Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 30 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
O Programa do XIX Governo constitucional aí está, finalmente, em debate na Assembleia da República. E para quem tinha dúvidas, sobre a sua matriz genética, elas ficaram completamente dissipadas. Basta lê-lo. É um programa liberal, e pior que isso, liberalizante de tudo aquilo que são funções que o Estado tem vindo a desenvolver, e bem, no sector social e económico do nosso país. E quem vai sair prejudicado? Precisamente aqueles que o PSD, disse aquando do chumbo do PEC IV, querer despenalizar.

Dir-se-á que este programa é o resultado do memorando de entendimento com a troika. Dir-se-á que muitas das medidas agora propostas foram anunciadas durante a campanha eleitoral. Dir-se-á tudo o que se quiser. Mas há uma coisa que já se percebeu, estamos perante o maior ataque às funções sociais do estado das últimas três décadas e meia, com a agravante de que, por mais que se diga o contrário, as medidas concretas preconizadas não resultam, directamente, do memorando, mas de opções de pura ideologia política de direita.

Estamos, pois, todos convocados para este debate. Para um debate em torno daquilo que pretendemos ser enquanto sociedade solidária e enquanto sociedade que pugna pela justiça social e pela permanente redução do fosso entre os mais ricos e os mais pobres.

E é por eu acreditar que a sociedade portuguesa é estruturalmente solidária e defensora da equidade e da justiça social que entendo que a seu tempo todos aqueles que, mais por conjuntura do que por convicção, votaram nesta equipa irão pugnar por esses valores e defendê-los em toda a linha.

É inequívoco que PSD/CDS têm legitimidade política para assim se comportarem. É evidente que não se põe em causa o resultado de um pleito eleitoral recente e a sua tradução parlamentar. Mas é também inequívoco que cabe ao PS, responsavelmente, propor caminhos alternativos, caminhos diferentes, bem concretos e definidos, sem trair aqueles que foram os objectivos por si subscritos no memorando, que devem ser sempre honrados.

O PS só corporiza os seus mandatos se os densificar através da promoção dos consensos alargados necessários para ultrapassar esta crise, mas também se clarificar perante os portugueses as suas linhas diferenciadoras perante os problemas que nos assolam.

DE 25 PARA 35: É ESTE O RIGOR DA COLIGAÇÃO?

Dos 25 prometidos passou a 35 efectivos secretários de estado, sendo que um deles foi, mesmo, demitido antes de ter tomado posse.

Sempre se pode dizer que são as coisas da governação e só não falha quem não faz, só não erra quem não decide... Pode-se dizer tudo isso que bem sabemos e bem conhecemos.

Mas são estes pormenores que fazem toda a diferença.

Afinal, o número global de secretários de estado (que, segundo o PSD, era demasiado elevado no governo anterior) está na média de todos os governos que tivemos no nosso país nas últimas décadas, quer do PS, quer do PSD, quer de coligação.

Não quero ajuizar por antecipação, mas estarei atento. E só trago este assunto à colacção porque ele foi tão, abusivamente, usado como arma de arremesso contra o governo anterior.

Se as coisas não são como começam, mas como acabam, fica, porém, e desde já, um travo amargo e de preocupação, neste início de mandato, para a coligação.

NOTA: Parabéns e votos de bom trabalho, para os viseenses Álvaro Santos Pereira, José Cesário e Almeida Henriques, nas funções governativas em que foram empossados.

Acácio Pinto
Deputado do PS
2011-06-29
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 3 comentários
Em Resende residem, actualmente, 11.371 pessoas, menos 999 do que em 2001 (12370 habitantes), segundo os resultados dos Censos 2011.

Estes valores representam um decrescimento da população, residente em Resende, de 8,08%. Quanto ao número de famílias em Resende, houve um decréscimo apenas de 1,86%, de 4.147 para 4.070 famílias.

Ainda assim, o concelho de Resende apresenta um crescimento de 7,83% (6.884 para 7.423) no que diz respeito ao número de alojamentos.

Não só o concelho de Resende viu a sua população residente a reduzir, assim como todos os concelhos do distrito de Viseu. Este distrito apresenta uma diminuição de 16.759 pessoas, cerca de 4,24% em relação a 2001.

Contraditórios foram os resultados a nível nacional, havendo um crescimento de 1.9%, cerca de 200 mil pessoas.

Rafael Barbosa
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 29 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Auditório Municipal de Resende foi palco da III Audição da Academia de Música, que decorreu no dia 28 de Junho, num espectáculo onde 80 alunos demonstraram as suas capacidades musicais.

No espectáculo apresentado, os alunos da Academia tiveram oportunidade de mostrar o seu talento perante um público entusiasta que encheu por completo o auditório. Esta foi também uma oportunidade para apresentarem o trabalho desenvolvido com os professores ao longo do último ano, numa audição que contou com a interpretação de diversos temas musicais bem conhecidos do grande público nas áreas instrumentais de violino, guitarra, piano, órgão, baixo, bateria e acordeão.

Recorde-se que a Academia de Música foi fundada em Setembro de 2008 por iniciativa da Câmara Municipal de Resende. No dia 30 de Junho de 2009 apresentou a sua primeira audição e desde então tem realizado vários concertos de música, onde os alunos têm demonstrado as suas capacidades musicais.

O objectivo é proporcionar às crianças e jovens do concelho uma formação musical integral, promovendo qualitativamente a aprendizagem do ensino artístico da música, com vista à criação de uma Orquestra Ligeira Municipal.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 28 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Largo do Pelourinho, em Mesão Frio, sofre obras de requalificação que transformará aquela zona da Vila Porta do Douro. Esta é a primeira de um conjunto de obras que integram o projecto de regeneração urbana de Mesão Frio, que contemplam ainda o arranjo urbanístico no Bairro Francisco Sá Carneiro, no Largo da Independência e na Travessa da Cerca, um investimento de 412.480,15 euros, num total de 2,850,000 euros para a totalidade do Projecto de Regeneração Urbana da Vila de Mesão Frio.

O projecto de Regeneração Urbana de Mesão Frio prossegue, desta feita com as obras de beneficiação dos espaços públicos de Mesão Frio, um investimento de 411.480,15 euros, que começou com o arranjo urbanístico do Largo do Cruzeiro, corrigindo assim um ponto negro da estrada que liga Mesão Frio à parte superior de Vila Marim. Esta obra além da recolocação do Cruzeiro, prevê ainda a reorganização do pavimento, das águas pluviais e das telecomunicações.

O Cruzeiro de Mesão Frio é um exemplo acabado da pretensão da Exposição do Mundo Português, em 1940, em Lisboa. O seu simbolismo é reproduzir o encontro de todas as raças do império português nos quatro cantos do Mundo, em cada localidade, onde foram colocados, simbolizando ainda o cruzamento da identidade de Portugal com as distintas culturas do Império Português.

O Projecto de Regeneração Urbana avançará ainda para a zona Sul da Sede de Concelho, concretamente para no Bairro Francisco Sá Carneiro, com o alargamento da rua paralela à Escola EB 2,3/ S Prof. António da Natividade e construção de uma rotunda, no Largo da Independência, as obras prevêem a reorganização do pavimento, a recolocação dos abrigos para os autocarros, que surgirão na Avenida Dr. Domingos Monteiro. As obras de Regeneração Urbana prevêem um reajuste, no lanço que liga a Av. Domingos Monteiro à Zona Industrial, o qual irá ligar nova avenida que se encontra a ser construída e que funcionará como acesso ao Centro Escolar.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Mesão Frio promove, de 4 a 29 de Julho, um programa de férias lúdico-pedagógicas para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Praia e muita animação vão preencher este inicio de “um Verão sempre A’brir”.

A Câmara Municipal de Mesão Frio promove, de 4 a 29 de Julho, para todas as crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, nas Escolas do Concelho de Mesão Frio, um programa de ocupação de férias escolares. A exemplo de programas anteriores, as crianças que frequentem este programa de férias terão ao seu dispor uma panóplia de actividades diversificadas.

Com a chegada dos períodos de interrupção lectiva, pais e encarregados de educação têm cada vez maior dificuldade na ocupação dos tempos livres das crianças e com esta medida a Câmara Municipal de Mesão Frio, uma vez mais, proporciona a possibilidade de umas férias escolares onde o lúdico se associa ao pedagógico.

As actividades previstas para este programa de férias de Verão prevêem a visita à Escola Fixa de Trânsito de Vila Real, a prática de Canoagem, idas à Piscina Municipal de Mesão Frio e oferece ainda a possibilidade de contacto com o mar, através de idas semanais à praia, concretamente a Mira Mar, à Praia Fluvial do Azibo e à recém inaugurada Praia Artificial de Mangualde. Estão ainda agendadas ateliês de informática e um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas que oferecerão às crianças do Concelho um Verão sempre A’brir.

As inscrições encontram-se abertas na Câmara Municipal de Mesão Frio até ao dia 30 de Junho.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 27 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
CLIQUE NA IMAGEM DA CAPA PARA LER O JORNAL

CLIQUE NA IMAGEM DA CAPA PARA LER O JORNAL
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No dia 22 de Junho, realizou-se um jogo de Xadrez ao vivo, inserido nas actividades de final de ano lectivo.

O Agrupamento faz parte pelo segundo ano consecutivo do Projecto TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. Este projecto permitiu a criação do clube de Xadrez (Xeque-mate) e um maior envolvimento dos alunos. De facto motivar os alunos e promover o seu sucesso educativo é a prioridade de todos os intervenientes neste projecto.

Neste contexto, o Clube de Xadrez, promovido pelo docente Fernando Valentim contou com os apoios necessários à dinamização do referido clube.

Este clube teve várias vertentes de trabalho ao longo deste ano lectivo. Em primeiro lugar a aprendizagem das regras de jogo e consequente aplicação em vários torneios internos, nomeadamente o campeonato da escola e a taça da rainha, aonde se realizaram cerca de mil jogos.

A segunda vertente relaciona-se com o Xadrez para os mais novos, envolvendo assim cinco escolas do 1º Ciclo: Fonseca, Teixeira, Teixeiró, Senhora e Gestaçô. As quatro primeiras escolas receberam aulas de aprendizagem nas suas próprias instalações, enquanto a quinta escola se deslocou à escola sede, numa visita articulada com a Biblioteca Escolar.

A terceira vertente prende-se com o Xadrez Humano, desenhado no presente ano lectivo, contando com duas apresentações públicas, uma na Escola Preparatória de Resende e esta agora, na sede do Agrupamento.

O clube conta já com um património que lhe permite encarar futuras participações em espectáculos, estando já previstas deslocações a outras escolas do país no inicio do próximo ano lectivo.

Para o responsável pelo clube, este conjunto de actividades permite aos alunos criar uma maior motivação para a escola, propiciando uma maior atenção e concentração em sala de aula; o planeamento; a memória; a vontade de vencer; o autocontrolo; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade e inteligência.

Finalmente, e em termos competitivos, como refere o docente, pretende-se abrir os horizontes da competição saudável deste alunos, através da participação no campeonato de Desporto Escolar da modalidade.

Aquilino Rocha Pinto
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 23 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
António Almeida Henriques
Deputado eleito pelo PSD
O Governo tomou posse numa cerimónia espartana, em sintonia com a grave situação do nosso Portugal, o novo Primeiro-ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, assume que "realismo em política não é sinónimo de resignação contemplativa", promete "procura e concretização de soluções" consciente que não existem varinhas de condão, foram muitos anos a arruinar o País.

Promete "responsabilidade, abertura e transparência", refere que "a crise que hoje atravessamos mostrou o esgotamento dos modos antigos e fez ressoar o apelo à mudança " e que só se pode assumir o rumo de um País mais aberto, celebra um Pacto de Confiança, que é simultaneamente também "de responsabilidade e de abertura entre o Governo e a sociedade portuguesa".

Defendeu a autonomia da sociedade como o caminho para o desenvolvimento, "um Estado que ajuda a sociedade a florescer e não a sufocá-la", um Estado mais pequeno e ágil, mais forte e uma sociedade mais livre, com autonomia e mais próspera.

O caminho a seguir será de responsabilização de todos, Portugal tem um compromisso com a tróika, dele depende a nossa sustentabilidade, o País precisa de reformas que implicam entendimentos alargados, fundamental se torna um bom relacionamento entre os partidos do governo e o PS, bem como uma colaboração estreita entre os vários órgãos de soberania, para além do envolvimento dos parceiros sociais.

Vive-se e respira-se de outra forma em Portugal, a forma de fazer política mudou, já não se governa nos telejornais, acabou o frenesim que privilegiava a forma em detrimento do conteúdo, há uma nova esperança, apesar da consciência da grave situação.

A forma célere e discreta como foi formado o Governo, para além da inquestionável valia das personalidades que o compõem, um misto de experiência política e de contributo de independentes, um claro sinal para a sociedade, dão garantias de um trabalho sério, empenhado, com caras e competências novas.

A eleição da Dra. Assunção Esteves para o segundo lugar da hierarquia do Estado é também um bom indício, pela primeira vez uma mulher a presidir à Casa da Democracia, um rosto novo com provas dadas, sem dúvida mais um bom sinal deste novo ciclo político.

Após um acto eleitoral clarificador, o Parlamento e o Governo iniciam uma nova caminhada, na próxima semana conhecer-se-ão as bases programáticas do acordo entre PSD e CDS, a base do programa do governo a aprovar na Assembleia da Republica, ficando o Governo plenamente investido com a sua aprovação.

Ainda esta semana esteve já o Primeiro-ministro no Conselho Europeu, dando novos sinais de confiança e esperança aos nossos parceiros europeus.

Como disse o Dr. Pedro Passos Coelho, este ano não há tempo para férias, a tarefa é enorme, a determinação também, estaremos certamente à altura dos desafios que nos esperam.

Como disse o Primeiro-ministro no discurso de posse, "Portugal não pode falhar, eu sei que Portugal não falhara".

António Almeida Henriques
Deputado eleito pelo PSD
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Pois, “o país não pode [mesmo] falhar”, dirão também os portugueses.

Este estribilho foi iniciado com a posse do novo Governo no dia 21 de Junho no Palácio de Belém, por Cavaco Silva e Passos Coelho.

Saúdo pois a preocupação dos dois principais e actuais actores políticos, ao dizerem o que disseram. Mas não esqueço, igualmente, os seus comportamentos recentes e dissonantes desta evidência. Bem, mas isso são tempos passados e é sobre o futuro que eu quero e devo falar.

E quais são as circunstâncias para o futuro? São politicamente indesculpáveis.

Temos um Presidente que, como se tem visto, não se poupará a esforços (e bem) para ajudar na governação. Temos uma maioria absoluta na Assembleia (PSD + CDS/PP) com 132 deputados. Temos um Governo que resulta de um entendimento entre os dois partidos de direita e que tem uma base programática de governo assente naqueles que foram os seus objectivos na campanha. Ou seja, tudo aquilo que qualquer político e qualquer partido ou coligação desejam para governar sem instabilidades políticas, num quadro constitucional e legal, democrático, existe. Quem ainda achar pouco, é bem que diga, com clareza, que regime político quer, para que nos entendamos.
E, então, para que o país não falhe e para que tal desígnio se materialize só se espera mesmo que o Governo comece a governar.

Esperamos que os ministros mostrem ao país o seu programa, os seus projectos, as suas medidas. Esperamos que mostrem o seu PEC já que o PEC IV pelos vistos era muito gravoso. Esperamos que nos falem da avaliação dos alunos, dos professores e sobre vida nas escolas. Esperamos que nos esclareçam sobre os cuidados primários de saúde, sobre os cuidados hospitalares e sobre a sua política para o medicamento. Esperamos pelas suas palavras sobre o rendimento social de inserção, sobre o apoio aos idosos, crianças e pessoas com deficiência. Esperamos que digam algo sobre a reorganização administrativa do território. Esperamos que nos tragam o seu pensar sobre as medidas concretas para a internacionalização da economia e para o apoio às pequenas e médias empresas. Esperamos ouvir palavras concretas sobre o combate ao despovoamento do interior e sobre medidas que revitalizem a agricultura e o mundo rural. Enfim, sobre energia, acessibilidades, ambiente, associativismo…

Esperam-se, pois, medidas concretas, de especialidade, face às políticas dos anteriores governos que tanto contestaram e combateram na Assembleia da República.

Não sei se a estrutura do Governo é a melhor para atingir os objectivos, mas dou e todos damos o benefício da dúvida. Mas esta ideia de juntar ministérios e depois serem nomeados secretários de estado, tipo ministros, não me parece ser a melhor forma de gestão política.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Não votei em Fernando Nobre para Presidente da Assembleia da República porque entendi que um homem que fez uma cruzada e a negação dos partidos e dos políticos, não pode ser o primeiro dentre eles, por falta de coerência e idoneidade políticas.

Votei, em primeira escolha, em Assunção Esteves, a quem desejo as maiores felicidades. Sim, em primeira escolha (o mesmo não poderá dizer o PSD), numa mulher que dignificará o Parlamento e a política, na senda de ilustres anteriores presidentes, de que destaco aqui Jaime Gama, a quem ela sucede.

Acácio Pinto
Deputado do PS
2011-06-23
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 22 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 18 de Junho, 100 atletas de remo reuniram-se mais uma vez em Caldas de Aregos, Resende, para disputar a Taça de Portugal em femininos e masculinos.

No rio Douro estiveram em prova 33 equipas em representação de diversos Clubes provenientes de todo o país, na categoria absolutos, que competiram numa pista de águas fluviais com largada fixa, numa distância de 500 metros.

Nesta edição da Taça de Portugal de Remo, o Clube Naval Infante D. Henrique venceu as provas femininas 1x – Skiff e 2x – Double Scull, e a Académica de Coimbra venceu a prova 4x Quadri Scull. Nos masculinos, as equipas do S.C. Caminhense classificaram-se em 1.º lugar nas provas 2x - Double Scull, 1x – Skiff e 4x Quadri Scull, enquanto que o Clube Naval Infante D. Henrique venceu a prova 4 – Shell de 4 sem timoneiro.

Na prova rainha da Taça de Portugal, o Shell de 8 com timoneiro Masculino (8+M), a equipa vencedora foi novamente a do Infante, sendo que a Académica alcançou o 2.º lugar na classificação.

Esta é a quinta vez que Resende acolhe a Taça de Portugal de Remo, resultado do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Remo, com a colaboração da Tur Aregos E.M., S.A..

Visualizar resultados da final da prova.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Presidente da Câmara Municipal, António Borges, deslocou-se à Escola Secundária D. Egas Moniz e ao Externato D. Afonso Henriques onde ofereceu 200 cartões Jovem Municipal a jovens residentes no concelho que frequentam os cursos profissionais naquelas escolas e encontram-se abrangidos pelo subsídio escolar.

O Município aderiu ao Cartão Jovem Municipal no seguimento do protocolo de colaboração assinado com a Movijovem – Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público, Lda.

O cartão destina-se a jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos, inclusive, e oferece descontos de 10% na prestação de serviços da Câmara Municipal, nomeadamente na utilização das piscinas municipais, campo de ténis, bilhete de entrada no cinema e frequência na Academia de Música, bem como na compra de bens, produtos e serviços nos estabelecimentos sediados no concelho, aderentes ao projecto. Tem um custo de 10 euros e a validade de um ano, podendo ser adquirido nos serviços de Atendimento da Câmara Municipal e na Loja do Cidadão de Resende.

Ao adquirirem o Cartão Jovem Municipal, os jovens do concelho passam a dispor de um conjunto de vantagens e descontos em serviços e produtos não só a nível local, mas também nacional e europeu, resultantes da vertente “European Youth Card”.

in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | terça-feira, 21 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Os Santos Padroeiros das sete freguesias do Concelho foram o mote para as Marchas Populares promovidas pela Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, que ocorreram no passado dia 17 de Junho, à tarde. Cada Escola do Ensino Básico apresentou a marcha da respectiva freguesia.

Com o final do ano lectivo a aproximar-se, a Câmara Municipal de Mesão Frio, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, promoveram uma actividade de forma a encerrar o Ano Lectivo 2010/2011, que está prestes a terminar. De forma diferente, os alunos das sete freguesias do Concelho desfilaram pelas principais ruas da Vila de Mesão Frio, cantando e dançando a Marcha Popular da respectiva freguesia. Os Santos Padroeiros da totalidade das freguesias do Concelho deram o mote para estas Marchas Populares, que juntaram os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim.

Muita cor, música, dança e folia caracterizaram esta actividade de encerramento do ano escolar em Mesão Frio, promovida conjuntamente pela Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Mesão Frio.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Uma festa na Piscina Municipal de Mesão Frio foi a forma encontrada pela Autarquia para “abrir”, simbolicamente, a época balnear. Os anos oitenta foram o tema da pool party que se realizou no passado dia 18 de Junho, à noite.

Antecipando a chegada do Verão, que começa no dia 21 de Junho, a Câmara Municipal de Mesão Frio promoveu, no passado dia 18 de Junho, à noite, na Piscina Municipal da Zona de Lazer do rio Teixeira, uma festa de boas vindas ao Verão, abrindo simbolicamente a época balnear em Mesão Frio e da piscina municipal. Os já distantes anos 80 foram o tema usado pela autarquia, para uma noite remember, onde os presentes puderam voltar a apreciar temas do passado pela magnífica apresentação do grupo reguense “Pro Bono”, que fizeram uma incursão musical pela marcante década, do século passado. Temas como Eye of the Tiger, da banda sonora do também célebre filme Rocky III, With Or Without You dos U2, entre outros temas musicais que ficaram célebres na década de 80, animaram a noite do passado dia 18 de Junho em Mesão Frio. No final da noite, os registos sonoros dessa década encerraram a festa de boas vindas ao Verão e da abertura das piscinas municipais, que abrirá as suas portas, oficialmente, no próximo dia 25 de Junho.

O Verão que agora se inicia vai ser rico de motivos para visitar Mesão Frio, com inúmeras actividades culturais e desportivas.

Neste Verão, visite a Porta do Douro. Visite Mesão Frio.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 20 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 22 de Junho, pelas 11:15h, a Escola EB2,3 de Santa Marinha do Zézere celebra o Dia do Xadrez, com a realização de um jogo de xadrez humano.

Para alguns esclarecimentos adicionais é favor contactar o responsável pelo evento:
Prof. Fernando Valentim: 962383876.
Por Notícias de Resende | domingo, 19 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 12 de Junho foram atribuídos pela Junta de Freguesia de São João de Fontoura 150€ no ambito do projecto "Ser Fontourense" ao jovem casal, Manuel Joaquim Almeida dos Santos e Maria Benedita Pereira dos Santos, residentes na localidade do Bairro, pais de João Pedro Pereira dos Santos.

É uma politica social que esta freguesia tem vindo a implementar no concelho de Resende.

PS: Notícia alterada a 19-06-2011 pelas 23:56h
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 17 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
António Almeida Henriques
Deputado eleito pelo PSD
Foi assinado o acordo político de colaboração que permitirá formar um Governo de coligação entre o PSD e o CDS-PP e o estabelecimento de um projecto político de legislatura, um passo fundamental para assegurar uma maioria estável que permita ao País sair da grave situação em que se encontra.

Para além da discrição e eficácia com que se tem conduzido o Primeiro-ministro indigitado, Dr. Pedro Passos Coelho, é já notório que entrámos num ciclo de verdade e rigor e que o próximo Governo não trabalhará para os telejornais, mas para todos os portugueses.

Com forte sentido de responsabilidade, o novo PM diz que não irá governar “desculpando-se com o passado”, “não usaremos nunca a situação que herdamos como desculpa para o que tivermos de fazer”, “aquilo que nos espera é uma tarefa gigantesca” e compromete-se a “mobilizar todos os portugueses para as transformações que temos de fazer”.

Como dizia Churchill, “o político governa a pensar na próxima eleição e o estadista a pensar na próxima geração”.

Estou certo que o novo responsável pelo Governo se comportará como estadista, tem dado provas de um enorme sentido de responsabilidade, duma preocupação genuína pelas gerações futuras, como Churchill defendia.

É fundamental que Portugal recupere a sua imagem externa, precisamos de ir aos mercados antes do prazo definido no acordo com a troika.

É crítico que de início se dêem sinais claros e se tomem medidas que permitam reduzir duma forma significativa a despesa pública e cortar a direito nas gorduras do Estado.

É imperioso criar riqueza, apostar na economia e na promoção das exportações, para dar sustentação ao Estado Social e aqueles que mais precisam.

O acordo celebrado refere que o que está em causa “é mudar o próprio modelo de desenvolvimento económico e social do País” e alargar a base de apoio indispensável numa rede que integre organizações e instituições da sociedade civil que se revejam neste novo modelo.

A execução de um novo Plano de Estabilização Financeiro e de um Plano de Emergência Social que proteja os mais vulneráveis, já referidos no programa eleitoral do PSD, a par do cumprimento do acordo com a troika, são a base deste acordo.

Para a prossecução destes objectivos aposta-se na criação de condições e na promoção de reformas que permitam retomar o crescimento económico e a geração de emprego.

O acordo programático só será conhecido depois de os Ministros do novo governo darem o seu aval, o que significa depois de aprovação pelo Conselho de Ministros, mais um sinal diferente, sem precipitações, com respeito pela equipa.

De facto, pode-se afirmar que o novo Primeiro-ministro está a começar bem, marcando já grandes diferenças face ao passado recente.

Serão momentos difíceis, mas será compensador dar de novo rumo a um País que viveu no desnorte durante seis anos.

António Almeida Henriques
Deputado eleito pelo PSD
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A comunidade escolar da Escola Secundária Dom Egas Moniz em Resende assistiu, no passado dia 9 de Junho, à realização do II Festival da Canção “Nasci P’rá Música”, uma iniciativa do Departamento de Expressões e do Clube de Música.

Envolvidos num ambiente fantástico de som e luz, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir, na primeira parte do Festival, a interpretação das doze canções finalistas, acompanhadas ao vivo por uma banda residente.

Na segunda parte, foi a vez da Banda da Escola, formada por alunos que frequentaram ao longo do ano o Clube de Música, interpretar cinco temas, recebendo da parte do público uma estrondosa ovação.

Segundo o Director da Escola, Prof. Miranda de Carvalho, “esta iniciativa permite abrir as portas da escola à comunidade, mostrando as capacidades dos alunos e o trabalho desenvolvido pelo Clube de Música”.

Por sua vez, a Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Resende, Prof. Dulce Pereira, enalteceu a actividade desenvolvida, fazendo votos para que esta se repita nos próximos anos.

De referir, por último que a canção vencedora foi interpretada pela aluna Isabel Campelo (Angel – Sarah Mclachlan). Em segundo lugar ficou a aluna Márcia Pinto que interpretou o tema (Killing me softly) e em terceiro lugar, a aluna Ana Sofia Almeida com o tema (Todas as ruas do amor - Flor do Lis).

Jorge Pinto
(Prof. Música/
Departamento 
de Expressões)
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 16 de junho de 2011 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Este ano a caminha pedestre terá um novo percurso, que será entre Felgueiras e Ferrós. Como a AASC (Associação de Amigos de São Cristovão) é uma associação aberta a outras instituições, este ano tem o prazer de receber na sua caminhada a presença do grupo de escuteiros CNE 780 de S. Martinho de Mouros, que na véspera do evento irá acampar na sede da associação e brindar com mais uma peça de teatro.

Os interessados em participar na caminhada, devem fazer a sua inscrição até ao dia 25/06/2011 e os interessados em assistir uma peça de teatro poderão adquirir o bilhete na sede da AASC no próprio dia.

Para fazer a inscrição clique aqui: Formulário de inscrição!

Valores das Inscrições:

Caminhada
Até aos 14 Anos grátis
Apartir dos 15 Anos 10 passos

Teatro
Até aos 14 Anos 1 careta
Apartir dos 15 Anos 2 caretas

Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Ontem (15-06-2011), pelas 10:30h decorreu um simulacro na Santa Casa da Mesericordia de Resende, na parte exterior do Jardim de infância, creche e lar de jovens.

No respectivo simulacro efectuaram-se actividades de busca e salvamento, sendo este último exercício realizado com a ajuda de dois voluntários, fazendo-se passar por vitimas, tendo sido transportadas para o Centro de Saúde de Resende. Fizeram parte do exercicio 6 viaturas e 20 bombeiros. A GNR de Resende também participou no simulacro, que decorreu sem qualquer anomalia.
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 15 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Por iniciativa de Francisco Almeida, um adolescente de 11 anos, filho do Enfermeiro Álvaro Matos Almeida, foi constituído no facebook “o grupo naturais e amigos de Felgueiras”, presentemente com cerca de trezentos elementos “ligados” e a interagir através de mensagens, fotos, comentários, informações, reconstituição de histórias…

Nos passados dias 10 e 11, realizaram o primeiro encontro, que integrou uma componente cultural e de convívio. Na sexta-feira, às 21h00, teve lugar um recital de piano (de cauda, trazido propositadamente de Famalicão) por José Veloso Rito, que interpretou músicas compostas pelo próprio (a maioria) e músicas de Vittorio Monti, Chopin e Franz Listz. Foi um serão que encantou a numerosa assistência, que encheu as duas salas da antiga escola de Felgueiras. Refira-se que José Veloso Rito, engenheiro civil e professor, tem o curso de piano do Conservatório do Porto, contando com muitas actuações, em recitais e concertos, quer no país, quer no estrangeiro. Embora nascido no Porto, está ligado à Quinta da Boavista/Paus e a Felgueiras por razões familiares, onde passou muitas férias, que animou com o seu acordeão.

No sábado, dia 11, teve lugar um almoço/convívio, que se prolongou até ao fim da tarde, onde compareceram muitos residentes de Felgueiras, mas também um elevado número de naturais e amigos desta freguesia, que se deslocaram de Lisboa, Porto e de outros pontos do país.

Foi um encontro de partilha e de afectos, o primeiro do género no concelho, “filho” do facebook.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo sábado, dia 18 de Junho, 110 atletas de remo reúnem-se mais uma vez em Caldas de Aregos, Resende, para disputar a Taça de Portugal em femininos e masculinos.

No rio Douro estarão em prova 35 equipas em representação de diversos Clubes provenientes de todo o país, na categoria absolutos.

As provas iniciam-se às 15h00 com as eliminatórias, sendo que a prova rainha da Taça de Portugal é o Shell de 8 Masculino (8+), a última prova que se inicia às 16h40. Esta prova tem, além do vencedor por prova, um troféu para o clube que for mais pontuado nos femininos e o clube mais pontuado dos masculinos.

Esta é a quinta vez que Resende acolhe a Taça de Portugal de Remo, resultado do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Remo, com a colaboração da Tur Aregos E.M., S.A..
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Cinfães assume, novamente, a organização das festas do Concelho em honra de S. João. De 23 a 26 de Junho, a autarquia preparou, mais uma vez, um programa arrojado com a presença de vários artistas nacionais. Os festejos, que são já uma referência na região, têm o ponto alto na noite de 23 de Junho com o tradicional desfile das marchas populares que contará com a participação de 4 freguesias: Cinfães, Nespereira, Souselo e Tendais. Este ano a novidade será a participação de uma marcha da Escola Secundária.

Da animação cultural de renome, sublinham-se nomes do panorama nacional como Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, para apresentar o seu último álbum no dia 25 de Junho, e Quinta do Bill no dia 23 do mesmo. A 24 de Junho subirá ao palco o agrupamento musical Sirilanka.

Inserido nas festividades, decorrerá também no sábado, dia 25, a 4ª edição do Festicinfas – Festival de Música Infantil, que terá lugar durante a tarde no Largo da Fonte dos Amores. No Domingo, último dia das festas, destaque ainda para o IX Circuito de Atletismo de Cinfães.

Por Notícias de Resende | terça-feira, 14 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
António Almeida Henriques
Deputado eleito pelo PSD
O Senhor Presidente da República efectuou este ano uma dupla boa escolha para as comemorações do 10 de Junho 2011, o facto de se realizarem em Castelo Branco e o tema que elegeu como prioridade, a interioridade, o despovoamento do interior e a aposta no mundo rural como um caminho a seguir.

Esta redundante discussão tem sido efectuada ao longo dos anos, o interior tem hoje melhores acessibilidades, do ponto de vista das infra-estruturas pede meças ao litoral, todos elogiam a sua qualidade de vida mas, o facto, é que não fixa pessoas.

Ao fenómeno de fuga das pessoas para o estrangeiro e para o litoral, juntou-se a concentração nas principais cidades do interior, Viseu é disso exemplo, com a sua capacidade de atracção que a faz crescer ao ritmo de 1.000 pessoas por ano, ao longo de duas décadas.

Se os “rumores” que correm sobre o censos 2011 forem verdadeiros, só dois Concelhos crescerão no Distrito de Viseu nesta década, Viseu duma forma significativa e marginalmente o Sátão, há territórios que perdem 15 a 20% da sua população.

Este é o panorama de todo o interior do País que perde mais uma forte parcela da sua “gente”, “…o despovoamento continua a agravar-se…” como acentua o senhor Presidente da República, “as assimetrias regionais são também assimetrias sociais, naquilo que implicam desigualdades de oportunidades entre os cidadãos do nosso país.” E “a justiça social é, também, justiça territorial”.

De facto, se não fossem as autarquias a situação ainda seria mais gritante, não é possível fixar pessoas se não houver criação de valor, o investimento produtivo é imprescindível, importa discriminar positivamente quem tem o arrojo e persistência de investir nestes territórios, é preciso encontrar estratégias de diversificação e criar uma verdadeira actuação em rede das cidades médias do interior, valores por que sempre me bati, designadamente na estratégia do CEC-CCIC.

Olhando para trás, verifica-se que o erro cometido há 20 anos de abandono da actividade rural, agricultura e pecuária, está a pagar-se caro, hoje quase não existe agricultura de subsistência, a nossa dependência face ao exterior no que se refere aos bens alimentares é esmagadora.

A questão que se coloca é, será esta situação reversível?

Parece-me difícil, quanto muito há que suster este movimento de desertificação e envelhecimento, com a estratégia da “pesca à linha”, procurar os produtos locais que marcam a diferença, potenciar o pequeno projecto empreendedor acreditando que, por cada casal que se fixa, impede-se um mal maior.

Olhar para os produtos agrícolas em que criamos efectivamente valor e ajudar a criar escala, exemplo da maça no nosso distrito, dotar as estruturas existentes de dimensão e capacidade de gestão para escoamento da produção, lançar um grande programa de substituição de produtos importados por produção nacional.

Esta é uma tarefa das autarquias, das empresas, dos empreendedores locais, com a ajuda de políticas públicas diferenciadoras e alocação de alguns fundos ainda existentes a este desiderato.

Para fugirmos a esta “fatalidade” é fundamental que cada um se deixe de individualismos, que se sigam boas estratégias de terreno para potenciar as pequenas e médias empresas existentes, do sector dos bens transaccionáveis, olhar para o turismo de qualidade, não massificado como um caminho a seguir, para já não falar do potencial agrícola.

Caminhos que o Senhor Presidente da República sabiamente apontou na sua intervenção, coincidente com um novo ciclo político que coloca a agricultura e o interior como prioridades, abre-se uma nova esperança, também aqui é preciso mudar, o interior pode dar um importante contributo para a recuperação do País e para o incremento das exportações ou substituição de importações por produtos nacionais.

Em jeito de remate, destaco o protocolo assinado entre a AEP e a APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição) no âmbito do programa “compro o que é nosso”, a sociedade a dar o exemplo, é este o caminho de responsabilização e de cada um dar o seu contributo para a difícil tarefa que temos pela frente.

António Almeida Henriques
Deputado eleito pelo PSD
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
PS
As urnas falaram. E falaram de uma forma clara no sentido de uma maioria de direita. De uma maioria absoluta do PSD e do CDS/PP. Um sonho dos construtores da AD, agora conseguido: Um Governo, uma maioria, um Presidente.

Deseja-se que estas duas forças partidárias sejam consequentes e consistentes e que de uma forma rápida construam uma solução governativa estável, a bem de Portugal. Deseja-se, pois, que Passos Coelho e Paulo Portas sejam dois líderes de soluções e não dois chefes de omissões e de divisões.

Creio que os dois saberão encontrar o melhor caminho para o Governo do nosso país, que permita enfrentar as actuais dificuldades.

E se poderá haver um tempo de desculpas com o passado, nunca haverá nenhum passado que desculpe indecisões e más políticas para o futuro e, sobretudo, políticas que acentuem o fosso entre os mais ricos e os mais pobres. A justiça social, a coesão territorial, o acesso à saúde e à educação públicas são valores constitucionalmente consagrados que deverão merecer a melhor atenção dos governantes.

O PS, por seu lado, irá decidir a sua liderança mantendo-se, contudo, e em primeiro lugar, numa oposição construtiva, positiva, e de ajuda, mas sem tergiversar, mas clara e com posições firmes com o essencial e com os mais desfavorecidos. É aí que queremos estar. É aí que faz sentido estar para ajudar o nosso país. Tanto no governo como na oposição podemos servir, e bem, Portugal.

E é por isso que entendo que o PS não pode nem deve ter pressa. Deve constituir-se como uma plataforma aberta a novas ideias, como um fórum de debate e de construção de novos processos e um partido que protagonize uma mudança e seja uma verdadeira alternativa.

E não sendo o essencial, o PS não esquecerá, contudo, o que foram as promessas, o que foram as expectativas, o que foram as narrativas social-democratas em Viseu e para Viseu. E não será o PS a estar, particularmente, atento a isso, serão os viseenses, no seu conjunto, que irão, com certeza, querer saber do conteúdo desse discurso. Que irão perguntar, mais cedo do que tarde, qual a situação de muitos desses projectos que de uma forma sistemática invadiram a campanha e a pré-campanha, como bem nos lembramos.

Mas o que importa agora é desejar bom trabalho a quem se apresta a começar e fazer votos para que tudo corra da melhor maneira para Portugal.

Acácio Pinto
2011-06-11
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 1 comentários
Segundo o blogue PAUS-RESENDE, o Dr. Vítor Cardoso, natural de São João de Fontoura, faleceu ontem no Porto, onde residia e exercia a sua carreira profissional como cirurgião.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Associação de Desenvolvimento Rural das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) aprovou 3 projectos para o Concelho de Cinfães candidatados ao PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural, nas medidas 3.1. - Diversificação da Economia e Criação de Emprego e 3.2. - Melhoria da Qualidade de Vida.

As entidades contempladas foram o Município de Cinfães, a Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães e a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira.

No 1º caso, o projecto aprovado foi o Parque de Lazer de Alhões. A nova infra-estrutura contempla casas de banho, parque de merendas e parque infantil. O investimento será financiado a 60%, o que corresponde a uma verba próxima dos 60 mil euros. Um importante investimento para aquela aldeia serrana que, certamente, verá o número de visitantes aumentado, especialmente no período de Verão.

Relativamente à Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães (ADACC) o projecto apresentado e aprovado consiste na construção de um Centro de Dia para 20 utentes e Apoio Domiciliário para 40 utentes. Este projecto surge em resposta da crescente procura verificada na instituição por parte de familiares de idosos residentes nas freguesias servidas pela ADACC (Alhões, Bustelo, Ferreiros, Gralheira e Ramires) para a criação destas respostas sociais. O edifício estará dividido em áreas de lazer (convívio, sala polivalente, estética), serviços lavandaria, cozinha, refeições, quartos e saúde (gabinete médico, ginásio) e representa um investimento de mais de 218 mil euros que será financiado em 75%, o que corresponde a um montante que ultrapassa os 163 mil euros.

Por último, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira também viu aprovado o seu projecto para a criação do Centro de Interpretação da Gralheira - “Casa do Ribeirinho”. Trata-se do reaproveitamento da Antiga Casa Paroquial da Gralheira de acordo com as características arquitectónicas tradicionais para a divulgação e valorização do património etnográfico, cultural, arquitectónico, natural, paisagístico, e ambiental da Serra de Montemuro. A casa servirá de espaço museológico e de local para a realização de actividades tradicionais locais, ligadas ao cultivo de milho, fumeiro e artesanato local. Neste caso, a entidade vai receber um apoio de cerca 40 mil euros, o que corresponde a um financiamento também de 60%.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
De modo a fazer face às situações de grave carência habitacional existentes no Concelho, a Câmara Municipal apresentou uma candidatura ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) no âmbito do PROHABITA - Programa de Financiamento para Acesso à Habitação.

Este programa tem como objectivo resolver o problema não só de pessoas residentes em barracas ou casas abarracadas, mas quaisquer situações de grave carência habitacional das famílias residentes no território nacional.

Neste sentido e tendo em conta o elevado número de pessoas que vivem sem as condições mínimas de habitabilidade que a Câmara se candidata a este programa, com o propósito de dotar os munícipes de uma habitação condigna, de forma também a prevenir os riscos de exclusão e a promover uma política de cidadania mais activa.

No caso concreto de Cinfães, após identificação dos agregados em situação de grave carência habitacional verificou-se a necessidade de se proceder à construção e reabilitação de diversas edificações com destino a habitação. Assim, relativamente à reabilitação a ideia é recuperar as escolas primárias inactivas e transformá-las em habitação, colmatando assim algumas das carências detectadas, sendo simultaneamente uma forma de fixar os agregados nos espaços rurais. No que diz respeito à construção, o objectivo passa pela recuperação dos bairros de Cinfães, construídos em madeira, há cerca de 40 anos, para dar resposta às necessidades dos cidadãos residentes no Concelho que chegavam do Ultramar, os quais neste momento não dispõem das mínimas condições de habitabilidade. A intervenção nesta zona tem duas vertentes, a principal e fundamental reside na melhoria das condições da habitação social e consequentemente permite a renovação desta zona da Vila de Cinfães.

Para estas intervenções o Município prevê um investimento na construção de 1.265.581€ e na reabilitação de 272.043€, o que perfaz um total de 1.537.624€.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários

Para inscrições visite o site http://cm-resende.pt/index.php?oid=8106&op=all
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários

Por Notícias de Resende | segunda-feira, 13 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Pavilhão Municipal de Anreade, em Resende, encheu-se de público este fim-de-semana, dias 10, 11 e 12 de Junho, para assistir ao Campeonato Nacional de Andebol Juniores da 1.ª Divisão Next <21, disputado nesta fase final pelas equipas do Sporting Clube de Portugal, F.C. Porto, ABC de Braga e C.F. Belenenses.

No primeiro jogo de sábado (11 de Junho), o F.C. Porto não teve dificuldades em ultrapassar o C.F. Belenenses, tendo vencido por 36-23. O segundo jogo foi muito equilibrado e emotivo, já que a sete minutos do final o ABC de Braga e o Sporting Clube de Portugal encontravam-se empatados no marcador, sendo que nos últimos minutos acabou por vencer a equipa do Sporting por 27-24.

O título nacional foi discutido no domingo entre o Sporting Clube de Portugal e o F.C. Porto, num jogo que proporcionou um grande espectáculo emotivo que apenas se resolveu no minuto final, com o Sporting a vencer por 32-31, revalidando assim o título nacional.

Com este triunfo, o Sporting terminou o campeonato com nove pontos, seguido do F.C. Porto com sete, sendo que o Belenenses conquistou o 3.º lugar, com cinco pontos, e o ABC de Braga fechou a classificação desta fase final do Grupo A com três pontos.

No final da partida, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Henrique Torrinha, e o Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, procederam à entrega de prémios e lembranças a todos os participantes.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 3 comentários
Decorreu no passado dia 10, sexta-feira, pelas 10h30, a inauguração da Rota dos Cerejais. No acto estiveram presentes o presidente da Câmara, António Borges, os Vereadores Dulce Pereira e Albano Santos e o presidente da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, Fernando Manuel, e restantes elementos, Jorge Silvestre Duarte e José Maria Marques da Costa. A propósito, António Borges destacou "...a importância desta iniciativa que se insere no aproveitamento das potencialidades das cerejeiras e das cerejas, em que a mancha de S. João de Fontoura é a testa virada para o Douro, dando continuidade a um verdadeiro anfiteatro paisagístico em que se integram outras freguesias". Referiu também que esta rota vem enriquecer outros percursos do concelho, como a rota do românico, dos miradouros, da cerejeira em flor, do Vale do Cabrum e outros percursos serranos, o que é muito positivo para o concelho. Por fim, elogiou a Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, aproveitando a ocasião para dizer que nem tudo tem de ser feito pela Câmara Municipal. Fernando Manuel, presidente da Junta, expressou a sua satisfação pela concretização da Rota dos Cerejais, esperando que seja devidamente aproveitada pelas populações e que constitua uma oportunidade para atrair pessoas que venham admirar as nossas paisagens, em que sobressaem as cerejeiras.

Às 10h45, teve início o percurso de 5,7Km por trilhos e caminhos de acesso a aldeias e propriedades, devidamente limpos e sinalizados, com passagem por S. João/Igreja, Alufinha, Solar de Porto de Rei, Porto de Rei, Praia Fluvial, Santinho, Nadais de Baixo e Largo da Junta de Freguesia. Cerca de 100 caminhantes puderam admirar as belezas da encosta e da visão do Douro e contactar a tipicidade das aldeias. Como todos os participantes estavam em grande forma, conseguiram fazer a caminhada em menos de duas horas.

À espera estava uma tarde de convívio, alimentada por porco no espeto, vários grelhados, broa, caldo verde e vinho da região.

Refira-se que esta Rota teve o acompanhamento técnico de Eduardo Lyon de Castro e Bruno Cardoso (www.opalternativas.com), de Vila de Rei, que prestaram apoio na selecção dos trilhos e caminhos, fizeram a sinalização e conceberam a documentação de informação e divulgação.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 6 comentários
Resende, 12 de Junho de 2011,

Faleceu na passada madrugada na sua casa em Santa Maria de Cárquere, na freguesia onde nasceu há 81 anos, vítima de doença prolongada, o anterior Presidente da Câmara de Resende, Dr. Albino Hermenegildo de Almeida Brito de Matos.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exercia a profissão de advogado antes de ser eleito democraticamente nas eleições de 1976, pelo seu partido de sempre, o PSD, como presidente da autarquia de Resende, onde se manteve por oito mandatos consecutivos até o ano de 2001.

O seu trabalho foi caracterizado pela infra estruturação do concelho, abrindo vias de comunicação que tiraram literalmente do isolamento as povoações mais remotas, fazendo chegar a energia, água e saneamento a praticamente todo o território. A sua obra mais importante, ainda hoje de extrema utilidade para a população de Resende, foi a Ponte da Ermida, que atravessando o Douro com o concelho de Baião, permitiu uma ligação mais franca com a cidade do Porto e com o litoral do país.

Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Resende e dirigente associativo, dedicando grande parte da sua atenção à etnografia e à salvaguarda dos costumes e tradições da sua região. Dedicou-se ainda a escrita, sendo autor de diversos livros de poesia, sonetos e prosa.

Toda a sua vida foi entregue a Resende, sendo um exemplo de ética, dedicação, abnegação e capacidade de trabalho, razão pela qual foi sempre reconhecido como um autarca de referência no Partido Social Democrata.

O funeral realiza-se terça-feira às 17:00, na freguesia de Santa Maria de Cárquere.


Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 1 de Junho, a Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, celebraram o Dia Mundial da Criança. Cinema, pinturas faciais, ateliers de Ingles, jogos populares e karaoke preencheram a programação do Dia Mundial da Criança na Porta do Douro.

As crianças de Mesão Frio celebraram a efeméride que lhes é dedicada, no passado dia 1 de Junho. Promovida pela Autarquia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, a celebração do Dia Mundial da Criança foi recheada em actividades. Este ano, contou ainda com a participação do programa “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana, que, com um dezena de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, promoveu uma campanha de sensibilização junto dos automobilistas, através de uma “operação stop” na EN 101, aos quais as crianças entregavam um panfleto onde sensibilizavam os condutores para a segurança a ter com o transporte de crianças e um desdobrável turistico do Município.

As restantes actividades decorreram na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, as quais deram um colorido diferente e animado àquela que é considerada a sala de visitas da Porta do Douro. Acompanhados pelos professores da Autarquia, as crianças do Ensino Pré Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico realizaram diversas actividades ao longo do dia: cinema, pinturas faciais, ateliers de Inglês, jogos populares e karaoke. O almoço realizou-se na Zona de Lazer do rio Teixeira. Da parte da tarde, as crianças voltaram à Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, tendo terminado a actividade com uma largada de balões.

Os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola EB 2,3/S Prof. António da Natividade também celebraram o Dia Mundial da Criança. Acompanhados por professores, estes tiveram como palco das celebrações o Monte de S. Silvestre, em Mesão Frio, onde realizaram diversas actividades, destacando-se o lançamento de “papagaios” construídos pelos próprios.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Centro Escolar de S. Cristóvão vai ser contemplado com uma Biblioteca. A candidatura apresentada pelo Município ao programa Rede de Bibliotecas Escolares foi aprovada, tendo sido atribuída uma verba de 12 mil euros para aquisição de mobiliário, equipamento e fundo documental.

Pereira Pinto congratula-se com aprovação desta candidatura, sublinhando o contributo importante para a aprendizagem dos alunos que frequentam o estabelecimento de ensino.

O autarca refere ainda que, “uma das prioridades do Plano de Intervenção Concelhio é ampliar a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, englobando também agora o 1º CEB e o ensino Pré-Escolar, garantindo assim uma educação equitativa para todos os alunos dos diversos níveis de ensino”. Além disso, serão possibilitadas oportunidades iguais aos alunos que frequentam os espaços educativos mais distantes da Biblioteca Municipal e das Escolas Sede dos dois agrupamentos existentes.

Num Concelho com bastante dispersão e com dificuldades de deslocação nos transportes públicos e num período em que a escola a tempo inteiro traz novos modelos de utilização dos espaços, “as Bibliotecas Escolares irão, sem dúvida, potenciar o acesso à cultura e ao conhecimento, aos alunos e à restante comunidade escolar”, conclui o autarca.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Dia 17 de Junho terá lugar, na Casa da Cultura, a apresentação do livro «Vencer o Cancro», uma obra que tem como base o programa homónimo transmitido na SIC e na SIC Notícias. Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro são os autores deste livro que revisita as histórias de coragem e os bastidores de uma doença que continua a ser muito temida.

Ao longo de cada capítulo, descreve-se cada um dos tipos de cancro, chamando a atenção para os sinais de alarme a que deveremos estar atentos e traçando as diferentes formas de terapias de que hoje dispomos. No fundo, toda a informação básica para ficar a saber que o cancro tem tratamento, desde que detectado a tempo.

Centrando-se fortemente em casos reais, a obra conta com os relatos de quem viveu a doença e conseguiu seguir em frente, de familiares e amigos que acompanharam o paciente, bem como de médicos e profissionais de saúde, na sua batalha diária pela descoberta de tratamentos e métodos de diagnóstico mais eficazes.

Com uma revisão científica a cargo de especialistas em cada uma das áreas, Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro expõem, numa linguagem acessível, os mitos que rodeiam a doença, alertando para a importância do diagnóstico precoce.

Com prefácios de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e Manuel Sobrinho Simões, presidente do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), esta cerimónia de apresentação, agendada para as 17h30, contará com a participação activa do Dr. Leal da Silva, especialista em oncologia.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo ano lectivo e apesar dos constrangimentos financeiros, a Câmara Municipal de Cinfães vai continuar assumir na totalidade, os encargos com os transportes escolares de todos os alunos desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.

A proposta apresentada pelo presidente do Município foi aprovada, por unanimidade, em reunião camarária e representa um investimento de 800 mil euros. No total, serão abrangidos 1722 alunos que representam, cada um, para os cofres do Município, em média, um encargo de 463 euros.

Para o autarca Pereira Pinto, que tem na Educação uma das suas prioridades, este investimento é um importante contributo para a economia dos agregados familiares, em particular dos alunos que frequentam o ensino Secundário, pois teriam de suportar a totalidade dos custos. Pegando em três exemplos, as freguesias mais distantes da sede do Concelho, esta medida da autarquia representa uma poupança, por aluno, num ano lectivo, no caso da Gralheira de 435 euros; um aluno de Escamarão poupa 326 euros e um de Nespereira 285 euros.

O presidente do Município de Cinfães sublinha a importância desta aposta na Educação, afirmando que, “precisamos de acompanhar a Europa ao nível das qualificações e habitações”.
Por Notícias de Resende | domingo, 12 de junho de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 9, 10 e 11 de Junho de 2011, decorreu no Externato D. Afonso Henriques – Resende, uma acção de formação creditada de 25 horas, para professores, sobre o tema: “O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – Contributos Linguísticos” orientada pela Prof.ª Doutora Vanda De La Salete, docente da Universidade Autónoma de Lisboa.

Esta acção foi organizada pela Pró – Ordem dos Professores em colaboração com o Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo.

Participaram nesta acção de formação 29 Professores das várias Escolas do Concelho.


Aquilino Rocha Pinto
(Membro do Conselho Geral da Pró – Ordem dos Professores)