Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
UTAD: Jornadas SUPERA 2017: O desafio é superar todas as barreiras
segunda-feira, 29 de maio de 2017 Publicado por Unknown

Rodeadas de grande expectativa, irão decorrer nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho no Cace Cultural do Porto, as Jornadas SUPERA/2017, em cuja organização a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem um papel central. De assinalar que a SUPERA (Sociedade Portuguesa de Engenharia da Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade) tem a sua sede na UTAD e foi impulsionada, desde a origem, por um grupo de docentes e investigadores da instituição.

Nestas Jornadas, estará em destaque uma maratona de desenvolvimento de tecnologias de apoio e acessibilidade, com a apresentação de dez projetos que correspondem a dez desafios de igual número de equipas fortemente empenhadas em ultrapassar todas as barreiras. A concurso estarão projetos de canadianas encartáveis, cadeira de rodas com verticalização flexível para Golf, grelha universal para teclado de computador, dispositivo para saco de urina, orientação no ginásio, andarilho especial, unidade de controlo para cadeira de rodas, exoesqueleto, melhor o ângulo de visão em cadeira de rodas e ortótese funcional anti-equino. Alunos, ex-alunos e docentes da UTAD são autores e dinamizadores da maioria destes projetos

Para além desta maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (TOM), as Jornadas SUPERA incluirão, durante os três dias, uma conferência científica (destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação), workshops (de carácter mais prático tendo em vista a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos profissionais) e exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (destinada preferencialmente a empresas de produtos e serviços nesta área, empresas de TIC).

O evento, que reúne apoios e patrocínios do MCTES, da CM do Porto, Fundação PT, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para além da cooperação de mais de 20 organizações, incluindo a RTP, UTAD e CERTIC, conta com a presença das Secretárias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Fernanda Rollo) e da Inclusão das Pessoas com Deficiência (Ana Sofia Antunes), que irão estar nas Jornadas, nos dias 1 e 3 de junho, respetivamente.

Mais informação em: http://supera.org.pt/jornadas2017/tom-porto/makers/


Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "UTAD: Jornadas SUPERA 2017: O desafio é superar todas as barreiras"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html