Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Empreendedorismo na Escola Secundária Dom Egas Moniz: Uma realidade cada vez mais presente
terça-feira, 24 de maio de 2011 Publicado por Unknown

Decorreu no passado dia 20 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, entre as 10 e as 16 horas, a apresentação pública dos projectos de empreendedorismo, realizados na Escola Secundária Dom Egas Moniz, no presente ano lectivo.

Tudo começou no ano passado, quando foi implementado o PNEE (Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo), uma iniciativa do Ministério da Educação e da DGIDC (Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) abraçada pela Escola Secundária. Teve, desde logo, a colaboração da Net Porto e Bic Minho e também os parceiros ACER, APROCER, Embalagens Namora e Câmara Municipal de Resende. Da comissão fazem ainda parte a Direcção da Escola, os serviços especializados de Apoio Educativo/Serviços de Psicologia e Orientação, um representante de cada ano escolar do 3.º ciclo e do ensino secundário, um representante dos pais e Encarregados de Educação, um Assistente Operacional e, a partir deste ano, um representante da UTAD.

Dessa primeira fase, surgiram diversos projectos, em que um em especial, o CERCAIXARES, desenvolvido pelo aluno Fernando Vieira (9.º A), em parceria com o seu primo Jorge e o produtor de caixas Sr. Namora, teve um êxito quase inesperado. Conceberam uma caixa para cerejas de tal maneira inovadora que está já em vários mercados nacionais, com um volume de vendas considerável. O registo da patente foi feito na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), no dia 24 de Fevereiro, com o número 2252, e a apresentação aos produtores de cereja realizou-se no dia 12 de Abril.

Foi este o exemplo divulgado por toda a comunidade escolar e acreditamos que pode ter servido de incentivo para que no presente ano fossem realizados projectos absolutamente fantásticos. Desenvolveram-se na Área de Projecto e envolveram alunos de diversas turmas. Presidiram à sessão de abertura o Director da Escola Dom Egas Moniz, Dr. António Carvalho; o Sr. Vereador da Câmara Municipal, Albano Santos; o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas, Dr. César Carvalho e, em representação da UTAD, a Dr.ª. Carla Gonçalves. Antes das apresentações, fomos brindados com uma extraordinária coreografia, com caixas de cereja, executada pelo grupo “Ceranima” (11.º D).

Sob a orientação do Professor Adérito Lopes tomámos conhecimento dos diferentes projectos. A iniciar, uma extraordinária história infantil, do projecto “Ler é Ver” (12.º B), escrita em Braille e lida por um colaborador invisual, Sr. José Borges; “Licorcer” (8.º D), que produziu um delicioso licor de cereja; “Biscoitos de Cereja” (7.º A), que nos criaram, desde logo, água na boca; “Cherry Doll” (10.º B), apresentou-nos uma engraçada boneca com enchimento de caroços de cereja; “Psicodominó” (10.º B), um dominó em madeira com desenhos de cerejas. Pelo meio, ainda tivemos tempo de provar o licor e os biscoitos deliciosos, que serviram de aperitivo para o almoço.

À tarde fomos brindados com mais uma animação proporcionada pelo grupo “Ceranima” (11.º D), desta vez uma amostra de um baile tradicional. Foi uma maneira descontraída de reiniciar os trabalhos. Seguiu-se “Bancas e Uniformes” (11.º C), deu-nos a conhecer uma maqueta de banca para venda de cereja e um avental para ser utilizado como uniforme no processo de venda; “Cercaixares” (9.º A), pela voz do Fernando, do Jorge e do Sr. Namora, mais um testemunho da sua bem sucedida criação; outra caixa diferente, concebida para um determinado cliente, foi apresentada pelo Sr. Namora, enquanto parceiro do PNEE e entusiasta desta ideia do empreendedorismo. “Guloseimas de Resende” (9.º C) foi outra das grandes novidades. Trata-se de uma loja de venda de produtos de referência de Resende, nos diversos campos: artesanato, gastronomia, frutos, vinhos, recordações, livros. “Cerdoce” (7.º D), um delicioso doce de cereja; “Cerise” (8.º D), que teve como entidade parceira a pastelaria “O Sonho”, não ficou atrás de nenhum outro, já que nos apresentou um excelente bolo de cereja. “Cherry Ice Cream” (7.º D), foi mais uma tentação, porquanto quando provámos aquele saboroso gelado soube-nos a pouco. “Acessórios de Moda” (7.º B), uma ideia bonita, concebida para criar bijutarias: anéis, pulseiras e brincos, com materiais leves, acondicionados numa caixa com um desenho de cereja. A terminar, nada melhor que “Cereja Fashion” (7.º D). O grupo ornamentou t-shirts com motivos de cereja pintados à mão.

Mais palavras para quê? São jovens com dinamismo, ideias promissoras e marcam a sua posição, de forma determinada, na defesa dos seus princípios. São ingredientes fundamentais para se ter sucesso na vida. O essencial já possuem, oxalá não se deixem vencer ao primeiro obstáculo.

Está concluída a segunda fase do PNEE, para o ano os trabalhos prosseguirão.

Prof. Orísia Olhero Macedo

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

2 comentários para "Empreendedorismo na Escola Secundária Dom Egas Moniz: Uma realidade cada vez mais presente"

  1. Anónimo

    o grupo ceranima já crio a sua própria associação (ESPALHA ANIMAÇÃO), uma coisa que não foi referida no empreendedorismo... o projecto de ano passado do ceranima deu em uma associação de ANIMAÇÃO...


    ESPALHA ANIMAÇÃO


    SÓ contratar


    Nosso lema:

    NÃO SABEMOS ONDE ESTAMOS ANIMAMOS ISTO TUDO

  2. Anónimo

    Visite o Guloseimas de Resende em:
    http://pnee-guloseimasderesende.blogspot.com

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html