Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: «Missão País 2015» fez arder corações em Mesão Frio
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 Publicado por Unknown

A «Missão País 2015», um projeto criado por jovens universitários, que se desenvolve anualmente desde há 10 anos em várias faculdades do nosso país, esteve em Mesão Frio, no período de 14 a 21 de fevereiro. Os mais de 50 jovens aproveitaram assim, a transição entre o 1.º e o 2.º semestre, para prestar voluntariado, a favor de quem mais necessita, com o objetivo de conceder apoio social adaptado às circunstâncias do nosso concelho. A semana de missão culminou com a peça de teatro «A tua casa», encenada pelos missionários e que decorreu no Auditório Municipal, no dia 20 de fevereiro, penúltimo dia de missão.

Além da vertente social, o projeto abrange a vertente religiosa, com o objetivo de transmitir os valores cristãos às localidades por onde passa, através do testemunho da fé, de serviço e de caridade. Durante toda a semana, os jovens prestaram voluntariado na Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio e em creches. Com o apoio da paróquia local, da Câmara Municipal e das juntas de Freguesia, os missionários realizaram visitas domiciliárias, através do contacto porta a porta, tendo sido acolhidos pela população de forma muito positiva. Os jovens apresentaram ainda palestras junto dos alunos do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, subordinadas aos temas do tabagismo, consumo de bebidas e drogas, alimentação saudável e gravidez na adolescência (planeamento familiar e consultas no centro de saúde) e criaram momentos de convívio com a comunidade, através de refeições partilhadas, músicas e danças tradicionais. Algumas famílias mesãofrienses receberam os missionários nas suas casas, em grupos de dois, para um jantar de acolhimento, de convívio e de partilha de valores e experiências. A organizar e a acompanhar esta missão, estiveram sempre dois chefes gerais, de serviço, de oração e de teatro. O grupo fez-se acompanhar também pelo assistente espiritual Padre Félix, sacerdote pertencente à Diocese do Porto.

Na quarta-feira, dia 18 de fevereiro e terceiro dia em missão por Mesão Frio, os jovens missionários foram recebidos nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, com um jantar convívio e, logo depois, seguiram-se as atuações do Rancho Folclórico da Casa de Povo de Barqueiros e do Grupo de Cantares Tradicionais «O Arrais do Douro». No dia 19 de fevereiro, pelas 21 horas, os missionários organizaram uma vigília de oração na Igreja de Santa Cristina, onde esteve um público bastante considerável.

No dia 20 de fevereiro, o auditório municipal foi palco para a peça de teatro «A tua casa», uma comédia simultaneamente missionária, simples e muito bem interpretada por uma equipa de oito atores em palco. A peça narra a história de Tomé, um homem casado, com uma filha, que à semelhança de tantos nós, leva a sua vida com normalidade através da sua rotina. Um dia percebe que falta algo na sua vida. Curioso, Tomé parte em busca daquilo que lhe falta para sentir o seu coração a arder. No final da peça, os aplausos da enchente plateia foram incomensuráveis, com o auditório a “rebentar pelas costuras”.

No dia da despedida e já de partida para as suas casas, os jovens foram presenteados com um almoço na antiga residência de estudantes, onde compareceram os presidentes das Juntas de freguesia, a diretora do Agrupamento de Escolas, três sacerdotes do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio e toda a sua equipa de trabalho.

A ligação destes jovens com a população local foi notória e comovente. A expressão e o olhar dos idosos a quem um simples abraço ou um sorriso serviram de consolo, o acompanhamento de histórias de vida e desabafos de quem a solidão é, por vezes, a única companhia, fizeram com que estes missionários levassem consigo experiências de vida enriquecedoras e deixassem, por onde passaram, um pouco da sua generosidade, afeto, caridade e simpatia.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: «Missão País 2015» fez arder corações em Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html