Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Externato D. Afonso Henriques aposta na formação integral dos alunos - Jornada de Formação sobre prevenção e segurança
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 Publicado por Unknown

O dia 16 de Fevereiro foi aprovado pelo Conselho Pedagógico como um dia dedicado à formação de toda a Comunidade Escolar para as problemáticas da Prevenção, Segurança e Emergência em contexto Escolar.

A jornada começou pelas 9h15m com um simulacro de incêndio utilizando fumo artificial que obrigou à evacuação de toda a escola. O simulacro contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Resende, da GNR e da Protecção Civil Municipal. Os Bombeiros fizeram um exercício de evacuação de um aluno pela janela utilizando as escadas e a saída de emergência no sector de aulas do Secundário. Nas escadas do Pavilhão do 3º Ciclo fizeram ainda a imobilização de um ferido que caíra no exercício de evacuação. Ambos os alunos foram transportados ao Centro de Saúde local e regressaram à escola. Fizeram, ainda, a vistoria em todas as salas e a todas as instalações no sentido de verificar se tinham sido usados todos os procedimentos previstos no Plano de Segurança. Reposta a normalidade em todos os sectores, os alunos, professores e funcionários regressaram às suas salas.

Este exercício teve como objectivo a preparação de toda a comunidade escolar para saber como actuar em situações de emergência neste contexto de escola. A preparação desta actividade foi feita pela Direcção da Escola, ao nível interno, com os professores e funcionários, e a nível externo com os Bombeiros Voluntários, Protecção Civil Municipal e GNR. Na sala de aula, todos os alunos tiveram formação prévia com os seus Directores de Turma e, nas salas específicas, com os respectivos professores. Toda a comunidade escolar demonstrou estar preparada para o exercício realizado e os objectivos foram atingidos plenamente.

A partir da 10h30m decorreu uma acção de formação em 6 painéis distintos com a presença da Protecção Civil Distrital (com dois painéis, um teórico e outro prático), com a Protecção Civil Municipal (painel teórico sobre prevenção em caso de incêndio e de queda de neve), com o Governo Civil (painel teórico sobre prevenção rodoviária), com o Comando Regional da GNR (painel teórico sobre a actuação das forças de segurança) e com os Bombeiros Voluntários de Resende (painel prático sobre exercícios de imobilização, primeiros socorros e demonstração de actuação em casos de emergência).

Os vários painéis decorreram em sistema rotativo, desde as 10h30m até às 15h30m (com intervalo para o almoço), de modo a todos os alunos poderem participar em todas as formações, divididos por anos de escolaridade. Foi um dia de formação abrangente em todas as áreas da protecção civil, da segurança e da preparação em casos de emergência.

Pelas 15h30m, para encerrar esta jornada, a GNR fez no pavilhão desportivo, para todos os alunos da escola, uma demonstração cinotécnica para detecção de estupefacientes. As habilidades dos cães impressionaram toda a comunidade educativa.

Foi uma jornada muito positiva, quer pela forma como decorreu, quer pelos objectivos alcançados em termos de formação e preparação da comunidade escolar.

Agradecemos à Protecção Civil Distrital e Municipal, ao Governo Civil Distrital, ao comando distrital e local da GNR e aos Bombeiros Voluntários de Resende pela colaboração e apoio na realização desta actividade.

O Director, José Augusto Marques

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Externato D. Afonso Henriques aposta na formação integral dos alunos - Jornada de Formação sobre prevenção e segurança"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html