Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Investimento de 12,8 milhões avança em Resende - Requalificação de Escola Secundária é o maio investimento público no concelho
terça-feira, 22 de março de 2011 Publicado por Unknown

No dia 21 de Março decorreu, no Polivalente da Escola Secundária D. Egas Moniz de Resende, a assinatura do auto de consignação da obra de requalificação daquela escola, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Borges, do Governador Civil do Distrito de Viseu, Miguel Ginestal, e da Directora Regional Adjunta da Educação do Norte, Ema Gonçalo.

Segundo António Borges “este é o maior investimento público da história do concelho. São 12,8 milhões de euros para a requalificação da nossa escola secundária e da nossa escola preparatória, fruto de uma relação de confiança e uma grande colaboração que sempre estabelecemos com o Ministério da Educação e com a Direcção Regional da Educação do Norte, o que permitiu também que fosse requalificado o pavilhão gimnodesportivo. Investimentos como este são contributos importantes para uma nova qualidade do ensino que se impõe aos nossos jovens perante sociedades e mercados de emprego cada vez mais competitivos”.

A empreitada de construção desta obra, que tem um prazo de execução de 15 meses, vai desenvolver-se numa área bruta de construção após intervenção de 12.077 m2, sendo que os espaços exteriores intervencionados compreendem uma área de 16.044 m2.

Durante a cerimónia, o Governador Civil do Distrito de Viseu referiu que “com esta obra e com o concurso para a construção do Centro Escolar de S. Cipriano que está a decorrer, ficará requalificado todo o parque escolar do concelho, desde os jardins-de-infância à escola secundária. Resende será o primeiro Município do país a requalificar todo o seu parque escolar, fazendo de um concelho do interior um exemplo para todo o país”.

Para a Directora Regional Adjunta da Educação do Norte “estamos num Município que elegeu a educação como prioridade e percebeu há muito tempo que é pela educação que nós temos o desenvolvimento, a qualificação e o progresso das nossas terras”.

O projecto desenvolvido pela Parque Escolar para a Escola Secundária D. Egas Moniz prevê as seguintes intervenções: 33 salas de aula e 4 laboratórios totalmente equipados com novo mobiliário e equipamento especifico; todas as salas serão equipadas com vídeo projector; uma oficina de Electricidade e Electrónica equipada de acordo com as novas exigências curriculares; novo espaço para curso de Termalismo, com 1 espaço para aulas teóricas e 1 espaço para aulas práticas; equipamento informático ao abrigo do plano tecnológico; biblioteca totalmente nova e equipada; criação de espaços de uso informal para os alunos, complementado por bancada retráctil com capacidade para 200 lugares, permitindo uma flexibilidade do espaço, não só para uso da escola como para a abertura à comunidade; criação de auditório com capacidade para 90 lugares; recuperação do pavilhão desportivo existente, com a execução novos balneários e espaço de Termalismo e campos desportivos exteriores, com pista de atletismo com caixa de saltos e circuito de manutenção.

Uma vez que os alunos continuarão a frequentar a escola durante toda a empreitada de construção, a intervenção realizar-se-á de forma faseada, em várias etapas ao longo do período de execução, separando-se as zonas da escola em funcionamento das zonas em obra.

Recorde-se que a total remodelação desta Escola insere-se no Programa de Modernização das Escolas dos Ensinos Secundário e Básico 2/3 promovido pelo Ministério da Educação, a cargo da Parque Escolar e que pretende interromper o ciclo de degradação de alguns estabelecimentos escolares, corrigindo os problemas de construção existentes e melhorando as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade.

De destacar que a Câmara Municipal de Resende tem apostado nos últimos anos na total requalificação e modernização dos equipamentos escolares do concelho, sendo que já se encontram em funcionamento dois Centros Escolares e já abriu concurso público para a construção do terceiro. O objectivo é dotar o concelho de Resende de um modelo de ensino qualificado capaz de responder ás exigências da sociedade actual.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Investimento de 12,8 milhões avança em Resende - Requalificação de Escola Secundária é o maio investimento público no concelho"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html