Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Viseu: Encontro de improvisação liderado por Evan Parker & Pedro Rebelo
segunda-feira, 10 de julho de 2017 Publicado por Unknown

Integrado no programa da sétima edição dos Jardins Efémeros, o encontro de improvisação liderado por Evan   Parker, um dos mais influentes saxofonistas europeus, sob um conceito de Pedro Rebelo, com-positor, performer e artista sonoro português, acontece até quarta-feira. O encontro contempla uma oficina de criação com músicos improvisadores do território nacional que tem como objectivo explorar a relação entre o espaço e a improvisação. Entre hoje e amanhã, o grupo de músicos, seleccionado após candidaturas, conduzido por Evan Parker, ocupa espaços menos comuns à performance musical, espalhados pela cidade de Viseu. Dois dias de improvisação e gravação que culminam com o debate público com todos os participantes, moderado pela saxofonista e investigadora Franziska   Schroeder, assente na improvisação como prática criativa, a ter lugar quarta-feira, dia 12 de Julho às 18h30.

O ciclo de cinema programado por Isabel     Nogueira para esta edição sob o tema “Paradoxo”, centra-se nos clássicos de cineastas como Wim Wenders ou Orson Welles, e reporta questões paradoxais pre-sentes em vivências diárias individuais e colectivas ou em situações emocionais, políticas e sociais. Ao ar livre, na Praça D. Duarte, serão exibidos Touch of Evil     (A Sede do Mal) de Orson Welles, The Foun   - tainhead (Vontade Indómita) de King Vidor e Der Himmel     über Berlin (As Asas do Desejo) de Wim Wenders. A extensão do Festival     Política a Viseu, traz do outro lado do oceano, no próximo dia 15 de Julho, o retrato dos movimentos sociais da Brasília, com a projecção do filme Ressurgentes de Dácia Ibiapina.

Com espírito no jazz e na música improvisada, a aparição do duo Peter Gabriel   (Gabriel Ferrandini, bateria e percussão, e Pedro Sousa, saxofone tenor) acontece na próxima quarta-feira, dia 12, na Praça D. Duarte. Quinta-feira, dia 13, é o dia de George Marvinson, projecto a solo de Tiago Vilhena, da banda portuguesa Savanna.

Durante a semana, para além das instalações e exposições permanentes, e das oficinas e mercados que decorrem também diariamente, o programa integra ainda as criações e apresentações de teatro de Jorge Fraga,   assentes no paradoxo de que o Silêncio é o Grito Mais Forte.

Para o segundo fim-de-semana (14 e 15 de Julho) esperam-se os momentos únicos da Catedral de Viseu, com o americano William Basinski, um dos compositores mais fascinantes do nosso tem-po, que irá apresentar a sua mais recente obra. A Shadow In Time é composta por duas faixas: a primeira é uma homenagem a David Bowie, enquanto, na seguinte, Basinski recupera o VoyetraEight, um sintetizador obsoleto. A Catedral recebe igualmente o austríaco Fennesz,   que se apresentará na companhia do norueguês Arve Henriksen   (trompete) e o saxofonista britânico Evan   Parker, um dos mestres da música atonal e do free jazz.

A voz da performer e compositora norueguesa Stine Janvin irá povoar o Claustro da Catedral com a apresentação de Fake Synthetic Music, onde explora e estende as fronteiras da acústica natural da voz. Outros dos destaques são a Igreja da Misericórdia como palco para a apresentação do trio dinamarquês Vanessa Amara, da editora Posh Isolation. A criação única dos históricos portugueses Pop Dell’Arte com Tiago Pereira e o Grupo de Percussão de Valhelhas, e o concerto dos portugueses Phantom Vision, pela mão da Fora   de Rebanho, Associação Cultural de Viseu, acontecem no adro da Igreja.

Para terminar as noites, sessões de música com Superpitcher, da editora alemã Kompakt, e Dj Firmeza,   da editora portuguesa Príncipe.

Sob o tema Paradoxo, os Jardins Efémeros decorrem até ao próximo dia 16 de Julho, no centro histórico de Viseu.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Viseu: Encontro de improvisação liderado por Evan Parker & Pedro Rebelo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html