Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Câmara Municipal de Baião e Fundação Eça de Queiroz criam prémio literário "Fundação Eça de Queiroz"
sexta-feira, 31 de outubro de 2014 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Baião deliberou hoje, 29 de outubro, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de 5000 euros para a criação do prémio literário “Fundação Eça de Queiroz”. Este prémio é instituído em parceria pela Câmara Municipal de Baião e pela Fundação Eça de Queiroz.

O prémio será entregue pela primeira vez no ano de 2015, data em que se completam 25 anos de existência da Fundação Eça de Queiroz, sediada na Casa de Tormes, em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião.

Homenagear o vulto literário de Eça de Queiroz e incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa são os dois principais objetivos da criação do prémio “Fundação Eça de Queiroz”. Em particular pretende-se “valorizar a criação literária em torno da figura do escritor”.

O prémio irá distinguir em cada ano, sequencialmente, obras dos seguintes domínios: narrativa (romances ou conjunto de contos inéditos) e ensaios literários (trabalhos éditos ou inéditos, cuja temática se insira no universo literário de Eça de Queiroz e/ou da Geração de 70, nomeadamente nas áreas dos estudos literários, estudos históricos, estudos culturais, estudos eco-literários e outros). O primeiro ano de atribuição do prémio será destinado a uma obra narrativa.

Haverá apenas um premiado, podendo, contudo, ser atribuídas menções honrosas a outras obras de valor artístico assinalável.

As obras literárias poderão ainda ser publicadas por uma editora que se associe ao prémio “Fundação Eça de Queiroz” no ano em que decorre o concurso, estando já garantido para 2015 o apoio da Opera Omnia, que terá a responsabilidade pela publicação.

 A responsabilidade de ajuizar o valor das obras será confiada a um júri de cinco pessoas, constituído por um representante da CM Baião, da Fundação Eça de Queiroz e por três personalidades de reconhecido mérito.

O prémio será apresentado na sede da associação Porto de Baião (rua das Flores, Porto) no dia 25 de novembro, altura em que se assinala o 169º aniversário do nascimento de Eça de Queiroz.

As candidaturas para a primeira edição do prémio poderão ser efetuadas a partir dessa data, 25 de novembro e o dia 1 de março de 2015, inclusivamente.

A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que tem como cais de partida a divulgação e promoção nacional e internacional de José Maria Eça de Queiroz. A Fundação Eça de Queiroz é presidida por Maria da Graça Salema de Castro, neta do escritor.

O Município de Baião possui o estatuto de co-fundador da Fundação Eça de Queiroz, uma entidade que atrai perto de 10 mil visitantes anuais ao concelho de Baião, entre os quais muitos estudiosos e especialistas da vida e obra de Eça de Queiroz nacionais e estrangeiros.

Para além do núcleo museológico, a Fundação possui ainda valências de restaurante, quinta com produção de produtos locais, turismo rural e de habitação e um auditório onde se realizam eventos de diversa índole.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Câmara Municipal de Baião e Fundação Eça de Queiroz criam prémio literário "Fundação Eça de Queiroz""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html