Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: "Por Terras de Lamego" apresentado no novo Salão Nobre "Albano Vaquero"
terça-feira, 9 de maio de 2017 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Teatro Ribeiro Conceição foi, na tarde de 6 de maio, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “Por Terras de Lamego - O Romance na História". Da autoria de Manuela Vaquero e Fernando Marado, esta obra é uma edição das Edições Esgotadas.

O encerramento deste ato público ficou marcado pela cerimónia de homenagem e perpetuação da memória de Albano Vaquero, antigo diretor do Teatro Ribeiro Conceição entre 1961 e 1988, atribuindo o nome deste cidadão ilustre ao Salão Nobre deste espaço cultural. "Insigne investigador, notável colecionador, pródigo em compartilhar saberes, dotado de um talento imaginativo, ativo e produtivo, foi filho, marido, pai, amigo, cidadão exemplar (alguém que a terra amava), a sua memória perdurará como o Homem que juntou o seu fascínio ao fascínio das Luzes da Ribalta - que foi e fez História", fundamentou José Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal, na proposta de homenagem a esta personalidade lamecense. No imaginário coletivo, Albano Vaquero ficou também associado à sua participação muito ativa na Comissão de Organização das Festas da Cidade que as "alcandorou a um nível nunca antes alcançado, elevando-as à dignidade de Romaria de Portugal".

O primeiro ato público do "novo" Salão Nobre "Albano Vaquero" foi a apresentação pública da obra “Por Terras de Lamego", escrita a dois por Fernando Marado e Manuela Vaquero, filha de Albano Vaquero. Nascida em Lamego, foi professora do 1º ciclo do ensino básico. Obteve o grau de Mestre na UTAD, em 2005, e é doutorada, desde 2012, em Cultura Portuguesa pela mesma universidade, com a tese “O Tribunal da Inquisição em Lamego”. Natural também de Lamego, Fernando Marado foi professor do 1º ciclo do ensino básico. Adepto militante da Educação pela Arte, coordenou vários projetos através dos quais as crianças foram incentivadas a estruturar e a escrever contos, fazer teatro, programas radiofónicos e atividades congéneres. Foi distinguido, em 2014, com o Prémio de Mérito Cultural e Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: "Por Terras de Lamego" apresentado no novo Salão Nobre "Albano Vaquero""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html