A poluição dos recursos hídricos em Nelas, para além da vertente ambiental, coloca em causa o bem estar das populações, a atratividade do concelho, o seu desenvolvimento económico, nomeadamente o turismo e a agricultura. A CDU ciente destes impactos no município propôs na Assembleia Municipal de Nelas a criação de um Observatório Ambiental Permanente de âmbito municipal, que faça o levantamento, monitorize e equacione propostas de resolução integrada de todos os problemas ambientais referenciados ou referenciar no território concelhio, que foi aprovado por unanimidade. Contudo, até ao momento ainda não foi criado o respectivo observatório.
Nesta acção a CDU expôs um conjunto de fotografias que resultaram de várias visitas pelo concelho a rios e ribeiras, ETAR's, fossas e rupturas de saneamento, que apresentavam problemas de poluição das águas e/ou dos solos, ocorrências que têm sido levadas quer à Assembleia Municipal pelo eleito da Coligação Democrática Unitária, Manuel José Fonseca, quer à Assembleia da República pelos deputados do Partido Ecologista Os Verdes.
A população, desconhecendo em concreto algumas situações problemáticas expostas pela CDU, indicou também outras ocorrências em vários pontos do concelho, nomeadamente várias fossas que estão a rejeitar os esgotos sem tratamento para as linhas de água. A população referiu ainda que os arranjos que estão a ser levados a cabo em três dezenas de fossas do concelho não são mais do que maquilhar o problema, pois as águas continuam sem o devido tratamento.