Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Exportações da Região Norte continuam a crescer enquanto acelera a execução do QREN: Lançado relatório “NORTE CONJUNTURA” relativo ao 2º trimestre de 2012
sexta-feira, 5 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou hoje o boletim "NORTE CONJUNTURA” relativo aos dados do 2º trimestre de 2012, com a informação disponível até 19 de setembro. Numa conjuntura globalmente desfavorável, destaca-se a continuação de um clima de crescimento das exportações de mercadorias da Região do Norte.

As exportações de mercadorias da Região do Norte registaram, no 2º trimestre, um crescimento de cerca de 8 por cento em valor face ao período homólogo, resultado inferior ao apurado para o trimestre anterior (+10,3 por cento), mas, mesmo assim, superior em cerca de um ponto percentual em relação à média nacional. Parte significativa desta taxa é explicada pelas exportações de ouro e de outros metais preciosos. Deve, também, referir-se o contributo das exportações de máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, com uma variação homóloga positiva de 30 por cento no 2º trimestre.

A taxa de desemprego regional atingiu 15,2 por cento (uma décima de ponto percentual acima do valor do trimestre precedente). Contudo, e em comparação com o trimestre anterior, a taxa de desemprego diminuiu entre os jovens, as mulheres e para os níveis de instrução secundário e superior. Ao mesmo tempo, o emprego da Região do Norte diminuiu 3,5 por cento, em termos homólogos, no 2º trimestre, embora registando uma evolução menos desfavorável do que a nível nacional (-4,2 por cento), confirmando a tendência dos últimos nove trimestres.

O sistema bancário e financeiro continuou, no 2º trimestre, a reduzir o financiamento às empresas (-9,2 por cento) e às famílias (-4,1 por cento) da Região do Norte, enquanto os níveis de incumprimento bancário (crédito vencido) voltaram a aumentar.

A execução do QREN na Região do Norte acelerou no 2º trimestre, com a taxa de realização dos Fundos Estruturais face às aprovações a crescer de 52,6 por cento para 58,8 por cento.

O boletim "Norte Conjuntura” disponibiliza trimestralmente uma análise conjuntural nos domínios do mercado de trabalho, endividamento das famílias e das empresas, comércio internacional, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e "monitorização do QREN". A publicação encontra-se disponível através do endereço www.ccdr-n.pt/norteconjuntura.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Exportações da Região Norte continuam a crescer enquanto acelera a execução do QREN: Lançado relatório “NORTE CONJUNTURA” relativo ao 2º trimestre de 2012"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html