Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Assembleia Municipal de Jovens debateu preocupações e ideias para o concelho
quinta-feira, 4 de maio de 2017 Publicado por Unknown

Durante o dia de 28 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, discutiram-se políticas, propostas e anseios dos mais jovens.

A Assembleia Municipal de Jovens do Marco de Canaveses reuniu cerca de meia centena de estudantes das Escolas Secundárias, EB 2,3 e Profissionais do concelho.

Os alunos simularam uma sessão da Assembleia Municipal. Apresentaram e defenderam propostas, reagiram a argumentações e apontaram alternativas.

O Presidente da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, António Coutinho; o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira; o Vice-presidente José Mota e os Vereadores Gorete Monteiro, Vítor Gonçalo, Bruno Magalhães, Miguel Martins e Bruno Caetano, responderam às perguntas dos jovens, num momento de partilha e interação que se revelou profícuo.

A Assembleia Municipal de Jovens é uma iniciativa da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, que em articulação com a Câmara Municipal e os Agrupamentos de Escolas do concelho, incluindo escolas profissionais, consideram que para um crescimento saudável, «é importante que os jovens experimentem vivenciar diferentes papéis na sua vida ativa, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências para uma melhor gestão de conflitos, resolução de problemas da vida social, e uma maior resistência à frustração, aumentando a tolerância e a solidariedade», referiu o Presidente da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses.

«Tem sido um privilégio para esta Assembleia Municipal cooperar com os jovens e professores do município, reconhecendo que os objetivos a que nos propomos assumir, têm sido verdadeiramente alcançados», frisou António Coutinho acrescentando que «a partilha de conhecimentos que estes jovens e professores têm vivenciado ao longo dos anos demonstram, de forma muito positiva, o quanto tem sido útil e adequada a sua integração neste projeto».

Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco, Manuel Moreira, a Assembleia Municipal de Jovens pretende ser um espaço onde os jovens do concelho do Marco de Canaveses «apresentem e debatam as necessidades e aspirações da vida local e interiorizem os valores democráticos da participação política ativa».

A AMJ «possibilita aos alunos e professores uma melhor perceção da realidade da comunidade marcoense e permite a conceção e partilha de propostas, com o objetivo de os formar cidadãos ativos e participativos da comunidade local e na sociedade em geral», afirmou o Autarca salientando ainda «o sentido crítico dos mais jovens, que tem vindo a evoluir ao longo dos anos, com destaque para as propostas que apresentam de forma responsável e participada com o objetivo de valorizar o município do Marco de Canaveses».

O desafio de reflexão recaiu, nesta edição da Assembleia Municipal de Jovens, na seguinte ordem do dia:

1- Cultura e Lazer em Marco de Canaveses - Agrupamento de Escolas do Marco nº1 (Escola Secundária de Marco de Canaveses).
2 - Marco Criativo - Escola Profissional Centro de Estudo e do Trabalho da Pedra - EÈCEP - Alpendorada.
3 - Sementes para um Futuro Sustentável - Agrupamento de Escolas do Marco nº 1 - Escola EB 2/3 de Toutosa.
4 - Roteiro para o Património e para a Cultura no Município - Escola Profissional de Arqueologia 8EPA) - Freixo.
5 - Por um Marco de Valores - Agrupamento de Escolas de Sande.
6 - As novas tecnologias ao alcance de todos - Cidadania Digital - Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses.
7 - Eu e os Outros - A solidariedade como valor central do nosso século - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural - EPAMAC - Rosém.
8 - Empreendedorismo Social - Agrupamentos de Escolas de Alpendorada (Escola Secundária de Alpendorada.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: Assembleia Municipal de Jovens debateu preocupações e ideias para o concelho"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html