Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Marco de Canaveses: Dolmen apresentou o livro “Paisagens Milenares do Douro Verde”
sábado, 25 de outubro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

No passado dia 17 de Outubro a Dolmen apresentou em Tongobriga, Marco de Canaveses, uma publicação sua, a obra “Paisagens Milenares do Douro Verde, da autoria do Prof. Lino Tavares Dias, arqueólogo e historiador, constituindo-se esta apresentação num passo importante para a afirmação do Douro Verde enquanto território, e da “Paisagens Milenares do Douro Verde”, enquanto conceito base da estratégia de desenvolvimento deste mesmo território.

Contanto com a presença de representantes dos municípios do Douro Verde – Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende -, da CCDR-N e da CIM Tâmega e Sousa, a Dolmen apresentou o conceito das Paisagens Milenares do Douro Verde, agora em forma de livro, materializando assim o conceito que está subjacente à visão do território que vem sendo implementada pela Dolmen e pelos municípios, mas também por empresários, promotores turísticos e associações que trabalham no território, e que surgiu no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva “ Paisagens Milenares do Douro Verde”, reconhecida formalmente por despacho interministerial em julho de 2009, enquadrada no Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, do ON.2, sendo a Dolmen a entidade gestora.

Resultado da observação do território de caráter diverso, da sua paisagem também diversa, e do trabalho que o autor, Lino Tavares Dias, tem desenvolvido no Douro Verde ao longo dos últimos 30 anos, e refletindo a ocupação deste território pelo homem ao longo dos últimos 5000 anos, e que deixou marcas que o distinguem e são identificáveis no planalto dolménico da Aboboreira e Montemuro, nos castros, na ocupação romana, nos conventos, nas casas senhoriais, e por fim, no caminho-de-ferro.

“O que se pede também àqueles que tiverem o privilégio de ler este livro é que sejam mediadores da sua principal mensagem, em duas direções: junto de outros e novos leitores de dentro e de fora do território, e junto daqueles que, por razões diversas, não sendo “leitores” se possam rever na identidade das paisagens milenares.”, lê-se no prefácio.

A presente publicação foi editada no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – PROVERE – e constitui-se como uma proposta de observação da Paisagem, assumindo-se esta, como recurso endógeno, potenciador do aumento da atratividade do Território Douro Verde e estará disponível nas bibliotecas municipais da região, operadores turísticos e escolas secundárias.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Marco de Canaveses: Dolmen apresentou o livro “Paisagens Milenares do Douro Verde”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html