[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Natal já passou, mas ainda ficam expostos os presépios que se espalham por todo o concelho. Esta tradição partiu da mão de Francisco de Assis, em Itália, em 1223. Desde então, as figuras de barro começaram a aparecer frequentemente em cada natal e ainda hoje se preserva o costume de representar o nascimento de Jesus com figuras bíblicas desenhadas em barro.

A representação, tradição secular, começa a ser feita pela altura da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, e desfeita no Dia de Reis, 6 de janeiro, como mandam os costumes.

Nesta galeria fotográfica, o presépio da Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros.



José António Pereira
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 | Publicado em , | Com 1 comentários
No fim do mês de Novembro e no início do mês de Dezembro decorreu mais uma vez campanhas de solidariedade, em Novembro pela conferência Vicentina de Paulo e em Dezembro pelo Banco Alimentar contra a fome.

Muitos jovens aderiram a estas campanhas, ajudando na recolha de alimentos e nós Pioneiros tanto numa como noutra marcamos presença. Estas campanhas mostram o quanto as pessoas podem ser generosas pois foi ainda significativo o resultado desta recolha, mesmo com a crise que atravessamos as pessoas tentam ajudar ao máximo e penso que isso não é só aqui em Resende mas sim em todo o lado.

É bom ajudar mesmo sabendo que não receberemos nada em troca, este sim é o verdadeiro significado de ajudar, sentir-se bem ao fazê-lo mesmo sabendo que não ganhará nada em troca, quer dizer, para algumas pessoas, sim recebe-se, a felicidade de ver os outros bem e neste espírito natalício nada é mais propício do que ajudar os outros.

No passado dia 22 de Dezembro decorreu também mais uma vez a nossa Festa de Natal da Paróquia no Externato D. Afonso Henriques, que contou com peças de teatro, canções e reflexões e participaram desde as crianças da catequese, Cursistas, Grupo coral, Escuteiros.

Mais um grande convívio e uma atividade com grande sucesso onde o salão polivalente esteve praticamente cheio de pessoas que não quiseram perder momentos de reflexão e também de grande de grande descontração. Todos os que passaram por aquele palco estão já de parabéns pois correu tudo muito bem fazendo então mais uma festa excelente e como não podia deixar de ser fica aqui o agradecimento ao Senhor Padre José Augusto e Padre Martins por conduzirem esta paróquia sempre no bom caminho e também a todos aqueles que ajudaram na animação, na preparação, na participação, decoração e também aos técnicos de som.

Obrigada e Parabéns Paróquia de Resende por mais um ano repleto de atividades de grande sucesso!

Inês Pedro
Guia da Equipa Vasco da Gama
Pioneiros do 1096 de Resende
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 | Publicado em , , | Com 307 comentários
No passado dia 22 de Dezembro reuniu-se a Comissão Política de Resende para eleger o candidato às eleições Autárquicas de 2013.

Foi apresentada a proposta do Secretariado Concelhio do PS/Resende com o Dr. Manuel Joaquim Garcês Trindade, médico e militante socialista, como candidato à Presidência da Câmara Municipal.

A reunião que teve como ponto único a escolha do PS, que registou uma votação favorável e unânime da candidatura apresentada. Os 40 membros presentes, dos 41 que constituem o órgão, realizaram a sua escolha por escrutínio secreto.

O Dr. Manuel Trindade é assim o candidato do Partido Socialista às próximas eleições autárquicas, reunindo o apoio e consenso unânime de uma candidatura assente na continuidade das políticas, ideais, modernização e a inequívoca defesa dos Resendenses, dos seus jovens e dos mais desfavorecidos.
Esta votação unânime comprova a unidade dos Socialistas em torno deste projecto que se iniciou numa caminhada ímpar para Resende há dez anos.

O Dr. Manuel Trindade reconheceu e agradeceu a forma como foi recebida a sua candidatura e reforçou a sua total disponibilidade e a continuidade do projecto Socialista de Resende, contando com o apoio constante de todos os presentes.

in PS Resende
Por Notícias de Resende | terça-feira, 25 de dezembro de 2012 | Publicado em , | Com 1 comentários
Um jovem com cerca de 18 anos desapareceu na freguesia de São Tomé de Covelas, Baião, na tarde deste Domingo, dia 23 de Dezembro. Ao que o Notícias de Resende conseguiu apurar, o jovem recebeu um telefonema ainda em sua casa, saindo logo depois, deixando o telemóvel em casa e abandonado a sua residência apenas com a roupa que tinha vestido, dizendo que ia ter com o pai a uma casa perto do Rio Douro. O Notícias de Resende apurou ainda que a GNR já se encontra no local, fazendo buscas com cães e que a Polícia Marítima terá também já iniciado as buscas no Rio Douro. Estas informações carecem ainda de confirmação oficial.

Pede-se a quem souber alguma pista sobre o paradeiro deste jovem que contacte as autoridades (GNR). A foto do jovem é esta que se encontra aqui por baixo.

Luís Manuel Matos Pinto
Estudante da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

Por Notícias de Resende | terça-feira, 18 de dezembro de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
A tradicional Ceia de Natal do Município de Lamego juntou este ano à mesma mesa mais de 200 funcionários da Câmara Municipal e da empresa Lamego ConVida para a realização de um grande encontro de confraternização entre colaboradores de diferentes serviços. Em ambiente festivo, próprio desta época, o executivo camarário, liderado por Francisco Lopes, os responsáveis das associações de freguesias do concelho e os funcionários da autarquia conviveram como uma grande família ao longo de várias horas.

Antecipando a noite de consoada, não faltou à mesa o tradicional bacalhau cozido, o bolo-rei, as rabanadas e o espumante de Lamego, num jantar servido no refeitório do novo Centro Escolar de Lamego que ofereceu as condições ideais para a confeção deste repasto.

Nas palavras dirigidas a toda a assistência que partilhou no final desta celebração, Francisco Lopes elogiou o brio profissional e o espírito de missão demonstrado ao longo do ano pelos colaboradores do Município de Lamego em prol da causa pública e exortou à sua união e à sua determinação para servirem cada vez melhor, pese embora os atuais constrangimentos motivados pela crise económica e social que atravessa o país.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Comissão Europeia aprovou a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Lamego que permitirá continuar a acolher até 2017 um centro de informação Europe Direct. Este organismo oficial de informação europeia encontra-se aberto ao público, desde 2009, no interior da Loja Ponto Já e constitui um ponto de encontro entre a União Europeia e os seus cidadãos que podem aceder neste local a informações, orientações e respostas a questões sobre as instituições comunitárias, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União.

Findo o processo de avaliação das 58 propostas apresentadas, foi selecionado um conjunto 18 candidaturas, entre as quais a do Município de Lamego, que beneficiarão de uma subvenção comunitária à atividade do próximo ano, num montante máximo de 24.500€.

Desde a sua criação, o centro Europe Direct intermedia, a nível local e regional, a relação entre os munícipes e as entidades representativas da sociedade civil com a União Europeia. Em concreto, promove a realização de conferências, exposições, debates, ações de voluntariado, concursos junto das escolas e a celebração de efemérides. O leque de iniciativas por si organizadas também se estende ao apoio à realização da Montra de Oportunidades do Município de Lamego, a maior feira regional de divulgação de oportunidades de formação e requalificação para os recém-licenciados e profissionais no ativo, para além da disponibilização de diversa informação online e da elaboração e divulgação de boletins e artigos informativos. A juntar a isto, durante os primeiros quatro anos de atividade impulsionou a realização de visitas de trabalho a Bruxelas por parte de delegações da cidade de Lamego permitindo a todos os presentes aprofundarem o seu conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento da Comissão Europeia, através de uma participação ativa e empenhada.

Satisfeito com a decisão de prolongar o tempo de vida do Centro Europe Direct local, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, elogia o trabalho desenvolvido por esta estrutura, sublinhando que “foi uma atitude acertada abrir em Lamego um canal de informação e contacto com a União Europeia”: “Permite o desenvolvimento de iniciativas e dinâmicas que constituem instrumentos para informar os lamecenses sobre a União, em particular sobre os seus direitos, e ainda as prioridades deste bloco de países, nomeadamente os objetivos inscritos na estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”.

Margarida Marques, anterior Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, também já reconheceu que “a criação deste centro superou as expetativas iniciais e, como tal, a aprovação da sua candidatura foi uma aposta certa”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Castro Daire criou o 1º Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo Multiplataforma (Windows, Mac, Linux, Android, iPad, iPhone) desenvolvido em Portugal, com funcionalidades únicas no mundo e totalmente gratuito. O sistema foi batizado de “BIA”.

Este projeto surgiu com o objetivo de melhorar a vida da Beatriz, uma criança do Concelho de Castro Daire com paralisia cerebral (tetraplegia espástica com componentes atetósicos e disartria) que não consegue comunicar de forma verbal, o que constantemente se revela uma enorme limitação, pois torna-se difícil satisfazer as suas necessidades mais básicas.

Este sistema tem como base os símbolos pictográficos de comunicação coloridos, devidamente separados por categoria, que após a sua seleção, reproduz sonoramente a palavra associada ao símbolo. A aplicação BIA, permite a seleção de vários símbolos convertendo-os numa frase que poderá ser reproduzida ou alterada em qualquer momento. A navegação entre as categorias e símbolos, pode ser feita de várias formas, permitindo desse modo responder às várias limitações dos possíveis utilizadores. O sistema permite gerir os símbolos pictográficos (adicionar, editar, apagar) de modo a ser adaptado às necessidades do utilizador final.

Este projeto pretende ser uma referência internacional, motivo pelo qual, possuiu os seguintes idiomas: Português, Inglês, Chinês, Alemão, Francês e Espanhol, conseguindo dessa forma romper com as barreiras geográficas, dando visibilidade a este projeto a nível internacional.

Atualmente existem no mercado outros Sistemas de Comunicação Aumentativo e Alternativo, mas com grandes custos de aquisição, atualização e limitados aos vários sistemas operativos. Em termos de inovação o Projeto BIA tem funcionalidades únicas no mundo:

· Geo-localização – permite enviar as coordenadas GPS do utilizador(criança ou adulto), para um contato definido na aplicação (Android, iPhone e iPad), em caso de emergência ou de desorientação.

· Envio de Email – permite a comunicação via email após a construção de frases com símbolos, por parte do utilizador. O destinatário recebe a mensagem em texto após uma conversão automática.

Esta aplicação móvel poderá ser aplicada a outros tipos de problemáticas, como o caso da estimulação da fala em crianças com Autismo, idosos que sofreram algum acidente que lhes limita a voz, entre outros. Em termos mais terapêuticos, este projeto poderá ser um excelente auxilio na área da terapia da fala.

Este sistema é totalmente gratuito e ficará disponível na página do projeto, App Store e Google Play, permitindo, desse modo, o download e instalação em qualquer parte do mundo.

Este software foi totalmente desenvolvido na Câmara Municipal de Castro Daire, sem qualquer custo extra, com o apoio da Rádio Limite na narração dos símbolos, em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu.

Neste momento a Câmara Municipal de Castro Daire está a estabelecer parcerias com várias empresas, associações nacionais e internacionais com o objetivo deste projeto responder ao maior número de situações diferenciadas.

A apresentação oficial do projeto BIA será dia 5 de março de 2013, contando com a presença de investigadores, técnicos, professores, encarregados de educação, ligados à paralisia cerebral, autismo, terapia da fala e acompanhamento de idosos.

O Projeto BIA é uma clara aposta da Câmara Municipal de Castro Daire na inovação e empreendedorismo social e demonstra que a autarquia tem potencialidades para criar e desenvolver projetos realmente tecnológicos com destaque mundial sem envolver custos adicionais.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Mesão Frio voltou a encher-se de animação, ao receber a edição 2012, da Feira Anual de Santo André, que decorreu de 29 de novembro a 9 de dezembro. As festividades foram assinaladas por um conjunto de atividades musicais, teatro, desfile e concurso pecuários, feira de cavalos, passeio de todo-o-terreno, torneio de Sueca, cantares ao desafio e ainda, no último dia, o Mercado Medieval. O certame que tem merecido destaque pelo tradicional e célebre concurso pecuário, pela Feira Equestre e pela recriação do Mercado Medieval, pauta-se pela oferta gastronómica e artesanal. Este ano, a Autarquia de Mesão Frio conseguiu reduzir os custos acima de metade do investimento total da Feira Anual do ano anterior, no entanto, a iluminação foi amplificada.

No dia 29 de novembro, quinta-feira, o programa de atividades teve início pelas 22 horas, no Auditório Municipal, com a atuação do Grupo de Música dos Alunos da Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, que proporcionaram uma noite musical a todos os munícipes.

Sexta-feira, dia 30 de Novembro, decorreu o tradicional concurso pecuário, no Parque de Estacionamento da Zona de Lazer, seguindo-se um desfile pecuário, acompanhado pelo Grupo de Bombos de Santa Comba. De seguida, a entrega de prémios aconteceu na Praça do Pelourinho. A noite do mesmo dia foi assinalada pela abertura da Exposição de Fotografia “Luz - Tributo a Mesão Frio”, de Vitor Cruz que, teve lugar na Junta de Freguesia de Santa Cristina, pelas 21 horas. De seguida, o Auditório Municipal recebeu uma noite de teatro, momento em que o Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense encenou a divertida comédia “O Pinto Calçudo.”

No sábado, dia 1 de Dezembro, o Parque de Estacionamento da Zona de Lazer recebeu pelas 9 horas, a Feira de Cavalos. De tarde, a Corrida de Cavalos a Passo Travado teve início pelas 14 horas no mesmo local. Logo depois, o Grupo de Cantares Tradicionais “o Arrais do Douro” atuou na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim. Ainda, durante a tarde, a animação de rua foi garantida pelo “Grupo de Concertinas de Baião”. O Torneio de Sueca, organizado pela Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, realizou-se pelas 15h15, na Tenda da Festa da Marrã. Ainda durante a tarde, os visitantes da Feira de Santo André visualizaram a exposição “40 Anos do Ensino Preparatório em Mesão Frio”, organizada pelo Agrupamento de Escolas e patente na antiga Escola Primária. À noite, aconteceu o Baile de Santo André, na Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, onde atuou do agrupamento musical “Norte FM”.

No dia 2 de dezembro, domingo, o passeio todo-o-terreno organizado pela Associação Génese da Aventura – Douro Motor Sport, teve início pelas 9 horas, no Parque de Estacionamento do Centro Escolar, seguindo-se o espetáculo musical “O Estaleiro”, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim. A animação de rua foi fomentada pela “Fanfarra Kaustika” e, pelas 15 horas, houve uma pista de obstáculos Todo-o-Terreno, na Zona Industrial de Mesão Frio, para os amantes da modalidade, seguindo-se o torneio da Sueca.

No dia 7 de dezembro, o grupo mesãofriense “As Delícias D’ouro” animaram a noite, atuando na Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, pelas 21 horas. Às 22 horas, seguiu-se o grande momento da noite, com a atuação de Quim Barreiros.

No dia seguinte, houve cantares ao desafio, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, no início da tarde, com “Maria Celeste e Jorge Loureiro” e ainda, novamente o Torneio de Sueca. Pelas 22 horas, houve uma noite de Fados, no Salão de Festas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, onde atuou “D’Ouro Fado”.

A Feira de Santo André deste ano, terminou a 9 de dezembro, com um Mercado Medieval no Claustro do Convento de S. Francisco, recriando assim, uma praça de comércio da época medieval, onde houve lugar para duelos, um cortejo, teatro medieval, malabaristas e cuspidores de fogo. Ainda durante o último dia, a animação de rua foi proporcionada pelos “Gaiteiros de Urrós”, seguindo-se a entrega de prémios para os vencedores do torneio de Sueca.

Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, foi com grande satisfação que declarou: “faço um balanço bastante positivo sobre a Feira Anual de Santo André. O tempo ajudou e acabamos por receber milhares de pessoas, o que superou todas as nossas expectativas. Todos os eventos estiveram repletos de gente, o que prova o sucesso da nossa Feira de Santo André. A par deste ano, também elevamos a nossa iluminação noturna, que toda a gente elogiou e que atrai, de certa forma, a visita das pessoas e posso também garantir, que foi a Feira de Santo André mais económica dos últimos anos, porque tivemos o cuidado, não só, na contratação de serviços que fizemos, como também, conseguimos a comparticipação financeira por parte da Associação Douro Histórico. Este ano, a Feira Anual de Santo André, em relação ao ano passado, esteve um pouco acima de metade dos custos da Feira Anual de Santo André de 2011”, afirmou.

Como já vem sendo tradição, a Feira Anual de Santo André, continua a contemplar um espaço inteiramente dedicado ao artesanato e aos produtos regionais e este ano, não foi exceção. As Associações e Instituições do Concelho estiveram também presentes através da mostra dos trabalhos realizados ao longo do ano. Distinguindo-se na atividade cultural e comercial do concelho e da região, a Feira anual de Santo André continua a dar a conhecer o que de melhor se produz na Porta do Douro.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 15 de dezembro, sábado, foi inaugurada pelas 12h30, a Obra de Requalificação do Mercado Municipal de Mesão Frio, com um Almoço de Natal proporcionado a cerca de 400 séniores do Município, que decorreu no Salão Multiusos do complexo. A inauguração teve início com a cerimónia de bênção, dirigida pelo pároco Sérgio Tomé. O descerramento da placa toponímica foi levado a efeito pelo Presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira, juntamente com o Presidente da Assembleia Municipal de Mesão Frio, Eduardo Miranda, na presença dos representantes dos vários órgãos concelhios.

A requalificação do Mercado Municipal de Mesão Frio teve um custo total de 1 milhão e 100 mil euros, sendo que 70% foi comparticipado por Fundos Comunitários e 30 % comparticipado pela Autarquia. Segundo Alberto Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, a obra visa criar “um polo de encontro e relacionamento social, com mais potencial económico, estimulando a criação de emprego e oferecendo melhores condições para a realização da feira semanal”. O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio referenciou ainda, aquando do seu discurso na sessão de inauguração, a basilar importância que a obra acarreta, quer para o comércio concelhio, quer para a população, salientado ainda, o notável aproveitamento do espaço, bem como, o facto da boa gestão financeira contribuir para que a Autarquia cumprisse rigorosamente todos os compromissos assumidos. Depois do almoço, seguiu-se um momento musical, proporcionado pelo grupo mesãofriense “Delicias D’Ouro”, momento de grande diversão para todos os séniores.

Depois da Requalificação Urbana, o Mercado Municipal passa a ser constituído por um total de doze lojas comerciais dispostas em dois pisos, um estabelecimento de restauração e bebidas, instalações sanitárias de uso comum e um salão multiusos. Também os espaços de estacionamento e circulação abundam no perímetro do Mercado Municipal, colmatando uma falha que se verificava anteriormente, reordenando assim, os lugares de aparcamento existentes.

A estrutura do Mercado Municipal passa a desempenhar uma indubitável funcionalidade, encerrando em si, uma potencial fonte de progresso ao nível do tecido económico de Mesão Frio.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Igreja Matriz de Santa Cristina recebe este ano, para marcar o final de 2012, o Concerto de Fim de Ano, promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio. As interpretações ficam a cargo do Grupo de Cantares “Mesão (Em)canto” e da Orquestra “Os Alio Vírio”, figuradas em temas que assinalam a quadra natalícia, entre análogas obras de reconhecido interesse. O concerto musical realiza-se a 30 de Dezembro, pelas 15H30, com entrada livre.

“Mesão (Em)canto” é a nova identidade que o Grupo Cantares Tradicionais de Mesão Frio assume, guarnecido pela Orquestra “Os Alio Vírio” que, composta por vários tipos de instrumentos, pauta-se por orientar um reportório diversificado, com rigor musical.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Num dia em que a chuva teimou em não parar, caindo assim durante todo o tempo de jogo no Estádio Municipal de Fornelos, parece que veio para abençoar a segunda vitória consecutiva do Grupo Desportivo de Resende neste Campeonato da Divisão de Honra.

A equipa visitante, acabaria mesmo por marcar muito cedo e, aos três minutos de jogo, Bernardo marcava para o Canas de Senhorim e punha a sua equipa a vencer em casa do Resende por 1-0.

A equipa de Resende, reagiu e aos 18 minutos, por intermédio de Carlitos, fez o 1-1, num grande golo de livre direto. O Resende dominou a primeira parte, embora sem conseguir concretizar. O Canas de Senhorim não consegui criar grandes oportunidades junto da baliza do guardião Júlio.

A segunda parte, trazia mais do mesmo, o Resende tentava mas não conseguia concretizar. Destaque ainda para a entrada em jogo de Pedro Gomes, o novo reforço do Grupo Desportivo de Resende, que mal entrou, entrou também pela área da equipa visitante, e quase fazia o golo… quase porque a bola foi ao poste. No entanto, ficam boas indicações deste novo extremo que esteve muito ativo no jogo.

Foi Hugo Monteiro, mais uma vez, quem trouxe descanso aos adeptos do Resende, correu com a bola alguns metros, rematou para o canto inferior esquerdo da baliza e fez o golo da vitória do Grupo Desportivo de Resende. A segunda consecutiva, depois de ter em ganho em Vouzela por 2-0. A vitória ficaria então na capital da cereja, pois o Resende foi a equipa mais eficaz e portanto, mais feliz.

O Resende conseguiu manter-se assim na 11º posição da classificação, com 15 pontos, a par do Molelos.

Quanto aos restantes jogos deste fim-de-semana, destaque para a derrota do Sátão em casa do Lusitano, que assim perdeu a liderança do campeonato para o Moimenta da Beira, este que ganhou ao Sporting de Lamego por 2-0. O Castro Daire com a vitória por 7-0 frente ao Molelos, passou também o Sátão, estando agora com mais um ponto.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 | Publicado em , , | Com 2 comentários
O espírito da época natalícia despertou a vontade de união de algumas empresas do Douro – Douro Wonderful Events, Purple Profile, Rodrigues Iluminações e Douro Rio Bar – com o intuito de espalhar a magia deste momento festivo na região, resultando na organização do Natal Douro. Num esforço conjunto, a cidade do Peso da Régua recebe o maior Pai Natal do mundo, uma estrutura com cerca de 30 metros de altura iluminada por 250.000 lâmpadas de baixo consumo energético (LED – 24 vlt).

O Natal Douro surge como uma estratégia de continuidade da projeção interna e externa da imagem da região duriense por meio do gigantesco Pai Natal que estará na cidade do Peso da Régua de 15 de dezembro de 2012 a 7 de janeiro de 2013 (24 dias). No dia 18 de Dezembro, pelas 18h, proceder-se-à à iluminação desta grande estrutura. Por se tratar de uma iniciativa pioneira, prevê-se um grande interesse por parte da população e dos media nacionais e internacionais.

O Pai Natal Douro foi colocado na esplanada do Douro Rio Bar, junto à área ribeirinha reguense e ao parque de estacionamento da cidade, local de forte visibilidade em vários pontos limítrofes da Régua (miradouros, pontes, A24).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A associação de pais e encarregados de educação do Centro Escolar e E.B.2 de Resende lembrou-se de fazer uma feira do livro. E assim foi. Juntamente com o Agrupamento de Escolas, organizou-se o evento que este patente durante esta semana em Resende. Susana Pinto, professora e uma das organizadoras, faz um balanço de uma feira onde a adesão não faltou. Continuam a ser os livros os cultivadores do imaginário infantil.



José António Pereira e Raquel Evangelina
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 1 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
A escolaridade pública gratuita está ameaçada. E se os indícios eram todos de grande preocupação face às medidas que Nuno Crato tem vindo a tomar, de elitização e de seletividade, para a escola pública, agora não restam dúvidas sobre as verdadeiras intenções do atual governo.

Foi pela voz de Passos Coelho, numa sua recente entrevista a uma televisão, que ficámos a saber que temos que repensar o financiamento da educação. Disse mesmo que “temos uma Constituição que trata o esforço do lado da educação de modo diferente do da saúde. Isso dá-nos alguma margem de liberdade na área da educação para poder ter um sistema de financiamento mais repartido entre o que pagam os cidadãos e a parte fiscal, que é paga pelo Estado”.

Ou seja, o governo está a preparar o fim da gratuitidade da escolaridade obrigatória. Os copagamentos na educação estão a caminho.

Porém, face às onde de choque desta declaração, Nuno Crato, primeiro e Passos Coelho, depois, vieram a terreiro dizer que não havia sido dito aquilo que todos tinham percebido que foi realmente dito.

E se dúvidas existissem, bastar-nos-ia ler textos de Passos Coelho de 2010, para perceber qual o seu pensamento nesta matéria. Senão vejamos as suas ideias de há dois anos atrás: “É indispensável organizar um ambicioso programa de combate aos desperdícios nas políticas públicas mais pesadas, como são a Saúde e a Educação, fundadas na melhoria da nova gestão pública, no incentivo à livre escolha e na introdução de copagamentos pelos serviços prestados, com salvaguarda dos mais desfavorecidos”.

Portanto, a linha está traçada. O rumo está definido e o ataque à escola pública está aí, para prosseguir.

Aliás, não foi por acaso que a primeira medida deste governo nesta matéria (portaria 277/2011 com efeitos a 1 de setembro de 2011) foi a de aumentar o financiamento das turmas dos colégios com contrato de associação que passou de 80.080 euros para 85.288 euros por turma. E o mais grave de tudo isto é que nos estamos a confrontar com situações de sobreposições na rede escolar, ou seja, são as próprias comunidades a dizer que há capacidade na escola pública para receber os alunos, mas mantêm-se as mesmas turmas no privado.

Ou seja, os dados começam todos a bater certo e o puzzle começa a encaixar. E encaixa ainda mais se falarmos em cheque-ensino, em liberdade de escolha e em rankings. Tudo conceitos que têm sido trazidos para o debate político nos últimos tempos com um único objetivo: o de criar um corpus sustentador para as decisões de “privatização” da educação que está na matriz neoliberal deste governo.

Com base na carta dos direitos fundamentais, na constituição da república portuguesa e sabendo do contributo da educação para a equidade entre os cidadãos o PS opor-se-á a esta deriva irracional de copagamento da escolaridade obrigatória.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Castro Daire, Eurico Moita, reuniu no passado dia 11 de dezembro de 2012 com o Presidente do Conselho de Administração EP – Estradas de Portugal, SA, nas instalações da CIM Dão Lafões com o objetivo de relembrar e alertar novamente para o mau estado da Estrada Nacional 225 e da Nacional 2.

Nesta reunião o Município de Castro Daire quis apresentar as razões da necessidade de uma intervenção urgente nestas duas importantes vias de acesso para o Concelho e alertar para a o perigo que o atual estado destas vias representa para a população.

Em fevereiro de 2010 realizou-se uma reunião com os Governadores Civis dos Distritos de Aveiro e Viseu, os Presidentes de Câmaras de Castro Daire, Cinfães, Arouca e Castelo de Paiva encontrando-se presente o Vice-Presidente das E.P., bem como alguns técnicos da entidade. Além da reunião foi feito o percurso entre Castelo de Paiva e Castro Daire.

Chegou-se à conclusão da necessidade urgente da intervenção, sendo a mesma incluida para o ano de 2010 no calendário das ações a desenvolver no âmbito do Programa de Execução da Rede Rodoviária Nacional das Estradas de Portugal.

Surpreendentemente um projeto considerado como importante e prioritário nunca foi levado a cabo. Este abandono provocou uma degradação cada vez maior da Estrada.

A Estradas de Portugal justificou esta ausência de intervenção com a ausência de sinistralidade. Esta resposta levou á indignação e revolta do Município e dos seus habitantes porque consideram de se tratar de uma Estrada que diáriamente é utilizada, entre outros, por transportes escolares e não queremos nem pensar que um acidente neste âmbito seria o mote para desencadear a intervenção prometida pelas Estradas de Portugal em 2010, cujo problema ao que parece, só desta forma seria resolvido.

Quanto ao caso da Estrada Nacional 2 entre a entrada de Castro Daire e o Val de Azia nunca foi requalificada, nem mesmo na década de 60/70 quando foi retificado o troço Reconcos – Viseu, pelo que se trata de uma Estrada centenária cujo traçado em planta não se adequa ao nivel do serviço que hoje suporta, nomeadamente depois da introdução das portagens na A24, com taludes em aterro instáveis onde são visíveis escorregamentos da faixa de rodagem, com as consequências que daí advém, não só para o tráfego, como também para as Infraestruturas Públicas (conduta adutora principal de abastecimento de água à Vila de Castro Daire).

O Abatimento da Estrada num troço em janeiro de 2012 foi uma consequência é a prova da falta de conservação e intervenção nesta importante via de acesso ao Concelho de Castro Daire que o executivo pretende ver alterado.

Depois desta exposição a Câmara Municipal de castro Daire espera medidas concretas da Administração das Estradas de Portugal, no sentido de prevenir situações de maior risco, proporcionando ás pessoas maior conforto e segurança nestas estradas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 1 comentários
O Presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, deslocou-se a Lisboa para uma reunião de Trabalho com a Comissão responsável pelo novo Mapa Judicial do território Português.

Esta reunião realizou-se no passado dia 11 de dezembro e acompanharam o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, a representante da Ordem dos Advogados no Concelho de Castro Daire, Dra. Joana Sevivas e o Secretário Judicial do Tribunal de Castro Daire, Sr. Martins.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire quis pessoalmente, mais uma vez, expôr os motivos que levam a que toda a população se insurja contar a proposta de encerramento do Tribunal Judicial de Castro Daire.

Fatores como a distância em relação ao Tribunal de Lamego, a ausência de uma rede de transportes públicos que sirva as populações, e o elevar dos custos para as populações no acesso á Justiça ou ainda o movimento processual do próprio Tribunal foram aspetos demonstrados á Comissão Técnica responsável pela Reforma Judicial.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire reafirmou que esta luta do povo castrense não é uma birra ou uma questão de bairrismo mas pelo contrário é uma intransigente defesa dos interesses desta população servida pela Comarca de Castro Daire, com razões e motivos válidos que sustentam a necessidade imperiosa de que o Tribunal Judicial de Castro Daire se mantenha.

A comprovar a união dos utentes servidos pela Comarca de Castro Daire está a deliberação de todas as Juntas de Freguesia da Comarca em defesa da mesma, inclusive as 3 Freguesias do Concelho de vila Nova de Paiva que pertencem à Comarca, que são Pendilhe, Touro e Vila Cova à Coelheira.

A comissão técnica recebeu os dados levados pelo Senhor Presidente da Câmara, pela representante da Ordem dos Advogados e pelo Secretário Judicial, prometendo analisar todos os fatores, ficando aberta a possibilidade de se vir a alterar a situação do Tribunal de Castro Daire.

Castro Daire e os seus habitantes prosseguem na luta da defesa do seu tribunal e esperam que o Governo tome uma decisão justa e equilibrada que sirva todos os utentes da Comarca de Castro Daire.
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 | Publicado em , , | Com 11 comentários
No passado dia 8 de Dezembro, os militantes do Partido Social Democrata de Resende elegeram os novos órgãos locais para os próximos dois anos.

Tendo em vista as Eleições Autárquicas do próximo ano, o novo Presidente da Comissão Política do PSD Resende define como principais objectivos “a concretização de um programa de governação local adaptado aos desafios futuros da gestão autárquica e a definição das lideranças mais capazes para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesias”. Nas palavras de Marco Cardoso, tais prioridades representam “um verdadeiro Motor de Mudança em Resende, plasmado no programa eleitoral vencedor, com a designação GANHAR RESENDE”.

A nova Comissão Política da Secção de Resende é constituída pelos seguintes membros:

Presidente: Marco Sérgio da Fonseca Cardoso;

1.º Vice-Presidente: Elsa Isabel Ferreira Rodrigues;

2.º Vice-Presidente: José de Oliveira Monteiro;

Tesoureiro: Marco Paulo Cardoso Coelho;

Vogais: Adriano Pinto; Bruno Filipe Ferreira de Oliveira; Bruno Miguel Pereira Assembleia; Carla Manuela Ferreira Rodrigues; Eugénia Isabel Borges de Almeida; Ismael Fernando Teixeira Pereira; José Pereira Sala; Patrícia Raquel Teixeira Rabaça; Paula Marina da Costa Silva Matos Ferreira; Pedro José Alves Pereira; Sérgio José Ferreira Pinto Gomes.

A Mesa da Assembleia da Secção de Resende tem a seguinte composição:

Presidente: Joaquim Rodrigo de Matos Ferreira Pinto Pereira;

Vice-Presidente: Vítor Nuno da Silveira Lage;

Secretários da Assembleia: Ana de Oliveira Monteiro e Ana Maria Cardoso Rodrigues.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Numa iniciativa do Município de Castro Daire, o Pai Natal anda em visita pelas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho.

A visita do Pai Natal às Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância do Município está a decorrer desde o dia 7 até ao dia 14 de dezembro. São visitados 23 jardins de infância e 15 escolas, num total de 360 crianças do pré-escolar e 570 alunos do 1º CEB.

A entrega das prendas é acompanhada por uma animação e pela aguardada chegada do Pai Natal, fazendo as delícias das crianças em cada escola.

Numa época de crise económica, em que as famílias nem sempre podem proporcionar aos seus filhos a oferta dos habituais presentes de Natal, o Município de Castro Daire tem por objetivo desta iniciativa levar a alegria e o espírito de natal a cada criança e tornar este época ainda mais alegre e intensa para estes jovens.

O presidente do Município, Fernando Carneiro, afirmou que este esforço feito pela autarquia castrense para proporcionar esta simbólica lembrança a cada criança é amplamente recompensado pelo sorriso estampado no rosto das crianças nesta iniciativa, sendo este o melhor presente de Natal que o Presidente da Câmara pode ter nesta época de Natal.

A iniciativa decorrerá até á próxima sexta-feira dia 14 de Dezembro, dia em que se interrompem as aulas para as férias de Natal.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Ao longo dos últimos doze meses, o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego incentivou lamecenses de todas as gerações a saírem à rua para caminharem e conviverem com outros entusiastas da prática regular de exercício físico, no âmbito do projeto ConVida a Caminhar na Minha Freguesia. Após ter percorrido nove freguesias rurais e urbanas do concelho, esta iniciativa passou pela Penajóia para cumprir a última caminhada deste ano. 140 praticantes fizeram uma pequena viagem a pé que percorreu alguns dos locais mais importantes da freguesia, nomeadamente a magnífica Igreja de Santíssimo, a Igreja Matriz e a Adega Cooperativa. O passeio encerrou com a realização de um agradável lanche-convívio, oferecido pela Junta de Freguesia.

Durante o primeiro ano de vida, o projeto Caminhar na Minha Freguesia envolveu, em colaboração com várias instituições locais, mais de 1200 pessoas, de diferentes gerações, tendo passado por Ferreirim, Valdigem, Cepões, Figueira, Várzea de Abrunhais, Avões, Sé, Almacave e Magueija, para além da Penajóia.

Para o próximo ano, promete continuar a percorrer o concelho de Lamego e proporcionar excelentes momentos de atividade física e convívio, em permanente contacto com a natureza. Gratuita e adaptável a qualquer estilo de vida, caminhar é uma atividade pode ser realizada por pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, criticou, em Bruxelas, a reforma administrativa que prevê a extinção de milhares de freguesias em Portugal, por esta colidir com as mais recentes recomendações das instituições europeias acerca organização administrativa dos territórios.

José Luís Carneiro, que é também membro do Comité das Regiões da União Europeia, participou num encontro a 7 de Dezembro com o presidente da Comissão de Coesão Territorial do Comité das Regiões, o polaco Marek Wozniak, no qual estiveram presentes, também, o vice-presidente na Associação Nacional de Freguesias, Cândido Moreira e o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Aníbal Costa (também membro do Comité das Regiões).

José Luís Carneiro relembrou os três desafios centrais para a governação preconizados pelo Livro Branco sobre a Governação Multiníveis elaborado pelo Comité das Regiões: a coesão, a democratização e a governação global.

O autarca defendeu a visão inserida no documento, que entende a governação a vários níveis como uma ação coordenada da União Europeia, dos Estados-Membros e dos órgãos do poder local e regional, assente na parceria e tendo em vista a elaboração e aplicação das políticas comunitárias.

José Luís Carneiro lembrou ainda que o documento coloca um enfoque no envolvimento das autoridades locais e regionais em domínios como a estratégia para o crescimento e o emprego, a agenda social e as políticas de integração, inovação e coesão.

Durante o encontro os autarcas portugueses criticaram a reforma proposta pelo estado por se basear “num esvaziamento regional, mais do que na regionalização, ausentando-se das suas funções e impedindo o instituir de um real modelo de Governação Multiníveis regional, optando por um centralismo exacerbado e por um vazio regional em todos os vetores de atuação públicos”.

“Assistimos ao encerramento de tribunais, repartições públicas de todo tipo, ao incremento de encargos de forma irracional, que são tidas como o desmaterializar do papel do Estado, e o seu distanciamento regional”, criticaram.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Depois da saída do Resende, o guardião Marco Oliveira falou à rádio Lafões, explicando as justificações que deram aos quatro jogadores que foram dispensados pela Direcção do clube. No entanto, o guarda-redes diz que lhe parece uma decisão do Presidente da Direção e afirma que o clube contratará novos jogadores, abordando também os últimos tempos do Grupo Desportivo de Resende, nesta época 2012/2013.

Pode ouvir a entrevista ao Ex Guarda-Redes do Grupo Desportivo de Resende que até já assinou esta semana pelo Arguedeira.


Por Notícias de Resende | terça-feira, 11 de dezembro de 2012 | Publicado em , , | Com 1 comentários

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, assinou esta segunda-feira, dia 10 de dezembro, quatro contratos de empreitada para a construção dos Centros Interpretativos do Montemuro, da Cereja e da Cerâmica e para a requalificação ambiental do Bernardo, em Barrô.

Estes investimentos ascendem no seu conjunto a um total de oitocentos mil euros e avançarão no terreno já a partir de janeiro de 2013.

António Borges considera que “não podemos dar sinais de abrandamento na valorização das nossas comunidades tradicionais e, em particular, nas nossas freguesias. Para além de estarmos a construir uma rede de coesão social e territorial em Resende, quero ainda destacar um dos nossos principais objetivos do momento. Trata-se de ativar a pequena economia local, particularmente num setor como o da construção civil que atravessa sérios problemas. As quatro contratualizações de empreitadas são empresas locais, particularmente de Resende, e vão gerar emprego localmente nos próximos meses.”

Com a requalificação ambiental do Bernardo pretende-se consolidar o local do cais situado em Barrô, promovendo o acesso ao plano de água em segurança e promover o uso harmonioso da plataforma como um espaço de convivência e recreio das populações locais e daquelas que visitam o concelho. A intervenção situa-se num local privilegiado junto ao rio Douro, sendo que a freguesia de Barrô é a porta de entrada na Região Demarcada classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

Depois das intervenções no Parque Fluvial de Porto de Rei e no Cais Turístico-Fluvial de Caldas de Aregos, o Cais do Bernardo será mais um equipamento que irá estabelecer uma relação estreita e integradora de Resende com o seu rio, conduzindo a um novo reencontro com o Douro.

O Centro Interpretativo da Cereja será instalado no edifício da antiga Escola Primária de Vila Verde que acolherá um espaço museológico e de investigação onde será feita a reposição do historial, espécies, origens métodos de cultivo, acompanhamento e uma mostra sobre as várias espécies e desenvolvimento da cerejeira em Resende. Para o efeito, a antiga Escola Primária será totalmente reabilitada e ampliada contemplando, para além de uma zona administrativa, uma sala de exposições permanente e um espaço designado “cubo de vidro” de onde se parte para o espaço exterior que contém variadas espécies de Cerejeira a partir das quais se produzem a cereja, enquanto se usufrui de uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão e o Douro.

Na antiga Escola Primária de Raposeira, situada em S. João de Fontoura, será instalado o Centro Interpretativo da Cerâmica que acolherá um espaço expositivo e pedagógico onde será exposto um espólio Municipal de peças cerâmicas, e se desenvolverão workshops e visitas interventivas sobre o tema. Este Centro interpretativo pretende reavivar o artesanato do barro negro em Resende, já que nesta região, desde tempos medievais que os oleiros trabalhavam o barro nas suas rodas, coziam-no nas soengas e vendiam os produtos nas feiras da região ou de porta em porta, em troca de produtos agrícolas.

O edifício da antiga Escola Primária de Feirão e uma antiga casa de colmo na Panchorra vão acolher o futuro Centro Interpretativo da Serra de Montemuro. Os espaços, de natureza pedagógica e interpretativa serão constituídos por um setor nuclear composto por uma área de exposições e uma de projeção multimédia. Com a criação deste Centro Interpretativo pretende-se divulgar o património natural e construído pelo homem ao longo de séculos de história, numa área caracterizada pelos relevos aplanados e grandes formações rochosas graníticas e onde sobressaem diversas ocorrências patrimoniais.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários

Durante o mês de dezembro, são diversas as atividades que a Câmara Municipal de Resende vai realizar, dirigidas a todos os munícipes e conterrâneos que visitam o concelho nesta época Natalícia.

Assim, até ao dia 30 de dezembro encontra-se patente, no Museu Municipal de Resende, a exposição de cerâmica e escultura do artista José Fraga. A mostra apresenta um conjunto de peças únicas, inspiradas na natureza, nos sonhos e nos sentidos, repletas de criatividade e de cor.

“Natal na Aldeia” é o título da exposição que se encontra patente no Centro Cultural de S. Cipriano até ao dia 13 de janeiro de 2013. Trata-se de uma mostra coletiva de arte que apresenta um conjunto de peças em cerâmica, escultura, pintura, azulejo e outros trabalhos manuais em vidro, madeira, tecidos e papel, que se encontram à venda. Os artistas que integram esta exposição são: Madu Cristina Sala, Fátima Cardoso, Nuno Simões, Salomé Pereira,  Olga Andrade, José Fraga e Fernanda Oliveira. Nesta exposição, que  pode ser visitada às terças, quintas e sábados, das 9h30 às 12h30, ou com marcação através do seguinte contacto: 254877200, tem oportunidade de encontrar peças únicas, originais e bonitas para oferecer este Natal.

No dia 15 de dezembro, a partir das 21h30, não perca a Grande Noite de Fado, no palco do Auditório Municipal de Resende. Um espetáculo que conta com a participação de Paulo Almeida, Telma Barata e Manolo acompanhados à Guitarra Portuguesa por António Vintém e á Viola de Fado, por Osvaldo Magalhães. O evento é uma organização da Associação de Trabalhadores do Município de Resende em colaboração com a Câmara Municipal.

Este Natal também não vai faltar o teatro. A oficina de teatro Eç’ Agora vai apresentar o Conto de Natal intitulado “O Caso da Meia Torta”, dia 19 de dezembro, às 21h00, no Auditório Municipal de Resende, e no dia 22 de dezembro, à mesma hora, no Centro Cultural de S. Cipriano. Mais uma peça com grande qualidade artística, para toda a família, a não perder!

Entre os dias 11 e 14 de dezembro decorre a Feira do Livro organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar e da escola EB2 de Resende - APEECE/EB2RSD em parceria com o Agrupamento de Escolas de Resende. De 11 a 13 de dezembro a Feira decorre nas Bibliotecas do Centro Escolar de Resende e da EB2 e no dia 14 de dezembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Resende. Esta será uma oportunidade única para comprar livros a preços especiais para oferecer este Natal.

Para quem aprecia a sétima arte, o Auditório Municipal de Resende apresenta todas as sextas-feiras, a partir das 21h30, sessões de cinema para todos os gostos. No dia 14 de dezembro vai ser transmitido o filme “Looper -Reflexo Assassino”. Um filme de ficção científica com muita ação e algum suspense. Trata-se de um thriller futurista, dirigido por Rian Johnson e estrelado por Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis e Emily Blunt, com participação de Jeff Daniels, entre outros. 007 Skyfall” estará em exibição no dia 21 de dezembro, um filme onde Daniel Craig veste de novo a pele de James Bond na 23.ª aventura do maior franchise cinematográfico de todos os tempos. Em "Skyfall", a lealdade de Bond a M. é testada quando esta é assombrada pelo passado. Quando o MI6 é atacado, Bond tem de encontrar forma de descobrir e destruir a ameaça, a qualquer custo. Já no dia 28 de dezembro, o Auditório Municipal apresenta o filme Astérix & Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade”, inspirado nas divertidas personagens criadas pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo, e realizado por Laurent Tirard, este é o quarto filme da série em acção real.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Há três jornadas que o Grupo Desportivo de Resende já não conseguia marcar dois golos num só jogo. Há dois jogos consecutivos que o Resende já não ganhava, levando já seis derrotas neste Campeonato da Divisão de Honra 2012/2013.

O Grupo Desportivo de Resende viajou este Domingo a Vouzela, onde no Estádio Municipal das Chãs defrontou o Vouzelenses, último classificado.

Um Resende que depois da estreia do novo treinador a vencer, em casa, perdeu por mais duas vezes, em Sernancelhe e em casa com o Molelos, venceu desta vez o Vouzela por 2-0. Os autores dos golos foram Caio e Filipe Sala. Este último, a cumprir o seu segundo ano como júnior, foi chamado à equipa principal do Resende e estreou-se em jogos oficiais pelos Seniores a marcar, o que deixa boas indicações para o futuro.

A prova de que nas camadas jovens do Resende há bons produtos da formação e que é preciso apostar mais neles! A prova de que foi um Júnior com 18 anos de idade, mas já muitos de Resende ao peito, a marcar o segundo golo e a dar um novo alento para as tantas jornadas que ainda faltam.

Com esta vitória, a formação resendense mantém o 11º lugar da tabela classificativa, acima da zona de descida, com 12 pontos, atrás do Fornelos e à frente do Campia, embora em igualdade pontual com este último.

Na próxima jornada, o Resende recebe o Canas de Senhorim, no Estádio Municipal de Fornelos no próximo dia 16 de Dezembro.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Tive a oportunidade de entrevistar o Nuno Machado para a Emissora Regional de Resende. Gostei do modo despretensioso como fala. O facto de ser uma pessoa de trato fácil abonou a meu favor tornando a entrevista agradável. E apesar do modo simples quando se trata de adjetivar o seu trabalho nota-se uma pontada de orgulho. E deve sentir-se assim. É um artista da região que merece ser ouvido, tem talento. Se quer passar um momento agradável entre amigos, tendo oportunidade procure-o num bar perto de si. Não espere músicas populares portuguesas ou músicas de baile, espere sim covers bem interpretadas com um cunho pessoal e dois ou três originais que ficam no ouvido. Se lhe abri a curiosidade ouça a entrevista onde estão inseridas duas músicas cantadas pelo Nuno “ao natural” sem efeitos de estúdio. Se gostar do resultado não se esqueça de passar em nunomachadomusic.com, vale sempre a pena a visita.

Fica a dica,

Raquel Evangelina

Por Notícias de Resende | sábado, 8 de dezembro de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
Não tenho um género de filme. Não penso que quem goste de cinema tenha um até porque dentro deles há filmes bons e maus logo é impossível, pelo menos para mim, gostar de todos os filmes de uma categoria apenas porque é a nossa favorita. No que toca a filmes de acção são poucos os que me agradam e então no que toca a filmes com o Bruce Willis ainda são menos. Então porquê a escolha deste filme? Dos 4 filmes em exibição decidi escolher o “Looper” devido ao seu guião. A história é original não caindo no erro de copiar outros. E quando se trata de enredos, numa altura em que as tecnologias e os efeitos especiais tomaram conta da sétima arte, se há um argumento um pouco mais original o filme já se destaca dos demais. Em “Looper” o realizador Rian Johnson aborda a viagem no tempo de uma maneira que até hoje não tinha sido feita (pelo menos de filmes que eu tenha visto e vejo bastantes). Se alguém do futuro faz algo que não deve, uma organização mafiosa fá-lo viajar 30 anos para trás onde um assassino (looper) está à espera para o matar e assim os eventos do futuro não acontecem. A trama começa a envolver o espectador a partir do momento em que a pessoa enviada para o assassino é ele próprio 30 anos mais velho. A partir daí a parte emocional agrava-se e o filme faz-nos pensar em questões mais filosóficas do tipo: “Se eu voltasse atrás faria isto? Diria algo que deixei por dizer que poderia afectar e mudar toda a vida que tenho hoje devido a não o ter dito?” De qualquer maneira o objectivo do filme não é pôr-nos a pensar e muito menos deixar-nos arrependidos. É um filme que, a meu ver, não foi realizado com a intenção de ser uma obra prima mas que no entanto é capaz de ocupar um lugar na próxima cerimónia dos óscares nos nomeados a Melhor Argumento Original.

Dos restantes filmes do mês destaco ainda “007 Skyfall” que não tive oportunidade de ver mas dia 21 lá estarei.

Lista de filmes em exibição no mês de Dezembro:

7 de Dezembro- Idade do Gelo 4

14 de Dezembro- Looper: Reflexo assassino

21 de Dezembro- 007 Skyfall

28 de Dezembro- Astérix e Obelix ao serviço de Sua Magestade

Raquel Evangelina
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Dar a provar algumas iguarias típicas confecionadas pela boa tradição da restauração baionense é o objetivo da iniciativa "Fins-de-Semana Gastronómicos", que tem lugar entre 7 e 9 de Dezembro e à qual aderiram várias unidades de restauração e de alojamento do concelho de Baião. A iniciativa partiu da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal e teve como parceiro local o Município de Baião.

Os estabelecimentos aderentes irão proporcionar preços e condições especiais aos visitantes, que terão à sua escolha uma ementa cuidadosamente preparada: o Frango Alourado com Arroz de Favas de inspiração queirosiana, acompanhado, à sobremesa, de Peras Bêbadas ou Creme d`Água.

No dia 8 de Dezembro as ruas da vila de Baião serão invadidas por uma animação contagiante, protagonizada pelas atuações musicais de diversos grupos: associação "Os Alegrinhos", grupo Dança Baião, Associação Empresarial de Baião, Escola de Música da Casa do Povo de Campelo, Escola de Música "Movimentos e Variações" e o grupo de concertinas "Os Monteiros". A animação de rua resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Baião, a Associação Empresarial de Baião e a empresa Caminhos Velhos.

Os restaurantes aderentes são: Pensão Borges, Primavera, Fonte Nova e Flor de Baião (todos de Campelo); Almocreve e O Alpendre (ambos do Gove); Barriga Farta (Santa Marinha do Zêzere); Douro Palace Hotel (Santa Cruz do Douro) e Casa da Lavandeira (Ancede).

Várias unidades de alojamento também aderiram à iniciativa, como sejam a Quinta das Quintãs (São Tomé de Covelas), o Douro Palace Hotel, a Casa do Silvério e as Casas de Pousadouro (todas elas em Santa Cruz do Douro), a Casa da Lavandeira (Ancede) e finalmente o Casarão e a Quinta da Ermida (Santa Marinha do Zêzere).

Também no domínio do alojamento haverá lugar a promoções e preços especiais praticados por estes espaços.