Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Assembleia Municipal: Hospital de Proximidade de Lamego – Resposta a entrevista do Dr. Carlos Vaz
quinta-feira, 27 de setembro de 2012 Publicado por Unknown

A Assembleia Municipal de Lamego, em sessão ordinária que decorreu no dia 24 de setembro de 2012, no seu período de Antes da Ordem do Dia, dando continuidade às constantes preocupações que publicamente tem manifestado no que concerne à problemática do Hospital de Proximidade de Lamego, e concretamente quando ao seu modelo funcional, deliberou tomar a seguinte posição, face à entrevista do Dr. Carlos Vaz, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), publicada em 7 de setembro no Jornal do Centro:

1. É mentira que se possam tratar doentes, nomeadamente os doentes cirúrgicos, mesmo em ambulatório, sem camas. Na cirurgia de ambulatório, como todos sabemos, há doentes que são operados e com alta prevista ao fim de 24 horas, mas que por pequenas complicações, necessitam ficar mais algumas horas. Não está prevista esta situação no novo hospital, por falta de camas.

2. É mentira que o Dr. Carlos Vaz se tenha encontrado até hoje 100% disponível para esclarecer a população sobre o modelo do novo hospital de proximidade de Lamego, pois foi convidado duas vezes para estar presente em Assembleias Municipais, uma das quais convocada para tratar especificamente do programa funcional do Hospital e não só não apareceu, como não enviou qualquer representante para prestar esclarecimentos, desrespeitando desta forma um Órgão de Poder Local e toda a população do Douro Sul.

3. É mentira que desde 2010 todos os doentes agudos de Lamego tenham ido para Vila Real. Todos sabemos que há doentes que recorrem ao serviço de Urgência e que ficam internados por doença aguda nos serviços de Medicina e Cirurgia de Lamego, assim como são também aqui tratados doentes agudos que são transferidos do Hospital de Vila Real por falta de camas lá.

4. É mentira que no Hospital de Lamego se tenha sempre feito só cirurgia programada. Apesar do Dr. Carlos Vaz ter metido os pés pelas mãos, porque diz primeiro que a urgência de Lamego por lei sempre foi básica e logo no mesmo parágrafo diz que foi cirúrgica até 2010 e que só a partir de aí é que passou a básica, o que mostra bem que o Dr. Carlos Vaz nem sabe o que se passa no Hospital de Lamego. Queremos dizer-lhe que na Unidade de Lamego, sempre se operaram doentes de urgência até pouco tempo depois de sermos integrados no Centro Hospitalar.

5. O Dr. Carlos Vaz diz que vai ser um hospital mais agilizado, em que o doente chega, faz a consulta e os exames e é-lhe marcada a intervenção para o outro dia. Contudo tira da Unidade de Lamego profissionais de saúde, essenciais para que isso aconteça e leva-os para trabalhar em Vila Real.

6. É mentira que o novo hospital ao vir a ter 14 especialidades na consulta externa vá ter 3 vezes mais que as que tem hoje, pois este hospital já teve 13 especialidades na consulta externa antes da integração e presentemente tem 12 e com número de médicos inferior ao passado.

7. Diz ainda que o ministério teve o cuidado de distribuir na região milhares de panfletos a explicar o que seria o novo hospital. Será que alguém viu algum exemplar deste panfleto? Ou será que por engano foram distribuídos em Barcelona?



Face ao exposto, a Assembleia Municipal de Lamego manifesta o seu repúdio, protesto e censura pela forma como o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr. Carlos Vaz, desqualifica e esvazia o Hospital de Lamego e discrimina repetidamente a qualidade do serviço de saúde hospitalar prestada às gentes de Lamego e de toda a região do Douro Sul comparativamente ao todo nacional.

O Presidente da Assembleia, 
Dr. José António Carrapatoso Oliveira 

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

2 comentários para "REGIÃO: Lamego: Assembleia Municipal: Hospital de Proximidade de Lamego – Resposta a entrevista do Dr. Carlos Vaz"

  1. Anónimo

    Se o hospital novo de Lamego vier a ter a simpatia e por vezes profissionalismo dos funcionários/enfermeiros e médicos do hospital antigo, deixo um conselho.....NÃO ABRAM!!!!!

  2. Anónimo

    Passa-se o mesmo em Lamego que em Chaves! Roubam-nos o que podem e o que não podem e levam para Vila Real!

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html