Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Mapa judiciário: Mais de trezentas pessoas manifestaram-se em Resende
sexta-feira, 7 de março de 2014 Publicado por Unknown

Resende, 07 mar (Lusa) - Mais de trezentas pessoas participaram hoje numa manifestação contra o encerramento do Tribunal de Resende, durante a qual a ministra da Justiça foi criticada por fazer "orelhas moucas e vistas grossas" às preocupações de autarcas e populações.

A manifestação realizou-se em frente ao edifício do tribunal, onde foi colocada uma faixa com a inscrição "Resende também é Portugal. Temos direito ao tribunal e ao juiz".

"Tirem o Governo, deixem o tribunal" e "Maior distância, menor proteção" eram algumas das frases que se podiam ler nas dezenas de cartazes empunhados pelos presentes.

O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade (PS), disse que o objetivo da manifestação foi "dar voz à indignação do povo", criticando a ministra da Justiça por fazer "orelhas moucas e vistas grossas" aos pedidos de audiência dos autarcas e às tentativas de sensibilização da Associação Nacional de Municípios Portugueses relativamente às consequências do encerramento de tribunais nos concelhos do interior do país.

Na sua opinião, estas não são "atitudes circunstanciais face às dificuldades que o país e a Europa vivem", mas sim "atitudes de natureza ideológica, com o objetivo de desertificar o interior" e "atirar" as pessoas para o litoral.

"Estas populações correm o risco de, daqui a algum tempo, verem imposta nas suas comunidades a lei do mais forte", alertou, questionando como é que pessoas com poucos recursos vão pagar deslocações e outras despesas para tratarem dos processos em Lamego ou em Viseu.

O presidente da Assembleia Municipal e antigo presidente da Câmara de Resende, António Borges, considerou que se está a assistir "a algo que só pode ser equiparado a um ato de terrorismo político puro, fruto de fanatismo ideológico e até partidário deste governo" e dos partidos que o suportam.

O socialista criticou que o fecho do Tribunal de Resende esteja a ser feito "debaixo de um chorrilho de mentiras", como o número de processos que é superior ao referido.

"Lutaremos contra estes fanáticos que nos governam e esquecem as populações mais débeis do interior e que Portugal somos todos nós", avisou, apelando aos presentes para não perderem a esperança e usaram a arma do voto nos próximos atos eleitorais.

Maria Conceição Silveira, reformada de 70 anos, já precisou recorrer ao tribunal, mas se um dia voltar a ter problemas não sabe como fará.

"O que recebo nem chega para comer. Se tiver outros problemas, porque não estou livre, como é que vou fazer para andar de um lado para o outro? Só se for roubar", disse à agência Lusa.

Também Natália Almeida, de 69 anos, referiu que, se tiver algum percalço, "vale mais ficar com o prejuízo do que andar a gastar dinheiro para ir a Viseu ou a Lamego".

"Se alguém me der uma pancada na cabeça, a solução é ficar com ela e pronto. Não adianta ir para lado nenhum gastar dinheiro", acrescentou.

No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.

AMF // SSS

Lusa/fim

Fotografia: Foto Ideal

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Mapa judiciário: Mais de trezentas pessoas manifestaram-se em Resende"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html