Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Lazarim acolhe polo de divulgação mundial dedicado ao Entrudo e à máscara
terça-feira, 20 de janeiro de 2015 Publicado por Unknown

No centro da pacata vila de Lazarim, encostada à Serra do Montemuro, vai nascer um polo de divulgação e estudo das tradições culturais relacionadas com o Entrudo no território ibérico. A partir da recuperação de uma antiga casa particular, a Câmara Municipal de Lamego criará o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, um novo equipamento que vai apresentar uma exposição permanente, “plena de genuidade cultural e afirmação de tradições”, e uma mostra de trajes e de outros adereços que promovam um dos Entrudos mais genuínos de todo o país.

O Centro Interpretativo da Máscara Ibérica permitirá a melhoria das condições de salvaguarda, valorização e de animação deste património cultural, assegurando a sua transmissão às gerações futuras. Com o objetivo de potenciar sinergias e a partilha de conhecimentos, trabalhará em rede com outros núcleos museológicos ligados à Máscara existentes na Península Ibérica.

No terreno, as obras de construção já começaram. No final, quando o equipamento estiver terminado será alargado o raio de influência e de conhecimento do ancestral Entrudo de Lazarim, tornando-o um fator de atratividade para o concelho de Lamego e para a região. Quando as portas estiverem abertas, o público terá uma agenda de animação cultural sob uma temática universal, mas ainda pouco conhecida: a Máscara. Receberá, por exemplo, exposições temporárias, de motivos culturais nacionais e de outros países. A criação de uma oficina onde os artesãos vão trabalhar os tradicionais caretos esculpidos em madeira de amieiro ocupará ainda um lugar central na nova infraestrutura.

A autarquia de Lamego acredita que o futuro Centro Interpretativo será uma “âncora de desenvolvimento” da freguesia de Lazarim, do concelho de Lamego e da região do Douro, consolidando a sua vocação turística. Para além de assumir um relevante papel museológico, terá ao mesmo tempo uma perspetiva mais aberta, desenvolvendo a riqueza patrimonial, cultural e paisagística do local, gerando novas dinâmicas com o meio envolvente.

O projeto de arquitetura prevê, para além da recuperação do imóvel já existente, a construção de um novo edifício que albergará os espaços expositivos, um auditório, uma cafetaria e uma área de comercialização de produtos da região. Ao lado, a casa reabilitada acolherá os espaços de trabalho: a oficinal artesanal, uma ludoteca, uma biblioteca e uma sala de internet. No terceiro piso, existirá uma unidade habitacional autónoma destinada ao acolhimento de visitantes relacionados com as atividades desenvolvidos por este espaço museológico. A empreitada prevê ainda a realização de importantes arranjos urbanísticos no exterior.

A construção do “Museu do Entrudo – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica” foi adjudicada à firma “Manuel Pereira da Cruz & Filhos”, por 934.531,62€+ iva. O investimento conta com o apoio de fundos comunitários do FEDER, através do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Lazarim acolhe polo de divulgação mundial dedicado ao Entrudo e à máscara"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html