Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Primeiras jornadas multidisciplinares do ACeS Baixo Tâmega
segunda-feira, 23 de abril de 2012 Publicado por Unknown

Ocorreram nos dias 19 e 20 de Abril no auditório municipal de Baião as 1as Jornadas multidisciplinares do ACES Baixo Tâmega.

A organização do evento esteve a cargo da casa do pessoal do ACeS Baixo Tâmega, que contou com a participação:

Helena Girão, Enfª Chefe e Vogal do CC; Álvaro Matos de Almeida, Enf.º Coordenador da ECL Baixo Tâmega; Mª do Céu Soares, Enfª do CS Amarante; José Luís Freitas, Enf.º Chefe do CS Celorico de Basto; Fernanda Baião, Enfª Chefe CS Marco Canaveses; Paula Miranda, Enfª Chefe do CS Baião; Mª Amaral, Enfª do CS Cinfães; Carla José, Enfª do CS Resende; Anastácia Campos, Enfª de SP; Helena Melo, Enfª do CS Amarante; Luís Raul Teixeira, Presidente Casa Pessoal ACeS BT; Sofia Guimarães, Assistente Operacional do CS Amarante e Isabel Bessa, Assistente Técnica do CS Amarante.

Comissão científica:

Carlos Guimarães, Médico, Diretor Executivo do ACeS Baixo Tâmega; Avelino Bastos, Médico e PCC do ACeS Baixo Tâmega; Ana Júlia Sousa, Médica, Vogal CC Baixo Tâmega; Helena Girão, Enfª Chefe e Vogal do CC Baixo Tâmega; Mª do Céu Soares, Enfª do CS Amarante; Paula Miranda, Enfª Chefe do CS Baião; José Luís Freitas, Enf.º Chefe do CS Celorico de Basto e Margarida Campos, Assistente Social e Vogal CC Baixo Tâmega.

Sessão de abertura 

Do programa constava um leque variado de temas, alguns de discussão muito atual com palestrantes de reconhecido mérito.

Como temas dominantes foram apresentados a reforma dos cuidados de saúde primários: que realidade, a preparação para a parentalidade, os cuidados na comunidade: valências e opções no ACeS, a visita domiciliária à puérpera e recém-nascido - a realidade do ACeS, a interrupção voluntária da gravidez: o enquadramento nos cuidados de saúde primários, a DPOC; o pneumologista; o ambulatório e os neutrinos – andará tudo isto ligado e a tuberculose – uma visão global e local.

Os cuidados na comunidade: valências e opções no ACeS 

A par do programa oficial, foram ainda apresentadas seis comunicações livres com os temas: a interrupção voluntária da gravidez e contracepção, a oficina do sorriso, os cuidados de saúde primários – intervenção de enfermagem na incontinência urinária na mulher, hipocoagulação nos cuidados de saúde primários e a abordagem ao problema do cancro da mama. Todas elas de muito bom nível, tendo o tema “Cuidados de Saúde Primários – Intervenção de enfermagem na incontinência urinária na mulher” merecido o 1º lugar.

Foram também presentes 17 posters de temáticas variadas, tendo sido classificado em 1º lugar pelo júri o poster nº 8 “Cuidados na Comunidade: a importância de cuidar de quem cuida”.

Para este evento houve 160 inscrições, o que a somar aos palestrantes terão passado pelo auditório municipal de Baião cerca de duas centenas de pessoas.

Fica de parabéns toda a organização pelo magnífico evento realizado e como foi referido que estas jornadas foram as primeiras de muitas outras que se virão a realizar.

Álvaro Matos de Almeida 
Sofia Miranda Rodrigues

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Primeiras jornadas multidisciplinares do ACeS Baixo Tâmega"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html