[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 31 de outubro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado domingo, dia 30 de outubro, o Grupo Desportivo de Resende foi a Vila Nova de Paiva e ganhou por duas bolas a zero à equipa da casa, Sport Clube Paivense, conquistando o terceiro lugar nesta sexta jornada, a seis pontos do atual líder da Divisão de Honra da AF Viseu, Ferreira de Aves (16 pontos).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Ibermeteo, uma empresa inovadora na área da consultoria no ramo da meteorologia, que trabalha em colaboração com o Grupo de Meteorologia e Climatologia (Climetua) da Universidade de Aveiro, acaba de instalar uma estação automática de recolha de informação agrometeorológica na região da Beira Alta, mais precisamente no limite dos concelhos de Moimenta da Beira e Tarouca.

O sistema tem como objetivo a obtenção de dados importantes de apoio à gestão agrícola e vitícola, nomeadamente temperatura, humidade relativa, precipitação, radiação solar, vento (velocidade, direção e rajada) e período de humectação. Trata-se de uma zona do país com fraca cobertura de informação agrometeorológica de qualidade, a qual será fundamental no apoio prestado aos agricultores/vitivinicultores parceiros da Ibermeteo na região.

A Ibermeteo pretende assim reforçar a sua aposta na região, não só no compromisso de melhoria contínua do seu serviço de previsão, como também na disponibilização de ferramentas de suporte à decisão no domínio da observação.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O terceiro livro de Carlos Azevedo, “Máscaras”, será apresentado no dia 12  de novembro, às 15h30, na Loja interativa de Turismo de Baião.

Carlos Jorge Gomes Azevedo, nasceu em 1949 em Góis. Licenciou-se em medicina, pela Faculdade de Medicina no Porto, em 1974.

Fez parte do quadro do Centro de Saúde de Baião como especialista em medicina geral e familiar, tendo sido durante 6 anos (1998/2004) diretor dessa instituição. Agora aposentado dedica-se à poesia que sempre o fascinou.

O seu primeiro livro de poesia “Alma a nu” foi editado em janeiro de 2015 e a segunda obra “Perdidos em Meandros” foi lançada em abril de 2016.

Como oradores convidados irão estar presentes o presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e Ivone Abreu, respetivamente.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Encontra-se neste momento, em discussão pública, o projeto do regulamento denominado «Bombeiro – Valoriza mais», apresentado à Câmara Municipal de Mesão Frio e que estabelece os critérios de atribuição de apoios sociais extraordinários aos bombeiros voluntários da corporação local.  Dos benefícios explanados no regulamento, constam a redução do valor das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos, bem como da ligação de acesso aos seus ramais, redução de tarifas em atividades e ateliers dinamizados pelo município, comparticipação no Imposto Municipal sobre Imóveis de casa própria e permanente, redução de tarifas na alimentação e livros escolares, isenção de pagamento de tarifas no acesso a equipamentos municipais de lazer e redução do pagamento no acesso a modalidades de desporto aquático.

Como forma de valorizar e estimular o trabalho e a dedicação dos soldados da paz, o presidente da autarquia mesão-friense explica que, “os voluntários são uma reserva moral da sociedade. Trata-se de homens e mulheres que expõem a própria vida para salvar bens públicos e particulares, assim como a vida dos concidadãos, o que por si só, impõe uma valorização pública do seu empenhamento, pois constituem uma das expressões mais elevadas da solidariedade humana. Propõem-se este conjunto de medidas de apoio, que visa o reconhecimento do papel dos bombeiros de Mesão Frio, no socorro à população do concelho, um incentivo ao voluntariado nos bombeiros e um apoio a estes e às suas famílias, em tempos de dificuldade que atravessamos”, afirmou o presidente Alberto Pereira.

Serão beneficiários destas medidas de apoio social, os bombeiros residentes no concelho de Mesão Frio, pertencentes ao Quadro do Comando e ao Quadro Ativo, sem inclusão dos estagiários. Os bombeiros não residentes nesta área territorial, apenas beneficiarão dos apoios previstos no regulamento para a área da cultura, educação, deporto e lazer. Para além de integrarem os Quadros referidos, estes elementos deverão fazer parte integrante da relação validada pelo CDOS.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana reforça entre o dia de amanhã, 1 de novembro e o dia 31 de janeiro de 2017, o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir o furto de produtos agrícolas e de metais não preciosos.

Durante o período da operação, serão empenhados militares dos Comandos Territoriais, do Serviço da Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Investigação Criminal e dos Núcleos de Programas Especiais, que realizarão ações de patrulhamento com o intuito de prevenir e de reprimir a criminalidade nas explorações agrícolas, transmitindo assim aos agricultores um sentimento de segurança, proximidade e de confiança.

Na operação homóloga de 2015, registaram-se:
•         59 crimes;
•         71 detenções;
•         483 indivíduos identificados;
•         297 contraordenações.

Dos ilícitos, a maior incidência registou-se no furto de azeitona, no furto de metais não preciosos e no furto de pinha mansa, tendo sido apreendidos no total:
•         19,2 toneladas de azeitona;
•         165 quilos de metais não preciosos;
•         100 quilos de pinha mansa.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Não foram muitas as abóboras que se apresentaram a concurso, mas as três que venceram nas três categorias (a mais pesada, a maior e mais original), dignificaram a competição que se realizou pelo sexto ano consecutivo. José Mário Malaia, de Vilar, venceu com a abóbora mais pesada (66 quilos); Fernanda Mariana, de Moimenta da Beira, com o exemplar de maior diâmetro (1,87 metros); e Maria Oliveira, de Soutosa, com a abóbora de formato mais original. Cada um levou para casa um vale de 20 euros, valor que terá de ser utilizado em compras de produtos à venda na Feirinha da Terra. Os restantes concorrentes receberam um certificado de participação. Todas as abóboras ficarão em exposição no átrio dos Paços do Concelho.

O concurso aconteceu este sábado, 29 de outubro, durante a Feirinha da Terra, certame que já leva mais de 140 edições desde que foi criado em março de 2011 no espaço do mercado municipal de Moimenta da Beira. Aqui, aos sábados, de 15 em 15 dias, cerca de duas dezenas de pequenos produtores do concelho juntam-se para vender em banca o que de melhor produzem nas suas hortas e quintinhas agrícolas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Foi no passado dia 22 de outubro que decorreu a 7.ª reabertura do ano académico da Universidade Sénior de Resende (USR). Este dia foi marcado pela apresentação do Plano Anual de Atividades pela directora da USR Anabela Oliveira, por um magnífico momento musical interpretado pela Fadista Paula Ferreira, acompanhada na guitarra portuguesa por António Vintém e na viola de fado por Osvaldo Magalhães e ainda a surpresa do formando fadista Sr. Paulo, e como tem sido já habitual terminou com o Magusto-Convívio, recheado também de petiscos e doces que os próprios alunos se disponibilizam todos os anos a trazer para a mesa.

Neste novo ano académico, é mantido o registo do ano anterior, onde se incluem aulas práticas, actividades potenciadoras de interactividade, de partilha e de novas experiências, sendo sempre tudo preparado a pensar nos interesses dos formandos. Workshops, palestras temáticas, pintura, teatro, artes decorativas, na área de saúde física Pilates, boccia, “Desenvolvimento Local”, são as disciplinas ao dispor dos formandos. O horário letivo já está disponível na página do facebook da USR e o plano de atividades anual está disponível da sala do Salão Paroquial de Resende, junto a Capela da Sra da Livração.

Como já se habituaram os formandos, a Universidade preparou várias Visitas de Estudo temáticas pelo Património Cultural da região, onde se propõe despertar a sensibilidade cultural, a gastronomia e o convívio, onde se inclui a Viagem anual que este ano será à Ilha da Madeira, um almoço Queiroziano, uma viagem num comboio histórico, entre outras actividades e quanto às palestras e workshops, vão ser discutidos os autores ilustres e menos ilustre de Resende, vão ser debatidos temas relacionados com o mudo actual, vai-se descobrir a genealogia das gentes de Resende, entre outros temas atuais na área da psicologia, da saúde e do apoio humanitário.

A directora da USR Anabela Oliveira, realçou a sua satisfação pela grande adesão de alunos a esta Universidade, ainda agradeceu penhoradamente aos professores, aos colaboradores, aos parceiros Espalha Animação, Sala D’Arte e ao Rotary Clube de Resende, pois todos são voluntários, que de forma abnegada se dedicam à construção da história desta Universidade, pois só com o trabalho de todos consegue a Universidade cumprir com o seu fim último de melhorar a qualidade de vida dos seniores.

Recordamos que a Universidade Sénior destina-se a adultos com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente do seu nível de escolaridade e com apenas estes requisitos, continua a aguardar a inscrição e a integração de novos alunos neste próximo ano letivo 2016/2017.

A frequência é gratuita e as inscrições podem continuar a ser feitas durante todo o ano lectivo no Centro Paroquial da N.ª Sr.ª da Livração, bem como através da página de facebook da Universidade, do e-mail universidade.senior.resende@gmail.com, ou pelo contacto telefónico 939678784.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Foram oficialmente inauguradas, em Marco de Canaveses, esta sexta-feira, 28 de Outubro, as novas instalações da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, sediadas nas antigas instalações do Jardim-de-Infância de Valdecidos em Rio de Galinhas, freguesia do Marco, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Manuel Moreira, que esteve acompanhado do Vice-presidente, José Mota, que detém o pelouro do ambiente, e dos vereadores, Gorete Monteiro e Vítor Gonçalo.

A Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, conta presentemente com 24 colaboradores, de entre os quais sobressaem quatro equipas de sapadores florestais. Abrange quatro concelhos; Marco de Canaveses, Amarante, Baião e Cinfães. Começou por funcionar nas instalações (por cedência) da Adega Cooperativa de Marco de Canaveses, transferindo-se mais tarde para uma parte da antiga Escola Primária de Tuías, onde funcionou também a Junta de Freguesia de Tuías, num espaço de reduzidas dimensões, mas passa agora, finalmente, a dispor de um espaço condigno e de acordo com todas as suas necessidades mais elementares.

Na cerimónia de inauguração, o responsável pela Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, Eng.º António Neto, fez questão de esclarecer; “…temos que agradecer a muita gente, a quem estamos naturalmente gratos, mas cabe aqui uma palavra muito especial de apoio à Câmara Municipal de Marco de Canaveses, nomeadamente ao seu Presidente, Dr. Manuel Moreira, porque ao fim de 20 anos, acho que é de inteira justiça e merecido usufruir destas novas instalações”, destacando a parceria com o município num dos objetivos da Associação; “… com a implementação de determinadas atividades, o nosso objetivo passa por minimizar o impacto dos incêndios florestais, no espaço geográfico concelhio, no caso de Marco de Canaveses, não esquecendo que a Associação se estende por uma extensa área de quatro concelhos.”

Também o Presidente da Direção da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, Eng.º Carlos Azeredo, agradeceu a gentileza da Câmara Municipal, pela cedência do novo espaço, “… porque corresponde exatamente a um dos grandes anseios e necessidades da Associação, porque estão na medida exata das nossas necessidades, e por isso, deixo o meu reconhecimento e gratidão para com o município do Marco de Canaveses, na pessoa do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Manuel Moreira.”
O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, agradeceu todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação, não apenas no concelho de Marco de Canaveses, mas em toda a região que serve e que se constitui numa vasta área de quatro concelhos, esclarecendo que esta cedência; “tem um significado muito importante, desde logo, porque vai servir uma importante instituição, mas, também porque queremos, que as escolas que fecham no concelho, não deixem de ser instalações úteis, colocadas à disposição de quem tem prestado um trabalho muito importante no concelho, como é o caso da Associação Florestal de Entre o Douro e Tâmega, e por isso mesmo só temos que nos sentir felizes, porque estamos a valorizar aquilo que é “Património do Concelho”.

Manuel Moreira não se esqueceu que a Associação Florestal de Entre o Douro e Tâmega, se encontra a comemorar o 20 aniversário da sua fundação; “… No âmbito dos 20 anos da Associação, deixo aqui os meus sinceros parabéns, e fico muito feliz, pelo trabalho e pelo projeto que sei, já estão a desenvolver e que pretende intervencionar a Serra de Montedeiras, após o flagelo que foi o último verão, nomeadamente no mês de Agosto, com os incêndios que afetaram fortemente e em alguns casos quase irremediavelmente uma imensa área da serrania, o que é para nós município, muito importante e mesmo determinante.”

No ato comemorativo não faltou o bolo para assinalar os 20 anos da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
No ano em que a  Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses, projetada por Álvaro Siza, completa 20 anos (1996-2016). No âmbito das comemorações do 20.º aniversário, estão planeadas diversas atividades sob a ideia central «Os dias da Igreja de Santa Maria» nas quais se inscreve o evento “iSIZA016”.

No próximo 1 de novembro (terça-feira), dia feriado, a conversa compulsará sobre a Arquitetura do Sagrado, com a participação de nomes sonantes da arquitetura mundial, entre os quais se destaca a presença do Arq. Siza Vieira.

ORADORES
- Siza Vieira (Arquitecto)
- Cardeal Gianfranco Ravasi (Vaticano)
- Jorge Figueira (Arquitecto)
- Arnaldo Pinho (Teólogo)
- Nuno Higino (Professor)

PROGRAMA
14h00 – Acreditação
Todos os inscritos deverão comparecer no recinto às 14h00 para efetuar acreditação.
15h30 – "Os projetos de Álvaro Siza no âmbito do religioso: que desafios para um novo conceito do espaço sagrado."
- Arq. Siza Vieira
- Cardeal Gianfranco Ravasi
- Arq. Jorge Figueira
17h00 – Visita guiada à Igreja de Santa Maria
- Dr. Nuno Higino
17h45 - "A receção da Igreja de Santa Maria pela crítica da arquitectura."
- Arq. Jorge Figueira
18h30 - "Espaço sagrado e transcendência. Uma leitura da Igreja de Santa Maria."
- Teólogo Arnaldo Pinho
21h00 - Jantar de encerramento (Opcional e limitado a 60 lugares)

A participação está limitada a 140 lugares, a capacidade máxima do Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria.

As inscrições têm um custo de 50 euros e podem ser realizadas através da plataforma disponível em www.isiza.pt.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a par da Junta de Freguesia do Marco e da Entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, são entidades parceiras nesta edição do “ISIZA016”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental de Lamego detiveram hoje, dia 28 de outubro, um homem de 54 anos, em Lugar da Rasa - Tarouca, por estar a caçar numa zona de caça sem consentimento.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência e o material por ele usado foi apreendido.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O último número do Boletim Informativo da Confraria da Castanha faz a apologia da maçã, revisitando a Expodemo, certame que teve lugar em Moimenta da Beira no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de setembro; da castanha, que será rainha no “Mercado do Magriço”, em Penedono, dias 11, 12 e 13 de novembro; e a apologia a Aquilino Ribeiro, pela reedição de “Cinco Réis de Gente”, em Carregal, Sernancelhe.

Alberto Correia, historiador, etnólogo, ex-director do Museu Grão Vasco, escreve no editorial, a propósito da castanha e da maçã, e lembrando mestre Aquilino: ”…dois dos mais maravilhosos frutos que o Criador por aqui plantou, a castanha e a maçã, evocando, a primeira as elevadas encostas bafejadas pelos longínquos ventos do Marão e os títulos de abono de Aquilino, lembrando igualmente a maçã a terra de árduos plantios, o clima dos longos invernos e cálidos estios e sempre essa poética legenda do Génesis, mãe Eva gulosa da doçura de um fruto maduro, Adão partícipe dessa desdita primeira cuja redenção agora se promove quando, sobre a nossa mesa, se estendem, perfumadas, com a doçura do mel ou a leveza de um acre sabor. Outono celebrado, enfim, como Terra Prometida”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Lamego detiveram ontem, dia 27 de outubro, em Cubos - Britiande, um homem de 69 anos, por posse ilegal de arma.

Foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
·         Uma arma de fogo;
·         Um carregador;
·         17 munições.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Pedro Miguel Moura, Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), foi eleito em Budapeste para o cargo de vice-presidente da Federação Europeia da modalidade – European Table Tennis Union – sendo a primeira vez que um português integra a direção do organismo.

Pedro Moura foi escolhido com 36 votos dos 53 delegados presentes, na eleição que se realizou à margem do Campeonato da Europa individual que teve lugar na capital húngara.

No ato eleitoral, que reconduziu o holandês Ronald Kramer na presidência, havia oito candidatos para cinco cargos na vice-presidência, com quatro recandidaturas. Pedro Moura e Cristinel Romanescu, da Roménia, estreiam-se no organismo que reelegeu Sonja Grefberg (Finlândia), Heike Ahlert (Alemanha) e Nikolas Endal (República Checa).

Para o líder federativo, “este é um momento de reconhecimento da Europa do ténis de mesa pelo trabalho efetuado pela FPTM ao longo dos anos. No ténis de mesa internacional, Portugal já não é somente um grupo de grandes jogadores.”

Pedro Miguel acrescentou que “a nível pessoal, é um momento de grande responsabilidade, em que espero dignificar o ténis de mesa português e o próprio cargo. Neste momento de grande orgulho relembro todos aqueles que ao longo dos anos têm trabalhado insistentemente para que o ténis de mesa de Portugal chegasse a este patamar tão prestigiante. Não quero também esquecer aqueles que, com enorme paixão, me acompanharam na gestão do destino do ténis de mesa português nestes últimos quatro anos, na esperança que estejam todos tão orgulhosos como eu.”
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Um estudo recente conduzido por um grupo de investigadores internacionais Global Forest Biodiversity Initiative, que apresenta conclusões sobre a relação entre biodiversidade existente nas florestas e a produtividade desses ecossistemas, foi publicado no passado dia 13 de Outubro na revista Science, uma das mais prestigiadas revistas científicas a nível mundial (fator de impacto de 34,6).

O investigador do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Helder Viana, é um dos autores do artigo intitulado: Positive biodiversity-productivity relationship predominant in global forests, resultado do estudo liderado por Jingjing Liang, da Universidade da Virgínia Ocidental, nos EUA, que envolveu 85 investigadores, e onde analisaram dados de 777 mil parcelas de florestas de 44 países, em todos os continentes, da Amazónia ao Nepal, da Califórnia ao Congo. No total, foram 30 milhões de árvores inventariadas, de 8.737 espécies diferentes.

O conhecimento do papel da biodiversidade na produtividade é fundamental para a compreensão da crise de extinção global e dos seus impactos no funcionamento dos ecossistemas naturais. Com um melhor entendimento da relação entre biodiversidade e produtividade dos ecossistemas, é possível estimar quais poderão ser os impactos da perda de espécies no provimento de produtos e serviços pelas florestas do planeta.

“Os resultados mostraram uma relação positiva, direta, entre a riqueza de espécies de um ecossistema florestal e a capacidade produtiva do mesmo, indicando que a perda de biodiversidade contínua resultará num declínio da produtividade florestal em todo o mundo”, explica Helder Viana.
Neste estudo constata-se que a relação Biodiversidade/Produtividade apresenta uma variação geoespacial considerável em todo o mundo. A mesma percentagem de perda de biodiversidade levaria a um maior (ou seja, percentual) declínio relativo da produtividade nas florestas boreais da América do Norte, Nordeste da Europa, Sibéria Central, Este Asiático e regiões dispersas do Sul da África, África Central e do Sul da Ásia Central. No entanto, na Amazónia, África Ocidental e Sudeste, Sul da China, Myanmar, Nepal e do arquipélago Malaio, o mesmo percentual de perda de biodiversidade levaria a uma maior declínio absoluto da produtividade.

As conclusões do artigo apontam para o efeito negativo da perda de biodiversidade na produtividade florestal, e os potenciais efeitos benéficos da transição da monocultura para as culturas mistas, que têm vindo a ser promovidas na Europa. Adicionalmente, o estudo conclui que, o número de espécies influi no percentual de absorção de dióxido de carbono da atmosfera. Quanto mais as florestas perdem espécies, menos conseguem fixar carbono. Uma estimativa apresentada considera que se ocorresse uma hipotética extinção de 25% das espécies de árvores no mundo inteiro, isso provocaria uma redução de 7,2% da captação total de carbono.

O valor económico da biodiversidade na manutenção da produtividade florestal global, estimado pelo estudo, ronda os 500 mil milhões US$, mais de cinco vezes superiores ao que custaria para implantar um programa efetivo de conservação de todos os ecossistemas florestais do planeta. Em consequência, os autores destacam a necessidade de redefinir o valor da biodiversidade nas tomadas de decisão e reavaliar as estratégias de gestão e as prioridades de conservação a nível global. Artigo disponível em: http://science.sciencemag.org/content/354/6309/aaf8957
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza entre o dia de amanhã, 28 de outubro, e a próxima terça-feira, dia 1 de novembro, em todo o território nacional, uma operação de intensificação do patrulhamento rodoviário, com vista a regularizar o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias que nesta altura do ano se deslocam às terras de origem para visitarem os túmulos dos seus entes falecidos.

Durante o período da operação, serão empenhados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, que irão realizar ações preventivas com o intuito de combater a sinistralidade rodoviária.

Os militares estarão particularmente atentos às seguintes infrações:
Excesso de velocidade;
Condução sob a influência de álcool e de substâncias psicotrópicas;
Falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças;
Uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
Falta de habilitação legal para conduzir.
Na Operação “Todos os Santos” de 2015, registaram-se 4 234 infrações, destacando-se:
1 694 por excesso de velocidade;
316 por condução com uma TAS superior ao permitido por lei;
199 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
159 por falta de inspeção periódica obrigatória;
157 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Ossos da suã e entrecosto, sarrabulho, açorda de bacalhau, arroz de sanchas, feijoada típica, almoço tradicional da matança do porco. Tudo feito em potes de ferro sobre as brasas da lareira que ardem num lajedo da aldeia. Há ainda o pão caseiro cozido em forno comunitário. É a ementa do Festival “Serranias - Sabores e Tradições” que se vai realizar em Soutosa, terras de Aquilino Ribeiro, Moimenta da Beira, nos dias 5 e 6 de novembro.

Trata-se de um evento de cultura multifacetada com recriações de tradições e costumes locais, matança do porco, um passeio entre cogumelos, magusto, um momento cultural marcado pela apresentação de um livro, feira rural, animação, música, concurso de fotografia, etc.

Ver texto e cartaz com programa completo em: http://www.cm-moimenta.pt/frontoffice/pages/1035?news_id=686

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Estão abertas as inscrições para cursos de pré-iniciação, iniciação, especializado e livre (ano letivo 2016/2017) na Academia de Música Quinta do Ribeiro, da Fundação Rodrigues Silveira, que funciona no edifício do antigo Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.

A formação musical, com prestação de provas e avaliação ao longo do ano a cargo de professores de música habilitados, é dirigida a todos os interessados pela música, desde principiantes a formandos de níveis mais avançados, e abrange todos os estilos musicais. A formação inclui ensino teórico e prático, integrado em várias disciplinas. Mais informações pelos contactos telefónicos 967 766 909 ou 254 580 500.
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 27 de outubro de 2016 | Publicado em , | Com 0 comentários
Há muito que era reclamada a reparação do abatimento do piso na EN 211, junto ao Hotel de Porto Antigo, freguesia de Oliveira do Douro, que aconteceu há cerca de cinco anos. No entanto, a execução da obra não permite a circulação de trânsito em ambos os sentidos desde o dia 24 de outubro.

São muitas as pessoas que diariamente circulam na referida via, seja para se dirigirem dos concelhos de Baião e Marco de Canaveses para Cinfães e Resende e vice-versa, como é o caso de quem pretende deslocar-se para a Estação Ferroviária de Mosteirô (Baião) para poder apanhar o comboio.

Em comunicado, a Câmara de Cinfães diz não ter responsabilidade direta na obra e pede a compreensão de todos. Na verdade, a empreitada é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal que vai estabilizar a plataforma rodoviária, cinco anos depois do abatimento do piso, causando muitos constrangimentos aos condutores que por ali passam diariamente.

A obra tem duração estimada de 35 dias e até estar concluída os automobilistas deverão procurar percursos alternativos.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 26 de outubro de 2016 | Publicado em , | Com 0 comentários
Os D.A.M.A acabam de integrar o prestigiado grupo de Embaixadores do “Portugal Sou Eu”, reforçando as mensagens de valorização da oferta nacional junto de um público mais jovem.

A investidura foi feita no Ministério da Economia, pelo Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, no seguimento do interesse manifestado pela banda em associar-se à iniciativa.

Durante a cerimónia, o Secretário de Estado fez questão de sublinhar “a notoriedade que o grupo irá trazer ao programa, envolvendo, sobretudo, um público mais jovem, mas muito informado, não só sobre as opções de consumo, mas também sobre a importância de comprar produtos com o Selo “Portugal Sou Eu”.

Por seu lado, os três membros da banda reafirmaram o seu orgulho em se associarem ao grupo de Embaixadores do “Portugal Sou Eu”, referindo que o programa está totalmente em linha com o posicionamento que assumiram desde a sua fundação, em 2006.

Para Miguel Coimbra “a defesa do que é português está no ADN da banda desde que começámos a tocar juntos e, por isso, em todos os concertos procuramos ter palavras de incentivo pelo que “é nosso”. Também Francisco Maria Pereira evidenciou a convergência de pontos de vista do programa com as ideias defendidas pelos D.A.M.A. e, finalmente, Miguel Cristovinho destacou a disponibilidade dos D.A.M.A para fazerem chegar as mensagens do programa ao seu público-alvo que, “ao contrário do que se pensa, não é só um público jovem”, tendo acrescentado que “cada vez mais famílias de várias gerações assistem aos nossos concertos”.

Após a investidura, os D.A.M.A. receberam das mãos do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio o Manifesto do Programa e um cabaz com produtos com o Selo “Portugal Sou Eu”.

Os D.A.M.A juntam-se assim a outras figuras públicas da sociedade portuguesa que, através dos seus testemunhos e da presença em eventos, têm contribuído para divulgar mensagens de valorização da oferta nacional.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Militares do Posto Territorial de Armamar, com a colaboração de militares do Núcleo de Investigação Criminal de Lamego detiveram ontem, dia 25 de outubro, um homem com 49 anos, por posse ilegal de armas e munições, em Santo Adrião.

No âmbito da investigação foi realizada uma busca domiciliária, onde foi apreendido:
•           Uma espingarda 12mm;
•           Uma carabina calibre .22;
•           Uma pistola 6,35mm;
•           57 munições 6,35mm;
•           Uma mala de transporte.

O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
É uma visita pastoral abrangente, presente e inclusa, aquela que D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, começou a fazer esta terça-feira, 25 de outubro, à paróquia de Moimenta da Beira. O prelado, que só se ‘despedirá’ no domingo à tarde, foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia. “As instituições são laicas, mas nós não somos”, sublinhou José Eduardo Ferreira, “imensamente orgulhoso” com a presença do Bispo no ‘seu’ concelho. “Estou a sentir-me cá muito bem”, respondeu D. António, depois de ter ouvido e apreciado o Grupo de Cantares da Câmara Municipal.

O líder espiritual da diocese de Lamego, uma das mais antigas do país, depois de ter percorrido os Paços do Concelho (e cada um dos seus departamentos), deslocou-se ainda aos serviços da Conservatória, do Ministério Público, do Tribunal e da Junta de Freguesia.

O programa restante incluirá uma longa e intensa jornada de visitas e afetos a outras instituições civis, militares e religiosas, empresas, estabelecimentos de ensino, lares, centro de saúde e urgências, e até a doentes em casa. “Quero estar presente com cada um deles”, disse. Recorde-se que D. António Couto já visitou, há uns meses, as restantes paróquias do concelho.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 25 de outubro de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Tem início no próximo sábado, 29 de outubro, o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que se prolongará até dia 1 de novembro. No concelho de Moimenta da Beira, os voluntários do núcleo local sairão também à rua em busca da dádiva solidária de todos os moimentenses. A iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de contribuir para esta causa e continuar a ajudar a LPCC na luta contra o cancro.

“Diga SIM a esta Causa” é o mote do Peditório Nacional de 2016. Este ano, a LPCC tem promovido uma campanha onde várias figuras públicas têm dado a conhecer o trabalho desenvolvido pela Instituição ao longo do último ano e apelam ao contributo de todos para dar continuidade a diversos projetos.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Muita gente foi surpreendida com o corte inesperado da EN 211 junto ao Hotel de Porto Antigo.

Trata-se de resolver o problema decorrente de um abatimento do piso ocorrido ali há cinco anos.

A CDU felicita-se pelo facto de a obra se realizar finalmente.

Ao longo destes cinco anos não nos cansámos de a reclamar, com cartas à Câmara Municipal de Cinfães, à Estradas de Portugal e Requerimentos e Perguntas do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, aos Ministros que desde então têm assumido a pasta das estradas.

No entanto, o lugar é passagem obrigatória para quem vai do concelho de Cinfães ou de Resende a caminho da estação ferroviária de Mosteirô, utilizada diariamente por muitas centenas de pessoas, e do Concelho de Marco de Canaveses.

Os transtornos do corte do trânsito são incomensuráveis. Com a incompreensível ausência de “avisos” em lugares onde os automobilistas possam optar por alternativas para estes destinos, para não terem de percorrer dezenas de quilómetros em vão.

Como o trânsito está interrompido antes da ponte de Mosteirô as pessoas têm agora de caminhar até à estação do caminho de ferro mais de um quilómetro.

Não pode a Câmara de Cinfães negociar um protocolo com a Transdev ou resolver o problema por meios próprios enquanto durarem as obras?

Ou será que aos prejuízos causados por anos de piso degradado as populações têm de somar agora os inconvenientes da falta de respeito pela sua mobilidade?

A CDU torna público o descontentamento e reclamação das populações atingidas e tudo fará junto das entidades responsáveis para que se encontrem alternativas a este “bloqueio”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republica informa que hoje, pelas 10:00 horas, foi encontrada a criança que se encontrava desaparecida na localidade de Amieira – Ourém.

Esta localização foi obtida por militares da GNR na sequência de uma ação de patrulhamento, encontrando-se a criança a cerca de 2 quilómetros de distância do último local conhecido. Desde a participação à GNR do desaparecimento da criança, apresentada no dia de ontem, foram realizadas diversas ações de busca, que incluíram o empenhamento de meios cinotécnicos da especialidade de busca e socorro.

A criança encontra-se bem de saúde, estando neste momento a ser apuradas as circunstâncias que levaram ao seu desaparecimento.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Dando encaminhamento à solicitação da Assembleia Municipal de Viseu, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, questionou o Ministério da Educação, sobre a inexistência de resposta nas escolas secundárias da rede pública, no concelho de Viseu, de uma Unidade Especializada destinada a alunos com Perturbação do Espetro do Autismo ou Multideficiência, garantindo a resposta a estas crianças e jovens em toda a escola obrigatória.

Os alunos que têm Necessidades Educativas Especiais e que terminaram o 9º ano de escolaridade, não têm nenhuma resposta no concelho, o que os limita ou mesmo impede de frequentar o ensino secundário.

A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência determina, no seu Artº 25º, o direito das pessoas com deficiência à Educação, definindo que o Estado deve garantir “um sistema de educação inclusiva a todos os níveis e uma aprendizagem ao longo da vida”.

O PCP reafirma a necessidade de se concretizar medidas que garantam a plena e efetiva inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais em todo o ensino obrigatório.

Com esse objetivo e sobre a situação concreta do concelho de Viseu, o GP do PCP na AR, dirigiu ao Ministro da Educação um conjunto de perguntas, nomeadamente: “Se o governo tem conhecimento da situação descrita e da angústia dos pais destes jovens? E se: “Reconhece o Governo a necessidade de criar, com urgência, uma Unidade de Apoio Especializado para alunos com Multideficiências, numa das escolas secundárias do concelho de Viseu?”
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira detiveram hoje, dia 24 de outubro, em Moimenta da Beira, um homem de 43 anos, por posse ilegal de armas.

No âmbito da investigação foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido:
Uma caçadeira;
Um aerossol de defesa;
40 munições;
18 doses de haxixe.

O detido está neste momento a ser presente a tribunal.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Nervir - Associação Empresarial e a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, convidam V. Exa para Sessão do Projeto “EXPORTAR+ | Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega”, que vai decorrer na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro (Auditório Afonso Ribeiro), em Moimenta da Beira, na próxima quarta-feira, 26 de outubro, a partir das 15H00, em que as empresas e empresários do concelho de Moimenta da Beira poderão avaliar, com consultores especialistas, do seu potencial para a exportação, entre outras questões. A participação gratuita, a inscrição obrigatória.

O Projeto “EXPORTAR+ | Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega”, está a ser desenvolvido pela NERVIR - Associação Empresarial (chefe de fila), pelo NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e pela ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, em colaboração com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o Instituto Politécnico de Bragança.

O objetivo central deste projeto é o de potenciar a internacionalização das PME da região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região.

Inscrição feita em: https://docs.google.com/a/cm-moimenta.pt/forms/d/1JcFhu7lEr-BeT8vxMEPZDb9M4KSvbl1t6VKWNn8Uv0k/viewform?edit_requested=true

Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Os 160 anos do Caminho de Ferro em Portugal serão recordados num colóquio na Assembleia da República, no próximo dia 25 de outubro, pelas 15:00, seguido da inauguração de uma exposição comemorativa.

Numa organização da Assembleia da República, da CP - Comboios de Portugal, EPE e da Infraestruturas de Portugal, S.A., este evento pretende registar a importância do modo ferroviário para o desenvolvimento e coesão territorial, social e económica do país.

A sessão de abertura será presidida pela Sr.ª Vice-presidente da Assembleia da República, Deputada Teresa Caeiro, seguida de uma apresentação pela historiadora Ana Sousa e das intervenções dos presidentes da CP, Manuel Queiró e da IP, António Laranjo.

A sessão será encerrada pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.
Por Notícias de Resende | sábado, 22 de outubro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
É na época de colheitas, época da apanha da maçã, da uva e da castanha também, que a freguesia de Rua, Moimenta da Beira, celebra em festa o trabalho do campo, exaltando os produtos que a terra de cultivo lhe dá todos os anos. Mas não só. Aproveita o certame, de ‘título’ feito de jogo de palavras, “RUAlidades”, de “Ruralidades”, para aclamar igualmente outros produtos manufaturados como os doces tradicionais, doces conventuais, a gastronomia, etc.,produtos esses que vão estar expostos e à venda em mais de dez expositores que serão instalados no Largo da Igreja de Vila da Rua, no dia da festa, 30 de outubro.

O programa está feito. Começa às 10h00, com a abertura simbólica da feira de produtos locais; às 11h00, realiza-se a Eucaristia das colheitas; às 12h30, almoço; às 14h30, Concerto das Vindimas pelo quarteto de clarinetes “Shawm Quartet”; e às 15h30 a atuação da Tuna de Tabuaço.

No espaço da feira, e ao longo do certame, estão abertos os expositores com produtos locais e a tasquinha com gastronomia típica.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, através do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), vai aumentar a sua oferta formativa com unidades de formação de curta duração de Informática (50 horas) e Inglês (25 horas) que se destinam a todos os adultos com mais de 18 anos que queiram aperfeiçoar ou iniciar os seus conhecimentos nestas áreas.

Irá também promover formações de Português para falantes de outras línguas, dirigidas à população estrangeira residente na região, formação de nível A1 e A2, requisito para a obtenção da nacionalidade portuguesa.

Ainda não há data para o início das formações, mas a escola pretende que comecem o mais rapidamente possível, quando houver o número mínimo de inscrições necessárias. Os interessados devem inscrever-se no CQEP do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Mais informações pelo e-mail escolasmoimenta@cqep.gov.pt ou pelos contactos telefónicos 254 520 113 e 254 520 110.
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 21 de outubro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Luís Miguel de Oliveira Magalhães, foi Provedor do Cidadão com Deficiência, no Município de Marco de Canaveses, tendo falecido, com 30 anos de idade, em consequência de doença oncológica em Novembro de 2013.

Entre os seus últimos desejos, expressos em testamento, estava a entrega de uma verba que desejou doar à UNICEF, razão pela qual se deslocou ao Marco de Canaveses, a Dr.ª Margarida Cordeiro, Diretora de Recolha de Fundos da UNICEF Portugal, que recebeu das mãos do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, a quantia de 37.268,20 (trinta e sete mil, duzentos sessenta oito euros e vinte cêntimos, correspondente ao valor do donativo constante do benemérito, Provedor do Cidadão com Deficiência de Município de Marco de Canaveses, Luís Magalhães, destinados a ajudar crianças com Paralisia Cerebral, doença que se refere a um grupo de desordens no desenvolvimento do controlo motor e da postura, como resultado de uma lesão não progressiva aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central. A lesão pode ocorrer no nascimento, anteriormente ou no período que se segue. Não agrava, não progride, mas causa limites na atividade.

Depois de cumpridas todas as formalidades legais, nomeadamente a própria vontade manifestada por Luís Magalhães em testamento, o valor foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Manuel Moreira, na presença do testamenteiro, Fernando Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, à Dr.ª Margarida Cordeiro.

Após a cerimónia de receção, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Marco de Canaveses, as representantes da UNICEF, Margarida Cordeiro e Ana Castro, deslocaram-se a Vila Boa de Quires, onde visitaram a Biblioteca Dr. Luís Magalhães, assistindo a um vídeo e concretizaram todas as formalidades legais, nomeadamente com assinatura da Declaração.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com os CTT – Correios de Portugal, vai distribuir em todo o território nacional 50 mil ímanes, no sentido de reforçar a proximidade à população mais idosa, aconselhando e sensibilizando esta para a adoção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, como burlas, furtos e roubos em residências.

A grande visibilidade que este artigo tem no interior das residências torna mais fácil, em casos de emergência, o acesso aos contactos da GNR (colocados no próprio íman), que poderão ser determinantes no apoio e na garantia da segurança da população desta faixa etária.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
De forma a consciencializar, colaboradores e clientes, para a problemática do Cancro da Mama, a Águas do Marco associa-se à Onda Rosa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para tal, revestiu a entrada da sua loja com um laço cor de rosa e até ao final do mês vai entregar flyers explicativos desta doença e as formas de preveni-la. 

O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É neste período que o Departamento de Educação para a Saúde desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. No ano 2015 mais de 300 instituições aderiram a este movimento, abrangendo milhares de pessoas e tornando a "Onda Rosa" num sucesso.
O Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado da Vereadora com o Pelouro da Educação, Gorete Monteiro, reuniram com os Presidentes dos vários Agrupamentos Escolares concelhios, representantes dos Estabelecimentos de Ensino Profissional, para atribuírem diverso material promocional da Rota do Românico, que serão divididos pelos todos as escolas concelhias, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário.

Na região do Tâmega e Sousa ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica. A sua riqueza e singularidade expressa-se nos 58 monumentos, entre mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres, que compõem a Rota do Românico, 10 dos quais se encontram no concelho de Marco de Canaveses

A produção e disseminação de conhecimentos, fulcrais para a compreensão deste legado histórico e patrimonial, assume-se como um dos objetivos da Rota do Românico e do Município de Marco de Canaveses, procurando, numa missão mais ampla, abrir novas perspetivas para entender e sentir a evolução deste território ao longo de séculos de vivências.

Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar concelhia, assim como todos os cidadãos para a temática do património histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico, despertando-os para a importância da preservação dos seus recursos, constitui um relevante elemento de integração, educação e formação das populações.

Nesse sentido, o Município de Marco de Canaveses em parceria com a Rota do Românico, distribuiu por todos os Estabelecimentos de Ensino do primeiro ciclo até ao Ensino Secundário, diverso material da Rota do Românico, dos quais se destacam monografias, guias juvenis, cadernos, outros livros editados pela Rota, jogos didáticos, postais, entre outro material promocional, assumindo-se, desta forma, como um instrumento fundamental para a definição e realização de um amplo e contínuo projeto de educação patrimonial, capaz de difundir e valorizar o extenso legado histórico deste território.

Cumprindo um dos desideratos da Rota do Românico, o Municipio de Marco de Canaveses, considera que o envolvimento da comunidade escolar, através do desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas em contexto educativo, cultural e social, contribuem para reforçar o interesse pela história e pelo património local, promovendo, simultaneamente, o orgulho pelo passado, contribuindo para o desenvolvimento de novos saberes e competências.

Relembra-se que no ano letivo de 2016-2017 continuará a merecer destaque a atividade subordinada à temática “O românico no território do Tâmega e Sousa”, a desenvolver, no mínimo, em 60 turmas do 1º ciclo do ensino básico dos 12 concelhos que integram a Rota do Românico (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Concebida em complementaridade com o currículo escolar, esta atividade pretende proporcionar aos alunos um dia diferente com a Rota do Românico, dando-lhes a conhecer o estilo românico, a sociedade e a cultura da época medieval no território dos vales do Sousa, Douro Tâmega. Também a paisagem natural será abordada, assim como os saberes tradicionais e as gentes que caracterizam este território. Aos alunos será, ainda, oferecida a oportunidade de sentir o “seu” património, através do contacto direto com os monumentos, refletindo em conjunto sobre a história e a arte deste legado com quase mil anos de memórias.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
“Amor, Respeito, Responsabilidade e Fé”, título do livro que Maria Irene Veiga, natural de Sarzedo, Moimenta da Beira, lança este sábado, 22 de outubro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro (Auditório Afonso Ribeiro), em Moimenta da Beira. César Luís de Carvalho, que fará a apresentação, fala da obra de Irene Veiga que enaltece “os mais profundos valores da família, afinal, a grande e verdadeira escola que nos equilibra, nos completa e nos complementa, a seiva benfazeja que nos faz ‘vivos’ e atuantes”. A cerimónia de apresentação do livro é aberta ao público.
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 20 de outubro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
É a “1ª Caminhada Solidária” organizada pela Associação de Solidariedade Social de S. Martinho – Casa Nossa, com o apoio do Município de Moimenta da Beira. Vai decorrer este domingo, 23 de outubro, a partir das 15 horas, com a meta instalada na localidade de S. Martinho, Moimenta da Beira, junto ao edifício-sede da “Casa Nossa”, uma das IPSS do concelho. Antes, porém, o programa inclui rastreios (14h15), e ainda, terminada a caminhada, um lanche convívio (16h30).

O passeio realiza-se no âmbito da comemoração do Mês Internacional do Idoso e pretende chamar à atenção de toda a comunidade para a importância da prática de exercício físico, assim como dos cuidados a ter com a saúde.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno está de volta e com mais novidades. De 28 a 30 de outubro, a mítica praça lisboeta vai receber mais de 100 produtores de vinhos de qualidade de várias regiões do país, naquele que já é considerado como um dos mais importantes eventos do panorama vitivinícola nacional.

Viseu é o distrito com o maior número de produtores presentes. Ao todo, são 17 produtores de vinho das regiões demarcadas do Dão, Douro e Bairrada, tais como: Quinta das Camélias, Soito Wines, Boas Quintas - Quinta Fonte do Ouro e Quinta da Giesta, Quinta do Espinho, Quinta de Carvalhão Torto, Quinta de Reis, Quinta do Perdigão, Amora Brava, Quinta dos Três Maninhos - PALWINES, Quinta do Cerrado da Porta, Quinta dos Frades - Wine Man, Casa de Mouraz - Quinta dos Abibes, Quinta do Monte Travesso - Volteface, Alteia Wines - Fausto Cardoso e Vinho Preguiça, Quintas de Sirlyn, Vinho ART e Quinta de S. José. Ao nível da Gastronomia, Viseu conta ainda com a Biscake.come e a Queijaria Povolide.

Durante três dias, os 10 mil visitantes esperados poderão provar e comprar uma vasta seleção dos melhores vinhos portugueses, além de terem a possibilidade de participar em provas, workshops e iniciativas, levadas a cabo por alguns dos mais conceituados produtores, enólogos e escanções do país.

"O Mercado de Vinhos assume-se cada vez mais como uma montra de referência do mercado vitivinícola nacional. Para os pequenos produtores, cujos vinhos não se encontram nas grandes superfícios, esta é uma oportunidade única para darem a conhecer vinhos de excelente qualidade a novos consumidores, além de cimentarem a sua presença junto de um público fiel", refere Tomás Caldeira Cabral, responsável pela organização.

Dos clássicos de sempre às novas estrelas, do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Península de Setúbal, região do Vinho Verde, Lisboa, Tejo, e Açores, a seleção da quinta edição do Mercado de Vinhos promete agradar até ao mais exigente dos palatos. E para aqueles que não dispensam um petisco para acompanhar o vinho, o Campo Pequeno vai reunir 20 reconhecidos produtores de iguarias típicas portuguesas, como queijos, enchidos, presuntos, pão e azeites, entre outros produtos de excelência que resultam da utilização das mais ancestrais técnicas de fabrico e que revivem o gosto dos nossos avós trazendo os paladares antigos ao consumidor atual.

“Já vamos na quinta edição e orgulhamo-nos de ser o palco de apresentação de várias marcas em Lisboa. Desde os agrupamentos SWOP – Secret Wines of Portugal e Young Winemakers, até aos vinhos antigos das Caves de São João, entre outros produtores como António Saramago Vinhos, Alteia, Herdade da Maroteira, Quinta da Confeiteira, Quinta do Carvalhão Torro e Quinta do Escudial, foram várias as marcas que escolheram o Mercado de Vinhos para a sua estreia na capital e que estão muito satisfeitos com os resultados”, conclui Tomás Caldeira Cabral.

Da responsabilidade da Associação de Escanções de Portugal são os workshops, onde os apreciadores mais curiosos terão a oportunidade de se iniciarem à prova, conhecer vinhos antigos ou aprenderem a harmonizar vinhos com pratos gastronómicos, entre outros temas.

Mais uma vez, a Taberna do Mercado regressa com os clássicos petiscos gourmet e degustação de vinhos.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House of Wines e funciona entre as 11:30h e as 21:30h nos dias 28 e 29 de outubro e das 11:30h às 20:00 no dia 30 de outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e 6€ com copo.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Sob o tema “Aprende a descodificar o teu mundo” celebra-se durante o mês de Outubro, o mês internacional da Biblioteca Escolar, tendo para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelecido o dia 24 de Outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

A Biblioteca Municipal de Castro Daire associou-se, mais uma vez, às comemorações e realizará um conjunto de actividades entre os dias 24 e 28 de Outubro que compreenderá um conjunto de ateliês, para os alunos do 1º ciclo, sob o tema “Eu e o outro” e de hora do conto.

Os alunos do 12º anos serão também contemplados com um espectáculo pela Companhia Andante “Quem quer ser Saramago”, numa viagem contra a crueldade, a humilhação e a mentira, guiada pela “Voz” e pela obra do único Nobel da literatura em língua portuguesa, com destino a um mundo mais digno, justo e verdadeiro.

Do programa consta, ainda a exposição “José Saramago – 90 anos”, gentilemtne cedida pela Fundação Saramago e que estará presente no àtrio da Biblioteca, depois de ter “visitado”, em itinerância os espaços de leitura das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

Uma cooperação em rede, entre a comunidade em geral e a comunidade escolar.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Foi apresentado, no passado mês de setembro, o novo trabalho discográfico de Marcos Alvim. Um disco com poemas de Fausto José (1903-1975), poeta de Aldeias, Concelho de Armamar (distrito de Viseu) e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Armamar.

 O concerto de apresentação do CD teve lugar na Praça da República, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

“Beira Doiro” é um trabalho de homenagem ao poeta Fausto José e que conta com a participação de vozes juvenis e o Orfeão da Universidade Sénior de Armamar.

Este é o quinto trabalho discográfico de Marcos Alvim e que assinala dez anos de carreira artística deste jovem compositor, desde a edição do primeiro CD, em 2006.

Marcos Alvim é natural de Aldeias-Armamar, licenciado em Teologia e Mestre em Ensino da Música, compositor de música religiosa de inspiração cristã, litúrgica e de música profana. É professor de Música e Canto Coral na Universidade Sénior de Armamar, professor de Expressão Musical no Jardim de Infância de Armamar, professor de Formação Musical e Classe de Conjunto (Coro) no Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Maestro do Coro da Catedral de Lamego e Diretor do Departamento de Música Sacra da Diocese de Lamego.

Aquilino Pinto
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 19 de outubro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Aquilino Rocha Pinto volta a estar à frente dos destinos da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, para o quadriénio 2016/2020 ao ser reeleito presidente da direção, iniciando assim o seu quinto mandato.

A cerimonia de tomada de posse dos dirigentes dos vários órgãos sociais, decorreu no passado sábado, dia 15 de outubro, no auditório da APPACDM – Viseu . O reeleito referiu que os dois principais objetivos deste mandato seria a criação de um quadro competitivo a nível distrital para o ténis de mesa adaptado e tornar a Associação de Viseu na maior do país a nível de agentes desportivos inscritos.

A cerimónia contou com a presença do presidente da direção da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Moura; Vereador do Desporto da Autarquia de Viseu, Guilherme Almeida; Presidente da Direção da APPACDM – Viseu, António Lemos; Vereadores da Autarquia de Resende, Maria José Dias e Albano Santos; Presidente da Direção da AFV, José Alberto Ferreira; Diretor do Centro de Emprego de Viseu, Gonçalo Ginestal; Embaixador da Ética Desportiva, António Tunes e o Presidente da AG da ATM Distrito de Viseu, José Correia.
Por Notícias de Resende | sábado, 15 de outubro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Selecionador Nacional de Futebol vai estar em visita ao Concelho de Resende no próximo dia 19 numa organização conjunta entre a Associação Atitudes Traquinas – Os Afonsinhos e o Município de Resende.

Fernando Santos, Campeão Europeu com a seleção portuguesa em julho deste ano, será recebido nos Paços do Concelho, estando prevista uma Sessão no Salão Nobre da Câmara Municipal. Depois, segue-se o almoço e da parte da tarde uma visita ao Centro Escolar de S. Martinho de Mouros com tempo para conviver com os alunos.

Marcos Antunes, Coordenador Técnico d’ Os Afonsinhos, sobre a visita diz que “é uma forma de proporcionar uma experiência diferente aos atletas e aos alunos”, referindo que será uma “honra receber um campeão europeu”.

Na visita, o «Engenheiro do Euro» será acompanhado por Humberto Coelho, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com