Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Baionense é o novo talento da cozinha nacional
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015 Publicado por Unknown

“Bacalhau salgado seco da Noruega, o grão e a azeitona”, foi a receita que deu a vitória no concurso “Jovem Revoltoso 2014”, ao baionense, António José Queirós Pinto, estudante da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

A final decorreu no passado dia 20 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, reunindo jovens cozinheiros de todo o país, numa competição presidida pelo Chefe Hélio Loureiro.

A Revolta do Bacalhau é um concurso nacional, criado pelo Recheio e pela Norge, onde são apresentadas novas propostas de receitas de Bacalhau da Noruega, procurando modelos tradicionais ou complementares de uso dos produtos, técnicas e equipamentos para a confecção e apresentação dos trabalhos a concurso.

Este certame é já um evento incontornável no panorama gastronómico português, que tem vindo a descobrir novos valores da cozinha nacional e a comprovar a versatilidade do bacalhau.

António José Queirós Pinto nasceu em Baião há 21 anos e em 2013 ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, tendo no entanto já estagiado na Casa da Calçada em Amarante (Estrela Michelin, galardão que premeia os melhores restaurantes), com o chefe Victor Matos.

Este jovem estudante herdou do seu pai (António Pinto, mais conhecido por “Toninho da Pensão Borges”) o gosto pela cozinha, e que no futuro quer dar continuidade e seguir as pisadas do seu progenitor, no entanto, salientou que “não pretendo ser um chefe, mas sim um cozinheiro, porque chefes existem muitos”.

“Um dos segredos deste prato foi a qualidade dos produtos baionenses, como a broa, o presunto, as ervas aromáticas, os pimentos, entre outros”, referiu António José.

No entender deste jovem baionense, tratou-se de uma “vitória muito importante e será uma mais valia para o meu currículo, pois, devido ao fato de este concurso ser de elevada classe, poderá abrir-me algumas portas no futuro”.

E como águas passadas não movem moinhos, este talentoso baionense já se está a preparar para participar noutro concurso (Jovem Talento da Gastronomia), desta vez com um produto típico da nossa região.

“Quem quiser apreciar e degustar alguns dos meus pratos pode dirigir-se ao restaurante Tormes da Fundação Eça de Queiroz, em Santa Cruz do Douro”, finalizou António José.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Baionense é o novo talento da cozinha nacional"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html