[ ]
Notícias de Última Hora
Mesão Frio: Medicina na Periferia: Rastreios de saúde gratuitos em todo o concelho de Mesão Frio
segunda-feira, 18 de maio de 2015 Publicado por Unknown

Durante três dias, os alunos de medicina da Universidade do Porto, mais precisamente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), realizaram rastreios gratuitos à população do concelho de Mesão Frio, através do projeto «Medicina na Periferia», desenvolvido em colaboração com a Câmara Municipal. O fim de semana foi dedicado ao rastreio de várias patologias, nomeadamente diabetes, rastreio oncológico, tensão arterial e risco cardiovascular e ainda, à avaliação do índice de massa corporal e do perímetro abdominal, sensibilizando desta forma a população para as implicações na sua saúde. Aos alunos, a iniciativa permitiu-lhes conhecer outras realidades socioeconómicas e de acesso aos cuidados de saúde, num ambiente de confraternização e de partilha de experiências.

“Em Mesão Frio detetamos com maior incidência a hipertensão arterial e diabetes. O trabalho que nós fazemos, é dar o alerta ao centro de saúde, reencaminhando os doentes para os profissionais de saúde”, explicou o futuro médico, Pedro Castro, lembrando ainda que, esta atividade é “uma forma de ter um contacto direto com os doentes e com aquilo que será a nossa dinâmica futura.”

Desde há vários anos que o município de Mesão Frio está incluído neste projeto, desenvolvido pela Associação de Estudantes do ICBAS e que todos os anos conta sempre com uma forte adesão. Através da oferta de rastreios à população, o objetivo é fomentar o contato dos futuros médicos com a prestação de cuidados de saúde, a prática de saberes já adquiridos e o aperfeiçoamento das aptidões de interação médico-paciente. A iniciativa «Medicina na periferia» terá a colaboração do município nos próximos anos, pois será uma mais-valia para todos os cidadãos que vivem no interior, nomeadamente para Mesão Frio.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Mesão Frio: Medicina na Periferia: Rastreios de saúde gratuitos em todo o concelho de Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html