Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Alunos da Escola Secundária de Baião conquistaram o 3º lugar no concurso nacional “YET”
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 Publicado por Unknown

Os jovens baionenses que conquistaram um lugar no pódio do Concurso Nacional “Young Energy Leaders” (YEL) deslocaram-se, no dia 22 de fevereiro, à Câmara Municipal de Baião, para apresentarem o projeto sobre Alterações Climáticas e Eficiência Energética, designado de “LED FUN”,  que mereceu o terceiro lugar a nível nacional.

A ouvi-los estiveram o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e a Vice-presidente, Ivone Abreu.

Impressionados com a extraordinária capacidade dos jovens premiados, elogiaram o trabalho desenvolvido e formularam votos de sucesso para a continuidade de trabalhos na área de Eficiência Energética “ fundamental para garantir a sustentabilidade do planeta”.

Este projeto, coordenado pelos professores Luís Geada e  Rui Rodrigues, envolveu duas turmas do 11º ano, da Escola Secundária de Baião, do ensino profissional e do ensino científico, que estudaram e implementaram as soluções.

Parte das medidas que integram o projeto já foram aplicadas no edifício da Escola Secundária de Baião, nomeadamente:

- avaliação da luminosidade nos diferentes espaços da escola (salas de aula, corredores, sala de professores, etc);
- alteração dos plafoniers dos corredores para um sistema de uma só lâmpada;
- distribuição de forma mais uniforme o número de lâmpadas ligadas a um interruptor adaptando a iluminação às necessidades sem comprometer o conforto;
- limpeza periódica das lâmpadas e respetivas proteções;
- elaboração de estudos para a construção de um protótipo de uma estufa de calor alimentada a carolos de milho;
- realização uma ação de reflorestação na Serra da Aboboreira;
- elaboração de desdobráveis com medidas que podem ajudar a utilizar a energia de uma forma mais eficiente e moderada.

O prémio pecuniário atribuído pelo terceiro lugar vai ser aplicado numa produção, levada a cabo pelos alunos, de uma luminária a LED.

O CONCURSO YEL

O Concurso Nacional Young Energy Leaders é promovido pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e dirige-se aos alunos do Ensino Secundário, público e privado, e do Ensino Profissional das escolas localizadas em todo o país. O projeto tem como objetivo principal criar um movimento dinâmico entre alunos e professores que contribua para uma alteração de comportamentos e atitudes na abordagem das temáticas: Alterações Climáticas e Eficiência Energética.

Combater as Alterações Climáticas é o grande desafio da atualidade e todos nós temos um papel a desempenhar, antes que os seus efeitos se tornem irreversíveis. A ação humana é uma das principais causas da ocorrência das Alterações Climáticas e está nas nossas mãos modificar essa situação.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Alunos da Escola Secundária de Baião conquistaram o 3º lugar no concurso nacional “YET”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html