Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere assegura futuro mais risonho a jovens alunos
domingo, 14 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

Dentro de 15 meses, porventura menos tempo, a vila de Santa Marinha do Zêzere passará a integrar no seu núcleo urbano um moderno Centro Escolar, capaz de proporcionar excelentes condições de aprendizagem e uma efetiva igualdade de oportunidades aos jovens da zona Sudeste do concelho de Baião.

Esta obra arrancou no dia 12 de Outubro e representa um investimento de 1 milhão e 616 mil euros, a que se somam 130 mil euros para a aquisição do terreno situado junto à EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere.

“Vimos honrar um compromisso assumido para este mandato autárquico, perante as populações de Santa Marinha do Zêzere e das freguesias vizinhas, quando afirmamos que a construção dos Centros Escolares seria uma prioridade da Câmara Municipal de Baião. Esta é uma obra fundamental, na medida em que temos que garantir que as crianças do nosso concelho vão beneficiar de uma escola pública de qualidade, pois só assim poderão enfrentar os desafios futuros que se lhes colocam e serem bem-sucedidos”, declarou José Luís Carneiro, ladeado pelo vereador da Educação da CM Baião, Paulo Pereira.

O autarca aludiu ao forte investimento municipal realizado na construção dos Centros Escolares – um total de 6 milhões e 170 mil euros, comparticipados em 4 milhões e 600 mil euros pelos fundos comunitários – e referiu que só a boa saúde financeira da autarquia permitiu avançar com estas obras, em termos de difícil acesso ao financiamento. O autarca apelou também ao envolvimento de empreiteiros do concelho de Baião nesta obra a cargo da empresa Santana e Companhia e referiu que será construído um abrigo para passageiros de cariz temporário, para que os alunos da EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere possam esperar pelos autocarros em condições de conforto e de segurança durante o inverno que se avizinha.

As dificuldades de acesso ao financiamento para a construção de obras públicas foi atestada pelo membro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte e vogal-executivo do programa “ON 2 – O Novo Norte”, Carlos Duarte, que classificou o Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere como “uma grande vontade e um grande desejo do presidente da Câmara Municipal de Baião”.

“Apraz-me registar que os autarcas da região norte procuram apostar na qualificação das populações. Em particular, posso dizer que Baião tem estado, com a liderança de José Luís Carneiro, sempre na primeira linha no que diz respeito a projetos estratégicos e que visam garantir as melhores perspetivas para as futuras gerações”, observou Carlos Duarte.

A importância desta obra foi também sublinhada pelos restantes oradores. Cristina Sequeira (presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Sudeste de Baião) agradeceu “o esforço desenvolvido pelas autoridades municipais no sentido de garantir melhores condições de aprendizagem aos jovens do concelho”. Henrique Gaspar (presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere) referiu que “as nossas crianças merecem tudo aquilo que pudermos fazer para lhes proporcionar melhores condições de aprendizagem”, salientando, ainda, a importância da obra para a dinamização económica da vila zezerense e para a sua requalificação urbana. E Manuela Miranda (presidente do Agrupamento de Escolas de Sudeste de Baião) disse que “após muitas dúvidas e receios manifestados de que a obra não avançasse, o lançamento da empreitada é finalmente uma realidade e um motivo de alegria para todos os membros da comunidade escolar”. “Iremos ter, com esta nova escola, sem dúvida uma melhoria das condições de aprendizagem em termos pedagógicos, administrativos e materiais”, sintetizou.

CARACTERIZAÇÃO DO NOVO CENTRO ESCOLAR DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE
Trata-se de um equipamento da responsabilidade da Câmara Municipal de Baião, que prevê a construção de 11 salas com capacidade para acolher 240 alunos, do 1º ao 4º ano de escolaridade do ensino básico, vindos das freguesias de Frende, Loivos da Ribeira, Santa Marinha do Zêzere, Tresouras, Valadares e Viariz. O edifício escolar ficará dotado de sala polivalente; gabinete de acompanhamento psicológico; sala de TIC; salas de reuniões e de professores; uma sala para alunos com necessidades educativas especiais e recreio.

Os alunos daquela escola irão usufruir de infraestruturas da EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere como a cantina, o pavilhão desportivo e a biblioteca.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere assegura futuro mais risonho a jovens alunos"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html