Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Álvaro Siza Vieira vai deixar a sua marca no concelho de Baião
segunda-feira, 22 de julho de 2013 Publicado por Unknown

O prestigiado arquiteto português, Álvaro Siza Vieira, vai deixar a sua marca no património histórico do concelho de Baião com o Projeto de Conservação e Restauro do Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede (3ª fase). No próximo dia 23 de julho, pelas 18 horas, desloca-se ao concelho de Baião, mais concretamente ao Mosteiro de Santo André de Ancede, para a apresentação pública do seu projeto.

Este projeto prevê a criação de quatro unidades de alojamento que serão complementadas por sala de leitura e sala de pequenos-almoços. Está prevista a criação de salas de trabalho, de exposição e sala de conferências. A sala de refeições do Mosteiro e respetiva cozinha, também serão alvo de intervenção, com o objetivo de recuperar os espaços mantendo a sua função primitiva.

A 3ª fase da Conversação e Restauro do Mosteiro iniciar-se-á pela reconversão da antiga Casa Moços e Hospedaria em Cafetaria. É este o primeiro projeto que o Álvaro Siza Vieira vai apresentar ao público na próxima terça- feira dia 23.

A essência do projeto é a criação de condições para o repouso e para o pensamento. Condições essas que sejam capazes de atrair o visitante que procura conhecer o vale do Rio Douro e as Serras envolventes, mas também as gentes ligadas ao mundo das letras, da música e das artes que procuram refúgio e inspiração.

O programa deste projeto prevê a inclusão do Mosteiro na Rota do Românico do Tâmega e Sousa.

UM PATRIMÓNIO VALIOSO
As origens do Mosteiro de Santo André de Ancede remontam ao século XII, e a mais antiga referência conhecida, de 1120, é respeitante à sua ligação aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Durante vários séculos este mosteiro deteve um considerável património fundiário ligado à produção vinícola, que lhe permitiu beneficiar de grande poder económico. Todavia, em meados do século XVI, pouco restava já dessa época áurea e o mosteiro entrou num período de decadência, com as dependências degradadas e um número muito reduzido de religiosos. Em 1560 passou a depender de São Domingos de Lisboa e, a partir de então, foram executadas várias campanhas de obras com o objetivo de recuperar o conjunto arquitetónico.

A igreja foi reedificada, desenvolvendo-se, então, em três naves separadas por arcaria de volta perfeita, com teto de madeira. Um amplo arco triunfal, com dois altares colaterais, articula este espaço com o da capela-mor, onde ganha especial importância o retábulo-mor, em talha dourada com tribuna de grandes dimensões. Contemporâneos deste retábulo, de estilo nacional, são certamente as sanefas que se encontram sobre as janelas e o arco triunfal.

A fachada principal, em cantaria, que corresponde à lateral da nave, apresenta portal de verga reta encimado por nicho de frontão triangular.

Com a Extinção das Ordens Religiosas o mosteiro foi vendido em hasta pública, ficando na posse do Visconde de Vilarinho de São Romão. A capela e a igreja passaram, em 1932, para a paróquia de Ancede. Atualmente, e desde 1985, o mosteiro é pertença da Câmara Municipal de Baião.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Álvaro Siza Vieira vai deixar a sua marca no concelho de Baião"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html