Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Faleceu Dr.Albino Brito de Matos, antigo Presidente da Câmara Municipal de Resende
segunda-feira, 13 de junho de 2011 Publicado por Unknown

Resende, 12 de Junho de 2011,

Faleceu na passada madrugada na sua casa em Santa Maria de Cárquere, na freguesia onde nasceu há 81 anos, vítima de doença prolongada, o anterior Presidente da Câmara de Resende, Dr. Albino Hermenegildo de Almeida Brito de Matos.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exercia a profissão de advogado antes de ser eleito democraticamente nas eleições de 1976, pelo seu partido de sempre, o PSD, como presidente da autarquia de Resende, onde se manteve por oito mandatos consecutivos até o ano de 2001.

O seu trabalho foi caracterizado pela infra estruturação do concelho, abrindo vias de comunicação que tiraram literalmente do isolamento as povoações mais remotas, fazendo chegar a energia, água e saneamento a praticamente todo o território. A sua obra mais importante, ainda hoje de extrema utilidade para a população de Resende, foi a Ponte da Ermida, que atravessando o Douro com o concelho de Baião, permitiu uma ligação mais franca com a cidade do Porto e com o litoral do país.

Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Resende e dirigente associativo, dedicando grande parte da sua atenção à etnografia e à salvaguarda dos costumes e tradições da sua região. Dedicou-se ainda a escrita, sendo autor de diversos livros de poesia, sonetos e prosa.

Toda a sua vida foi entregue a Resende, sendo um exemplo de ética, dedicação, abnegação e capacidade de trabalho, razão pela qual foi sempre reconhecido como um autarca de referência no Partido Social Democrata.

O funeral realiza-se terça-feira às 17:00, na freguesia de Santa Maria de Cárquere.


Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

6 comentários para "Faleceu Dr.Albino Brito de Matos, antigo Presidente da Câmara Municipal de Resende"

  1. Anónimo

    As minhas condolências à família.
    Descansa em paz... Ámen

    Liliana Pereira

  2. albino

    Fiquei muinto triste, ao saber do falicimento do meu padrinho.

    Os meus sinceros sentimentos para toda a familia


    ALBBINO CORREIA ( PARIS )

  3. Anónimo

    Muito do que Resende é hoje ao Dr. Brito de Matos se deve. O apreço pela acção da actual vereação não impede que se reconheça o quanto este Homem fez pela nossa terra. Fico mesmo com a sensação de que o Dr. Brito de Matos deu mais a Resende do que Resende lhe deu a ele. Nesta hora, ultrapassemos as naturais divergências e curvemo-nos pela sua memória. Honra também à nossa terra por ter gerado uma pessoa desta dimensão. Todas as palavras são poucas para dizer o quanto todos lhe ficamos a dever.
    Paz à sua alma. Condolências à sua Família.

  4. Armino de Sequeira Dias

    Os meus sentidos pesamos



    Prof: Arminio de Sequeira Dias e Esposa

  5. Nelson Alves

    Morrer é o apagar da lâmpada ao nascer do dia, não o apagar do sol onde quer que ele esteja vai estar sempre no coração de todas as gentes, em especial de Cárquere e de Resende quem vive deve morrer, passando da natureza para a eternidade e será assim no caso do Dr. Albino será eterno quer pela pessoa que foi e por tudo o que fez...

    Obrigado por tudo !!

  6. Anónimo

    Dr. Albino Brito de Matos, para além de ser uma referência política para várias gerações e com quem muito aprendi, é notoriamente uma referência de dedicação ao trabalho, à sociedade e ao próximo. Sem dúvida, será sempre lembrado pelo bem que fez por Resende e pelos seus resendenses.

    Paz à sua alma!

    A toda a família e em especial à sua mulher, Senhora D. Odete, que esteve sempre, sempre ao seu lado, os meus sentidos pêsames. Albina Pereira Pinheiro

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html