Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Entrevista a João Pereira, presidente da Associação de Estudantes do Externato D. Afonso Henriques: Eleito pela segunda vez consecutiva
sábado, 10 de novembro de 2012 Publicado por Unknown

A lista Q, liderada por João Pereira, venceu este ano pela segunda vez as eleições para a Associação de Estudantes do Externato D. Afonso Henriques. João Pereira numa entrevista ao Notícias de Resende, por Rafael Barbosa, fala-nos da sua reeleição, ideias a implementar, objetivos a concretizar e muito mais.

Rafael Barbosa (RB): O João Pereira foi eleito pela segunda vez consecutiva para liderar a Associação de Estudantes do Externato D. Afonso Henriques. Na sua opinião que permitiu a sua reeleição?

João Pereira (JP): Trabalho. Essa é a palavra que mais se adequa a esta pergunta. Nada se consegue sem trabalho e estou certo que, esta reeleição foi fruto do trabalho que eu e a minha equipa desenvolvemos ao longo do último ano. Repare Rafael: Não é qualquer um ou qualquer equipa que é reeleita pela segunda vez consecutiva se não tiver feito um bom trabalho. Até porque falamos em mandatos “consecutivos” e quando se ganha consecutivamente, não se ganha por mais nada que não tenha sido um bom trabalho realizado no mandato anterior porque as pessoas não esquecem facilmente. O facto de eu ter sido reeleito, tal como a minha equipa, é um sinal de que nos “portamos bem” ao longo do nosso primeiro mandato. É importante referir que apesar de o ano transato ter sido o meu primeiro mandato, há já muito que estou por dentro dos mecanismos de uma Associação de Estudantes como é a Associação de Estudantes do Externato D. Afonso Henriques. No entanto, aprendi muito ao longo do último ano, eu, como a minha equipa e por isso, apesar de algumas remodelações este ano, acredito que estamos mais fortes e prontos para enfrentar todas as dificuldades que se opuserem ao nosso percurso como Associação de Estudantes.

RB: Está satisfeito com os resultados obtidos no ano letivo passado?

JP: Muitos denominam uma Associação de Estudantes por nomes que nem sequer devem ser pronunciados em situações como esta, mas que estão longe da realidade do que na verdade é uma Associação de Estudantes. No ano passado, quando dei a minha primeira entrevista ao Noticias de Resende, na altura realizada pelo José António, fui criticado e foi uma das entrevistas com mais polémica no site, tal como na sociedade mais jovem do concelho. Foi polémica porque, na verdade, já se começava a desenhar o sucesso que a minha equipa teria ao longo do seu mandato. E concordo, uma Associação de Estudantes não é só festas, e não foi só festas que proporcionamos aos nossos alunos no ano passado. O objetivo maior de uma Associação de Estudantes deve ser proporcionar aos alunos boas condições na sua escola, para que se possam sentir bem no seio da comunidade escolar, bem como proporcionar atividades que sejam propícias a um ambiente escolar. No entanto, do ponto de vista financeiro, nunca poderíamos descurar uma parte tão importante como são as atividades que mais dão nas vistas como são as festas. Porque essas atividades são o principal motor financeiro de uma Associação de Estudantes que depois permite a sobrevivência da mesma, bem como o cumprimento do seu principal objetivo que é proporcionar boas condições aos seus alunos no seio da comunidade escolar. Fui, principalmente eu (como é sempre normal quando estamos à frente de alguma coisa), criticado porque só fazia festas, mas criticado por pessoas que não faziam sequer a ideia do que é uma Associação de Estudantes nem do que deve ser. A verdade é que, um ano depois, eu e a Lista Q voltamos a vencer as eleições e estamos aqui, prontos para mais festas, mas também para dar condições aos nossos alunos e ajuda-los naquilo que precisam, nos problemas que têm e nas dificuldades que muitos atravessam porque sabemos que não vivemos um tempo favorável, sabemos que vivemos uma crise socioeconómica que está para durar. Estamos sim, preocupados com os nossos alunos, bem como os jovens do nosso concelho, porque muitos já foram alunos na nossa escola e, pretendemos ser, não só uma Associação de Estudantes mas também uma Associação virada para os jovens do nosso concelho e pronta a colaborar com instituições e organizações do nosso concelho.

RB: Para este mandato que novidades pensa trazer para o externato?

JP: Depois de um ano em que o restabelecimento financeiro e o restabelecimento de certas atividades foi conseguido na nossa Associação de Estudantes, este ano viramo-nos para conseguir melhores condições para que os nossos alunos possam sentir o Externato como cada vez mais a sua segunda casa. Quando se fala em “conseguir melhores condições” fala-se em por exemplo, fazer chegar a televisão digital terrestre ao bar da nossa escola porque sabemos que nos tempos livres os nossos alunos gostam de disfrutar dos canais televisivos e isso já foi feito. Exemplos como estes, por mais pequenos que seja, são importantes numa comunidade escolar. Depois, há muito que o nosso polivalente “pede” uma remodelação e essa é sem dúvida, em paralelo com a luta para ter um espaço para a Associação de Estudantes, as duas das grandes apostas deste mandato. É também importante não descurar outros espaços da nossa escola, como a biblioteca ou por exemplo, agora sem falar em espaços, é importante o apoio aos clubes e organizações dentro do Externato, como o Desporto Escolar, a Tuna, o Clube de Artes entre outros que proporcionem a cada ano letivo novidades aos nossos alunos. Para isso, a nossa Associação de Estudantes tem de estar sempre pronta a responder quando nos pedem ajuda. Além de tudo isto, é óbvio que vamos continuar a apostar nas nossas Festas que têm sido de grande visibilidade em Resende. Quero só dizer que vai ser com toda a certeza um ano ainda melhor do que o ano passado, porque queremos sempre mais e melhor!

RB: Certamente que encontrou dificuldades no ano anterior. Pode-me falar de quais e das que pensa encontrar pela frente.

JP: Eu costumo dizer que as dificuldades é aquilo que nos move. Sem dificuldade, não teria tanta piada. É óbvio que em tudo há sempre dificuldades, mas quando o trabalho, o esforço, a dedicação e a união de toda uma equipa prevalece a essas dificuldades, é sempre mais fácil. Não vou mentir ao ponto de dizer que foi tudo fácil… Não foi! Mas por saber que sou capaz e por saber das capacidades da minha equipa é que me recandidatei, estando pronto para qualquer adversidade de qualquer tipo que possa surgir ao longo de mais uma caminhada muito difícil, mas que no final, sei que vai valer todo o esforço e dedicação e o valer a pena compensará toda essa dedicação afincada a um projeto como este.

RB: Este ano a associação irá focar-se mais em alguma questão?

JP: Como já referi anteriormente, vivemos uma grave crise económica no nosso país, em que muitas famílias passam por grandes dificuldades económicas. Sei que as famílias dos nossos alunos não são imunes a isso e por ter essa consciência é que quero afirmar publicamente que antes de tudo mais, estamos prontos para responder a essas situações, estamos prontos para ajudar os nossos alunos, porque esse, é sem dúvida, o nosso dever enquanto Associação de Estudantes responsável. Quero deixar o alerta a todos os nossos alunos, bem como a toda a comunidade escolar… Se sentirem por vezes algo de estranho com um colega vosso, não tenham medo de se dirigir a nós nem vergonha, porque podem contar connosco na ajuda à resolução dos vossos problemas, porque, como já referi, sabemos que nem todos os nossos alunos são imunes às dificuldades económicas que o país atravessa. E esta é sem dúvida a questão que nos move:  proporcionar o bem-estar aos nossos alunos. A partir daí, tudo é possível e pode acontecer tudo quando se tem gosto naquilo que se faz. Como o velho ditado diz: “Quem corre por gosto não cansa”. E hoje em dia, não é fácil encontrar pessoas que se dediquem a uma causa sem receber nada em troca. Por isso, quero, desde já, agradecer a toda a minha equipa, àqueles que estão comigo este ano, mas também àqueles que estiveram comigo num ano tão importante como foi o ano letivo passado. Porque eles são a razão de as coisas irem para a frente e funcionarem, porque eu, sem eles, não era nada e porque eu sou apenas aquele que coordena uma equipa, porque alguém tinha de o fazer. Eu costumo dizer que num sítio onde manda mais que um, as coisas nunca correm bem, por isso as coisas correm bem porque existe alguém a coordenar, mas porque todos dão a sua opinião, todos discutimos as opiniões um dos outros e chegamos sempre a um consenso e por isso é que as coisas vão para a frente e acontecem.

RB: Este ano existiram alterações na constituição na lista. Além dessas alterações a mesma contou com mais?

JP: Algumas alterações foram alterações necessárias porque alguns dos que me acompanharam no ano passado e sendo peças fundamentais pela experiência que já tinham, este ano saíram e uns hoje estão na universidade, outros optaram por outra linha de vida e outros trabalham. E a vida é assim mesmo. Para além da Madalena, do Pedro e do Rogério, houve mais 3 alterações, simplesmente porque eu acho que a remodelações numa equipa em qualquer lado são necessárias porque o desgaste acumula-se e é necessário mudar. Todavia, o espírito de grupo mantém-se. Já tive oportunidade de estar com todos juntos e sei que estamos talvez mais unidos ainda que no ano passado. Somos pessoas simples, mas sobretudo educadas que sabemos o significado da palavra “respeito”. Somos pessoas na maior parte amigas, que já nos conhecemos há algum tempo e somos pessoas juntas por um Externato melhor e isso é o que nos move. Essa é a grande razão de a Lista Q existir e de a Lista Q ter ganho novamente. E espero que quando eu sair, a Lista Q continue, porque há com toda a certeza pessoas tão capazes ou até mais capazes que eu para assumir o comando, constituindo uma equipa e mantendo as bases do que já é a “Lista Q”. A Lista Q, mais do que uma Lista, parece-me ser já, uma união de pessoas que representam valores daquilo que sempre foram os alunos, professores e funcionários desta escola e daquilo que vamos sempre continuar a ser. Mudam-se as pessoas, mas os valores ficam, e neste caso, ainda bem!



RB: Gostaria de acrescentar algo à sua entrevista?

JP: Quero em primeiro lugar, deixar um apelo para que não tornem esta entrevista polémica, deixando comentários insultuosos principalmente à minha equipa. Porque quando insultamos alguém, temos de ter o cuidado de nos lembrar que não estamos apenas a atingir essa pessoa, mas a atingir os amigos, a família e os conhecidos dessa pessoa. E isso pode causar um grande mau estar para essa pessoa insultada. Somos apenas uma equipa de pessoas unidas, interessadas em zelar pelo nome do Externato D. Afonso Henriques e em resolver os problemas dos nossos jovens alunos, bem como dos jovens do nosso concelho. Queremos ser cada vez mais uma Associação virada para o concelho de Resende e não só uma Associação virada para a nossa escola, sendo que, em primeiro lugar deve primar sempre a defesa da nossa escola e a resolução dos problemas dos nossos alunos. Porque juntos somos Externato, mas porque juntos, sejamos de onde sejamos, somos sempre muito mais fortes.

Em segundo lugar, quero mais uma vez, agradecer à minha equipa tanto à atual, como àquela que me acompanhou ao longo do ano passado: à Ana Lúcia Ramos, ao Filipe Pinheiro, à Alexandra Carvalho, ao Rogério Pereira, à Sandra Monteiro, à Madalena Coelho, à Patrícia Machado, ao Pedro Santos, ao Gonçalo Pinto, ao José Mouta, à Patrícia Tuna, ao César Duarte, à Catarina Fonseca, à Inês Pedro, ao Bruno Loureiro, à Mariana Piedade, à Margarida Almeida, ao Miguel Pinto, ao Diogo Monteiro, à Ana Sofia Almeida, à Ana Catarina Loureiro, ao Rui Botelho, ao João Dias, à Nicole, ao Michael Fonseca, ao Fábio Martins, ao João Vieira, à Ana Patrícia Gomes e à Vanessa Pinheiro. Tinha de referir o nome de todos eles porque eles merecem esta referência. Um obrigado do fundo do coração e um bem-haja a todos.

Depois, é também altura para deixar um grande, enorme agradecimento à minha família por todo o apoio neste projeto, porque eles sabem que se deixasse este projeto a meio não me sentiria bem comigo mesmo. Estou ciente de todas as responsabilidades, acrescidas este ano, que estão sobre os meus ombros, mas sei que hei de conseguir cumprir tudo aquilo a que me propus.

Agradecer aos nossos patrocinadores bem como aquelas pessoas que têm contribuído sempre que pedimos ajuda para algo que precisamos é também importante e eles são também, muitas vezes, muito importantes na vida da nossa Associação. Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Resende, com quem temos mantido um ótimo relacionamento, porque nos ajuda sempre que precisamos e estamos gratos por isso.

Aproveito também para anunciar publicamente, que o Miss & Mister Externato D. Afonso Henriques é já no próximo dia 7 de dezembro e vai contar com muitas surpresas, talvez um dos melhores Miss & Mister que o Externato já viu.

Por fim, deixar um grande agradecimento ao Notícias de Resende em nome do Rafael Barbosa, pela visibilidade que dá às Associações, Instituições e Organizações do Concelho e porque nunca se esquece de referenciar noticiosamente o que de mais relevante acontece no nosso concelho.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

3 comentários para "Entrevista a João Pereira, presidente da Associação de Estudantes do Externato D. Afonso Henriques: Eleito pela segunda vez consecutiva"

  1. Anónimo

    Uma critica ao vosso trabalho...

    Mas será que um gajo que ganha umas eleições numa escola em que ser noticia no vosso site??
    Não ha mais nada para comentar??
    Não será isso um sindrome de ego elevado pela parte do Aluno que ganhou as eleições do externato em querer ser noticia?

    Já no ano passado foi a confusão que foi a tratarem-se mal uns aos outros e este ano resolveram fazer a mesma coisa...

    Mas pronto o site e vosso e vocês publicam o que querem publicar e como querem...

    Mas é pena sinceramente até parece que ganhar as eleições no externato é um feito único e mais ninguém o faz eu estou para ver se o próximo desgraçado que ganhe as eleições naquela escola terá o mesmo destaque..
    Ou até mesmo nas outras escolas no nosso conselho nomeadamente na Secundária...
    A esta noticia dou 0 / 10

  2. Anónimo

    Eu acho bem que neste site todos e tudo tenha espaço. Não se fala da secundária porque não ha eleições lá há dois anos ou mais. No entanto, a Associação de Estudantes do Externato é uma Associação de Estudantes registada, independente e importante no seio do nosso concelho. Coisa que mais nenhuma Associação de Estudantes no concelho é. E eu falo como ex-aluno do Externato.

  3. Anónimo

    Se querem criticar a secundária olhem primeiro por vós a baixo. Não sei, nem quero saber, quem publicou o primeiro comentário, mas, em determinada parte tem razão pois a maioria das notícias aqui publicadas às quais se dá mais destaque são do externato ou relacionadas com o senhor presidente da sua associação de estudantes. Mas, de qualquer modo, isto que não se trate de uma guerra entre escolas pois eu sempre fui a favor que Resende tem espaço para ambas e que não há necessidade de haver guerras entre as duas. Ambas têm os seus defeitos e as suas qualidades mas nenhuma é mais que outra. Além de que uma escola como o externato, de cariz católica, até lhes fica mal dizerem o que dizem da secundária. Asserio, já não está na altura de estas guerras mesquinhas acabarem!!!

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html