta do Douro» e desta vez, não foi exceção. A casa encheu, na noite de 18 de abril, para assistir à representação em palco de sete contos, atestados de humor e ironia, da autoria de António Torrado.

A entrada foi gratuita e deu a possibilidade aos espectadores de ficarem habilitados a ganhar uma estadia na Quinta de la Rosa, com pequeno-almoço incluído. Inserida no Plano Nacional de Leitura, esta obra dramática encenada por Rufino Martins, vai desde o puro ludismo, à sensibilidade para a injustiça social e à crítica da mesquinhez humana, através da ironia e do humor e até de uma certa visão perversa do mundo, reunindo um conjunto de situações que se enquadra nesta perspetiva.

No final do espetáculo, o Presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, enalteceu a iniciativa e deixou o convite para que o evento regresse ao concelho já no próximo ano. Rufino Martins, responsável pelo TEF, recordou que a Mostra de Teatro do Douro é um festival com características muito particulares e um dinamismo que não é fácil encontrar no país. O presidente da direção da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, congratulou-se por mais uma vez ser possível levar ao público duriense esta Mostra de Teatro que é “o resultado do trabalho de pessoas da região e para a região”. Sem deixar de esconder algumas dificuldades na obtenção de parceiros para o evento destacou “a extrema importância e a disponibilidade das autarquias e parceiros envolvidos bem como dos grupos de teatro a quem esta sétima edição será particularmente dedicada”.

A mostra de teatro, que arrancou no dia 11 de abril, está a percorrer os palcos de seis concelhos da região, até ao próximo dia 2 de maio, terminando em Santa Marta de Penaguião. As próximas localidades a receber esta mostra são, Peso da Régua e São João da Pesqueira. Esta edição é a segunda com projeção regional e surge na sequência de um projeto que arrancou em 2009, na vila do Pinhão. Hoje trata-se de um evento que adquiriu dimensão regional.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A proposta de decisão da comissão de avaliação do processo de candidaturas para as DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), recentemente conhecida, demonstra desde já o desnorte que tem sido a estratégia e a implementação do novo quadro comunitário, Portugal 2020, e as enormes responsabilidades do Governo.

Confirmam-se as piores expectativas relativamente às regiões do norte e do centro de Portugal, que são fortemente prejudicadas na distribuição de verbas.

- Num instrumento de política de coesão, que no passado visava territórios de baixa densidade populacional, como é a generalidade do distrito de Viseu, constata-se que somente 33,71% das candidaturas apresentadas respeitam a esses territórios de maior carência;
- As 24 candidaturas apresentadas na região norte e as 35 da região centro, em áreas urbanas, foram todas rejeitadas;
- Do total das 44 candidaturas apresentadas de todas as tipologias, nomeadamente urbanas, rurais e costeiras, 31 foram reprovadas no norte, ou seja 70%; no centro, das 66 apresentadas, 44 não mereceram aprovação, ou seja 67%;
- Lisboa, região fora da zona de convergência, apresenta cerca de 21% das candidaturas nacionais e obtém uma taxa de aprovação de 83%.

A insensibilidade do atual Governo para as políticas de coesão está à vista de todos e os novos acontecimentos reforçam a falta de compromissos com o interior do país, como a Federação de Viseu do PS vem repetidamente alertando!

Começou logo no início, com o QEC 2014-2020,que mudou de nome e passou a Portugal 2020, talvez para que se desvalorize o atraso no arranque do programa, que deveria desde o início de 2014 estar disponível como instrumento financeiro de apoio à economia e ao país.

Reforçou o centralismo no que respeita à gestão das verbas comunitárias, já que no quadro de programação do QREN foram afetadas pelos PO Regionais à contratualização com os municípios cerca de 25% da dotação financeira global. Agora no Portugal 2020 a mesma contratualização situa-se no norte em 12% e no centro em cerca de 13%.

Continua numa clara diminuição da participação dos municípios e das suas estruturas associativas na gestão de verbas do Portugal 2020 e num condicionamento muito elevado nas suas opções de investimento prioritários.

Para o Presidente da Federação de Viseu do PS “é agora claro que, embora os fundos comunitários se destinem essencialmente a cumprir o grande objetivo de apoiar as regiões de convergência tal não está a acontecer, em grande medida porque considerável percentagem desses fundos são aplicados em desrespeito por este princípio. E isso prejudica o distrito de Viseu!”

O Governo cometeu por isso um grave erro que prejudica todos quantos vivem no distrito de Viseu!
As estratégias de desenvolvimento existentes nos quadros comunitários anteriores de "Abordagem LEADER", que visava o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, deram lugar a um novo instrumento regulamentar (DLBC), colocando "no mesmo saco" territórios economicamente fragilizados, ou de baixa densidade populacional, e territórios urbanos das duas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e dos centros urbano de nível superior.

Esta situação não é um facto isolado mas a confirmação duma estratégia que muito prejudica o distrito de Viseu e acelera um Portugal a várias velocidades!

A Federação de Viseu do Partido Socialista entende por isso que compete ao Governo desde já reconhecer os erros e corrigir este caminho, dando prioridade na aplicação das verbas às populações mais desfavorecidas, refazendo critérios e lançando novos anúncios de concursos.
Por Unknown | terça-feira, 21 de abril de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Marco de Canaveses está a organizar, desde o dia 20, prolongando-se pelos dias 21 e 22 de Abril de 2015, na Alameda Dr. Miranda da Rocha (junto aos Paços do Concelho), a terceira edição da Mostra da Saúde. A organização tinha previsto para o dia de hoje às 20h15, uma Aula de Zumba, para angariação de fundos em benefício da Liga Portuguesa. A iniciativa, foi no entanto cancelada, devido ao agravamento das condições climatéricas, nomeadamente com a previsão de alteração do estado do tempo, para o dia de hoje, terça-feira, 21 de Abril de 2015.

A iniciativa que pretende sensibilizar a população para a importância das actividades de rastreio na área da saúde, apostando ainda na prevenção e na adopção de estilos de vida saudáveis,

Amanhã, dia 22 de Abril, destaque para as acções de sensibilização de “Saúde Oral” dinamizadas pelo Centro de Saúde do Marco de Canaveses, no Auditório Municipal, às 09h30 e às 14h30. As sessões são dirigidas à comunidade escolar.

A partir das 21h00, realiza-se também a Palestra "Violência nas Relações”, no Auditório Municipal. Integrada nas Noites da Saúde, a iniciativa é promovida em parceria pela Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, Caerus - Projecto Oportunidade e Câmara Municipal de Marco de Canaveses e terá como oradores a Dra. Teresa Magalhães, Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Directora do Departamento de Medicina Legal e Ciências Forenses da FMUP e o Chefe Fernando Rodrigues, Coordenador do Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima da PSP do Porto.

 A terceira edição da Mostra da Saúde do Marco de Canaveses, a decorrer até ao dia 22 de Abril de 2015, na Alameda Dr. Miranda da Rocha (junto à Câmara Municipal), funciona entre as 14h00 e as 19h00, estando aberta a toda a comunidade.

 "Saúde em movimento - para Viver Melhor", marcando assim uma nova forma de estar, com um Marco na Saúde!
Por Unknown | | Publicado em , | Com 1 comentários
Desafio, superação e muita vontade de ultrapassar limites, são o mote para a prova de BTT Mountain Quest, a decorrer entre os dias 20 e 21 de junho de 2015, nas serras da Aboboreira, Marão, Sr.ª da Graça e Alvão. A 3ª edição do Mountain Quest alia o lazer, a competição e a superação, numa prova que promete ser exclusiva em Portugal e surpreender os mais ousados.

Autonomia total, navegação GPS e distâncias de 180 Km e/ou 60 Km são algumas das características deste evento exclusivo, que pretende elevar e partilhar com todos os participantes a beleza representada pelas serras que emolduram a região do Tâmega e Trás-os-Montes.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou em duplas, e o evento divide-se em três percursos: o Warrior de 60km, que parte de Amarante rumo ao Marão, passando pelo parque Eólico Pena Soar e Ponte de Arame (21 de junho); o Gladiator de 180Km, que parte igualmente de Amarante, seguindo para a Serra da Aboboreira, passando pela Sr.ª da Serra – ponto mais alto do percurso - , parque Natural do Alvão e Senhora da Graça (20 de junho); e o Spartacus de 180Km + 60km, um verdadeiro teste às capacidades dos mais destemidos, com a possibilidade de realizarem as duas provas. Paralelamente, realiza-se ainda uma caminhada, fora do contexto competitivo, em plena Serra do Alvão.

Para além da importância no contexto desportivo, o Mountain Quest reflete a riqueza da região a diferentes níveis, tais como os recursos naturais, os monumentos, as tradições, a cultura e a gastronomia. São várias as entidades que estão envolvidas e que trabalham em parceria para conseguirem organizar e oferecer aos visitantes e atletas os melhores serviços.

Porque o ambiente e o envolvimento da comunidade são algumas das principais preocupações da organização, 1€ das inscrições reverte  a favor da ‘Terra dos Homens’, associação de apoio a crianças e jovens desfavorecidos de Amarante. O Mountain Quest apoia também ‘Os Pecaninos’, uma associação que ajuda animais abandonados em Paços de Ferreira.

O Mountain Quest é organizado pela empresa NEXPLORE (sediada em Amarante desde 2009) e conta com o apoio do Município de Amarante, da Câmara Municipal de Mondim de Bastos, da Dolman, da TMG Terapias e Botas Bike Shop.

O período de inscrições decorre 31 de Maio 2015 e pode ser efectuada através do link: http://www.bikemountainquest.com/p/inscricoes-mountain-quest-2015.html
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo dia 23 de abril assinala-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e, neste âmbito, a Biblioteca Municipal de Baião organizou atividades que serão desenvolvidas junto da comunidade escolar e que pretendem promover o livro, não só enquanto objeto portador de estórias que trabalham o nosso imaginário, mas também enquanto veículo de transmissão de conhecimento, cujo suporte sofreu alterações ao longo da História.

Também no âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direção Regional de Cultura do Norte, em articulação com a "Secretaria Geral de Cultura da Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da junta de Galícia", e através do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal, tendo em vista a promoção de objetos transfonteiriços, mormente no domínio da literatura, irá assinar um Memorando de Entendimento, no próximo dia 23 de abril, no âmbito do qual se procederá a uma permuta de publicações de autores do Norte de Portugal com a "Secretaria geral de Cultura", concretamente através da sua "Subdireccion geral de Bibliotecas". De forma a integrar publicações diretamente relacionadas com Baião nesta permuta, e a convite da Direção Regional de Cultura do Norte, o Município de Baião enviou a esta entidade alguns exemplares de publicações, não só de autoria de baionenses, mas também sobre o património de Baião.

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO, que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995, a fim de promover o livro e o prazer da leitura. A UNESCO atribuiu a celebração deste dia ao dia 23 de abril pois foi neste dia, no ano de 1616, que faleceram grandes vultos do mundo literário, nomeadamente Miguel de Cervantes e William Shakespeare, entre outros.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Vice-Presidente e Vereador do Desporto e Associativismo, Paulo Pereira, marcou presença no jogo referente à 9ª jornada da 3ª Onda da Prova Regional de Minis, entre o Clube Desportivo do Agrupamento de Escolas Vale de Ovil e a AC Lusitanos de Santa Cruz do Bispo, que se disputou no Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Baião. Com a vitória da equipa da casa por 35-13, o Clube Desportivo do Agrupamento de Escolas Vale de Ovil garantiu o 3º lugar na classificação geral.

Paulo Pereira aproveitou a ocasião para proceder à entrega do apoio concedido para a presente época ao Clube Desportivo do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, no valor de 1.250,00€, referindo que “este apoio se insere na política de apoio às Associações do Concelho, sendo um importante auxílio para ajudar a custear as despesas inerentes à participação nas provas em que estão inseridas”.

De salientar que este projeto, nascido no ano letivo de 2012/2013, é a primeira iniciativa de um Agrupamento de Escolas do Concelho de Baião em inscrever uma equipa federada, a competir num quadro competitivo extra escolar.

No presente ano, o Clube Desportivo do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil tem federada a equipa de Andebol Femininos no Escalão de Minis com cerca de três dezenas de alunos envolvidos neste projeto, encontrando-se a disputar as provas regionais organizadas pela Associação de Andebol do Porto.
Por Unknown | segunda-feira, 20 de abril de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – ON.2 - O Novo Norte, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) realizou, no passado dia 17 de abril, pelas 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real, a cerimónia de assinatura dos Contratos de Financiamento em regime de overbooking. As candidaturas apresentadas foram essencialmente no âmbito dos Concursos PROVERE/1/2014 – EP II e PPNP-CIT/2/2014 – EP II.
Em representação do município de Mesão Frio, compareceu à cerimónia o presidente da autarquia local, Alberto Pereira, que procedeu à assinatura do contrato referente ao financiamento da construção dos muros de suporte do parque de estacionamento do cemitério municipal. Esta candidatura foi apresentada pela autarquia e compreende um investimento global superior a 295 mil euros, cofinanciado em 85% do custo total elegível da operação.

O ON.2 foi um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, com a finalidade de promover o desenvolvimento socioeconómico e territorial sustentável desta mesma região. Integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007/2013, terminou a sua execução com a abertura de um regime especial, de overbooking, destinado a financiar obras públicas que, dentro deste ciclo de fundos estruturais da União Europeia, não tivessem sido apoiados.

Com a concretização desta obra, cumpre-se mais uma das promessas eleitorais deste executivo, uma resolução para o estrangulamento rodoviário que existe naquele lugar, nomeadamente em cerimónias fúnebres.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana intensificou, em todo o território nacional, entre o dia 13 e 19 de abril, as ações de controlo da velocidade, direcionando as mesmas para as vias onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, designadamente nas autoestradas e nas vias situadas no interior das localidades.

Durante a operação foram controlados 293 937 condutores, tendo sido detetados 5756 em excesso de velocidade, decorrentes das cerca de 700 ações de fiscalização, levadas a cabo por cerca de 1300 militares dos diversos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.
Nesta operação foram registados os seguintes resultados por distrito:

Distrito
Veículos Controlados
Excessos
Aveiro
41.569
840
Beja
4.210
105
Braga
31.579
368
Bragança
6.469
223
Castelo Branco
6.358
292
Coimbra
25.145
501
Évora
5.841
113
Faro
11.225
209
Guarda
7.265
248
Leiria
25.587
739
Lisboa
57.482
586
Portalegre
6.850
93
Porto
11.704
209
Santarém
12.768
262
Setúbal
22.707
533
Viana do Castelo
6.587
132
Vila Real
5.318
72
Viseu
5.273
231
Total
293.937
5.756