Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Sondagens arqueológicas trazem à luz do dia novas informações sobre o Mosteiro de Ancede
domingo, 16 de junho de 2013 Publicado por Notícias de Resende

Os antigos edifícios da Hospedaria e da Casa dos Moços, situados no Mosteiro de Santo André de Ancede (Baião), foram alvo de três sondagens arqueológicas durante os meses de Março e de Abril. O objetivo principal destes estudos arqueológicos foi esclarecer a extensão e a área de implantação dos edifícios da Hospedaria e da Casa dos Moços (planta, volumetria, diacronia) e proceder à análise dos vestígios conservados.

A Câmara Municipal de Baião pretende requalificar todo o Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André, restaurando a dignidade e a imponência arquitetónica desta “jóia” do património concelhio.

Numa primeira fase pretende-se avançar com a requalificação dos edifícios da Hospedaria e da Casa dos Moços. Nesse sentido, os estudos arqueológicos agora realizados serão remetidos à Direção Regional de Cultura do Norte, entidade a que cabe a apreciação dos projetos.

As sondagens recentemente realizadas permitiram averiguar que o edifício da Hospedaria possuía, originalmente, dimensões superiores ao atual, nomeadamente o dobro da largura. Esta análise confirma a informação contida num documento de 1745, designado “Auto de Medição da Igreja e Convento e Cerqua”, do Arquivo Distrital do Porto.

Nas sondagens foram também encontrados outros vestígios arqueológicos. Entre eles figura uma moeda designada “ceitil”, cuja origem deverá remontar ao período entre os séculos XV e XVI, dado tratar-se de um objeto com referências a D. Manuel I.

O Mosteiro de Santo André de Ancede integra a lista de monumentos da Rota do Românico, tendo esta entidade sido responsável pela encomenda dos estudos arqueológicos em causa.



Desde finais de 2005 a Câmara Municipal de Baião investiu cerca de 57 mil euros em sondagens arqueológicas e estudos de antropologia no Mosteiro de Santo André de Ancede. As sondagens recentemente realizadas representaram um investimento de 14 mil euros e serão complementadas por estudos de arqueologia mais aprofundados e completos das restantes áreas do Mosteiro que a Câmara de Baião pretende requalificar.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Sondagens arqueológicas trazem à luz do dia novas informações sobre o Mosteiro de Ancede"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html