[ ]
Notícias de Última Hora
Foi inaugurada a Rota dos Cerejais, em S. João de Fontoura
segunda-feira, 13 de junho de 2011 Publicado por Unknown

Decorreu no passado dia 10, sexta-feira, pelas 10h30, a inauguração da Rota dos Cerejais. No acto estiveram presentes o presidente da Câmara, António Borges, os Vereadores Dulce Pereira e Albano Santos e o presidente da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, Fernando Manuel, e restantes elementos, Jorge Silvestre Duarte e José Maria Marques da Costa. A propósito, António Borges destacou "...a importância desta iniciativa que se insere no aproveitamento das potencialidades das cerejeiras e das cerejas, em que a mancha de S. João de Fontoura é a testa virada para o Douro, dando continuidade a um verdadeiro anfiteatro paisagístico em que se integram outras freguesias". Referiu também que esta rota vem enriquecer outros percursos do concelho, como a rota do românico, dos miradouros, da cerejeira em flor, do Vale do Cabrum e outros percursos serranos, o que é muito positivo para o concelho. Por fim, elogiou a Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, aproveitando a ocasião para dizer que nem tudo tem de ser feito pela Câmara Municipal. Fernando Manuel, presidente da Junta, expressou a sua satisfação pela concretização da Rota dos Cerejais, esperando que seja devidamente aproveitada pelas populações e que constitua uma oportunidade para atrair pessoas que venham admirar as nossas paisagens, em que sobressaem as cerejeiras.

Às 10h45, teve início o percurso de 5,7Km por trilhos e caminhos de acesso a aldeias e propriedades, devidamente limpos e sinalizados, com passagem por S. João/Igreja, Alufinha, Solar de Porto de Rei, Porto de Rei, Praia Fluvial, Santinho, Nadais de Baixo e Largo da Junta de Freguesia. Cerca de 100 caminhantes puderam admirar as belezas da encosta e da visão do Douro e contactar a tipicidade das aldeias. Como todos os participantes estavam em grande forma, conseguiram fazer a caminhada em menos de duas horas.

À espera estava uma tarde de convívio, alimentada por porco no espeto, vários grelhados, broa, caldo verde e vinho da região.

Refira-se que esta Rota teve o acompanhamento técnico de Eduardo Lyon de Castro e Bruno Cardoso (www.opalternativas.com), de Vila de Rei, que prestaram apoio na selecção dos trilhos e caminhos, fizeram a sinalização e conceberam a documentação de informação e divulgação.

in PAUS-RESENDE

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

3 comentários para "Foi inaugurada a Rota dos Cerejais, em S. João de Fontoura"

  1. Zé Manuel

    São João de Fontoura sempre a frente, o que se faz nas outras freguesias?

  2. Anónimo

    Para quem está longe da sua terra natal, este género de notícias é muito comovente. Parabéns à Junta. Abraço a toda a freguesia. Em tempos, assim por lá se cantava: «S. João é um jardim/ toda a gente diz que sim/ é bonita a nossa terra». Pelos vistos, continua a ser um jardim, abençoado pela Sra. da Guia, de quem também se cantava há décadas: «Nossa Senhora da Guia/ lindo é o teu altar/ guiai os nossos soldados/ que andam no ultramar».
    Gente simples, mas de coração nobre, assim é o povo de S. João de Fontoura, de quem o sr. Fernando é um fiel representante.

  3. Anónimo

    Estou de acordo com os comentário anteriores, mas também temos ao Sr. Presidente como também ao restante executivo pelo o trabalho que têm dado a São João de Fontoura e também pela suas iniciativas que têm vindo a implementar no Concelho de Resende.

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html