Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «Os economistas visitantes»
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 Publicado por Unknown

Acácio Pinto
Deputado do PS
O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins, chamou “economistas visitantes” aos agentes do FMI responsáveis pelo relatório que nos ocupou nos últimos dias e que nos querem impingir como a penitência para a nossa salvação eterna, pese embora a evidência de que os “remédios” utilizados até agora por este governo, nessa linha do “austeritarismo”, falharam redondamente.

Mas vamos a algumas considerações políticas sobre a substância das coisas.

Em primeiro lugar, este relatório é uma fraude. E é-o porque, por cobardia política deste Governo, a sua paternidade é imputada a outros quando na realidade o ADN é de Passos, Gaspar e Portas. Por outro lado tenta-se ainda imputar para o passado uma responsabilidade que resulta de uma incompetência orçamental que ocorreu durante o ano de 2012, todo ele, portanto, da responsabilidade do PSD e do CDS.

Em segundo lugar, este relatório é uma aldrabice. E é porque não podemos tolerar que as políticas para Portugal sejam definidas pelos técnicos do FMI, esses “economistas visitantes”. No nosso país há órgãos de soberania que, esses sim, têm a incumbência e o mandato para definirem as políticas a aplicar em Portugal.

Em terceiro lugar, este relatório é premonitório. E é-o porque evidencia a absoluta incompetência do Governo, transformando esta coligação num defunto político e, portanto, prenunciadora de que mais do que não ter mandato para executar os cortes aí previstos, este Governo deixou de ter condições para encetar qualquer reforma pois já ninguém lhe credita qualquer capacidade de envolvimento e mobilização da sociedade para quaisquer reformas.

Estamos, portanto, perante um Governo que dá aos portugueses, como único horizonte, a fatalidade e não a esperança, como recentemente disse Francisco Assis.

E quando assim é, só nos resta dizer que por aí não queremos ir e que por aí não vamos porque neste relatório, parafraseando Einstein, fala-se de muita coisa que conta, mas só para financeiros e ultraliberais, mas nada se fala nem nada se diz sobre aquilo que conta para todos os portugueses.

Se tudo, na vida e na política, tem um princípio, um meio e um fim, é fundamental aqui dizer que não queremos continuar no meio quando, verdadeiramente, o fim destas políticas deveria ter acabado logo a seguir ao princípio.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Acácio Pinto: «Os economistas visitantes»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html