Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: “Aconchego e Memórias” abriu portas e é inaugurado a 10 de maio
sexta-feira, 8 de maio de 2015 Publicado por Unknown

José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, foi o primeiro a “abrir as portas” do segundo Albergue de Turismo de Natureza da Câmara Municipal de Baião, situado na antiga escola primária de Portomanso, em Ribadouro.

A cerimónia de inauguração do Albergue designado de “Aconchego e Memórias” é, no próximo dia 10 de maio (domingo), pelas 16 horas.

Esta obra insere-se num plano de reconversão de três antigas escolas primárias do concelho, cujo objetivo é a adaptação para alojamento turístico e a inserção na Rede de Albergues de Turismo de Natureza de Baião. Integram esta rede de albergues as antigas escolas primárias de Portomanso, em  Ribadouro; a de Mafómedes, na Teixeira  (em funcionamento desde 2013) e  a de Almofrela, em Campelo (esta antiga escola é já um albergue para turistas, mas será alvo de remodelação).

O Albergue “Aconchego e Memórias”  dispõe de dois quartos duplos com casa de banho privativa e dois quartos com duas camas single com casa de banho privativa, ar-condicionado em todas instalações, uma sala de estar com Tv e DVD player, uma sala de receção e sala de leitura e uma sala de jantar, cozinha equipada, terraço com esplanada, parque de estacionamento e jardim.

A Autarquia investiu em obra e equipamento cerca de 170 mil e 756 euros e contou com a comparticipação a 60 por cento de fundos comunitários, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Segundo José Luís Carneiro “pretende-se desta forma, potenciar o valor turístico que o Rio Douro e as Serras da Aboboreira e do Marão possuem e rentabilizar o património municipal, colocando-o ao serviço da estratégia de desenvolvimento turístico do Município de Baião”.

 “Associamos estes equipamentos à valorização cultural e ambiental e à promoção do desenvolvimento local, fazendo parte de um triângulo -  Douro, Serra do Marão e Serra da Aboboreira. Para além da reconversão das escolas primárias desativadas em Turismo de Natureza, atribuímos-lhes outras finalidades: sendo uma delas a transformação em habitações sociais com a particularidade de possuírem um centro comunitário para promover a sociabilização das famílias; outros equipamentos foram cedidos a Associações do concelho para o desenvolvimento das suas atividade e outras estão a ser alienadas e colocadas à venda em hasta pública” acrescentou o presidente da Câmara.

“ACHONCHEGO E MEMÓRIAS”

O projeto "Aconchego e Memórias" destina-se a valorizar o património rural, enquanto factor de identidade e de atratividade do território, tirando partido das enormes potencialidades turísticas da zona ribeirinha de Baião, nomeadamente a proximidade com o rio Douro e outros elementos como a calçada romana, os percursos pedestres ou o património cultural e literário.

Este equipamento dispõe de espaços de alojamento, de um quarto "suite" e de refeitório. Haverá ainda duas divisões, designadas "Douro Verde" e "Alves Redol".

Em ambos os casos criaram-se espaços destinados à divulgação cultural e turística, através de materiais promocionais, publicações, exibição de filmes ou por via de exposições temporárias. A sala "Douro Verde" incidirá sobre o património da região, enquanto a sala "Alves Redol", dirá respeito ao património da zona ribeirinha do concelho, podendo abordar temas como artesanato, as atividades económicas locais ou o património literário, com particular destaque para o romance "Porto Manso", da autoria de Alves Redol.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: “Aconchego e Memórias” abriu portas e é inaugurado a 10 de maio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html