Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: O Município de Baião recebeu Moraña para assinatura de protocolo de geminação
quinta-feira, 23 de abril de 2015 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Baião  formalizou, a 21 de abril , um acordo de geminação com o município galego de Moraña, em cerimónia que se realizou no edifício dos Paços do Concelho do Município de Baião.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, tratou-se da primeira geminação assumida por este concelho do interior do distrito do Porto.

“Os dois concelhos têm características socioeconómicas muito semelhantes, com práticas etnográficas e culturais similares e com um grande potencial de cooperação", referiu o autarca de Baião na cerimónia de assinatura do protocolo de geminação.

A geminação conta com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza e Norte de Portugal, estando previstas "parcerias de comércio, turismo, gastronomia e cultura”, frisou Maria Geraldes, representante do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

 Está previsto o recurso em conjunto a fundos europeus que "permitam criar valor para as populações e empresas", salientou a presidente do município galego de Moraña, Maria Luísa Piñeiro, na sua alocução.

Para promoverem o turismo local e de natureza, José Luís Carneiro referiu que dois municípios vão criar produtos turísticos e gastronómicos conjuntos, "rentabilizando um evento comum à volta do Anho".

Baião e Moraña propõem-se ainda aproveitar as infraestruturas e os equipamentos locais para "divulgarem, além-fronteiras, as atrações dos dois territórios e colaborar em atividades culturais, como festivais de música, peças de teatro e feiras de artesanato, garantindo a participação das associações locais", ideia partilhada nos discurso dos presidentes dos dois municípios.
Além daquelas áreas, o protocolo de geminação prevê a troca de experiências e boas práticas de governação local, através da organização conjunta de reuniões, seminários, grupos de trabalho e formação de funcionários.

A visita a Baião da delegação espanhola, liderada pela presidente do município de Moraña, Maria Luisa Piñeiro, incluiu empresários e agentes políticos galegos.

Baião teve a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira; da vereadora da Educação, Ivone Abreu;  do presidente da Dólmen, Telmo Pinto; de um representante da Associação Empresarial de Baião, Carlos Miguel Azeredo; de autarcas de Freguesia e do comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, José Costa.

O momento foi aproveitado para pelos presentes para conhecerem mais as potencialidades do concelho de Baião, designadamente o património ambiental, histórico e cultural e o setor tradicional, e assim iniciarem a colaboração em várias áreas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: O Município de Baião recebeu Moraña para assinatura de protocolo de geminação"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html