Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: População da Teixeira e Teixeiró participou ativamente
terça-feira, 14 de abril de 2015 Publicado por Unknown

No âmbito da iniciativa de prestação de contas à população, de apresentação das prioridades de investimento para o mandato que termina em 2017 e da  discussão de outros assuntos de interesse para o Município,  José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião deslocou-se a  11 de abril , às freguesias da Teixeira e Teixeiró.

A tarefa de apresentar as contas relativas aos dois mandatos anteriores, assim como as prioridades definidas para um plano plurianual de investimentos relativos ao mandato 2013-2017,  coube ao vice- presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Freguesia da Teixeira

Na Teixeira,  Paulo Pereira destacou como investimentos do mandato 2005-2009 o arranjo do adro Igreja e sanitários; a pavimentação do acesso entre Vilarelho e Mafómedes;   os muros de suporte em Mafómedes, Várzea e Petada;  a abertura e alargamento do caminho no lugar de Prieira e a  reconstrução de  um muro de suporte na estrada que liga Teixeira a Teixeiró.

Na prestação de contas do mandato 2009-2013 o vice-presidente sublinhou a aquisição de terreno e abertura do acesso para o futuro Centro de Dia;  a ampliação do muro de suporte em Várzea;  a reconversão da antiga Escola Primária de Mafómedes em Albergue de Natureza; a  beneficiação do caminho de acesso ao Polidesportivo; a construção de muros de suporte na estrada que liga Teixeira a Teixeiró.  

A reconversão da Escola Primária da Rua em Centro de Dia e Centro Comunitário (1ª fase)  foi apresentada por Paulo Pereira como a prioridade para o ano de 2015. Até ao final do mandato, a requalificação da rua do Pelourinho; a abertura do acesso junto à ponte;  a construção de valetas e alargamento de passeios na rua da Escola; a requalificação da Ponte, a construção de uma represa  e a construção de área de lazer em Mafómedes,  foram elencadas como obras prioritárias.

Leonido Araújo Ribeiro , presidente da União de Freguesias da Teixeira e Teixeiró, também presente nesta sessão, elogiou a política  de proximidade aos cidadãos e de apresentação das contas  posta em prática por este executivo municipal. “São iniciativas que eu louvo, aplaudo e deveriam ser seguidas por outros concelhos”, referiu.

O presidente da União de freguesias da Teixeira e Teixeiró fez ainda um balanço das intervenções levadas a cabo pela junta e elencou as obras a realizar durante o presente mandato.

Espaço do Munícipe

No final das sessões existiu um espaço dedicado à interação dos políticos presentes nas sessões com público. Aqui os munícipes colocaram as suas questões mais pertinentes.

Nome: Manuel Ribeiro

Este munícipe referiu-se à importância da Construção do Centro de Dia; solicitou a colocação de um espelho na saída do Centro de Saúde; a necessidade de garantir a  limpeza e segurança do acesso florestal no lugar de Prieira; a construção de um muro de suporte na Petada;  a colocação de rail de proteção no acesso à escola de Prieira; a  necessidade de colocação de rail`s de proteção no acesso entre Vilarelho e Mafómedes; a necessidade de execução de uma valeta entre a Capela Mortuária  e o edifício da farmácia; o calcetamento entre o lugar da Ordem e a Capela Mortuária e solicitou a colocação de uma passadeira para peões no lugar de Prieira/Vilarelho.

O presidente da junta de freguesia assumiu a responsabilidade da colocação de espelhos e referiu que o acesso florestal em Chelo vai ser requalificado e vão ser executadas as valetas. Quanto ao acesso da Escola da Prieira, está prevista a sua realização , não este ano, mas no decurso deste mandato. As valetas entre a Capela Mortuária e a farmácia vão-se concretizar da seguinte forma: a Câmara assumiu a parte técnica e os materiais e a junta a mão-de-obra; a pavimentação entre o lugar da Ordem e a Capela Mortuária também  vai ser feito, mas por fases, em colaboração com a Câmara.
O assunto da passadeira em Prieira vai ser acompanhado pela junta com a colaboração dos serviços da Câmara Municipal de Baião.

Leonido Ribeiro mencionou, ainda, que a obra da Ponte de Vilarelho depende da negociação com os proprietários e a junta tem intenção de intervir.

Nome: Carlos Silva

O ex- autarca clarificou que a viatura ao serviço da junta foi oferecida pela entidade responsável pelas eólicas; manifestou vontade em ver o aumentado o perímetro de intervenção  da requalificação do espaço do Pelourinho da Teixeira e apresentou as suas sugestões para esta requalificação.


Freguesia de Teixeiró

Na freguesia de Teixeiró a estrutura de apresentação das sessões foi semelhante à anterior. Aqui, o vice- presidente salientou a pavimentação de Ramadas ao Barroncal; a construção de um muro de suporte em Vila Cova; o arranjo do caminho do Telhado; a construção de um muro de suporte em Paço; a beneficiação do caminho da Pinha ao fontenário de Fundo de Vila; a beneficiação do Centro Paroquial; a aquisição de terreno destinado ao Centro Comunitário e o arranjo urbanístico, como tendo sido os principais investimentos no mandato 2005-2009.

Para o mandato de 2009-2013, Paulo Pereira apresentou diversas obras, nomeadamente – drenagem de águas pluviais no lugar da Cal; construção de um muro de suporte na EM 543; beneficiação da Ponte e do acesso ao lugar do Telhado; construção de muro junto ao Centro Paroquial de Teixeiró; construção do Centro Comunitário; reforço do abastecimento de água à freguesia; construção de um muro de suporte na estrada de ligação de Teixeiró ao limite do concelho e pavimentações das ruas de Arrabalde  e da Igreja;  – como alguns exemplos de investimentos.

O alargamento do Cemitério foi apresentado, pelo vice-presidente da Câmara, como a obra prioritária de 2015 para a Freguesia de Teixeiró. Para além desta obra destacou até ao final do mandato as seguintes intervenções: beneficiação do acesso ao reservatório de água; aquisição de terreno destinado ao Centro Cívico e construção do Centro Cívico.

Espaço do Munícipe

Nome: Maria Alice Pereira Borges Miranda Guedes

A munícipe solicitou a reparação da luz pública junto à sua habitação; a colocação de betuminoso, em espaço público, que fica junto à sua garagem e a reposição de um muro de suporte à estrada que liga a Mesão-Frio.

O presidente da Câmara vai encaminhar os assuntos para os serviços técnicos da Câmara.


Nome: Maria Cecília Rocha

A munícipe deu conta à mesa da necessidade de reparar o holofote que se encontra a iluminar o Centro Paroquial e solicitou ainda a limpeza de alguns caminhos.

José Luís Carneiro  informou a munícipe de que o eletricista irá ao local verificar a avaria. Quanto à limpeza de caminhos, com a nova legislação, passou a ser uma competência da junta de Freguesia.

Nome: Aníbal de Barros Pereira

Foi solicitado por este munícipe o arranjo do acesso à sua habitação  da estrada municipal ao caminho do Espinheiro e a colocação de um candeeiro público junto da sua habitação.

O presidente da Câmara informou de que a junta de Freguesia vai avaliar o assunto e propor uma intervenção.

Nome: Patrícia Isabel Vicente Barros

Solicitou a colocação de uma lomba na estrada que acede a Mesão-Frio.

A Munícipe foi informada que este assunto vai ser encaminhado para os serviços técnicos da autarquia.


PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PARA 2015

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, nas duas freguesias, destacou as áreas onde vão ser efetuados os principais investimentos em 2015.

Segundo o edil Baionense a  autarquia vai continuar a investir na Educação, " previmos investir um total de 1.122 mil euros, dos quais, 321 mil euros com as refeições escolares, 738 mil euros com o transporte escolar e 18 mil euros para a transferência para os agrupamentos escolares destinados ao aquecimento, ao expediente e limpeza e para apoiar os planos de atividades".

Ao nível da saúde, o autarca destacou " o investimento no apoio à fixação de médicos, através de arrendamento das habitações no montante de 14 mil euros".

De salientar que este executivo já investiu na atração e fixação de médicos para o concelho, bem como na unidade móvel de saúde o montante de 225 mil euros.

No sector das acessibilidades, mobilidade e acesso a bens e serviços públicos essenciais a autarquia prevê um investimento de cerca de 1.400 mil euros.

José Luís Carneiro referiu também que " 408 mil euros serão transferidos para as Juntas de Freguesia, através do acordo de execução".

"Pretendemos continuar com a qualificação dos Centros Cívicos, nas freguesias de Frende, do Grilo, de Loivos da Ribeira e de Santa Leocádia e Mesquinhata, assim como a construção de Centros Comunitários em Tresouras, Teixeira, Gôve e Míguas e a conclusão do Centro Comunitário de Viariz", explicou José Luís Carneiro.

O autarca deteve-se ainda no valor das iniciativas de combate ao isolamento dos idosos, como por exemplo os passeios lúdico-educativos (22.500,00), e festa de Natal dos idosos (13.000,00), e disse ainda que, em 2015 a autarquia lançará o programa "Viver Baião", programa este que tem como objetivo um passeio convívio de munícipes residentes no concelho de Baião com 60 ou mais anos de idade que lhes permita contactar com o património cultural, histórico e social do concelho de Baião.
A finalizar as sessões o executivo da Câmara Municipal de Baião deu a conhecer o novo Plano Director Municipal de Baião, prestou informações sobre a situação do Tribunal Judicial de Baião, das Finanças e do centro de Saúde.

Foi abordada também a temática da consolidação ou não da agregação das freguesias.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: População da Teixeira e Teixeiró participou ativamente"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html