Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Peso da Régua: António Barreto: “Douro, lugar de um encontro feliz” – Inauguração da Exposição de Fotografia
segunda-feira, 6 de julho de 2015 Publicado por Unknown

O Museu do Douro inaugura no dia 10 de julho, por volta das 17 horas, a exposição de fotografia da autoria de António Barreto: “Douro, lugar de um encontro feliz”. Esta mostra, comissariada por Ângela Camila Castelo-Branco, conta com 55 fotografias do autor que datam do período entre 1978 e 2014. António Barreto apresenta-nos através da fotografia a região atravessada pelo rio Douro como um lugar feliz de encontro de pessoas, único pelas paisagens e excecional pela tradição envolvente sobre a produção do vinho do Porto. Este Douro, repleto de sentimentos e estados de espírito, cabe-nos a nós, agora (re)descobri-lo, na sua multiplicidade de cores, olhares e sabores.

Esta exposição tem como parceiros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, e estará patente ao público, no edifício sede da Fundação Museu do Douro, de 10 de Julho a 28 de Setembro de 2015. Depois deste período, a exposição entra em itinerância pela Região Demarcada do Douro.

Breve Biografia

António Barreto, nasceu no Porto em 1942.. Doutor em sociologia, investigador universitário, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2009-2014). Licenciado em sociologia e doutorado pela Universidade de Genéve em 1985, foi ministro do Comércio e Turismo e depois da Agricultura no I Governo Constitucional (1976-1978). De regresso à universidade, desenvolveu a sua atividade no Instituto de Ciências Sociais, publicando obras sobre a evolução social em Portugal, focando os temas da emigração, socialismo e reforma agrária, indicadores sociais, justiça, regionalização, Estado e Administração Pública, Estado-Providência, e comportamentos políticos. Desde a democratização que António Barreto tem sido um interveniente respeitado dos media portugueses. É reconhecido como uma das maiores figuras das ciências sociais em Portugal, tendo-se tornado uma voz incontornável da opinião pública em Portugal. Em 2004 foi vencedor do Prémio Montaigne e em 2008 foi eleito membro Academia das Ciências de Lisboa. Sócio fundador da APPh (Associação Portuguesa de Photographia). Autor da série de televisão Portugal, Um Retrato Social e do documentário As Horas do Douro. Autor de vários livros, entre os quais Douro, António Barreto: Fotografias 1967-2010, Douro - Rio, Gente e Vinho.

Ângela Camila Castelo-Branco nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1966. É documentalista audiovisual na RTP (Rádio e Televisão de Portugal). Estudou Fotografia no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), entre 1993 e 1997. Investigadora na área da História da Fotografia. Foi comissária de diversas exposições. Proferiu conferências. Tem publicado vários textos sobre História da Fotografia. Foi responsável pela organização e seleção iconográficas de vários livros. Colecionadora de fotografias de Portugal e das ex-Colónias Sócia fundadora e membro da Direção da APPh. (Associação Portuguesa de Photographia).

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Peso da Régua: António Barreto: “Douro, lugar de um encontro feliz” – Inauguração da Exposição de Fotografia "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html