Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: População de Loivos do Monte e Grilo ouve e questiona executivo municipal
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 Publicado por Unknown

No âmbito da iniciativa de prestação de contas à população, de apresentação das prioridades de investimento para o mandato que termina em 2017 e da  discussão de outros assuntos de interesse para o Município,  José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião deslocou-se a 21 de fevereiro, às freguesias de Loivos do Monte (manhã) e do Grilo (tarde).

 A tarefa de apresentar as contas relativas aos dois mandatos anteriores, assim como as prioridades definidas para um plano plurianual de investimentos relativos ao mandato 2013-2017,  coube ao vice- presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Freguesia de Loivos do Monte

Em Loivos do Monte,  Paulo Pereira destacou como investimentos do mandato 2005-2009 a execução do Centro Cívico; a pavimentação do Caminho Municipal desde a EN321 ao limite da freguesia; a construção do Parque Infantil e área de lazer no antigo curro; a pavimentação da rua do Marquês; o restauro da Igreja Paroquial , entre outros.

Na prestação de contas do mandato 2009-2013 o vice-presidente sublinhou a obra de reconversão da antiga Escola Primária de Loivos do Monte em Habitações Sociais e Centro Comunitário; o alargamento da rua Drª Emília Silva; a Requalificação e Restauro dos Altares da Capela de Santa Comba; beneficiações nas ruas Padre João Ribeiro e Tapada e arranjos de fontanários, pavimentação e construção de cruzeiro na rua Padre João Ribeiro.

A construção de um Parque Infantil no Centro Cívico de Loivos do Monte foi apresentada por Paulo Pereira como a prioridade para o ano de 2015. Até ao final do mandato, a execução de passeios na EN 321 no lugar da Charrasqueira; o alargamento da rua Drª Emília Silva (2ª fase); a pavimentação e execução de muro junto à Capela de Santa Comba e a construção de um Polidesportivo, foram elencadas como obras prioritárias.

Fernando Pereira, presidente da Freguesia de Loivos do Monte, também presente nesta sessão, elogiou a política  de proximidade aos cidadãos posta em prática por este executivo municipal. “ É a melhor forma de perceber os problemas e os anseios dos cidadãos”, referiu.

Espaço do Munícipe

No final das sessões existiu um espaço dedicado à interação dos políticos presentes nas sessões com público. Aqui os munícipes colocaram as suas questões mais pertinentes.

Nome: Maria Zulmira
Residente na Rua Padre João Ribeiro

Nome: Alzira Costa Borges
Residente na Rua Francisco Sá Carneiro

Estas duas munícipes  residentes da freguesia de Loivos do Monte apelaram à beneficiação do Caminho de Pezalves. O presidente da Câmara Municipal de Baião assumiu a resolução do assunto.

Nome: Joaquim Fernando Pereira, presidente da junta de Freguesia de Loivos do Monte

Foram colocadas pelo presidente da junta Freguesia de Loivos do Monte duas questões para solucionar: uma diz respeito à beneficiação do telhado do edifício da sede da junta de Freguesia e a outra refere-se à ausência de luz pública no lugar das Almas.

José Luís Carneiro vai solicitar aos serviços técnicos da autarquia o estudo dos custos da primeira solicitação do presidente da junta. No que concerne à iluminação no lugar das Almas o assunto vai ser colocado à EDP.


Freguesia do Grilo

Na freguesia do Grilo a estrutura de apresentação das sessões foi semelhante à anterior. Nesta,  o vice- presidente salientou a construção da Capela Mortuária; a beneficiação do edifício da Junta de Freguesia; a pavimentação do Caminho do Seixo; a beneficiação no cemitério; a beneficiação do Caminho das Ramadinhas, como  tendo sido os principais investimentos no mandato 2005-2009.

Para o mandato de 2009-2013, Paulo Pereira apresentou diversas pavimentações e beneficiações, nomeadamente - na rua da Pedrinha Branca; na Telheira; no Outeiro da Fonte;  na rua dos Espinheiros;  no caminho Visconde de Vilamoura ; na rua da Cruz; no caminho Nossa Senhora da Conceição; na Calçada da Travesseira, entre outros – como alguns exemplos de investimentos.

O Centro Cívico do Grilo (2ª fase) foi apresentada, pelo vice-presidente da Câmara, como a obra prioritária de 2015 para a Freguesia do Grilo. Para além desta obra  destacou até ao final do mandato as seguintes intervenções: pavimentação da rua de Silvares; arranjo urbanístico  no lugar de Vilamoura; a pavimentação entre o lugar de Lameirão e o lugar de Gosende e o abastecimento de água na Lavandeira.

A sessão contou com a presença do presidente da junta de Freguesia do Grilo, Nelson Carneiro. Na sua intervenção disse apreciar “estas políticas de proximidade e este modo de explicar a forma como são aplicados os recursos públicos”.

Espaço do Munícipe

Nome: Artur Santos
Residente na freguesia de Campelo e Natural do Grilo

O munícipe sugeriu à mesa que fosse considerada como uma das prioridades para o atual mandato a execução do saneamento desde a Igreja até ao lugar de Vila Cova.

O presidente da Câmara anuiu e informou o seguinte: “Como é do conhecimento público Câmara Municipal de Baião aderiu  à parceria pública entre o Estado Português e os Municípios da Região do Noroeste. Esta adesão prevê o investimento de 9,2 milhões de euros no reforço das redes de abastecimento de água e de saneamento no concelho de Baião até 2020. Vamos solicitar à empresa a realização desta obra a curto prazo. Caso não seja possível iremos encontrar uma solução para que a população fique servida.

Nome: Francisco Moreira Pinto
Residente no lugar de Silvares

O munícipe questionou a mesa sobre a previsão do abastecimento de água ao lugar de Silvares.

Foi informado por José Luís Carneiro que a execução desta obra se encontra para breve, dado existir a cerca de 500 metros a conduta de água. Esta obra poder-se-á realizar por administração direta.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PARA 2015

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, nas duas freguesias, destacou as áreas onde vão ser efetuados os principais investimentos em 2015.

Segundo o edil Baionense a  autarquia vai continuar a investir na Educação, " previmos investir um total de 1.122 mil euros, dos quais, 321 mil euros com as refeições escolares, 738 mil euros com o transporte escolar e 18 mil euros para a transferência para os agrupamentos escolares destinados ao aquecimento, ao expediente e limpeza e para apoiar os planos de atividades".

Ao nível da saúde, o autarca destacou " o investimento no apoio à fixação de médicos, através de arrendamento das habitações no montante de 14 mil euros".

De salientar que este executivo já investiu na atração e fixação de médicos para o concelho, bem como na unidade móvel de saúde o montante de 225 mil euros.

No sector das acessibilidades, mobilidade e acesso a bens e serviços públicos essenciais a autarquia prevê um investimento de cerca de 1.400 mil euros.

José Luís Carneiro referiu também que " 408 mil euros serão transferidos para as Juntas de Freguesia, através do acordo de execução".

"Pretendemos continuar com a qualificação dos Centros Cívicos, nas freguesias de Frende, do Grilo, de Loivos da Ribeira e de Santa Leocádia e Mesquinhata, assim como a construção de Centros Comunitários em Tresouras, Teixeira, Gôve e Míguas e a conclusão do Centro Comunitário de Viariz", explicou José Luís Carneiro.

O autarca deteve-se ainda no valor das iniciativas de combate ao isolamento dos idosos, como por exemplo os passeios lúdico-educativos (22.500,00), e festa de Natal dos idosos (13.000,00), e disse ainda que, em 2015 a autarquia lançará o programa "Viver Baião", programa este que tem como objetivo um passeio convívio de munícipes residentes no concelho de Baião com 60 ou mais anos de idade que lhes permita contactar com o património cultural, histórico e social do concelho de Baião.
A finalizar as sessões o executivo da Câmara Municipal de Baião deu a conhecer o novo Plano Director Municipal de Baião, prestou informações sobre a situação do Tribunal Judicial de Baião, das Finanças e do centro de Saúde.

Foi abordada também a temática da consolidação ou não da agregação das freguesias.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: População de Loivos do Monte e Grilo ouve e questiona executivo municipal"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html