Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | quarta-feira, 31 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Encontra-se no terreno a empreitada para a construção do Centro Escolar de S. Cipriano, em Resende, que irá albergar os cerca de 150 alunos que frequentam as escolas situadas nas freguesias de Freigil, S. Cipriano, S. Romão e Ovadas.

A obra, avaliada em 1,5 milhão de euros, envolve a reabilitação do edifício escolar existente bem como a construção de dois novos edifícios adjacentes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “este é o último investimento em Centros Escolares e, com toda a certeza, a partir de 2013 teremos toda a nossa população agrupada em três Centros Escolares, dois dos quais, como se sabe, estão já a funcionar com um enorme sucesso. Seria, por isso, impensável não fechar a reestruturação da nossa rede escolar e é isso mesmo que o novo Centro de S. Cipriano representa”.

O Centro Escolar de S. Cipriano, juntamente com os Centros Escolares de S. Martinho de Mouros (inaugurado em Setembro de 2007) e de Resende (em funcionamento desde Setembro de 2010) colocam o concelho na linha da frente com um modelo de ensino qualificado.

O edifício existente será reformulado e destinado a comportar as salas de direcção, psicologia, posto de primeiros socorros, gabinete da associação de pais e encarregados de educação e atendimento, bem como as salas de trabalho de professores e educadores, instalação sanitária e um arrumo.

As instalações do pré-escolar desenvolver-se-ão apenas num piso, contemplando os espaços de ensino, as salas de actividades e vestíbulos das crianças, a sala repouso, as instalações sanitárias, a sala de educadores e uma sala para arrumos.

O 1º ciclo organiza-se em dois pisos, sendo que no piso 00 (piso de entrada) localizar-se-á o átrio que comunica com o espaço de ensino e o espaço de centro de recursos (biblioteca, audioteca, cineteca, videoteca e informática). No piso -01 localizam-se as 4 salas de aula e a arrecadação de material didáctico assim como o acesso ao recreio exterior, sendo que o piso -02 comunica com as duas volumetrias de ensino, estendendo-se transversalmente sobre o terreno e contempla os espaços de apoio geral (como o refeitório) e o espaço de recreio coberto.

Com a construção deste terceiro Centro Escolar, a Câmara de Resende aposta na modernização do ensino no concelho, desde o ensino pré-escolar e ensino básico ao ensino secundário, já que decorrem no terreno as obras de requalificação da Escola Secundária, fazendo de Resende o primeiro concelho do país a requalificar todo o seu parque escolar.
Por Unknown | terça-feira, 30 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado Sábado, dia 27 de Agosto, foi inaugurado em S. Martinho de Mouros o salão paroquial que foi alvo de requalificação.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Eng. António Borges; o Cónego Esteves; o Pe Excelso e o Pe Vasco, conhecidos de todos os resendenses.

A cerimónia começou com uma benção, a cargo do Cónego Esteves.

Depois, houve espaço para dois discursos – um do pároco da freguesia, Pe. Excelso e outro do Presidente Da Câmara.

O primeiro foi de agradecimento a todos os habitantes. O segundo serviu para se realçar a densidade cultural e patrimonial de S. Martinho, representadas pela obra que estava a ser inaugurada.

Os escuteiros de S. Martinho ainda animaram o evento com duas peças teatrais de carácter cómico.

Artigo: José António Pereira
Foto: Marco Coelho
Por Unknown | domingo, 28 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Aquilino Rocha Pinto
Presidente da Associação
de Ténis de Mesa
do Distrito de Viseu
“Terminou uma triste novela”

Aquilino Pinto, Presidente da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu revelou publicamente a decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa vem colocar um ponto final sobre o caso da existência de duas Associações de Ténis de Mesa no distrito.


Recorde-se que o facto da existência de uma outra Associação de Ténis de Mesa sedeada em Viseu, embora não reconhecida pela Federação, poderia provocar alguma confusão junto de clubes e autarquia que apostam na prática da modalidade.

Aquilino Pinto esclareceu que a tal Associação “existe ilegalmente desde 1992. Só em Novembro de 1999 é que foi realizada (à pressa, presumo) a respectiva escritura notarial para lhe conferir personalidade jurídica, precisamente quando os responsáveis pela Associação, souberam pela própria Federação, que havia um conjunto de pessoas do Norte do Distrito, que tinham interesse em dinamizar a modalidade já que as pessoas de Viseu, dessa tal Associação, nunca colocaram os órgãos sociais a funcionar, nem nunca tinham feito nada em prol da modalidade, nem mesmo um simples campeonato Distrital.

Não faz parte da minha educação que recebi dos meus pais, nomeadamente da minha mãe, em falar mal dos outros, ainda para mais de pessoas que já não se encontram entre nós. No entanto gostaria de recordar um facto inédito. Os responsáveis dessa tal Associação “pirata”, quando souberam que a Federação reconheceu como sua Filiada a Associação sedeada em Resende, mais concretamente em São Martinho de Mouros, revoltadas com tal decisão, em Fevereiro de 2000, meteram um processo em tribunal à nossa Associação e à própria Federação pelo facto desta última ter reconhecido a Associação em reunião de Direcção e ter levado o assunto para a Assembleia Geral no qual foi votado por 95% de votos a favor da Filiação da Associação sedeada em Resende”.

O processo seguiu os trâmites normais e, em 9 de Maio de 2007, o Tribunal de Relação de Lisboa, deu razão à Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu. “Com esta decisão judicial termina uma “novela triste” provocada e apoiada por algumas pessoas do sul do Distrito, que pensam que dão a volta a tudo. Felizmente, ainda existe justiça neste País! Com esta decisão, a Associação está de “pedra e cal” no Norte do Distrito a servir os interesses de todos os simpatizantes da modalidade no Distrito de Viseu e do Distrito da Guarda, sendo a única Associação Distrital de Modalidade sedeada num Município/Vila.

Não poderei esquecer de referir e de agradecer aos elementos do Conselho Jurisdicional da Associação, aos Advogados, Manuel Bernardo, Fernando Silvério e Joaquim Areosa, que defenderam a honra e o bom nome desta instituição, enfatizou Aquilino Pinto”.

O apoio das autarquias

Refira-se que a tal Associação “pirata” trabalha directamente com algumas Autarquias. Um facto que, de certa forma, causa algum incómodo a Aquilino Pinto. “Cada Autarquia tem toda a legitimidade e autoridade de convidar qualquer pessoa para colaborar, mas acho que não deveriam apoiar Associações Distritais “piratas”.

Por outro lado, lamento que tentem ignorar a existência da nossa Associação que está devidamente legalizada, reconhecida pela Federação, pelo Tribunal de Relação de Lisboa e pela Presidência do Conselho de Ministros, como Instituição de Utilidade Publica.

O que mais me revolta e que me causa alguma confusão é que todas as Câmaras do Distrito (excepto as Câmaras de São Pedro do Sul e de Santa Comba Dão) passaram as declarações abonatórias solicitadas por nós em Fevereiro de 2005 a reconhecer o trabalho da nossa Associação, para podermos assim, organizar o processo de candidatura a Entidade Pública Desportiva. No entanto, não nos convidam para estar presentes e organizar os quadros competitivos da nossa modalidade, com a agravante de todas elas terem recebido uma comunicação da própria Federação que também ignoraram. A única Autarquia que nos convida sempre para colaborarmos nos Jogos Desportivos é a Autarquia de Lamego.

Sei que alguns Técnicos de Desporto de algumas Autarquias, querendo apenas repor a verdade dos factos, já interrogaram algumas pessoas ligadas a essas estruturas inter – municipais, perguntaram porque é que não se trabalha com a Associação sedeada em Resende, já que está reconhecida pela Federação? A resposta foi esta: não reconhecemos essa Associação. Algumas pessoas infelizmente julgam-se os “pavões”, que controlam tudo e que não dignificam o Dirigismo Associativo”.

Numa altura em que a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, está a comemorar o seu 12.º aniversário de existência, é de realçar o trabalho notável realizado em prol da modalidade. Aquilino Pinto tem sido a alma mater desta instituição.

O jovem Presidente e Fundador gizou, com sucesso, uma estratégia de divulgação e promoção do Ténis de Mesa que permite a prática Federada da modalidade a uma centena de jovens em escolas e clubes do Distrito de Viseu.

Artigo elaborado pelo 
Gabinete de comunicação e Imagem da 
Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu
Por Unknown | | Publicado em , | Com 2 comentários
No dia 26 de Agosto realizou-se um convívio, e posterior reunião de apresentação entre a direção, os jogadores e treinadores.

O plantel do Grupo Desportivo de Resende será constituído por 15 atletas da época passada (incluindo 4 juniores), completado com alguns reforços. A maioria dos jogadores são oriundos do concelho de Resende. A equipa poderá ainda sofrer alguns reajustes de última hora, devido a questões profissionais de determinados atletas (que os impede de treinar).

Tudo indica que o novo estádio municipal estará pronto por volta de 20 de Setembro. Até lá os treinos serão no Estádio de Miomães.

O principal objetivo da presente época é claramente melhorar os resultados do ano anterior, dignificando o emblema resendense.

O Grupo Desportivo conta com o apoio de todos.
Por Unknown | sexta-feira, 26 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 11 comentários

Teresa Salgueiro
Maria Teresa de Almeida Salgueiro

Teresa Salgueiro (Amadora, 8 de janeiro de 1969) é uma cantora portuguesa, e ex-vocalista do grupo Madredeus.

Sua carreira iniciou-se inesperadamente, em 1986, quando dois dos fundadores do grupo (Rodrigo Leão e Gabriel Gomes) descobriram-na quando cantava com um grupo de amigos em uma mesa ao lado da deles, numa tasca do Bairro Alto, em Lisboa. Depois de sua primeira audição com Pedro Ayres Magalhães, outro dos fundadores do Madredeus, Teresa Salgueiro passou a ser a voz e, nas palavras de Magalhães, “a maior inspiração da música do grupo”.





José Alberto Reis
José Alberto Reis



Programa da Festa da Labareda 2011

24 de Setembro | sábado
17:30H - Lançamento do Livro “Anjo Emprestado” de autoria de Cristina Magalhães - Museu Municipal de Resende
21:30H – Actuação do Grupo “RAIO de SOL” – Largo da Feira
23:00H – Concerto com TERESA SALGUEIRO (MADREDEUS) – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio

25 de Setembro | domingo
07:30H – XXIII Encontro de Pescadores /Labareda 2011 – Concentração: Jardim 25 de Abril /Resende
14:30H – Desfile dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos pelas ruas da vila
15:00H – FESTIVAL de FOLCLORE “Labareda 2011” – Largo da Feira
1.º – Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere (organizador);
2.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares – Associação Cultural de Vilarinho – Coimbra;
3.º – Rancho Folclórico “As Florinhas” - Caldas de S. Jorge;
4.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares do Fial – Albergaria-a-Velha;
5.º – Rancho Folclórico de Nogueira – Lousada;
6.º – Rancho Folclórico de Ferreirim – Lamego;
7.º – Rancho Regional de Fânzares – Gondomar;
21:30H - Actuação do Grupo “PELE e OSSO” – Largo da Feira

26 de Setembro | segunda-feira
21:30H - Concerto das Bandas de Música de S. Cipriano “A NOVA” e “A VELHA” - Largo da Feira

27 de Setembro | terça-feira
21:30H - Noite de Fados – Grupo “DOURO FADO” – Largo da Feira

28 de Setembro | quarta-feira
21:30H – Grupo SEGUNDA VIA – Largo da Feira
23:00H – JOSÉ ALBERTO REIS – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio

29 de Setembro | quinta-feira
08:00H – FEIRA de S. MIGUEL
20:30H – Desfile dos Grupos e Ranchos Folclóricos e Etnográficos do Concelho pelas ruas da vila
20:50H – Actuação dos RANCHOS FOLCLÓRICOS e ETNOGRÁFICOS do CONCELHO – Largo da Feira
1.º – Grupo Resende em Marcha;
2.º – Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano;
3.º – Grupo “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere;
4.º – Grupo Social de S. Cipriano;
5.º - Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
22:00H – Actuação do Grupo RUMPELSTITSKIN
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários

Por Unknown | quinta-feira, 25 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 0 comentários
O programa "Ricas Tardes", na companhia do locutor Ricardo Vieira, estará de volta à Emissora Regional de Resende (104.9 MHz), a partir deste sábado (27 de Agosto de 2011). Este programa humorístico e muito divertido terá como primeiro convidado Rafael Barbosa, o criador do site Notícias de Resende (www.noticiasderesende.com). Os próximos convidados confirmados são eles, o Presidente do Grupo Desportivo de Resende, e o actual Presidente da Câmara Municipal de Resende. O programa entrará em emissão todas as semanas, no sábado, às 15 horas. Recorde-se que este programa volta passados 4 anos de ausência, depois de muito sucesso na Emissora Regional de Resende.
Por Unknown | terça-feira, 23 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 0 comentários

Por Unknown | | Publicado em | Com 1 comentários

Realizou-se no dia 21 de Agosto, no Carvalhal, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, o XXIV Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.

Participaram nesta mostra de folclore os seguintes Ranchos e Grupos Folclóricos:
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, RESENDE (Douro Sul);
- Grupo Folclórico de Sanguinheira – CANTANHEDE (Beira Litoral);
- Grupo Folclórico dos Pauliteiros de Cércio – MIRANDA DO DOURO
(Trás- os- Montes);
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tábua – TÁBUA (Beira Alta Serrana);
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – GUIMARÃES (Baixo Minho)


Estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende, a Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura, o representante da Federação do Folclore Português, o Senhor Conselheiro Técnico Regional da Federação do Folclore Português, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Cárquere e o pároco da freguesia de Santa Maria de Cárquere e outras entidades.

O Festival de Folclore de Santa Maria de Cárquere é sempre muito apreciado, não só pela autenticidade dos Grupos Folclóricos participantes, mas também pela rara beleza e pela história do local. Na verdade, o seu enquadramento na zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e no centro do Carvalhal aumenta o prazer de quem vê o Festival. Dir-se-á que a beleza e a história do lugar se harmonizam com a cultura tradicional que todos os Grupos Folclóricos expressam.

Valeu a pena passar, ali, a tarde de domingo.

Os Festivais de Folclore têm por objectivo a divulgação das tradições culturais e a preservação da identidade das várias regiões etnográficas.

É, por isso, que a Direcção do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere realiza, anualmente, o seu Festival de Folclore, procurando dar-lhe, sempre, a maior autenticidade possível.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 21 do mês de Agosto, foi encontrada morta uma criança de 10 anos na casa de banho da sua habitação, no Lugar de Couça, S. Cipriano, Resende.

Ontem, dia 23 de Agosto, foi realizada uma autópsia, para averiguar a causa da morte, que se revelou inconclusiva.

Ver Criança de 10 anos encontrada morta em Resende
Por Unknown | segunda-feira, 22 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 1 comentários
Uma homem de 59 anos, agricultor de profissão, foi detido pela Polícia Judiciária da Directoria do Norte juntamente com a GNR de Lamego, por causa de dois crimes de incêndio florestal, acontecidos da freguesia de S. Martinho de Mouros, nos dias 28 e 30 de Julho dos quais foi autor.

O homem ateou fogo a floresta constituida por pinheiros e outro tipo de vegetação com um isqueiro. Pegou ainda fogo durante tres vezes, no mês de Agosto que não tomaram grandes proporções.

Note-se ainda que as dimensões dos incêndios foram reduzidas dada a rápida intervenção dos bombeiros de Resende.

Depois de presente a tribunal, ao detido foi aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.

Um dado avançado pela polícia judiciária, dá conta de 18 detenções já ocorridas neste Verão.

José António Pereira
Por Unknown | | Publicado em , | Com 1 comentários
Ontem, Joaquim, uma criança de 10 anos, apareceu morto na casa de banho da sua habitação, no Lugar de Couça, S. Cipriano, Resende.

Ao que tudo indica, a criança tinha ido tomar banho, e como o pai estranhou a demora da mesma, foi porcurá-la. O menino foi encontrado já inanimado e em paragem cardíaca.

Os Bombeiros de Resende foram logo chamados ao local da tragédia, mas o esforço foi em vão e a criança não conseguiu ser salva. Estava prevista a autópsia do menino durante o dia de hoje.

O Notícias de Resende deixa as condolências à família.

José António Pereira

Fonte Consultada: Correio da Manhã
22/08/2011 
Por Unknown | domingo, 21 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 3 de Setembro (Sádado), pelas 10.00 horas, recomeçam os treinos no Pavilhão Desportivo do Externato D.Afonso Henriques.

Para mais informações visite o blogue oficial da Academia Futsal Resende em http://academia-futsal-resende.blogspot.com/
Por Unknown | sábado, 20 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 1 comentários

Por Unknown | sexta-feira, 19 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 1 comentários
A funcionar desde o passado dia 24 de Julho, o lar de idosos de S. Martinho de Mouros, com capacidade para acolher 30 utentes, já tem neste momento 15 a usufruírem das novas infraestruturas.

A par desta valência, vai começar a funcionar outra, muito em breve, que dará apoio apenas durante o dia aos idosos – um centro de dia.

A Irmandade S. Francisco Xavier está ainda a dar continuidade ao serviço que fazia a nível domiciliário, abrangendo 50 utentes, não sendo só os idosos os beneficiados.

José António Pereira
Por Unknown | quinta-feira, 18 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Contrariamente ao que foi prometido, o Governo tem-se dedicado, quase semanalmente, a aumentar os impostos e, objectivamente, a retirar poder de compra e a criar grandes, mesmo grandes, dificuldades aos portugueses.

Bem sabemos que os tempos são difíceis, com a crise, agora, a ser internacional para o PSD e CDS, quando até há pouco tempo era só portuguesa, e que, portanto, tem que haver medidas de equilíbrio das contas públicas. Mas temos que começar pelas gorduras do estado, temos que ir às despesas redundantes, como diziam Passos e Portas quando na oposição.

Porém o que vemos, são PEC, atrás de PEC, já bem mais do que os III do Governo anterior, pois o IV foi chumbado, e sempre no mesmo sentido. Lembro três dos mais gravosos em escassos dois meses: a sobretaxa de 50% sobre o subsídio de natal; o aumento de 17%, já para este ano, do IVA do gás e da electricidade; o aumento dos transportes em mais de 15%.

Com todos estes PEC os portugueses têm levado em cima, por parte daqueles que se queixavam do excesso do PEC IV.

E convenhamos que se nota um grande beneplácito presidencial a todas estas medidas. Precisamente o beneplácito daquele que dizia no dia 9 de Março que tinha que haver limites para os sacrifícios que se pedem aos portugueses.

E que dizer de uma tal “venda” do BPN a Mira Amaral? Daquele banco que uns quantos, ligados como bem sabemos aos governos do PSD e a Cavaco, levaram à falência e onde o estado se viu obrigado a injectar, que se saiba, mais de 2,5 milhões de euros? Aquele banco cujas acções, de titulares bem conhecidos, se valorizaram numa certa altura mais de 140%?

Pois, agora, qual comissão liquidatária, como bem disse Manuel António Pina numa sua recente crónica no JN, este Governo desfez-se do BPN a preço de saldo. Ou melhor capitalizou-o com centenas de milhões de euros, assumiu as indemnizações dos trabalhadores a despedir e em troca recebeu, o que?, 4 dezenas de milhões de euros.

Os exemplos das contradições e dos descaminhos que as coisas começam a levar são muitos, mesmo muitos e não nos restará outra solução que não seja a de uma apertada vigilância a tais comportamentos que não enobrecem, por profunda incoerência, os seus actores.

A legitimidade eleitoral justifica muita coisa mas não justifica tudo. Muito menos justifica esta constante e permanente deriva de ataque sempre aos rendimentos do trabalho e não aos rendimentos financeiros que, na primeira oportunidade, o governo decidiu, também, não taxar.

Acácio Pinto 
Deputado do PS 
2011-08-17
Por Unknown | terça-feira, 16 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 1 comentários
Na noite de sábado para domingo, a ourivesaria "Monteiro's" do hipermercado "Mathias", em Resende, foi assaltada. Os alarmes do supermercado não foram accionados, pois os assaltantes conseguiram desactivar os mesmos. Os prejuízos rondam os 40 mil euros.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Se é utilizador da rede social "Facebook", a partir de agora pode contar com a página oficial do Grupo Desportivo de Resende, que trará muitas novidades e recordações do clube resendense. A página do Facebook foi recentemente criada no dia 12 de Agosto, e já conta com cerca de 200 amigos.

Url da Página Oficial do Grupo Desportivo de Resende: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002794442610

Pequena biografia do Grupo Desportivo de Resende:
Fundado em 1928.
Legalizado por escritura pública em 13-05-1929, estatutos depositados no governo civil de Viseu em 08-05-1931, publicados no diário da república n.º262-III série de 10-11-1948, joga no Estádio Municipal de Fornelos. 
O seu ponto mais alto foi a participação na Taça de Portugal em 91/92.
Actualmente milita na 1ª divisão da A.F.Viseu.
Por Unknown | segunda-feira, 15 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Grupo Desportivo de Cárquere está a organizar um Torneio de Verão de Futebol de 5, que decorrerá nos dias 27, 28 de Agosto, 3 e 4 de Setembro, no Campo do Mosteiro, em Santa Maria de Cárquere.

O torneio será organizado em dois escalões, Infantis/Juvenis, para idades entre os 11 e 15 anos, e Juniores/Seniores, para maiores de 16 anos.

A inscrição por equipa terá um custo de 30€, e a sua data de limite será 20 de Agosto.

Contactos:
José Costa: 914307567
Francisco Tuna: 918455609
Jorge Pinto: 914749909


Por Unknown | domingo, 14 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 0 comentários
O grupo musical Pele & Osso reuniu-se no passado dia 12 de Agosto depois de 11 anos de ausência dos palcos. A banda tinha acabado em 2000 e desde então não mais tinha actuado.

O concerto em S. Martinho de Mouros, na sexta-feira, contou com a presença de alguns elementos que fizeram parte da formação inicial, em 1978, como António Vintém, João Faria, Zé-Zé, Amadeu e por outros que se associaram à banda com o passar dos anos como o vocalista Quim Moreira, o teclista Manuel João, o guitarrista Jorge Rabaça e o baixista Amadeu.

Durante o concerto, recordaram-se êxitos dos anos 80 que deram à banda sucesso reconhecido além fronteiras – actuaram mais de 800 vezes, gravaram um CD de originais e viajaram até à Suíça por 6 vezes para brindarem a Comunidade Portuguesa.

Muitos foram os curiosos e seguidores da banda que se reuniram na Feira Nova, S. Martinho de Mouros para assistirem e este grande reencontro que foi brutal e deixou o público bem satisfeito.

José António Pereira
Por Unknown | sexta-feira, 12 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 0 comentários


Dia 12 de Agosto (sexta-feira)-Noite do Emigrante:
22h00-Grande concerto com o Grupo "Pele &Osso"

Dia 21 de Agosto (domingo):
11h30-Hastear da bandeira com uma remessa de fogo
17h00-Leilão a favor das festas

Dia 25 de Agosto (quinta-feira):
21h00-Inauguração da iluminação
Dia 26 de Agosto (sexta-feira)-Organização da Comissão de Festas do Senhor do Calvário:
21h00-Actuação do Grupo Musical "JM"
22h00-19.º Cortejo Etnográfico de carros e figuras em representação dos povos da freguesia com Grupos de Bombos
23h00-Continuação da actuação do Grupo "JM"

Dia 27 de Agosto (sábado):
08h00-Feira anual do Senhor do Calvário
09h00-III Passeio Motorizado
18h00-Missa de Acção de Graças pelos emigrantes, seguida de Procissão com andores da Capela do Senhor do Calvário para a igreja matriz
23h30-Actuação do Grupo Musical "SOMA E SEGUE"
00h00-Sessão de fogo de artifício

Dia 28 de Agosto (domingo):
0900-Chegada da banda de música da Portela
11h30-Missa Solene em honra do Senhor do Calvário
16h00-Procissão da igreja matriz para a capela do Senhor do Calvário
17h30-Concerto pela banda de música no palco
22h30-Actuação do Grupo Musical "AF"
00h00-Sessão de fogo de artifício
02h00-Encerramento das festas
Por Unknown | | Publicado em , | Com 1 comentários
A Polícia Judiciária deteve ontem dois homens com idades de 18 e 22 anos, por suspeita de fogo posto no concelho de Resende.

Estes indivíduos teriam provocado dois incêndios no dia 10 de Agosto, com uma área florestal ardida de 10.000 m2.

Os dois jovens irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para eventual aplicação das medidas de coacção...
Por Unknown | quinta-feira, 11 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 7 comentários
O ex-presidente da comissão política do PSD de Resende, Jaime Bernardino Alves, de 35 anos, foi nomeado, no dia 28 de Junho de 2011, pelo governo para exercer o cargo de Adjunto do Secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional, Dr. António Almeida Henriques.

Em comunicado ao Notícias de Resende, Jaime Bernardino Alves sente-se orgulhoso, honrado e com sentido de responsabilidade por esta distinção. O ex-presidente da comissão política do PSD de Resende fará tudo o que estiver ao seu alcance para dignificar este exigente e rigoroso desafio com muito trabalho e dedicação à causa pública.

Pequena biografia de Jaime Bernardino Alves:
-Técnico Superior do Município de Vila Nova de Gaia;
- Licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior;
- Pós-graduado em Administração e Organização Escolar pela Universidade Católica Portuguesa.

Competências principais nas novas funções:
- Desenvolvimento Regional para o Interior do País;
- Articulação com outros Ministérios e Secretarias de Estado; Empresas, Associações Empresariais, Associações Sindicais e Comissões de Trabalhadores; Autarquias e outras instituições.
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários

A Federação de Viseu do Partido Socialista face às recentes medidas anunciados pelo Ministério da Saúde no que concerne aos reembolsos directos aos utentes vem manifestar a sua preocupação quanto aos termos gerais das mesmas e quanto ao seu impacto na qualidade de vida dos portugueses, com a particularidade, no caso do distrito de Viseu, no que concerne ao corte no reembolso aos utentes do termalismo.

Sendo o distrito de Viseu um distrito termal por natureza (S. P. Sul, Nelas, Castro Daire, Viseu/Mangualde, Resende e Tondela), com o maior número de aquistas a nível nacional, e estando associadas às termas um vasto e importante conjunto de actividades económicas de criação de riqueza e emprego, esta medida vem dar um mau sinal a todos os empresários que fizeram das termas o seu território âncora e às pessoas em geral que quiseram e querem ter no interior o seu local para viver.

Igualmente, e até porque se trata de uma actividade eminentemente do interior, é uma medida que simbólica e efectivamente tem o significado de falta de solidariedade para com o interior do país e para com as actividades económicas que aqui desenvolvem o seu negócio e, assim, desenvolvem os territórios em que se inserem.

A Federação de Viseu do Partido Socialista está, pois, preocupada com mais esta deriva cega do Governo do PSD e do CDS, de ataque às camadas mais frágeis e carenciadas da população a quem são retiradas possibilidades de acesso ao SNS e, igualmente, preocupada com a discriminação objectiva do interior do país, para onde as políticas deveriam, precisamente, ser de sinal contrário.
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
Durante os meses de Julho e de Agosto, a Irmandade de S. Francisco Xavier juntamente com a Comissão de festas do Sr. do Calvário decidiram oferecer aos habitantes de S. Martinho de Mouros, algumas animações para o seu Verão. Estas foram também uma forma de se angariar dinheiro para a construção do lar de idosos da freguesia em questão.

A 9 de Julho, “Luís e Sophia” arrancaram com a primeira actuação musical. Durante o mês, houve ainda espaço para actuações de «Jorge Rabaça e seus convidados», «Grupo de Cantares e Dançares de S. Cipriano», «Escola de Concertinas de Lamego», «Escola de Música Musijovem», «Grupo X-Band» e «Grupo Musical Zezé». Nos dias 10 e 31 de Julho, decorreram no adro da Capela do Sr. do Calvário dois leilões cujos fundos recolhidos reverterão a favor do Lar de Idosos e da Festa anual do Sr. do Calvário.

José António Pereira
Por Unknown | segunda-feira, 8 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Ontem, Domingo, dia 7, uma criança de 11 anos foi atropelada na Feira Nova, S. Martinho de Mouros.

A criança estava a usar uma bicicleta, com a qual entrou na estrada principal em alta velocidade. Desta forma, embateu num carro que passava normalmente na estrada.

O rapaz de 11 anos perdeu os sentidos que foram readquiridos com a chegada dos bombeiros e com as suas técnicas de recuperação.

A vítima foi levada para o hospital de Vila Real com a clavícula partida, no entanto, já alta hospitalar.

José António Pereira
Por Unknown | | Publicado em | Com 1 comentários


Na edição de Julho:
- Destaque para a celebração dos acordos de cooperação para o Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Irmandade S. Francisco Xavier;
- O programa da Festa do Sr. Do Calvário;
- O tema «Suicídio» no «Novo Mundo... Velhas Ideias»;
- «Nós por cá»;
- «Nós por lá»;
- «Cantinho da Criança»;
- Entrevista à Sra Odeta Adelaide Matos Órfão;
- Reportagem com a Escola de Futebol «Os Afonsinhos Afonsinhos»!

Poderá adquirir o Jornal Ventos da Mogueira das seguintes formas:
Comprar no escritório da Irmandade S. Francisco Xavier
Aderir à assinatura anual enviando um e-mail para jvmogueira@hotmail.com, ou contactar através da rede social facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100002242209808
Por Unknown | sábado, 6 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
Motivar em tempos de crise parece uma tarefa difícil. Mas a crise pode ser motivadora, já que é possível pensar em alternativas - novas soluções e novos desafios. Os governantes devem concentrar-se apenas e só no interesse nacional, e ser verdadeiros exemplos de ambição, de paixão do que se faz, capaz de fomentar uma cultura empreendedora e competitiva. O caminho é difícil e longo, mas o retorno pode ser aliciante e gratificante: resgatar o País da dependência externa e conseguir o imprescindível crescimento económico. É urgente inspirar confiança aos portugueses, no sentido de serem capazes de ultrapassar os obstáculos e aproveitar as oportunidades que a crise também trás. O nosso País é conhecido por ter o povo que melhor se adapta às adversidades.

Vivemos tempos de mudança. A nível politico, uma coisa é fazer oposição, e outra bem diferente é defender as políticas do governo. Na passada semana, dei por mim a ter que defender a Lei de Enquadramento das Privatizações e o fim das golden share, e durante a intervenção, fui alvo de reacções muito violentas das bancadas da esquerda. Como gosto de encontrar consensos, e de fazer pontes, dei por mim a rever o que disse antes na oposição, e o que digo agora. Estaria eu a dizer coisas contraditórias, como acontece a tantos políticos? Felizmente, até à data consegui manter algo que espero cumprir até ao fim: dizer a mesma coisa, de forma frontal, defender os mesmos valores, e manter um bem escasso em política: a coerência.

É necessária uma redução do peso do Estado na economia, e abrir mais espaço ao sector privado. Com o PS, o Estado era o princípio e a razão de tudo. E diz a esquerda que só através do Estado se defende o interesse público. Pois bem: então, porque razão esse caminho não nos salvou da crise, antes conduzindo temporariamente (mas pela terceira vez em 36 anos) o País a depender da ajuda externa? Sempre defendi (basta reler artigos anteriores a este) um Estado reduzido, rigoroso, com profissionais competentes, com menos clientela política, que sirva os seus clientes (os contribuintes) com serviços de qualidade, rápidos e acessíveis. Somos uma economia pequena, pouco competitiva, com pouca inovação, que precisa mais do que nunca de investimento - nacional ou estrangeiro -, por forma a introduzir mais dinâmica na economia. Ao Estado deve caber o papel de forte regulador e criador de regras que possam garantir a concorrência, liberdade de instalação e de escolha. A culpa da crise cabe mais ao Estado, e menos ao mercado.

O acordo de ajuda externa com a CE, o BCE e o FMI prevê a privatização da ANA, TAP, CP Carga, GALP e EDP. O CDS colocou esta matéria entre aquelas que carecem de melhor solução no quadro do sistema de acompanhamento do acordo. O CDS quer evitar que se transfira para o sector privado uma situação de monopólio, não concorrencial, já existente na esfera pública, altamente lesiva para a economia, as empresas e os consumidores. Diz o nosso manifesto: “O CDS será extremamente exigente quanto à definição do caderno de encargos de privatização da REN. Com respaldo na legislação europeia pertinente, pensamos que deve ficar claro que as sociedades (tal como a EDP) cujo objecto social seja a produção, distribuição ou comercialização de electricidade – ou entidades e accionistas com posição de controlo nestas ‐, não podem, directa ou indirectamente, ter posições de controlo na REN. Acresce que definiremos, no capítulo seguinte do manifesto, um modelo para o sector energético que contraria o verdadeiro “monopólio público/privado” estabelecido no sector, com a complacência dos reguladores…”.

A esquerda parlamentar vai ter que fazer um esforço para se manter na sua “zona de conforto”: a defesa de um sistema que quase nos levou à bancarrota, uma administração pública politizada, um Estado que se alimenta do esforço dos mais capazes. O Governo não esconde que vão ser pedidos sacrifícios aos portugueses, mas tem dado sinais claros que vai cortar na despesa: ao fim dos Governos Civis, que muitos achavam impossível, junta-se agora a fusão do Instituto do Desporto com o Instituto Português da Juventude (IPJ), e a extinção da Fundação para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação (FDTI) e da Movijovem. No quadro de dirigentes, verifica-se um corte de mais de 50%: de 119 para 77. Poupam-se de forma directa 10 milhões de euros por ano, e a estimativa de poupança pode chegar aos 14,3 milhões de euros. Não resolve tudo, e está muito aquém do necessário, mas espero que o Governo se mantenha motivado para continuar a mudar.






Por Unknown | sexta-feira, 5 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Cinfães acolhe, no fim-de-semana de 12 e 13 de Agosto, a 4.ª edição do Festival da Juventude. A iniciativa promovida pelo pelouro da Juventude do Município apresenta como convidados especiais os Golpes que subirão ao palco, na 2ª noite, para apresentarem o último disco “Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco”.

O recinto da Feira Quinzenal prepara-se assim para acolher, mais uma vez, este Verão um elevado número de pessoas durante os dias 12 e 13 de Agosto. A música é o principal mote para uma deslocação até à sede do Concelho nesses dias. O Município preparou um vasto programa com alguns nomes bem conhecidos: na 1ª noite Out Run-80’s Band e Homem Mau. A 13 de Agosto será a vez dos grupos Given to Flow e Golpes subirem ao palco, numa noite que contará ainda com o DJ Roxxy M Violin Live Act.


Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Clique na imagem da capa para ler o jornal
Clique na imagem da capa para ler o jornal
Por Unknown | quinta-feira, 4 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Não lembraria ao diabo!

Estar numa audição parlamentar e tentar colocar em causa um tempo médio de atendimento de uma chamada com a prática de um ilícito é grave, direi mesmo, muito grave.

Falo, obviamente, de uma chamada telefónica falsa para o INEM efectuada pelo Grupo Parlamentar do PSD para tentar, a partir de um caso avulso, demonstrar o indemonstrável.

Estamos, pois, perante a prática de um acto ilegítimo feito a partir da "casa da democracia" em que detentores de um mandato popular, para terem acesso a escassos momentos de êxtase parlamentar, praticam aquilo que qualquer pessoa tem que condenar.

Estamos perante a subversão de valores. Perante desrespeito por outros que, porventura, no mesmo momento poderiam, esses sim, estar a necessitar, em absoluto, da assistência da emergência médica.

Estamos perante actos que revelam uma estranha maneira de ser e de viver. Estamos perante a expressão objectiva de pecados de uma certa e preocupante contemporânea mundividência: voracidade, sofreguidão, avidez, gula, materialidades...

Afinal, só espuma e mais espuma dos dias!

Acácio Pinto
Deputado do PS
2011-08-04
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
Clique na imagem da capa para ler o jornal
Clique na imagem da capa para ler o jornal

A ANACOM promoveu, de 4 a 6 de Julho de 2011, a distribuição nacional do jornal “TDT Notícias”, publicação gratuita editada por esta Autoridade com o objectivo de informar os portugueses sobre o processo de mudança para a televisão digital terrestre (TDT), dando continuidade a uma acção lançada localmente (na zona do Cacém) em Maio de 2011. Na mesma semana, o “TDT Notícias” foi ainda objecto de encarte nas revistas “TV 7 Dias” e “TV Guia”, que chegaram a milhares de leitores.

O processo de desligamento da televisão analógica (switch-off) já ocorreu em duas zonas, Alenquer e Cacém, que passaram a receber, com sucesso e em exclusivo, a nova televisão digital. Vai seguir-se, a 13 de Outubro de 2011, a região coberta pelo retransmissor da Nazaré (que abrange também algumas freguesias de Alcobaça).

A nível nacional, o sinal analógico de televisão vai começar a ser desligado a 12 de Janeiro de 2012. Nessa data, serão desligados os emissores e retransmissores que cobrem a faixa litoral do território. Em 22 de Março, serão desligados os emissores e retransmissores dos Açores e da Madeira. Segue-se, a 26 de Abril, o “apagão” da TV analógica no restante território.

FONTE: ANACOM
Disponível em: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1089846
Por Unknown | quarta-feira, 3 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
Perante uma bancada a abarrotar de gente, o pioneiro do freestyle em Portugal, animou mais uma noite quente na Porta do Douro, no passado dia 30 de Julho. Promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio, e pelo segundo ano consecutivo, Paulo Martinho encheu a bancada do Parque de Estacionamento da Vila.
Pelo terceiro fim-de-semana consecutivo, Mesão Frio encheu-se de gente. Desta feita, o motivo foi o pioneiro do freestyle em Portugal, Paulo Martinho que, num espectáculo promovido pela Câmara Municipal, brindou os presentes com um espectáculo cheio de adrenalina e momentos que ficaram na retina da repleta bancada do Parque de Estacionamento.

Um dos momentos marcantes da noite foi quando o Autarca de Mesão Frio, Alberto Pereira, também ele um amante dos desportos motorizados, se colocou no centro do espaço do espectáculo e Paulo Martinho, girando à sua volta um infindável número de vezes, lhe desapertou os atacadores dos sapatos. Foi sem dúvida um dos momentos da noite.

Foi o terceiro fim-de-semana consecutivo em que a Porta do Douro se encheu, literalmente, de gente para participar neste espectáculo de freestyle. Já havia acontecido com a Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais, aconteceu com as Festas Concelhias de Mesão Frio, que homenagearam os padroeiros das freguesias do Concelho. No próximo fim-de-semana, a Câmara Municipal volta a promover mais dois dias de iniciativas, desta vez com uma Festa ao Emigrante, no dia 5 de Agosto, na zona de lazer do rio Teixeira, e no dia 6 de Agosto, com cinema ao ar livre, Largo do Pelourinho, com o filme Pirata das Caraíbas "O cofre do homem morto”.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A vila de Mesão Frio acolheu, no passado dia 31 de Julho, uma prova do Campeonato Nacional de Slalom, no Parque de Estacionamento, e que contou com a 21 participantes, que proporcionaram uma tarde de velocidade e adrenalina, às repletas bancadas do Parque de Estacionamento de Mesão Frio.

Mesão Frio recebeu no passado dia 31 de Julho uma prova do Campeonato Nacional de Slalom, pelo segundo ano consecutivo, organizada pelo Clube Automóvel da Régua, e promovida pela Câmara Municipal de Mesão Frio. Depois de na noite anterior as bancadas do parque de estacionamente terem estado repletas de pessoas a assistirem ao espectáculo de freestyle de Paulo Martinho, voltaram a encher na tarde quente do dia 31 de Julho.

A contar para o Campeonato Nacional de Pericias, a prova de Mesão Frio contou com 21 participantes. O vencedor foi o piloto Carlos Rosendo, ao volante de um Mini protótipo.

Apesar da tarde de intenso calor, o recinto em volta da prova de perícia esteve completamente cheio por amantes deste desporto, que não quiseram perder a oportunidade de assistir à prova de pericia de Mesão Frio, que, pelo seu traçado, é uma prova muito técnica, agradando muito aos pilotos que pelo segundo ano consecutivo participaram nesta prova, a contar para o Campeonato Nacional de Slalom 2011, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Por Unknown | terça-feira, 2 de agosto de 2011 | Publicado em | Com 0 comentários
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários

Por Unknown | segunda-feira, 1 de agosto de 2011 | Publicado em , | Com 0 comentários
A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, que se realiza entre 4 e 15 de Agosto, vai passar pelo Concelho de Cinfães no dia 6 de Agosto, num percurso incluído na 2ª etapa, entre Oliveira de Azeméis e Santo Tirso.

A prova rainha do calendário do ciclismo nacional vai chegar ao Concelho por Nespereira. Os ciclistas, vindos de Oliveira de Azeméis, Arouca, deixam a EN 326-1 em Alvarenga e entram na EN 225 ás14h04, devendo chegar ao cruzamento de Pereira 5 minutos depois, para dar inicio à subida para Santa Marinha onde devem passar às 14h17, enfrentando a dolorosa subida por Pindelo até Ervilhais, chegando ao topo da serra, para o Prémio de Montanha de 3ª categoria, por volta das 14h28, iniciando a descida por Vilar de Peso, Joazim até à vila de Cinfães onde deverão chegar cerca das 14h40. O pelotão dirige-se depois para Pias, Porto Antigo seguindo em direcção ao Concelho vizinho de Marco de Canaveses.

De referir que, a 73ª Volta a Portugal é uma vez mais organizada pela Lagos Sports e será a mais extensa dos últimos anos apesar de manter o traçado desenhado para 10 etapas às quais se acrescenta o Prólogo perfazendo os habituais 11 dias de competição.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Município de Resende encontra-se a promover a actividade intitulada “A Idade da Sabedoria”, que pretende trabalhar a leitura e contar histórias aos mais idosos, durante os meses de Julho e Agosto.

A actividade decorre nos Centros Comunitários de Felgueiras e S. Romão e no Lar Santa Casa da Misericórdia de Resende, em sessões semanais de leitura e conto de histórias, apelando à participação dos ouvintes, desafiando-os a revelar as suas próprias histórias e vivências, testemunhos que serão documentados e apresentados no final do projecto sob a forma de documentário.

Conta com a colaboração de Henrique Saraiva, um resendense que se destaca na arte de contar histórias ligadas à própria história e cultura da região, histórias reais, ou “quase reais”, acrescentadas com a sua imaginação e com toda a sabedoria dos seus 89 anos.

Com esta iniciativa pretende-se promover a leitura e o gosto por ouvir ler nos seniores, incentivar a sociabilidade através do contar de histórias, bem como partilhar saberes e experiências de vida.