Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
A Universidade Sénior de Resende à descoberta do património natural e cultural do concelho de Resende
quarta-feira, 13 de maio de 2015 Publicado por Unknown

No dia 2 de maio, os formandos da Universidade Sénior de Resende (USR), seus familiares e amigos, subiram a serra de S. Cristóvão, rumo à Gralheira! Percurso que só foi possível, com o imprescindível apoio e orientação do Dr.º Alexandre Correia, arqueólogo que tanto estuda, pesquisa e escreve sobre o património natural, arqueológico e cultural do concelho de Resende. Os formandos "percorreram" uma parte desse património, tão abordado em palestras e em aulas proporcionadas pela USR. Fez-se várias paragens pelo caminho, observando e fazendo descobertas surpreendentes.

Entre tantas curiosidades e aprendizagens, foi um privilégio conhecer melhor o recinto megalítico de Felgueiras, com funções de observatório astronómico para organização de calendários relacionados com as épocas das sementeiras e das colheitas, no terceiro ou quarto milénio antes de Cristo. Absolutamente fascinante! Também fascinante foi puder observar a Lagoa de S. João e puder recriar na mente de cada um, os movimentos sazonais de gado que deixava a Serra da Estrela para apascentar, durante uma temporada,  o solo junto à Lagoa num regime de transumância.
 
Tantos outros locais foram visitados, como a capela de S. Cristovão e Ponte da Panchorra, e tantos outros conhecimentos foram adquiridos, que se torna impossível expô-los neste pequeno texto.
Para rematar, claro que a última paragem desta aventura tinha que ser para um maravilhoso almoço na Gralheira!

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "A Universidade Sénior de Resende à descoberta do património natural e cultural do concelho de Resende"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html