Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Tributo a Roberto Chichorro mistura artes plásticas e cinema em Lamego
sexta-feira, 12 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

As vindimas não são, por estes dias, a única atividade a animar o Douro. Este ano, a cultura volta a sair à rua na cidade de Lamego para receber o Plast&Cine, um evento que mistura as artes plásticas e o cinema e que este ano será dedicado a Roberto Chichorro, artista plástico moçambicano. Depois de nas anteriores edições ter homenageado alguns dos mais relevantes artistas plásticos portugueses – Emília Nadal, José Rodrigues e Cruzeiro Seixas -, a edição deste ano abre-se pela primeira vez à lusofonia.

O Plast&Cine é porventura o mais amplo espaço de homenagem a um artista plástico realizado no nosso país ao contemplar, em simultâneo, arte e teatro de rua, uma conferência sobre a vida e obra do artista, a realização de um documentário que será posteriormente colocado no circuito comercial português, angolano e brasileiro, uma exposição antológica patente ao público durante um mês e o envolvimento de alunos e professores das escolas dos concelhos de Lamego, Régua e Vila Real, bem como de universidades seniores e ATL’s destes concelhos.

Este ano, o público também poderá assistir à exibição do documentário “Cruzeiro Seixas, Aproveitar o Acaso”, um projeto lançado no ano passado que enaltece o legado do artista incontornável do surrealismo português. Ao longo do fim de semana de 13 e 14 de outubro, também não vão falar vários momentos musicais, com as atuações de Celina Pereira e de Pedro Barroso no Teatro Ribeiro Conceição e o Espaço Moçambique que divulgará no Largo da Sé a gastronomia, as danças e o artesanato oriundos deste país africano.

Numa iniciativa da Associação de Municípios Douro Alliance, com a colaboração entre outras instituições da Câmara Municipal de Lamego e das Edições Cão Menor, o Plast&Cine dedicado a Roberto Chichorro conta com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com a presença do artista que, durante a semana que precedeu este certame pluridisciplinar, realizou trabalhos com muitas escolas do eixo Lamego-Régua-Vila Real que já se encontram em exposição. A Lusofonia, o Douro e a recriação em torno do universo pictórico do artista moçambicano foram as temáticas que inspiraram estes trabalhos.

Nascido em setembro de 1941, na cidade de Maputo, Roberto Chichorro dedica-se desde cedo à pintura, onde expressa toda a magia das velhas histórias que foi ouvindo, ligadas a mundos mágicos de assombros, terrores e feitiçarias, mas também de bichos, música e encantos. Chichorro pinta constantemente estas lembranças de menino e fá-lo com uma paleta muito colorida em que os fundos “chagallianos” parodiados abrem ao olhar a intensidade de um mundo mágico, quase imponderável, flutuante.

O Museu de Arte Contemporânea de Lisboa e o Museu de Arte Contemporânea de Luanda são apenas algumas instituições que acolhem os seus quadros.

Pode aceder ao micro-site do Plast&Cine 2012 em http://plasticine.caomenor.pt/

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "REGIÃO: Lamego: Tributo a Roberto Chichorro mistura artes plásticas e cinema em Lamego"

  1. Anónimo

    a passagem por Lamego do grande Pedro Barroso é uma noticia q devia ser mais divulgada pois se trata do ultimo trovador português um homem de uma cultura e sensibilidade como musico e autor muito acima do vulgar. É um grande senhor da canção portuguesa q vai estar connosco!

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html