Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Resende promove atividades para Seniores: Iniciativas pretendem combater o isolamento social
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 Publicado por Unknown

O Município de Resende deliberou aprovar na última reunião de Câmara, realizada no dia 5 de fevereiro, a implementação de diversas iniciativas dirigidas aos seniores do concelho.

Assim, o executivo camarário decidiu aprovar a realização do programa “Acrescentar Vida aos Anos” que compreende as seguintes atividades para pessoas com mais de 65 anos de idade e reformados:

- Ludoterapia – jogos lúdicos, caminhadas, dança, atividades de motricidade, uma vez por semana no Pavilhão Desportivo da EB2 (Resende) e quinzenalmente nos Pavilhões Municipais de S. Martinho de Mouros, Freigil e Anreade, de abril a setembro;

- Criação de uma equipa de Boccia Sénior – treinos a efetuar uma vez por semana no Pavilhão Municipal de Anreade ou outro(s) a definir;

- Oficina de Memória – atividades de culinária, leitura, teatro, manualidades, etc., uma vez por semana, na sala de atividades do Museu Municipal e quinzenalmente no Centro Cívico de S. Martinho de Mouros;

- Encontros Intergeracionais – a realizar nas freguesias no período de abril a setembro;

- Baile à moda antiga – para comemorar os Santos Populares. A realizar nas freguesias em local a combinar com os respetivos Presidentes de Junta.

Na mesma reunião foi também aprovado o programa intitulado “Não Estou Só” dirigido a todos os seniores que vivam sós ou com outros seniores e que inclui visitas técnicas semanais a realizar por um(a) Assistente Social ou outro(a) Técnico(a), com o objetivo de monitorizar a situação física e cognitiva do sénior através da observação e do diálogo e ser o elo de ligação, quando não houver outro, com a comunidade e com os serviços públicos, nomeadamente a facilitação de acesso aos Serviços de Saúde, à aquisição de medicamentos e géneros alimentares, entre outros serviços básicos.

Em curso encontra-se o Programa Ocupacional de Tempos Livres para pessoas com mais de 65 anos de idade e para reformados com idade inferior. As inscrições encontram-se abertas para esta iniciativa a decorrer nas instalações das Piscinas Municipais Cobertas com atividades aquáticas, duas horas por semana, sendo que a inscrição é totalmente gratuita. Se tem mais de 65 anos ou é reformado não perca esta oportunidade de desenvolver a sua atividade física e melhorar o seu bem estar psicológico. 

Procure informações sobre estas atividades e inscreva-se nos serviços de atendimento da Câmara Municipal.

O Presidente do Município de Resende, M. Garcez Trindade, e a Vereadora do Pelouro da Ação Social, Maria José Dias, referem que “a implementação destas atividades pretende desenvolver a ocupação saudável dos tempos livres da população sénior, bem como promover o convívio e a confraternização entre os seniores do concelho, de forma a evitar o seu isolamento social e geográfico. Por outro lado, pretende-se fomentar a troca de hábitos e modos de vida diferentes, permitindo a partilha de conhecimentos e a vivência de experiências novas, com vista à melhoria do bem estar físico e mental e contribuir, assim, para o equilíbrio emocional dos seniores”.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Resende promove atividades para Seniores: Iniciativas pretendem combater o isolamento social "

  1. Anónimo

    Destas coisas é que nós precisamos para resendense ver.

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html