Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Cinfães: Cinfães vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente
sábado, 18 de março de 2017 Publicado por Unknown

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, esteve esta sexta-feira de manhã na Biblioteca Municipal de Cinfães na assinatura do protocolo entre o Município de Cinfães e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que vai permitir ao concelho ter uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Com este protocolo, cada uma das entidades assegura metade dos custos.

Para além da Equipa de Intervenção Permanente que os Bombeiros Voluntários de Cinfães vão passar a ter, também os Bombeiros Voluntários de Nespereira vão ter uma outra EIP, esta com os custos totais suportados pela Câmara de Cinfães.

Para Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna “estas equipas são o assegurar que em concelhos em que há algumas dificuldades até de voluntariado temos capacidade de resposta imediata” acrescentando que o “cidadão tem de se sentir seguro”.

O Secretário de Estado explicou ainda que o objetivo para já é conseguir uma EIP por concelho, não estando previsto o apoio aos custos da equipa criada pela autarquia de Cinfães na freguesia de Nespereira. “Para já queremos fazer uma cobertura de uma EIP por concelho. Quando todos os concelhos tiverem uma EIP então aí podemos pensar em concelhos que possam ter uma segunda equipa”, afirmou Jorge Gomes.

Armando Mourisco aproveitou a oportunidade para realçar o “trabalho extraordinário” feito pelas corporações dos bombeiros do concelho de Cinfães”, lembrando o apoio que a autarquia dá às duas associações humanitárias. “Damos a cada uma das nossas corporações um subsídio corrente de trinta mil euros por ano, comparticipamos às aquisições de todas as viaturas, ainda há pouco tempo comparticipamos os equipamentos de proteção individual e comparticipamos as obras a executar nas nossas corporações”, disse Armando Mourisco embora reconhecendo que “seria justo e merecido que esta gente tivesse mais, mas nós fazemos os esforços possíveis”.

Foi anunciado ainda pelo edil cinfanense a criação de um regulamento de concessão de regalias sociais para todos os bombeiros do concelho. “Desde os manuais escolares gratuitos até ao 12º ano para os filhos dos bombeiros, uma bolsa de estudo anual para os bombeiros ou para os filhos que estejam no ensino superior, a isenção total de taxas e licenças para construção ou reconstrução de habitação própria”, são alguns dos exemplos que Armando Mourisco deu que farão parte deste regulamento que está a ser criado pelo município.

Sobre os custos totais que a Câmara de Cinfães vai assegurar para criar também uma EIP nos Bombeiros Voluntários de Nespereira, o presidente cinfanense disse reconhecer que o Secretário de Estado não poderia autorizar duas equipas em Cinfães porque “seria injusto para o resto do país, nós reconhecemos isso”.

Reconhecendo que o concelho “quer o que é justo, mas não quer tudo”, Armando Mourisco explicou que a autarquia “resolveu criar uma EIP de iniciativa municipal sediada nos Bombeiros Voluntários de Nespereira para que estas duas equipas possam fazer a cobertura integral deste concelho disperso”.
O Presidente da Câmara de Cinfães foi mais longe dizendo que “se há dinheiro para fazer festas, se há dinheiro para lançar foguetes tem de haver dinheiro para garantir a segurança das nossas pessoas”, classificando a criação das duas equipas como um “investimento e não um custo”.

Cada Equipa de Intervenção Permanente, nos Bombeiros de Cinfães e Nespereira, será constituída por 5 elementos e terá como missão assegurar serviços como: combate aos incêndios, socorro à população local em caso de incêndios, inundações ou desabamentos, socorro em todos os acidentes ou catástrofes, socorro a náufragos, socorro complementar, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré – hospitalar, minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave e colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são da competência dos corpos de bombeiros.

João Pereira

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Cinfães: Cinfães vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html