Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Hélder Amaral: «Manifestações»
domingo, 9 de outubro de 2011 Publicado por Unknown

Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
Assistimos às primeiras manifestações, de alguns milhares de portugueses. Não sei quantos exactamente - depende do interesse de quem pergunta: do lado dos manifestantes, serão sempre muitos mais do que foram na realidade, e do outro lado serão sempre menos. O que importa - e espero não ser injusto (é o que penso) – é que são na sua grande maioria profissionais das manifestações. Numa manifestação, são logo anunciadas muitas mais jornadas de luta, de dois ou mais dias, sempre que possível junto a feriados ou fins de semana- Assim, a luta tem mais sabor. Lamentavelmente, muitas vezes são manifestantes empregados que se fazem passar por desempregados. Sim, porque alguns desempregados têm mais em que pensar do que aderir à luta. Quando fui desempregado (e já o fui várias vezes), um dia de trabalho minimamente remunerado era melhor que nenhum dia; um trabalho precário era melhor que trabalho nenhum; um contrato a termo era melhor que nenhum contrato, e por aí fora. Fazia o que fosse necessário para viver o melhor possível, e não tinha tempo para muito mais: procurar trabalho dá imenso trabalho.

Muito mais curioso é ver que muitos manifestam-se em nome de sacrifícios que nunca fizeram, de dificuldades que ainda não tiveram, de direitos que ainda não perderam - ou seja, de uma nova realidade que na maioria dos casos não é a deles. Ao fim disto tudo já deve haver muitos a pensar que sou contra o sagrado direito à greve, ou ao direito à manifestação, ou até ao “Soarista” direito à indignação. Nada disso. Sempre fui trabalhador por conta de outrem, com bons e maus patrões, razoáveis empresários, e outros que nem tanto. Tenho a maior das considerações por quem sempre exerceu os seus direitos, muitas vezes pagando bem caro, para que muitos outros possamos hoje usufruir de direitos que parecem tão naturais como garantidos. Acho que o povo Português é muito pouco exigente, e por isso a necessidade de manifestantes profissionais.

O povo é igualmente muito pouco exigente com os seus dirigentes: autarcas como Fátima Felgueiras, Isaltino Morais ou Ferreira Torres, para dar alguns exemplos mais mediáticos, continuam a ganhar eleições. E que dizer de Alberto João Jardim? Apesar de ser responsável por mais sacrifícios do que os já anunciados, vai ganhar as eleições, porventura com maioria absoluta. Todos estes políticos foram julgados por tribunais cuja legitimidade ninguém pôs em causa, ou estão com processos em curso.

Mas podemos ir mais longe: porque será que tantos são eleitos para cargos dirigentes, apesar de terem uma conduta que muitas vezes a maioria não aceita que seja a sua, nem a dos seus filhos ou dos amigos, mas que estranhamente aceita da parte de quem lhes gasta o dinheiro dos seus impostos, lhes estraga os planos ou, em piores casos, lhes rouba os sonhos. Encontramos em muitos países da Europa exemplos de dirigentes ou políticos julgados e detidos - que o diga o Primeiro-ministro da Islândia, ou o ex-Presidente da França, ou de dirigentes desportivos em Itália, para dar exemplos mais recentes. Em Portugal tudo corre com aparente normalidade: os nomes dos processos são quase sempre sugestivos - do alarme dado por um “Apito Dourado”, aos contornos difusos de uma “Face Oculta”, ao inconsequente “Saco Azul”, entre tantos outros. O resultado, porém, fica sempre aquém da expectativa.

O Governo anterior endividou o País em 27 milhões de euros por dia, durante seis anos, incluindo domingos e feriados; endividaram as gerações futuras, alienaram ainda que temporariamente a nossa soberania, e ainda assim sobem nas sondagens.

Espera-se, por isso, mais critério e mais exigência do povo português, não nas manifestações, mas na hora de exercer esse inalienável direito de escolha: o “Voto”. Porque razão escolhem quem não conhecem, a quem não emprestariam o carro ou convidariam lá para casa? Seria curioso ver quantos funcionários da Carris, CP e Metro de Lisboa participaram ou vão participar em manifestações. Será por muitos terem direito a folga no dia de anos, direito a faltar para tratar de assuntos pessoais, viagens grátis para si e para toda a família, prémios de assiduidade, quando a uma das primeira obrigações é ser assíduo, ou, como no caso particular da Carris, em que estar de baixa é melhor que trabalhar, pois o ordenado é pago por inteiro livre de impostos, com assistência médica e medicamentos pagos. O passivo destas empresas é superior a 5 mil milhões de euros, a pagar pelos nossos impostos. Vale a pena pensar nisso.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Hélder Amaral: «Manifestações»"

  1. Anónimo

    ;o povo é pouco exigente com seus dirigentes: também se aplica ao SR.A situação que vivemos é culpa exclusiva dos politicos que nos governaram.nesta sua missiva o SR demonstra ser pouco democrático e com alguns complexos por resolver.AS MANIFESTACÕES politicas são um direito de todo o POVO.as suas ironias são imconpativeis com a DEMOCRAÇIA e com o estado de direito.entenda esta critica como um exercicio democratico .

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html