Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «Porque hoje é 5 de outubro: Viva a República! Viva Portugal!»
sexta-feira, 5 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

Acácio Pinto
Deputado do PS
A implantação da República em 5 de Outubro de 1910 ficou associada ao nascimento da cidadania, ao direito de voto, à liberdade de expressão, à escola pública, à liberdade religiosa, aos cuidados de saúde e a tantas outras marcas de identidade do Portugal moderno.

Partilhando destes valores republicanos o PS sempre se opôs à abolição do feriado de 5 de Outubro protagonizado pelos partidos de direita, PSD e CDS, que, imunes ao significado e ao simbolismo da data, querem o esquecimento de um dos marcos mais relevantes da história moderna portuguesa.

Não esquecemos a importância desta data no combate ao analfabetismo, que era de mais de 75%, através da generalização do ensino primário gratuito a todas as crianças.

Não esquecemos o impulso que foi dado, com a implantação da república, no âmbito do direito de voto independentemente dos rendimentos e da escolaridade

Não esquecemos que o 5 de outubro de 1910 foi mais que uma rutura constitucional, foi um forte impulso reformista, uma clara libertação do cidadão no sentido do pleno exercício de uma cidadania ativa.

E também não esquecemos o ataque que este governo tem vindo a fazer ao serviço público de educação e à escola pública através da implementação de uma escola elitista, que não respeita a diferença…

Porque não esquecemos e hoje é dia 5 de outubro e não será o último…

VIVA A REPÚBLICA!

VIVA PORTUGAL!

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Acácio Pinto: «Porque hoje é 5 de outubro: Viva a República! Viva Portugal!»"

  1. miguel gomes

    Voltámos ao tempo de uma governação para as elites. Que esmaga os mais fracos, que faz da fraqueza de um povo empobrecido a sua bandeira! Mas a história repete-se. E pela lei natural das coisas, se fará da fraqueza, fortalecimento. E o povo, oprimido por um neoliberalismo vil, voltará a ter força pela voz, e com a voz em forma de cruz numa urna de voto, derrubará os pseudo fortes de Hoje nos fracos de amanhã

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html