Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Os Doces do Freixo – Casa dos Lenteirões abrem portas no próximo sábado, dia 25 de março às 15h00, no Mercado do Bom Sucesso, no Porto
terça-feira, 14 de março de 2017 Publicado por Unknown

A marca de Marco de Canaveses de tradição secular vai inaugurar um espaço no Mercado do Bom Sucesso, no Porto, sábado, dia 25 de março. Assente na qualidade e seleção da matéria-prima e dos produtos de doçaria regional confecionados e numa transmissão histórica e familiar os Doces do Freixo estão a dois anos de se tornarem numa casa bicentenária.

Os Doces do Freixo são os únicos doces regionais de Marco de Canaveses com verdadeira tradição histórica. A Casa dos Lenteirões iniciou a sua nobre atividade gastronómica em 1819. Desde então tem apostado em manter todos os produtos originais, sem alterações às receitas, mas com inovações e com a verdadeira qualidade artesanal e regional que se espera da doçaria de origem conventual, representante oficial do concelho. Os produtos utilizados na confeção dos Doces do Freixo são todos naturais, sendo estes mais de cinquenta por cento, produtos oriundos da região e de produtores certificados da zona.

Há cerca de dois séculos que a tradição e os costumes desta casa ficam no seio familiar e passam de geração em geração. Maria Helena Vieira da Silva era a matriarca desta geração da família e a grande responsável pela continuidade deste manjar dos Deuses. Localizada entre o Rio Tâmega e a cidade romana de Tongobriga na aldeia do Freixo, a Casa dos Lenteirões é hoje o ponto de encontro de vários turistas que por ali passam.

A especialidade são as famosas Fatias do Freixo, uma iguaria que o rei D. Luís I exigia ter nos seus banquetes. Além das Fatias os Doces do Freixo produzem ainda cavacas, biscoitos, pão-de-ló, pão-de-ló húmido, bolo-rei, rolos, galhofas e bolos de gema, com toda a qualidade e rigor.

Entre os saberes antigos e a contemporaneidade, os Doces do Freixo seguem a tendência de mercado das lojas gourmet e mantêm-se atualizados, expandido agora a sua área de abrangência para a cidade do Porto com um espaço no Mercado do Bom Sucesso.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Marco de Canaveses: Os Doces do Freixo – Casa dos Lenteirões abrem portas no próximo sábado, dia 25 de março às 15h00, no Mercado do Bom Sucesso, no Porto"

  1. Já há muito tempo que na cidade do Porto se fala dos Doces do Freixo. A ideia de abrir no novo espaço do Bom Sucesso é uma ideia que vai ter muito sucesso. Parabéns à Casa dos Lenteirões, do Marco de Canaveses.
    Manuel Ferreira

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html