Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
XXIV Festival de Folclore em Santa Maria de Cárquere
terça-feira, 23 de agosto de 2011 Publicado por Unknown


Realizou-se no dia 21 de Agosto, no Carvalhal, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, o XXIV Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.

Participaram nesta mostra de folclore os seguintes Ranchos e Grupos Folclóricos:
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, RESENDE (Douro Sul);
- Grupo Folclórico de Sanguinheira – CANTANHEDE (Beira Litoral);
- Grupo Folclórico dos Pauliteiros de Cércio – MIRANDA DO DOURO
(Trás- os- Montes);
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tábua – TÁBUA (Beira Alta Serrana);
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – GUIMARÃES (Baixo Minho)


Estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende, a Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura, o representante da Federação do Folclore Português, o Senhor Conselheiro Técnico Regional da Federação do Folclore Português, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Cárquere e o pároco da freguesia de Santa Maria de Cárquere e outras entidades.

O Festival de Folclore de Santa Maria de Cárquere é sempre muito apreciado, não só pela autenticidade dos Grupos Folclóricos participantes, mas também pela rara beleza e pela história do local. Na verdade, o seu enquadramento na zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e no centro do Carvalhal aumenta o prazer de quem vê o Festival. Dir-se-á que a beleza e a história do lugar se harmonizam com a cultura tradicional que todos os Grupos Folclóricos expressam.

Valeu a pena passar, ali, a tarde de domingo.

Os Festivais de Folclore têm por objectivo a divulgação das tradições culturais e a preservação da identidade das várias regiões etnográficas.

É, por isso, que a Direcção do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere realiza, anualmente, o seu Festival de Folclore, procurando dar-lhe, sempre, a maior autenticidade possível.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "XXIV Festival de Folclore em Santa Maria de Cárquere"

  1. Anónimo

    Grande espectáculo proporcionado pelos Grupos participantes!
    Um dos melhores Festivais de Folclore realizado naquele espaço, nos últimos anos...

    Parabéns a este maravilhoso Grupo que tão bem preserva e dignifica os usos e costumes da nossa Região!

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html