Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Festa da labareda ilumina Resende
domingo, 19 de setembro de 2010 Publicado por Unknown


As festas coincidem com o feriado municipal de S. Miguel e há muita animação programada. A labareda nasceu há muitos anos quando houve a ideia de acender fogueiras à noite para proteger do frio. A tradição ficou até aos dias de hoje

A iluminação tradicional dá lugar às ímpares labaredas, na festa do concelho de Resende. A tradicional "Festa da Labareda" decorre até quarta-feira dia 29, feriado municipal, garantindo três dias de muita folia e animação na vila. O programa é diversificado e abarca a música, a cultura, o desporto e o lazer. O destaque é a actuação de conceituados nomes do panorama musical português.

A organização do evento, da responsabilidade da Câmara Municipal de Resende, fez uma aposta "de peso" na programação musical. Pelo palco da realização passarão artistas como os Blind Zero (sábado), Roberto Leal (dia 28) e Tiago Bettencourt e Mantha (dia 29). O evento dá também espaço ao folclore, contando com a participação de grupos etnográficos e folclóricos de todo o País. "Houve a preocupação de fazer um programa bastante equilibrado e que abrangesse todas as faixas etárias", explicou ao DN Dulce Pereira, vereadora da autarquia local.

A "Festa da Labareda" surgiu no âmbito da Feira Anual de São Miguel, cuja origem se perdeu na memória das gentes de Resende. A feira acontecia a 29 de Setembro, dia do arcanjo. A data marcava e marca o final das colheitas e a mudança dos caseiros, que, por opção ou por despedimento, mudavam de quinta: era o momento de avaliar os animais da quinta e vendê--los ou comprá-los. Isso acontecia na Feira de São Miguel.

A vontade de que todos participassem na feira levou a que se instituísse o feriado municipal no dia de São Miguel. Daí que a feira se tenha transformado em festa - nas Festas do Concelho. Em meados do século passado, a autarquia organizou um grande arraial no pátio da antiga câmara. No ano seguinte, a festa passou a realizar-se no Jardim Municipal. Numa altura em que as noites começam a ficar frias e escuras, a organização teve a iniciativa de acender fogueiras no recinto. O povo ficou agradado com a ideia e a festa passou a chamar-se "Festa da Labareda".

Dulce Pereira defende que "é uma festa que tem a particularidade ser a última do Verão e por isso é motivo de atracção para muitos visitantes".

JOANA CAPUCHO

in Diário de Notícias

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Festa da labareda ilumina Resende"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html